O papel do(a) secretário(a) na atualidade
Sara de Matos
Desde sua origem, a profissão de Secretariado Executivo tem evoluído tornando-se cada vez mais uma função a nível estratégico para a empresa. O perfil profissional contemporâneo permite uma maior flexibilidade de atuação mas, ainda assim, talvez por falta de conhecimento, persiste uma cultura generalista de que as atividades do secretário limitam-se ao atendimento telefônico, recepção e gerenciamento da rotina. No entanto, com as mudanças no mercado de trabalho, decorrentes de uma nova estrutura social, fundamentada nas transformações tecnológicas e de comércio, o ofício secretarial precisou adaptar-se a novas exigências.
No contexto de mundo globalizado, a inserção de novas tecnologias na rotina operacional aliada à reestruturação e reengenharia de processos das empresas, exigiu do (a) secretário (a) o desenvolvimento de habilidades diferenciadas e da capacidade de aplicar o conhecimento adquirido por meio de uma atitude mais proativa e dinâmica para a solução de conflitos e a conquista de resultados. Atualmente, a formação recebida pelo profissional de secretariado visa a capacitação técnica, administrativa e humanística, através do domínio dos procedimentos de rotina (atendimento e organização) e do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em assessoria, gestão, liderança, informática, línguas estrangeiras, empreendedorismo, consultoria e recursos humanos. Adotando uma atitude flexível, voltada à autonomia de ação, com uma visão mais crítica, reflexiva e questionadora, o secretário busca a solução de conflitos ou problemas e a elaboração de estratégias e ações que beneficiem toda a organização.
O perfil multifuncional do secretário tem como características essenciais a capacidade de adaptação, flexibilidade, planejamento e acompanhamento de processos, visão global da empresa, comprometimento com o alcance de resultados e aprendizagem contínua. Sendo assim, o profissional de Secretariado Executivo busca desenvolver o conhecimento técnico específico e as aptidões múltiplas que permitem a atuação em qualquer ramo de atividade, em diversos tipos de organizações, sejam elas públicas ou privadas, independentemente do porte.
* Acadêmica do curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo.
|