Sicredi e Associações Comerciais promoveram
palestra com Dado Schneider

A Sicredi Rota das Terras RS e as Associações Comerciais de Tapera (ACIT), Selbach (ACIS), Lagoa dos Três Cantos (ASTIC) e Colorado (ACICOL) promoveram a palestra “A Era do Ficar” – O profissional moderno precisa de Informação, com o mestre e doutor em Comunicação, Dado Schneider. O evento aconteceu na terça-feira, 23, no Tenarião, em Tapera, com a presença de mais de 700 pessoas. Antes da palestra, a Sicredi Rota das Terras RS fez a entrega de um cheque de R$ 40 mil ao associado Luciano Luis Knudsen, contemplado no 7° sorteio da Promoção Milhões de Amigos, Milhões em Prêmios do Sicredi.

O palestrante, com 34 anos de experiência na área de marketing, fez uma analogia entre a nova modalidade de relacionamento entre os jovens e a relação existente hoje em dia de clientes e marcas. Afirmou que o consumidor não perdoa falhas e é vulnerável a trocas de produtos, sempre exigindo inovação. Segundo Schneider, qualidade e preços são atributos obrigatórios em qualquer empresa e os fatores de diferenciação se aplicam quando há disponibilidade e velocidade da informação. Ele ressaltou que informação e sensibilidade são detalhes importantes na conquista de clientes e enfatizou que a escolha do consumidor deve se basear, essencialmente, na credibilidade do produto ou serviço, inclusive, entre os meios de comunicação.

Para representar essa "nova era" pela qual passamos, foi feita uma comparação do século XX com o XXI, relacionando o que estamos vivendo atualmente "o ficar" e o século passado como sendo uma "era de vínculos". Em outras palavras, Dado comentou que hoje é bem mais fácil se perder um cliente, já que este não possui a cultura de ser tão fiel quanto antigamente. “Hoje há uma infinidade de empresas para ele experimentar e interagir, ou seja, mesmo bem servido nada o impede de experimentar novas experiências e interações”, disse.

Conforme Dado, a virada da década vai culminar com a entrada da geração Z no mercado, que não está acostumada a lidar com a hierarquia e autoridade. Eles compartilham de verdade. Conseguem trabalhar com várias tarefas ao mesmo tempo e mais rapidamente. “A geração Z já cresceu em um mundo com computador e celular. Além disso, digital não são apenas os aparelhos que utilizamos, mas a forma como estamos vivendo. Chegou à hora de irmos para a rua e para a web”, afirma.

O palestrante observa que disponibilidade de informação, de gente e de produto/serviço é mais importante que a marca. O cliente de hoje encontra-se com a informação ao seu alcance e por muitas vezes conhece mais do que o próprio vendedor/funcionário da empresa o que procura. Dado encerrou sua palestra com a mensagem de que o cliente, para ser encantado, deve ter, em suas interações com a empresa, o máximo de atenção dedicada a si para que não se sinta "enrolado" ou então que "sabe mais" do que a pessoa que representa a empresa.

 
Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços
Rua Coronel Gervásio, 492 Tapera/RS 99490-000
Fone/Fax: 54.3385.1213
E-mail [email protected]