a



Coluna - Vida Saudável!
Dia do Idoso!
O que temos para celebrar?


Em 1º de outubro comemoramos o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Recente publicação na mídia do censo do IBGE de 2007 mostra que o Rio Grande do Sul alcançou uma invejável esperança de vida ao nascer de 75 anos. Esta marca nos aproxima da marca de 82 anos alcançada pelo Japão, 1º lugar no ranking mundial em longevidade. Isto se deve em especial a três fatores: avanços da medicina, prevenção e promoção à saúde e queda da mortalidade infantil, que entra no cálculo da esperança de vida ao nascer.

Comemorar a data é muito importante. Mas que conquistas vamos celebrar? O próprio marco dos 75 anos de vida média, muito embora com vida saudável não passemos dos 60 anos de vida, em média.

Muitos anos finais da vida são acompanhados de deficiências cognitivas e físicas, decorrentes principalmente das más vivências, maus hábitos do estilo de vida, como alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo, que provocam doenças vasculares, pulmonares diabetes e câncer, todos responsáveis por mortalidade de 50% entre todas as doenças. E o que mais celebramos?

Certamente o Estatuto do Idoso é uma grande conquista, é uma legislação que contempla plenamente os anseios e necessidades da terceira idade. Entretanto, muitas destas leis sofrem constantes infrações, como desatenção das famílias, maus tratos e exploração financeira. O velho no passado teve seu espaço reverenciado pelo valor de sua sabedoria, sendo-lhe conferido respeito pelos valores dos anos vividos. Atualmente, questões sociológicas complexas, como a desestrutura da família e a correria da modernidade, relegaram o homem idoso a um segundo plano de atenção, provocando isolamento, exclusão ou até o desdém. Mas, sejamos otimistas para ver o melhor. A medicina está cada vez mais atenta para a terceira idade. Além da Geriatria muitas especialidadesmédicas se aprimoram para dar suporte de saúde ao idoso.

Também, os setores de nutrição, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e outros direcionam suas ciências no mesmo sentido. A mídia tem frequentemente abordada o idoso para ocupar espaços com orientações de saúde e lazer, que antes consistiam apenas em denúncias de maus tratos em torturantes asilos. A sociedade civil organizada também tem dado valiosas contribuições às causas do idoso. A família tem que cumprir seu papel. Ao governo cabe cumprir suas próprias leis e programas. Vamos, então, celebrar o que temos de melhor e continuar na busca de novas conquistas e direitos que nos assegurem um envelhecimento bem sucedido.

Dr. Luiz Alende - Geriatria e Clínica Geral
Hospital Annes Dias
Fones: 54 3324 1717 & 99799226
Ibirubá - RS.

 

 


(ENCOMENDA PARA PÃES, DOCES E SALGADOS)
ACIMA DE R$30,00 ENTREGA DE COMPRAS GRATUITA

 

IBIRUBÁ
Filial Mauá - Rua Mauá, 1643 - Fone 54 3324 2141
Matriz - Rua 3 de Outubro, 941 - Fone 54 3324 1383

TAPERA
Rua 12 de Maio, 12 - Fone 54 3385 1978

ESPUMOSO
Avenida Ângelo Macalós, 671 - Fone 54 3383 3499

EMAIL REGIONAL