Lider Motivador...

Que fazer quando a gente quer ajudar e a outra pessoa não aceita? Que atitude ter quando um pai tem conhecimento e experiência e o filho não aceita os conselhos? Que tática usar quando estou numa posição de liderança perante um grupo que se considera mais experiente que eu? Que ação posso ter quando sei que a pessoa está indo para uma situação perigosa e parece que não quer enxergar? Que fazer quando a pessoa só aceita minha influência se for para passar a mão na cabeça dela e ser conivente com suas atitudes, mas não para aconselhar?

Estas são perguntas que ouço com muita frequência, e até passo por elas, não somente por ser consultor de RH, mas também porque trabalho com pessoas, além de ter vida social, ser pai e ter amigos. Hoje resolvi escrever algo a respeito, porque todas essas indagações estão vinculadas à LIDERANÇA.

Todo mundo quer ser líder. Todo mundo quer influenciar os outros. Todo mundo chega numa empresa e quer colocar a sua visão de administrador, a sua visão de como tudo deve funcionar. Esta é uma tentativa de liderança. Na família, quando o filho adolescente começa a namorar, a mãe e o pai tentam interferir, dar seus palpites sobre a relação. Com o casal, acontece a mesma coisa o tempo todo: um quer influir na maneira como o outro deve lidar com a família ou com a carreira ou se portar na sociedade. Estas também são tentativas de liderança.

Confundir liderança com posição hierárquica, idade ou experiência de vida é uma prática corriqueira. Grande parte das pessoas acredita que apenas por ser chefe, pai, mãe ou irmão mais velho vai conseguir influenciar o outro. Há uma boa diferença entre querer influenciar alguém e conseguir realizar a ação de fato.

A pergunta mais importante que você deve se fazer é: será que alguém está interessado em ser influenciado por mim? Será que alguém quer conhecer a minha opinião?

Infelizmente, a maior parte das pessoas parte do pressuposto de que somente sua experiência de vida ou posição bastam para que alguém seja influenciado por ela. É comum muitas pessoas acharem que liderança é simplesmente mandar ou falar mesmo quando os outros não querem escutá-lo. O verdadeiro líder, pelo contrário, é procurado porque as pessoas gostam de conhecer as suas opiniões. Talvez, essa seja uma das melhores maneiras de reconhecer um líder: alguém com quem as pessoas estão sempre querendo conversar, porque percebem que crescem depois da conversa e estão mais capacitados para lutar por seus sonhos.


Luiz Antonio Silva.-Formação e Desenvolvimento de RH.-Palestrante Motivacional.-Coaching em Liderança.-Capacitador em Inteligência Emocional.


www.pharol-rh.com.br

 

 

 
Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços
Rua Coronel Gervásio, 492 Tapera/RS 99490-000
Fone/Fax: 54.3385.1213
E-mail [email protected]