a



Coluna - Vida Saudável!
O Check-up do Homem: Uma avaliação racional


É consenso que as mulheres são muito mais atentas à sua saúde pessoal do que os homens. Basta dizer que quase totalidade delas, em locais onde há educação, realizam periodicamente exames de prevenção. E são elas também que muitas vezes motivam e pressionam os homens para buscar um médico e avaliar seu status de saúde. Estão cobertas de razão, uma vez que a prevenção é o melhor e mais agradável caminho para uma vida saudável e uma longevidade bem sucedida.

O termo check-up deve ser melhor entendido. Não significa realizar todos os exames disponíveis na medicina. O custo seria astronômico e o número de resultados normais também. Devemos recomendar um check-up baseado em dois pilares: histórico do paciente e epidemiologia (doenças mais prevalentes para determinada faixa de idade do indivíduo). Saber sobre o momento de saúde do indivíduo e sua história familiar é de suma importância para que possamos pedir um check-up dirigido e racional. Exemplo: indivíduos com história familiar de diabetes devem ser seguidos periodicamente neste sentido, visto que esta doença tem caráter hereditário. Por outro lado, o médico deve estar a par das doenças que são mais freqüentes em sua região. Exemplo: não vamos pedir exame de malária, simplesmente porque esta doença inexiste em nossa região. Dito isto, vamos supor um check-up básico para um homem de 45 anos de idade, sem sintomas, pressão arterial normal, com exame clínico normal e sem história relevante de antecedentes familiares, e que deve ser realizado anualmente: # Prevenção cardiovascular, função hepática e renal: Colesterol total e HDL colesterol, triglicerídeos, eletrocardiograma, transaminases, creatinina, exame comum de urina.
Prevenção de diabetes: taxa de glicose em jejum.
Prevenção de câncer de próstata: PSA (substância produzida pela próstata, que se eleva no câncer) e toque retal, este muito importante para avaliar ao tamanho e nódulos da próstata.
Prevenção de câncer de intestino: pesquisa de sangue nas fezes e endoscopia (depois dos 50 anos de idade).
Doenças sexualmente transmissíveis: Sífilis, AIDS, etc. (dependente do comportamento sexual do indivíduo).

De posse destes dados clínicos e laboratoriais o médico pode encerrar ou aprofundar o check-up de seu paciente, dando seguimento à investigação. Exemplo: um exame de PSA alterado indica a necessidade de adequada investigação urológica; um ECG anormal indica avançar na área cardiovascular, e assim por diante, a necessidade indicando o caminho a ser seguido. Resumindo, é muito importante que o homem, a exemplo da mulher, esteja consciente que exames preventivos são a base para um futuro promissor de sua saúde e o check-up básico pode dar esta visão holística de seu status clínico. Vá conferir!

Dr. Luiz Alende - Geriatria e Clínica Geral
Hospital Annes Dias
Fones: 54 3324 1717 & 99799226
Ibirubá - RS.

 


(ENCOMENDA PARA PÃES, DOCES E SALGADOS)
ACIMA DE R$30,00 ENTREGA DE COMPRAS GRATUITA

 

IBIRUBÁ
Filial Mauá - Rua Mauá, 1643 - Fone 54 3324 2141
Matriz - Rua 3 de Outubro, 941 - Fone 54 3324 1383

TAPERA
Rua 12 de Maio, 12 - Fone 54 3385 1978

ESPUMOSO
Avenida Ângelo Macalós, 671 - Fone 54 3383 3499

EMAIL REGIONAL