O município de Tapera, sediou nesta quarta-feira, 07 de abril, mais uma etapa do Programa de Interiorização, da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, em parceria com as Associações de Municípios. O encontro realizado na Câmara Municipal de Vereadores contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e dirigentes municipais da quase totalidade dos 45 municípios que integram os municípios da AMAJA, AMASBI E AMUPLAN.
A abertura aconteceu as 09h30min desta quarta-feira, com a manifestação do prefeito anfitrião Ireneu Orth, presidente da FAMURS, Marcus Vinicius Vieira de Almeida e dos presidentes da AMASBI, Werno Muhller(Tio Hugo), AMUPLAN Jânio Andreata(Jóia) e AMAJA, Zilmar Han(Boa Vista do INCRA).
O prefeito Ireneu Orth ao dar as boas vindas aos dirigentes municipais, disse da satisfação da cidade em receber os ilustres visitantes, destacando a importância de debater os principais temas do Municipalismo de forma regionalizada.
– Com a interiorização da FAMURS, podemos aprofundar os temas que traduzem a realidade dos nossos Municípios – disse.
O presidente da FAMURS por sua vez, enfatizou a importância da interiorização da entidade, abrangendo 26 regiões do Estado, que objetiva um incremento das relações com os municípios, ampliando o conhecimento técnico dos gestores municipais, proporcionando o debate de temas prioritários e atuais dos Municípios e estimulando a troca de experiências, com a participação da equipe técnica da Famurs.
Plano estratégico de divulgação das ações da administração, partilha dos royalties do petróleo, transporte escolar, eleições 2010, munciipalização do trânsito e do meio ambiente, financiamento da saúde, gestão cultural nos Municípios e programa de capacitação da FAMURS foram alguns dos temas abordados no encontro de Tapera que tem encerramento previsto para o final da tarde.
É bom que se diga, por fim que é mais um evento em que Tapera centraliza as atenções da grande região e do próprio Estado do Rio Grande do Sul. Isso significa que mais uma vez Tapera vai para a vitrine através da mídia regional e estadual, pois aqui estiveram jornais, emissoras de rádio e inclusive a TV e fomos notícia de novo no além fronteiras.