O lar na educação

Nesta semana fiz uma palestra para educadores de um colégio, e durante a palestra uma professora perguntou qual a minha opinião sobre os pais estarem cada vez mais repassando aos professores o papel da educação dos filhos. Respondi que o lar é a primeira, e a mais importante escola, e os mestres desta escola são os pais. Ali dependendo dos problemas humanos estudados pelos "mestres" (pais), se formam o caráter dos "alunos"(filhos). Por isso, em nossa opinião, os mestres do lar devem implantar o sistema de educação integral, isso assegura a saúde da mente, do corpo, e da alma. Nesta educação a necessidade básica é de reeducar as inclinações dos que frequentam esta "escola" (lar).

A influência que o ser humano recebe nos primeiros anos de existência, refletirá na felicidade futura dele. Quando ainda criança é possivel, através de uma educação cristã, se obter resultados excelentes para a vida. A base da felicidade começa no ambiente doméstico, onde a troca de idéias, debates, e conclusões, devem ser analisados num clima de disciplina, mas afetivo. O desentendimento familiar gera situações de angústia, doenças físicas e espirituais, difíceis de erradicar, mesmo com a evolução da medicina.

Neste fim de semana lembre-se que a nossa felicidade está condicionada à dos nossos semelhantes, e esta realidade se inicia no ambiente doméstico. Aqueles que estão passando por momentos difíceis de entendimento com seus familiares, façam a experiência de mudar de atitude, procura alterar o pensamento, porque os conflitos são portas para entrar as doenças, e muitas delas, as vezes, irreversíveis. Como terapeuta conheci vários casos dessa natureza. Lembre-se da famosa frase de Chico Xavier;"Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas todo mundo pode começar agora e fazer um novo fim!".

Luiz Antonio Silva.-Formação e Desenvolvimento de RH.-Palestrante Motivacional.-Coaching em Liderança.-Capacitador em Inteligência Emocional.


www.pharol-rh.com.br

 

 

 
Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços
Rua Coronel Gervásio, 492 Tapera/RS 99490-000
Fone/Fax: 54.3385.1213
E-mail [email protected]