Fim de semana otimista....

Otimismo é esperar pelo melhor.

Confiança é saber lidar com o pior. Roberto Simonsen

 

Um pastor norte americano escreveu um livro com o título O Poder do Pensamento Positivo, que foi sucesso, se tornou referência para a literatura de auto ajuda, em moda até hoje, que trabalha a visão positiva da vida e de si mesmo. Não podemos negar que quem não acredita nas suas possibilidades e cai na auto impotência, mergulha em níveis mentais nebulosos.

Sou formado em BioPsicologia, que explica a sinergia mente-corpo, e mostra como uma mente doentia produz um organismo doente. Da mesma forma se pode afirmar que uma mente sadia irradia para o corpo uma energia capaz de vitalizar o sistema orgânico. Por isso a necessidade de escolher os pensamentos, de criar quadros mentais saudáveis, para poder se viver melhor, de maneira mais produtiva. Pensamentos que envolvam temas cruéis, desvios sexuais, ódio, inveja, ciúme, é viver num clima mental obscuro. Mas como ser otimista num mundo deste que vivemos?

Primeiro você deve analisar que tipo de crença você possui, se é daquelas que quer que Deus atenda todas as suas expectativas, ou é uma que explique que você é um ser em evolução, portanto , é natural que passe por desafios e provas. É preciso ainda ter uma estrutura mental capaz de filtrar estas ondas negativas, evitando de nos alienarmos do mundo, porém sabendo que a sociedade e a vida se compõem de momentos flexíveis e variáveis, fluxo e refluxo, assim como existe noite e dia, frio e calor, etc.

O apóstolo Paulo disse que "as más conversações corrompem os bons costumes", Chico Xavier aconselha " o mal não merece comentário em tempo algum", e disse Jesus que a boca fala do que está cheio o coração. Então ser otimista é manter o fluxo mental na expectativa do melhor, mesmo quando o pior parece ser o caminho. Se afastar dos que querem o caos. É selecionar imagens para colocar na mente, é ser ativista contra o mal, porém como dizia Che Guevara, sem perder a ternura.

Luiz Antonio Silva.-Formação e Desenvolvimento de RH.-Palestrante Motivacional.-Coaching em Liderança.-Capacitador em Inteligência Emocional.

 

www.pharol-rh.com.br

 

 
Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços
Rua Coronel Gervásio, 492 Tapera/RS 99490-000
Fone/Fax: 54.3385.1213
E-mail [email protected]