24/08/2016

 

Sicredi e associações comerciais promoveram palestra com o maestro João Carlos Martins

Na quinta-feira (17) à noite, o Centro de Eventos de Tapera foi o palco da palestra “A Música Venceu”, com o renomado pianista e maestro João Carlos Martins. O evento foi mais ação comemorativa aos 35 da Sicredi Integração Rota das Terras RS e contou com a parceria com das Associações Comerciais de Tapera – ACIT, Selbach – ACIS, Colorado – ACICOL e Lagoa dos Três Cantos – ASTIC. A abertura teve a presença dos dirigentes do Sicredi, dos representantes das Associações Comerciais, das autoridades municipais e da Miss Rio Grande do Sul. Fizeram uso da palavra a presidente da ACIT, Zaira Anghinoni, o prefeito municipal de Tapera, Ireneu Orth, e o dirigente da instituição financeira cooperativa, Sérgio Luiz Tonello.

Entre tantas adversidades, a música venceu as barreiras e consagrou o maestro João Carlos Martins como um dos maiores músicos clássicos da atualidade, sendo apontado como o maior intérprete do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Martins, pianista desde os 8 anos, iniciou sua carreira internacional após vencer concursos de piano no Brasil e América Latina. Não foi uma carreira fácil. Muitas horas ao piano trouxeram lesões por esforço repetitivo. Já era consagrado quando um acidente jogando futebol o impediu de exercer a profissão de pianista. Pensou em desistir, mas a música insistia em repetir notas em seu caminho e finalmente voltou aos palcos, agora como maestro. Aclamado pela crítica mundial, seguiu regendo concertos em vários países.

O maestro emocionou o público de 700 pessoas com sua linda história de superação na vida e na carreira. Seguindo o sonho de seu pai, Martins se consagrou como um dos nomes mais influentes na música clássica mundial, tendo feito mais de seis mil apresentações e tocado para mais de 11 milhões de pessoas em sua carreira. Contando de forma resumida um pouco da história de sua vida, o maestro mostrou a todos que para vencer e ter sucesso é necessário ter força de vontade e fé.

A história do maestro prova que não há limites para o corpo, quando a alma é grandiosa. João Carlos decidiu usar a música como inclusão social, criando a Fundação Bachiana, que já formou mil e seiscentos músicos em comunidades carentes. A sua trajetória virou filme do cineasta Luiz Carlos Barreto, que deve estrear em breve no cinema. Ao encerrar sua apresentação, o maestro tocou três músicas no piano, acompanhado pelo violinista Hudson Gorzoni. Uma delas foi o hino nacional brasileiro que emocionou, ainda mais, toda a plateia.

Tonello destacou como “histórica, emocionante e inesquecível” a presença do maestro na região. “Tivemos a oportunidade de estar ao lado de uma pessoa que superou uma série de dificuldades pessoais e emocionais, que teve que se reinventar profissionalmente e que seguiu em frente, lutando pela sua vida e por sua paixão pela música”, disse. Segundo ele, o maestro trouxe um aprendizado de como superar as adversidades da vida, tendo sempre como alicerces a fé e esperança. O dirigente destacou a parceria com as Associações Comerciais e comentou que o valor arrecadado com a comercialização dos ingressos será doado aos hospitais que atendem os municípios de Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos e Colorado nos próximos dias.

(Assessoria de Comunicação da Sicredi Integração Rota das Terras)

 

 
Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços
Rua Coronel Gervásio, 492 Tapera/RS 99490-000
Fone/Fax: 54.3385.1213
E-mail [email protected]