Alerta a Poda de Diferentes Espécies
Vegetais em Nosso Meio

 

O ato de podar os exemplares anualmente faz parte da rotina dos moradores do sul do país. Ao se aproximar o inverno, ou mesmo no outono, as árvores são, literalmente, decapitadas. o fato não se prende às necessidades da planta, condições de manejo, imposição do local ou riscos à população. é uma tradição: meses sem “r”, árvores sem copa.

Dada a abrangência de tal prática, pressupões-se ser um problema cultural, visto nem todas as espécies requererem ou aceitarem a poda.

A falta de informação e acompanhamento técnico se traduz, não raras vezes, em exemplares mutilados, propensos a problemas sanitários e objeto de acidentes.

As concessionárias de energia elétrica e o próprio Corpo d e Bombeiros realizam podas, para proteção das redes aéreas ou quando o exemplar apresenta riscos. Mesmo nestas condições, por vezes, são realizadas sem acompanhamento técnico, o que resulta em árvores com sua arquitetura original totalmente comprometida. Estas podas se fazem necessárias porque o porte do vegetal é incompatível com o espaço, resultado de escolhas incorretas, e ainda porque a substituição por fios protegidos ou redes subterrâneas, se constituem em alto investimento.

Fica o alerta a população, atualmente há em nossa comunidade técnicos especializados, agrônomos que podem orientar de acordo com as necessidades de cada morador.

FONTE: Arborização de Vias Públicas: Ambiente X Vegetação
CLUBE DA ÁRVORE, 200
1