OLIMPÍADAS DA INTEGRAÇÃO
- AÇÃO SOCIAL -

GUSTAVO VICENTE WERLANG
MÁRCIO PAULUS
MARCOS VINÍCIOS SASSE
DJONATHAN MALDANER
ADRIANO SALVADORI
JEFERSON MARAFON

TAPERA, 03 DE DEZEMBRO DE 2006

1. TÍTULO DO PROJETO:
Olimpíadas da Integração dos sócios do Parque Aquático Taperense.

2. PESSOAS RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO:
Comissão organizadora, técnica e de arbitragem: Gustavo Vicente Werlang, Marcos Vinícios Sasse, Márcio Paulus, Djonathan Maldaner, Adriano Salvadori, Jéferson Marafon.

3. LOCAL DA EXECUÇÃO:
Praça de esportes do Parque Aquático Taperense.

4. PÚBLICO ALVO:
Associados do sexo masculino e feminino do Parque Aquático Taperense (tanto adultos como crianças).

5. INTRODUÇÃO:
O presente projeto irá promover uma interação maior entre os associados, onde dentro das modalidades que serão desenvolvidas, os mesmos irão aprimorar suas capacidades motoras, bem como o relacionamento bio-psico-social.

6. JUSTIFICATIVA:
O presente projeto irá oferecer aos associados a possibilidade de experimentar tipos de movimentos dentro das atividades propostas em cada modalidade (bola 4, vôlei na grama, vôlei na areia e/ou mais) sendo as mesmas divididas em categorias compatíveis à idade de cada participante. O projeto não visa lucros, pois cada inscrição por participante será 1kg de alimento não perecível, que no fim de cada etapa será entregue a alguma instituição de caridade do nosso município. Portanto, esse evento é de responsabilidade social.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O futebol é um dos esportes que mais conquista e apaixona as pessoas, não é à toa que somos o único país Pentacampeão mundial. Com o passar dos anos e com a evolução que não para de nos impressionar, é curioso que surjam várias novas adaptações dentro da modalidade, sendo que quem sai ganhando são os admiradores desse esporte, que é cada vez mais popular. Uma prova disso é o futebol de rua, recentemente lançado em um campeonato mundial, onde só amadores e amantes dos esportes o praticaram.
A nossa novidade é o Bola 4, um jogo de futebol onde as dimensões do campo e das traves são menores, sendo que cada equipe poderá ter em campo 1 goleiro e mais 3 jogadores de linha, ainda podendo ter um atleta no banco de reservas. As regras do Bola 4 são uma mistura de futebol e futsal, tendo aceitado e acrescentado as idéias dos praticantes (homens e mulheres).
Mudando de modalidade, chegamos ao voleibol. Um esporte que no seu início de criação era um esporte lento, e que hoje tornou-se um jogo rápido e movimentado, que exige bom preparo físico e movimentação. Talvez por falta de incentivo ou indicação, não vemos um interesse maior e uma procura de iniciantes nessa modalidade. O fato é que os clubes estão em centros grandes, e para os nossos alunos, restam as aulas de Educação Física, onde muitas vezes o voleibol não é trabalhado corretamente. Para que consigamos um número maior de praticantes, devemos ver o Voleibol como um todo, mostrando aos mesmos sua origem, conquistas e evoluções que o seu país já tem, além de sempre trazer algo diferente que atraia cada vez mais praticantes.
Por isso, estamos criando o Vôlei de grama, que tem como base as regras do Vôlei de quadra/Vôlei de areia, com o jogo disputado em quartetos (4), podendo ainda ter um atleta no banco de reservas. Essa nova modalidade tem por objetivo resgatar o esporte Voleibol no nosso município.
Ainda poderemos desenvolver outras atividades dentro da estrutura que temos no Parque Aquático Taperense, como Tênis, Natação, Vôlei de Areia, ou até mesmo gincanas. Basta criarmos.

8. PROBLEMÁTICA:
Como temos um bom espaço físico para desenvolvermos estes eventos, com a participação dos sócios no esporte, realizaremos ações sociais ajudando os que precisam.

9. OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver no decorrer das etapas o conhecimento do praticante dentro de cada modalidade, bem como suas capacidades bio-psico-motoras.

10. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conscientização da importância do esporte;
• Eventos beneficentes;
• Promoção de esportes no Parque Aquático Taperense;
• Melhor utilização das áreas destinadas à praticas esportivas.

11. AVALIAÇÃO:
Após cada evento, será reunida a comissão técnica para realizarmos uma avaliação de pontos positivos e negativos para que na próxima etapa sejam observados e melhorados.

12. METODOLOGIA:
Através desses Jogos da Integração Entre os Associados e Filhos dos mesmos, será estabelecido um vínculo afetivo entre a comissão técnica do evento com os participantes. A competição perde o caráter de rivalidade entre as equipes e passa a ser mais uma integração.
A comissão técnica do evento será formada por acadêmicos de Educação Física e antes de cada evento será realizado o congresso técnico com um representante de cada equipe.
No congresso técnico são discutidas as regras do jogo, bem como o objetivo real do evento, que é a integração e a ajuda social.

13. MODALIDADES E DATAS:
* Bola 4  23/12/06
* Vôlei na grama  13/01/07
* Vôlei na areia  27/01/07

IDÉIAS:
* Natação,
* Gincanas;
* Tênis.

14. CONCLUSÃO PARCIAL:
Ao concluirmos parcialmente esse projeto, acreditamos que estaremos contribuindo, não só com os estudos, mas também formando cidadão saudáveis através da prática de esportes e desenvolvendo o lado humano e social do indiv
íduo.