domingo, 28 de fevereiro de 2010

FESTA NA PRAÇA PARA COMEMORAR 55 ANOS

Os 55 anos de emancipação de Tapera começaram a ser comemorados, neste domingo, 28, com uma tarde festiva na Praça Dr. Avelino Steffens, com a presença da comunidade e de autoridades como o Gerente Regional da Emater, Claudio Doro que veio representando e trazendo a mensagem da governadora Yeda Rorato Crusius. A governadora desejou parabéns “à Tapera e a sua boa gente, que progride sem perda de tradição e avança concedendo valor ao que é permanente. Foi assim que nasceu a Rota Della Cuccagna, expressando muito bem a importância atribuída a tais raízes e a elas conferindo valor turístico”, destacava um trecho da mensagem.
Presente também os deputados, Federal, Paulo Pimenta e Estadual, Pedro Westphalen.
A solenidade comemorativa ao aniversário de Tapera iniciou com a celebração ecumênica realizada pelo Padre Edi Fávero e Pastora Marisa, culminando com o povo rezando o Pai Nosso de mãos dadas.
As garotas Mariá Mattei, Ana Carolina Batistella e Luana Presser Soldim evocaram sentimento patriótico do taperense ao catarem o Hino à Tapera.
Fizeram uso da palavra, o presidente da ACIT Augustinho Moacir Pretto que lançou oficialmente a Toca do Coelho que se realiza de 18 de março a 04 de abril; a secretária de Educação Sueli Linné lançando o projeto do livro Resgatando Memórias que será lançado na Feira do Livro deste ano; o presidente da Câmara Osvaldo Henrich Filho e os Deputados Federal, Paulo Pimenta e Estadual, Pedro Westphalen além do Gerente Regional da Emater, Claudio Doro que representou a governadora.
Por fim, o prefeito Ireneu Orth se congratulou com a comunidade taperense pela passagem dos 55 anos, citando a evolução do município nesses anos todos “graças ao trabalho dos taperenses”, fazendo ao mesmo tempo um chamamento para que todos continuem engajados às ações que estão e serão implementadas para projetar um futuro promissor para nosso município. Concluiu citando a realização da Toca do Coelho que é o nosso evento maior, pedindo que a comunidade participe desse projeto que objetiva projeção Tapera.
A solenidade encerrou com autoridades e o povo presente cantando, de pé, os Parabéns a Você pelos 55 anos de Tapera.
Na sequência os dois shows programados; Banda Tudo + 1 Poko e ao final Cheiro de Paixão para o deleite de todos.
Dessa forma, a partir de agora estão abertos os festejos relativos aos 55 anos de Tapera que encerrarão em fevereiro do ano que vem. Todos os eventos, a partir de agora realizados, levarão o selo dos 55 anos do município.
Festa encerrou com Banda Cheiro de Paixão
Show da Banda Tudo + 1 Poko
Confira a cobertura ampliada dos festejos no site www.tapera.rs.gov.br

SEXO: USE SEM MODERAÇÃO!

Homens com vida sexual ativa têm menos problemas de saúde
Colesterol alto, hipertensão e até impotência são mais raros nestes casos
O sexo pode ser um bom indicador de saúde, mas não só do relacionamento. Uma pesquisa feita por médicos do New England Research Institutes garante as relações sexuais também ajudam a proteger o coração. No levantamento homens com uma vida sexual menos ativa tinham uma incidência maior de distúrbios como a disfunção erétil, o colesterol alto e hipertensão.
De acordo com a coordenadora do estudo, Susan A. Hall, publicado no American Journal of Cardiology, fazer sexo de duas a três vezes por semana pode ter um efeito protetor para o coração. Isso porque a atividade é considerada um exercício de intensidade moderada, já que os hormônios liberados após a ejaculação ajudam a equilibrar uma série de funções metabólicas. Para os pesquisadores, homens com mais disposição para o sexo costumam ser menos sedentários e cuidam melhor da saúde.

Esta foi uma das tantas matérias da edição deste mês de Saúde & Bem-Estar que já está circulando na região desde de sexta-feira.

E a propósito, o Caderno Donna da edição deste domingo, traz a mesma informação em matéria ampliada de Viviane Bevilacqua. Confirma abaixo a abertura da matéria:

"Pesquisadores recomendam ato como prevenção a depressão, problemas cardiovasculares e até câncer de próstata
Você quer ter boa saúde? Então, cuide da alimentação, do sono, do nível de estresse e... transe muito. Sexo faz bem para corpo, mente e espírito. São tantos os benefícios que, além dos psicólogos, os médicos também o recomendam. É um remédio sem efeitos colaterais nem contraindicação, que pode ser usado sem moderação"...

SE VIEMOS DO MACACO, ELES NÃO DEVERIAM ESTAR EXTINTOS?

Afinal de contas, viemos ou não do macaco? Se viemos do macaco, eles não deveria estar extintos? Eis a questão que estava sendo posta na mesa dos debates de um grupinho dia desses. Passei por perto e fiquei na escuta só pra ver onde aquele discussão iria parar. Discute daqui, discute dali, e o grupo chegou a conclusão nenhum. Continuaram com a dúvida.

Aí fique cá com meus botões a pensar. E não é que a discussão tinha procedência! Pois foi aí que sai atrás de informações a respeito.
Na verdade o homem não evolui dos macacos atuais. Ele descende de um grupo de primatas, que hoje está extinto.
Os macacos atuais pode ser considerados primos distantes do homem.

É isso aí. Este blog, além de informação, promove o conhecimento.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

TERREMOTO PROVOCA TRAGÉDIA NO CHILE

Não tem como não considerar sobre o terremoto que atingiu o Chile na noite passada. Que coisa impressionante. Terremoto de 8.8 pontos na escala de 9 foi um horror e a população continua assustada temendo mais tremores. As primeiras informações dão conta de que as vítimas fatais já ultrapassa a 100 pessoas.
Quando a gente já se acostumando com a tragédia no Haiti agora essa do Chile. E o pior é qué é pertinho aqui de nós e não é anormal sentirmos um pouquinho de temor.

Vendo o álbum de fotos em zerohora.com dá para se ter uma idéia do que foi o terremoto no Chile.
A reportagem traz um relato da gaúcha Daniele Oliveira, 26 anos, de Passo Fundo, que chegou ao país na tarde desta sexta-feira para visitar uma amiga. Na sua primeira noite no Chile, ela quase não pregou o olho.
Por volta das 3h, os tremores começaram. Ela estava no oitavo andar de um prédio, que começou a balançar.
Dentro do apartamento, prateleiras e mesas vinham abaixo.
— Todo o prédio tremia. As prateleiras caiam, portas se abriam e eu não conseguia parar em pé. Peguei um tênis e descemos as escadas de emergência. Por sorte, os edifícios aqui são projetados pra aguentar terremotos — relata.
De acordo com Daniele, o pânico se instalou em Santiago depois do tremor.
— Recebemos a instrução de ficar em casa hoje, evitar sair às ruas, pois muitas pontes e edifícios tombaram. Igrejas e construções antigas foram completamente destruídas — diz. Daniele também relatou que outros tremores menos intensos foram sentidos durante todo dia. Para ela, o clima no Chile é de desolação.
— Uma nuvem de poeira está cobrindo a cidade. Eu nunca pensei que passaria por isso na minha vida — finaliza

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TWITTER, DEFINITIVAMENTE NÃO É MINHA PRAIA

Pois olha, não são poucos os que me pedem para aderir ao twitter. A insistência tem sido tamanha que fui conferir a logística desse sistema de comunicação que está fazendo a cabeça inclusive de políticos de toda a ordem.
Pesquisei e conclui que, para mim, o twitter não faz muito sentido, mas confesso que é muito interessante. É um meio de comunicação para recados e pequenas comunicações, para que as pessoas possam seguir o twiteiro no seu dia-a-dia.
Eu prefiro o Blog que é um meio em que o sujeito tem uma amplitude muito maior para se comunicar ou para noticiar e informar.
O Orkut abandonei de vez. Preferi concentrar toda a minha energia neste espaço que tanto me satisfaz e faz bem àqueles que querem expressar suas idéias, opiniões e sentimentos em relação a tudo o que se possa imaginar.

NOMES DOS MASCOTES DA LAGOA FEST ENTRA EM NOVA FASE

O município de Lagoa dos Três Cantos promoveu dede o mês de dezembro de 2009 o concurso para escolha dos nomes dos mascotes que serão símbolo da Lagoa Fest em todas as edições.
Foi disponibilizado através do site do evento: http://www.lagoafest.com.br/ um espaço para sugestões de nomes.
No município havia uma urna itinerante onde as sugestões com as justificativas eram coletadas. Foram 221 sugestões de internautas e munícipes via voto em cédula. Uma comissão formada por 9 representantes de entidades, empresas e setor público do município analisou os nomes e escolheu 4 que mais identifica a festa germânica por nome e justificativa. Alguns nomes foram sugeridos por mais de uma pessoa e nesses casos o critério de desempate foi a justificativa. As sugestões que estarão no site para votação dos internautas são: Hans e Hani, Petter e Sophia, Klaus e Kristin e Fred e Lili.
Em Lagoa dos Três Cantos haverá um computador itinerante que estará em algumas empresas, bem como 2 aparelhos fixos que ficarão na recepção do Centro de Saúde e na Prefeitura para facilitar o voto dos três-cantenses. Todos os nomes que estão para votação foram pesquisados para verificar se não havia empecilhos como patente requerida, entre outros.

Os mais votados até o dia 17 de março serão considerados vencedores e anunciados na abertura da 9ª Lagoa Fest dia 19 de março. Não há maneira de votação individual de nomes, (só para a figura masculina ou só feminina) e sim no casal conforme determinado pela comissão.

A Lagoa Fest é o evento que comemora o aniversário de emancipação de Lagoa dos Três Cantos na região norte do estado, criado em 20 de março de 1992.

O evento deste ano terá mais 40h de shows com as bandas de maior expressão no cenário germânico, regado a choop e comida típica com oportunidades de negócios através da feira comercial, industrial e de prestação de serviços colocados em 130 estandes.
Lagoa dos Três Cantos é um município com 1.634 habitantes, que nos dias do evento recebe mais de 25 mil pessoas. O consumo de choop é ao redor de 20 mil litros e mais de 10 t de alimento consumida nos três dias de festa.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Paulo Santos - [email protected]

Marcadores:

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DOMINGO, TODOS NA PRAÇA PARA CELEBRAR OS 55 ANOS

Neste domingo, 28 de fevereiro, a comunidade taperense está sendo convidada a se reunir na Praça Dr. Avelino Steffens para celebrar os 55 anos de Tapera, cuja data transcorre no mesmo dia. Em caso de chuva, a programação será desenvolvida no Ginásio Poliesportivo.

São muitas as atrações previstas, valendo destacar que o objetivo maior, é proporcionar a integração efetiva de toda a comunidade taperense que está sendo chamada para confraternizar.

A atração maior da festa que começa ás 15h, é o Show com a Banda Cheiro de Paixão que se apresenta a partir das 18h. As demais atrações são: Mateada, Animação Cultural com Tio Roger, Lançamento do Livro Resgatando Memórias, Benção Ecumênica, Banda Tudo + 1 Poko, Brinquedos Animagia e Atividades de Lazer. Em caso de chuva o evento será realizado no Ginásio Poliesportivo.

Ressalte-se por outro lado, que as comemorações pelos 55 anos de Tapera se estenderão até fevereiro do ano que vem. Isso quer dizer que toda e qualquer programação que se realizar neste período levará o selo dos 55 anos.

Na mesma ocasião ocorre o lançamento oficial da 11ª Toca do Coelho e 1ª Fest Páscoa, programadas para o período de 18 de março a 04 de abril.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

OLHA QUE MÁQUINA!

Olha só que máquina eu encontrei no caminho de minha viagem para a reclusão. Quando vi aquele monstro tentando me ultrapassar, não pestanejei e fiz para que parasse para contemplar aquela beleza. Foi entre Porto Alegre e Osório, no domingo dia 14 de fevereiro.
Paramos num posto de gasolinha e não tive dúvidas em fazer uma foto para registrar aqui neste blog.
O cara era da fronteira e estava levando a máquina para entregar ao seu comprador em Tramandai por 30 mil pratas.
Cá pra nós! Eu me saí bem na foto não é mesmo?

Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

QUE SUFOCO! MAS DEU!

Me neguei a assistir o 2º tempo de Internacional e Emelec. Que pelada braba! Esses equatorianos são muito ruins mesmo, uns pernas de pau, porém só espero que o Inter consiga vencer de meio a zero esse time do Equador.
Aliás, aí que mora o perigo. O Inter é o maior recussitador de mortos. O time do Emelec não está morto não, mas tecnicamente é muito fraco!
Nem bem acabou o primeiro tempo e me mandei. Estava assistindo o jogo lá no Seckus e me mandei pra casa diante de tanta ruindade.
Mas acredito que neste segundo tempo o Inter possa reagir. É só reagir que dá!
Vamos ver no que vai dar isso!

EM TEMPO - O 2º tempo ouvi pelo rádio e senti que houve uma forte reação do Inter, fato que não acontecia em outros tempos. O fato positivo dessa estréia com vitória é que o Inter mostrou poder de reação, aspecto fundamental numa equipe que quer conquistar títulos.

DENGUE: VIGILÂNCIA ´DA CAPITAL EMITE ALERTA PARA "GRANDE RISCO EPIDEMIOLÓGICO"

Objetivo é alertar os profissionais de saúde para que fiquem atentos a sinais e sintomas compatíveis com dengue

A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde emitiu na tarde desta terça-feira um alerta epidemiológico à rede de saúde da Capital devido ao surto de dengue em Ijuí. Segundo o documento, "a situação é de grande risco epidemiológico para todos os municípios onde há presença do vetor".O objetivo, segundo o site da prefeitura de Porto Alegre, é alertar os profissionais de saúde para que fiquem atentos a sinais e sintomas compatíveis com dengue de pessoas provenientes de Ijuí e de Estados onde há epidemia. Na manhã desta terça-feira coordenadores e técnicos da Vigilância estiveram em reunião com os oito gerentes distritais de Saúde, para que reforcem as medidas a serem tomadas pelos profissionais no devido diagnóstico e notificação dos casos suspeitos. Amanhã, a coordenação do Programa Municipal de Prevenção à Dengue fará reunião com a direção da Estação Rodoviária para a adoção de medidas de controle.

A PROPÓSITO...

Alguém aí citou Luiz Fernando Veríssimo, e sua crônica " O gigolô das palavras". Ei-la, portanto!
Eu não gosto de fazer postagens longas. Elas se tornam cansativas e desinteressantes. Mas essa daí, é interessante demais e vale a pena ser lida, a propósito dos últimos posts e comentários.


O gigolô das palavras
Luís Fernando Veríssimo

Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram lá em casa numa mesma missão, designada por seu professor de Português: saber se eu considerava o estudo da Gramática indispensável para aprender e usar a nossa ou qualquer outra língua. Cada grupo portava seu gravador cassete, certamente o instrumento vital da pedagogia moderna, e andava arrecadando opiniões. Suspeitei de saída que o tal professor lia esta coluna, se descabelava diariamente com suas afrontas às leis da língua, e aproveitava aquela oportunidade para me desmascarar. Já estava até preparando, às pressas, minha defesa ("Culpa da revisão! Culpa da revisão !"). Mas os alunos desfizeram o equívoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo errado? Não. Então vamos em frente.
Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível surpreender, iluminar, divertir, mover... Mas aí entramos na área do talento, que também não tem nada a ver com Gramática.) A Gramática é o esqueleto da língua. Só predomina nas línguas mortas, e aí é de interesse restrito a necrólogos e professores de Latim, gente em geral pouco comunicativa. Aquela sombria gravidade que a gente nota nas fotografias em grupo dos membros da Academia Brasileira de Letras é de reprovação pelo Português ainda estar vivo. Eles só estão esperando, fardados, que o Português morra para poderem carregar o caixão e escrever sua autópsia definitiva. É o esqueleto que nos traz de pé, certo, mas ele não informa nada, como a Gramática é a estrutura da língua mas sozinha não diz nada, não tem futuro. As múmias conversam entre si em Gramática pura.
Claro que eu não disse isso tudo para meus entrevistadores. E adverti que minha implicância com a Gramática na certa se devia à minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas - isso eu disse - vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que eu conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. Não me interessa seu passado, suas origens, sua família nem o que outros já fizeram com elas. Se bem que não tenho o mínimo escrúpulo em roubá-las de outro, quando acho que vou ganhar com isto. As palavras, afinal, vivem na boca do povo. São faladíssimas. Algumas são de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito.
Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferência de um namorado ou a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria a sua patroa ! Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção dos lexicógrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias pra saber quem é que manda.

PONTO DE ÔNIBUS EM FRETE DA MATRIZ

A propósito do ponto de ônibus dos estudantes alí na Rui Barbosa, em frente a Igreja Matriz, tem pipocado uma série de comentários contrários aquela localização. Eu também concordo, e faço minhas, as palavras dos internautas que protestam. Com os ônibus alí, a visibilidade dos motoristas fica encoberta criando uma situação propícia para a ocorrência de acidentes.
Foi aí que interpelei o Conselho Municipal de Trânsito do qual obtive a resposta de que, aquele ponto de ônibus, será desativado tão logo estejam prontas as placas de sinalização indicando a nova localização que ficará entre a Rua Tiradentes Dom Pedro I. Seria uma questão de dias apenas, semanas talvez.
Nesse caso é esperar!

EM TEMPO E RESPONDENDO - Até onde eu sei, a repaginação da Praça Dr. Avelino Steffens vai ensejar algumas mudanças que estão sendo pensadas pela administração. O projeto prevê um quiosque que deverá ficar no centro da praça, com exploração comercial. Aí, por enquanto não sei o que vai acontecer com os dois dogs, mas certamente eles deverão ser transferidos do local onde se encontram. As tratativas prosseguem e é esperar para ver.
Mas posso garantir que a nossa praça central vai ficar um espetáculo e corresponderá plenamente às expectativas da comunidade. É um sonho antigo que estará se realizando. Lembram que sempre se falou num coreto no centro da praça? Pois então!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A LINGUA PORTUGUESA E SUAS ARMADILHAS INDESEJÁVEIS!

É claro que escrever errado não é aconselhável não é mesmo! Principalmente por quem tem o hábito de escrever. Por vezes cometemos pequenas gafes que só mais tarde a gente nota que praticou. No tempo de jornal então, acontecia com certa freqüência. Fazia o texto, revisava, achava que estava tudo dentro dos conformes, e quando pegava o jornal a primeira coisa era achar o erro ou a gafe.

Aqui mesmo, por vezes cometo erros, equívocos e gafes. Mas o bom do blog é que você pode corrigir, a partir de sua própria observação ou de alguém que assim o faz para contribuir. Com exceção de alguns poucos engraçadinhos, que preferem tirar sarro e baixar o nível. É claro que a gente sabe fazer essa interpretação pelo tom do comentário.

Nestes dias andei em que andei recluso, aproveitei para ler alguma coisa diferente e me deparei com uma crônica de Rubem Braga, entre tantas outras de outros autores brasileiros.
Tem uma crônica dele entitulada “Nascer no Cairo, ser fêmea de cumpim”, por exemplo que é especial, para dar sequência a este comentário. Prefiro transcrever a crônica na íntegra. Ei-la!

Conhece o vocábulo de escardichar? Qual o feminino de cumpim: Qual o antônimo de póstumo? Como se chama o natura do Cairo?
O leitor que responder “não sei” a todas estas perguntas não passará provavelmente em nenhuma prova de Português de nenhum concurso oficial. Mas se isso pode servir de algum consolo à sua ignorância, receberá um abraço de felicitações deste modesto cronista, seu semelhante, seu irmão.
Porque a verdade é que eu também não sei. Você dirá, meu caro professor de Portuguê,s que eu não deveria confessar isso: que é uma vergonha para mim, que vivo de escrever, não conhecer o meu instrumento de trabalho, que é a língua.
Concordo. Confesso que escrevo de palpite, como outras pessoas tocam piano de ouvido. De vez em quando um leitor culto se irrita comigo e manda um recorte de crônica anotado, apontando erros de Português. Um deles chegou ame passar um telegrama, felicitando-me por que não encontrara, na minha crônica daquele dia, um só erro de Português; acrescentava que eu produzira uma “página de bom vernáculo, exemplar”. Tive vontade de responder: “Mera coincidência” – mas não o fiz para não entristecer o homem.
Espero que uma velhice tranqüila – no hospital ou na cadeia, com seus longos ócios – me permita um dia, estudar com toda calma a nossa língua, e me penitenciar dos abusos que tenho praticado contra a sua pulcritude. (Sabem qual o superlativo de pulcro? Isto eu sei por acaso: pulquérrimo! Mas não é desaminador saber uma coisas dessas? Que me aconteceria se eu dissesse a uma bela dama: a senhora é pulquérrima? Eu poderia me queixar se seu marido me descesse a mão?)
Alguém já me escreveu também – que sou um escoteiro ao contrário. “cada dia você parece que tem de praticar a sua má ação – contra a língua”. Mas acho que isso é exagero.
Como também é exagero saber o que quer dizer escardichar. Já estou mais perto dos cincoenta que dos quarenta; vivo do meu trabalho quase sempre honrado, gozo de boa saúde e estou até gordo demais, pensando em meter um regime no organismo – e nunca soube o que fosse escardichar. Espero que nunca, na minha vida, tenha escardichado ninguém; se o fiz, mereço desculpas, pois nunca tive essa intenção.
Vários problemas e algumas mulheres já me tiraram o sonho, não o feminino de cupim. Morrerei sem saber isso. E o pior é que não quero saber: se nego-me terminantemente a saber, e, se o senhor é um desses cavalheiros que sabem qual é o feminino de cumpim, tenha a bondade de não me cumprimentar.
Por que exigir essas coisas dos candidatos aos nossos cargos públicos? Por que fazer do estudo da língua portuguesa uma série de alçapões e adivinhas como essas histórias que uma conta pra “pegar” as outras? O habitante do Cairo pode ser um cairense, cairel, caireta, cairota ou ainda cairiri – e uma única utilidade de saber qual a palavra certa será decifrar um problema de palavras cruzadas.
No fundo o que esse tipo de gramático deseja é tornar a língua portuguesa odiosa; não alguma coisa através da qual as pessoas se entendam, mas um instrumento de suplício e de opressão que ele, gramático, aplica sobre nós, os ignaros.

Mas a mim é que não me escardicham assim, sem mais nem menos: não sou fêmea de cumpim nem antônimo de póstumo nenhum: e sou cachoirense, de Cachoeiro, honradamente – de Cachoeiro de Itapemerim!

CONFIRMADOS SETE CASOS DE DENGUEEM IJUI

Olha só o que site zerhora.com está noticiando no final deste domingo, 21. Os resultados positivos de exames preliminares foram divulgados pelo próprio secretário da Saúde Osmar Terra
Dos 11 casos analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), sete são de dengue. No momento, a Secretaria já trabalha com a possibilidade de surto epidêmico.
Técnicos e equipamentos de prevenção, como bombas individuais, serão encaminhados à cidade nesta segunda-feira.. O resultado dos exames definitivos, realizados no Laboratório Lutz em São Paulo, devem sair em 48 horas.

Pois saibam que tenho me deparado frequentemente com pessoas que ignoram essa questão da dengue. Sempre que converso com o Betão da Vigilância Sanitária de Tapera, me convenço mais de que o problema é muito complicado, grave eu diria.

E o pior é que o problema poderia não existir se cada um de nós fizesse a sua parte, cuidando para que no seu território não haja água parada e limpa. Você já imaginou o montante financeiro que poderia ser aplicado em outros investimentos, caso houvesse uma efetiva responsabilidade da população!

Pois então, essa notícia que vem de Ijui é motivo suficiente para que a gente redobre a atenção em relação a essa questão de água parada que é o hospedeiro preferido do mosquito que transmite a dengue.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ENFIM O RETORNO

Como diria Roberto Carlos em uma de suas tantas celebres canções, "Eu voltei, voltei para ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar"...

Andei por aí, saí um pouco de minha rotina... Saí para espairecer como diria o gaúcho. Andei por Arroio do Sal, Rondinha, Torres, Capão Novo. Praia pra variar, mas também é a maneira mais prática de sair em férias. Pelo menos sob meu ponto de vista.
Mas confesso que praia já não faz mais meu gênero. Cansei de, por anos, passar até três semanas no litoral, tanto gaúcho como catarinense, mas confesso que enjooei. Não faz mais meu gênero. Todo o dia é a mesma coisa e isso andou me cansando.
Decisão tomada: começo a partir de agora projetar as próximas férias no verão de 2011. Vou fazer algo diferente. Viajar, sei lá, fazer tudo, menos ir para uma praia. É exatamente isso que vou fazer.

No mais, enquanto estive fora nesta semana que está findando, de domingo até hoje, acessava o blog pelo menos duas vezes por dia. Só para atualizar os comentários que, mesmo sem postagens minhas, eles foram muitos, até para minha surpresa.

E ao retornar neste sábado à tarde, me deparo com o desabafo do presidente do Clube Aliança, Clóvis Grotto, que fez de tudo e mais um pouco para que tivéssemos o retorno dos velhos carnavais de Tapera, porém, todo seu esforço foi em vão. Faltou prestígio do taperense e da maioria dos associados. E principalmente de blocos daqui que preferem se divertir e prestigiar o carnaval de outras cidades em detrimento do nosso. Uma lástima, mas eu já havia escrito aqui mesmo que o carnaval de Tapera "já era" por conta desse tipo de procedimento, inadmissível, diga-se de passagem.

Por falar nisso mesmo que nada tenha a ver com isso, mas a notícia boa, pelo menos pra mim, é o fim do horário de verão, que vai embora hoje, dia 20 à meia noite. Aliás, prá mim já vai tarde!

Então hoje, por conta de meu retorno seria isso. A gente se se fala e se vê por aí!

EM TEMPO: Havia me esquecido, mas faço a observação agora, sem problemas. Quero dizer que já não se faz mais praia como antigamente, ou até poucos anos atrás. Nos últimos anos, a instabilidade do tempo está frustrando cada vez mais veranistas que se mandam para a orla para celebrar o sol e a água do mar. Mas não é isso o que se tem visto. É muita instabilidade, muita chuva, muitas nuvens e sol que é bom, muito pouco. Se bem que acho até que são os designios, pois o sol anda tão malvado provocando tantos problemas de pele, que até parece existir o dedo de alguém para fazê-lo cada vez menos frequente no verão.

A propósito da instabilidade do tempo, andei conversando com veranistas de carteirinha, e a resposta foi sempre a mesma: a praia está cada vez mais frustrante, pela inexistência do astro maior que é o sol.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

OLHA EU AQUI!

Alô meu povo! Não suportei e aqui estou. Havia prometido a mim mesmo retornar a fazer postagens a partir de domingo, mas não resisti a tentação. E que tentação! Claro que trouxe um note book e além do mais as Lan House proliferam por aí. Mas havia decidido dar um tempo de uma semana. Só passava aqui para atualizar os comentários, mas agora, quinta-feira, 20h28min, não resisti!!!
O que tenho feito? O que um ser normal faz de vez em quando. Desliga de tudo e fica ao Deus dará. Só que eu não desliquei de um todo. Pelo menos duas vezes por dia venho até a Lan para atualizar os comentários.
Mas logo estarei de volta, e o importante é que os internautas continuam usando este espaço para manifestar suas idéias, mesmo sem a minha participação em posts.
Então é isso. Fico por aqui, para não me entusiasmar, pois isso aqui é um vício, gostoso, mas é um vício e todo o vício deve ser combatido ou eliminado. No meu retorno conto o que se passou por aqui. Tenho tudo anotado! Até + ver! Fui!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

UMA SEMANA LIGHT!

Pessoal é o seguinte: nesta semana que está começando neste domingo, ou a semana começa na segunda? Bem deixa pra lá, mas o que quero dizer é que nesta semana estarei um pouco mais preguiçoso em relação a este blog. É que neste período vou me recolher, pois também sou filho de Deus e não sou de ferro. Então, atualizarei este blog com menos frequêcia, o que quer dizer que alguns dos comentários, certamente demorarão um pouco mais para serem publicados. Mas mesmo assim a gente se fala. T+ ver então!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

VAMOS LÁ É CARNAVAL

Estou retornando da Muamba do Clube Aliança e pela motivação do povo, posso deduzir que teremos um belo carnaval em Tapera. Não tenho dúvidas de que se os velhos carnavalescos estiverem a fim, teremos um bom carnaval sim. Para brincar, descontrair e divertir. O Clube Aliança é a nossa casa e vamos fazer dela um local de descontração.

LAGOA FEST SE APROXIMANDO


Clique na imagem para ampliar

A AURA DE UMA CIDADE

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Durante muitos anos joguei Sim City, acho este um jogo fascinante. Consiste em uma simulação que permite ao jogador planejar, criar, construir e gerenciar uma cidade partindo de um terreno. É possível criar montanhas e mares, definir o leito dos rios e as condições climáticas, formar florestas, enfim, agir como um deus. Além disso, o jogador precisa gerenciar a cidade, planejar o orçamento e ainda administrar vários problemas urbanos, como a manutenção de vias públicas, transportes, saneamento básico, educação e bem estar social. E a população é muito exigente. O grau de contentamento dos moradores é medido pela aura, uma espécie de estado de espírito coletivo.
Entendo quase nada de política e de gestão municipal, sou apenas uma leiga observadora. Moro há cerca de três anos em uma cidade cuja definição correspode a uma casa abandonada, rústica e em ruínas, com apenas algumas paredes em pé. E isso, claro, soa como poesia para meus ouvidos. Uma antítese propriamente dita: a casa em ruínas que está sendo reconstruída. Vejo coisas palpáveis sendo feitas. Coisas que os olhos percebem: asfaltamentos, construção de creches, o projeto de uma nova biblioteca, a cidade limpa, controladores de velocidade, um caminhódromo... Mas mais do que isso, estão sendo reconstruídas perspectivas para o futuro. A cidade está saindo da inércia. O que pode ser visto está influenciando o que pode ser feito. Vejo flores nas ruas. Vejo as pessoas mais felizes e entusiasmadas. Vejo a aura da população se expandir.

Postado por Renata
http://passardias.blogspot.com/2010/02/aura-da-cidade.html

OTIMISMO DO PRESIDENTE PARA O CARNAVAL

Conversei com o presidente do Clube Aliança, Clóvis Grotto e senti um otimismo muito grande nele em relação ao carnaval da entidade que preside. Disse que a parceria com o Parque Aquático Taperense é muito importante para ajudar a revitalizar o nosso carnaval. Além disso, disse que montou algumas estratégias que acredita tornarão o carnaval do Clube Aliança bastante atrativo. Disse que blocos de fora aportarão no Clube Aliança e aproveitou para fazer um chamamento aos casais dos velhos carnavais de Tapera para que marquem presença nas duas noites: sexta-feira, 12 e sábado 13 de fevereiro. A animação será do Santa Mônica e o Carnaval Infantil, no domingo à tarde.

E na terça-feira o Parque Aquático Tapera realiza o seu Carnaval Infantil, que tem como atração os tradicionais concursos. Melhor Fantasia, Melhor Bloco etc.

E você, vai botar seu bloco na rua ou não?

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O CRIME COMPENSA SIM, COMO NÃO!

Definitivamente o crime no Brasil compensa sim. É só considerar o novo valor do Auxílio Reclusão que beneficia, e como, quem está recolhido a qualquer presídio do país. Se não vejamos. Pelo Auxílio Reclusão, o apenado de baixa renda tem direito a um benefício de R$ 798,30 por mês por dependente. Não consideremos o número de dependentes que o preso possa ter, mas o valor do benefício que ultrapassa em muito o do salário mínimo – R$ 510,00 – que é pago a um trabalhador, desde que faça 08 horas por dia e na maioria das vezes debaixo de um sol escaldante.

É no mínimo um paradoxo sem precedentes. Fosse o valor do benefício o mesmo do salário mínimo, até que se aceitaria, por conta de justicativas inerentes à condição humana, essas coisas.

Mas que é um paradoxo, isso não resta a menor dúvida. Um preso, que cometeu um delito, ganha mais do que um trabalhador ou de um aposentado que contribuiu 35 anos para a Previdência.

Quando li a matéria na imprensa, aliás, minto, ouvi no rádio, num primeiro momento tive a impressão de ter ouvido mal, ou que o locutor estava equivocado. Mas não. Fui conferir, e para o meu espanto a informação era verdadeira.

Eu pelo menos penso assim, e você o que acha disso?

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E O ROMPIMENTO DOS CANOS CONTINUAM COMO DANTIS

Acreditem, na Avenida Xv de Novembro num trecho de não mais que 50 metros os canos da Corsan estouraram em três locais. Isso só para citar aquele, porque a cidade inteira está convivendo com este problema, que um dia foi prometido que acabaria com a troca da tubulação. Transformaram a cidade numa poeira e num barral só, mas os anos se passaram e o problema continua, o que é uma lástima, principalmente porque beleza do asfalto fica comprometida por remendos e mais remendos.

EM TEMPO: Nos tempos de Jornal Integração, lá nos idos de 80, 90 cansei de noticiar que o rompimento dos canos da Corsan era um problema crônico, até que anunciou-se que eles acabariam com a troca da tubulação, de cimento amianto por PVC. Tudo balela, conversa para boi dormir. Os canos continuam estourando como antes. Há quem diga que até os reparos são mal feitos e o povo está a exigir mais responsabilidade de parte da instituição.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TOCA DO COELHO COMEÇA GANHAR CORPO E FORMA

Clique na imagem para
ampliar e conferir .

sábado, 6 de fevereiro de 2010

TAPERA CELEBRA 55 ANOS!

Clique na imagem para ampliar

VOCÊ PASSA CALOR POR CONTA DE ECONOMIA?

Pois essa onde de calor anda tão forte e intensa que decidi radicalizar. Não quero nem saber para quanto vai a conta de luz no final do mês. Hoje estou estreando um ambiente, climatizado, onde me encontro escrevendo neste momento aqui em casa. Não supertei e me rendi às benesses oferecidas pela tecnologia, sem me importar com o preço desse prazer.

À noite também não dispenso o ar condicionado, mas isso já faz bem mais tempo. Então, com três aparelhos em funcionamento, a conta de luz vai para as alturas. Se bem que agora, por exemplo, só tem um aparelho ligado. Os três juntos vai acontecer raras vezes.

Tudo bem, mas pelo menos não passo calor, posso trabalhar em casa nas horas de folga e finais de semana, mais tranquilamente e com muito mais produtividade.
Tem gente que não faz o que faço e me chama de consumista. Passa calor, por conta de uma conta de luz baixa. Claro que cada um, cada um, como diria alguém, mas eu não passo calor nem frio. Enquanto tenho condições sustento minhas vaidades. E luto por elas!

É claro que tem outras alternativas para se ver livre do forte calor. A praia, a piscina, o lago! A praia está longe, piscina não tenho em casa e lago também é difícil.! Então me resta o ar condicionado.

E você, o que faz para se livrar desse calorão? Passa calor por conta de economia, ou também faz como eu e radicaliza.! Diga aí, manda ver!

EM TEMPO: Mas tem um outro lado que é preocupante. Quanto mais aparelhos ligados, maior consumo de energia e aí aumentam as possibilidades de um apagão. Você já pensou nisso? Ninguém descarta esta possibilidade e então, diante disso, precisamos ser racionais e não abusar o consumo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

BIG BROTHER É O CANAL?

E daí brother! Ih lembrei do Big Brother, quando na verdade iria tecer comentários generalizados, mas já que o tema vem à tona vamos lá.
Não tenho como meu programa predileto, mas já que o assunto surgiu...
Esse Big Brother tem tudo ou nada a ver? Não sou assiduo, vez por outra assisto, quando me deparo com a tv ligada, mas sinceramente entendo que poderia ser uma coisa melhor, para usar um linguajar bem comum. Pelo horário, que é nobre!
Mas é aí que eu quero chegar. Qual a sua opinião sobre esse tipo de programa em horário nobre da televisão.

AS FLORES DE TAPERA!

Olha só que fato digno de registro. A cidade de Tapera foi indicada, junto com Selbach, para disputar a representação da AMAJA no Concurso Estadual “Município Mais Florido do Rio Grande do Sul”, que integra o projeto Prefeitura Parceira do Governo do Estado. O concurso, realizado em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tem como propósito contribuir para o embelezamento e a valorização ambiental de espaços públicos.
Nesta quinta-feira, estiveram aqui, representantes do Gabinete da Governadora, Secretaria-Geral de Governo - SGG, Emater, Famurs e Fundação Zoobotânica, para avaliar os dois municípios.
Foi nomeada uma comissão composta por representantes de Fortaleza dos Valos, Lagoa dos Três Cantos e de Quinze de Novembro, que optaram por indicar o município de Selbach para participar do concurso em nome da AMAJA. Pesou bastante nesta escolha, o histórico de Selbach em relação ao ajardinamento de suas ruas e logradouros públicos, tendo inclusive adotado o cognome de Cidades das Flores com a realização do evento chamado Blumenfest – Festa das Flores.

Realmente o ajardinamento de ruas e logradouros públicos de Tapera está chamando a atenção de nós e de quem nos visita. É preciso que se diga igualmente, que se fosse pelo momento atual pura e simplesmente, o município indicado deveria ser Tapera que apresenta-se muito mais florido, destacando-se toda a Avenida XV de Novembro, que está tomada por Tagetes. Os próprios visitantes admitiram esta possibilidade, mas é preciso seguir um regulamento e assim foi feito. Selbach levou a representação pelo seu histórico.

Na verdade esta condição é muito importante para Tapera, tem na melhoria do aspecto urbanístico uma das metas da administração municipal.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

UMA SITUAÇÃO SUIGENERIS, ALIÁS, SEM EXPLICAÇÃO!

Pois olha, como se diz por aí, eu vou morrer e não vou ver tudo. Essa do prefeito de Barracão foi demais meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesmo! Que loucura! Ele convidou alguns servidores, pegou uma viatura que servia para o transporte de pacientes e se mandou para a praia.
Sinceramente, nao consigo entender como uma pessoa que toma uma atitude como essa, é prefeito de uma cidade. E o pior é que, quando lhe questionaram, disse que não via nenhum mal nisso! Aí, desliguei a televisão e fui tomar uma ducha gelada!

MAS QUE CALOR DE LOUCO TCHÊ! O QUE VEM A SER ISSO?

Pessoas queridas de meu coração varonil. Mas e o que significa esse tempo! O calor é algo insuportável. Nunca se viu coisa igual. Temperaturas beirando os 40º com a sensação térmica bem acima disso em certas regiões como Porto Alegre e Santa Maria. Por aqui, os termômetros estão batendo nos 35 graus e a sensação térmica só não é maior por causa de uma levre brisa que atenua um pouco o calor.
É impossível trabalhar em ambientes fechados sem ar condicionado. O ventilador não dá conta. Joga contra a gente um vento quente insuportável. E tem gente diz que isso é só o começo, tudo por culpa do tal aquecimento global, que muitos teimavam - não teimam mais - em acreditar que pudesse ocorrer.
Mas é a vida e ainda bem que nosso organismo tem um bom poder de adaptação. Logo, logo estará adaptado às novas temperaturas, que no inverno também se anuncia serão extremas.

Mas propósito essa diferença entre o que termômetro marca e o que as pessoas sentem deve-se à umidade do ar, que faz com que o calor não saia do corpo, funcionando como um cobertor. Se o tempo estivesse seco, a transpiração regularia a temperatura e evitaria o abafamento. A onda de calor se deve ao ar quente que vem do norte do país em direção ao Estado associado ao fato de ter chovido pouco nos último dias.

MAS A PROPÓSITO, o que você tem feito para amenizar o calor?

LAGOA FEST COM PROGRAMAÇÃO DEFINIDA

Programada para os dias 19, 20 e 21 de março a 9ª Lagoa Fest 2010 já tem sua programação definida e já está sendo divulgada. Conforme a assessoria imprensa da Prefeitura Municipal, a festa deste ano terá uma série de atrativos diferenciados, fazendo com que o público que sempre tem prestigiado o evento possa ter mais opções em termos gastronomia, artesanato e atrações culturais.
Conforme o prefeito Ernor Weber, em novembro do ano passado foi oportunizado para as pessoas que trabalham com restaurantes, um curso de Culinária Alemã com a professora Gilda Rauber, uma das responsáveis pela gastronomia da October Fest de Santa Cruz do Sul. Participaram das aulas, 8 pessoas que aprenderam novidades em termos de pratos típicos da cozinha germânica. "Estas novidades serão parte dos cardápios da festa", salientou ele.

Os estandes para os comerciantes de fora do município já estão sendo comercializados e a procura mais uma vez tem sido intensa por empresas que já expuseram em anos anteriores e também aquelas que querem estrear no evento.

O público infantil também será motivo de uma atenção especial por parte dos organizadores. Várias atrações infantis foram projetadas para os três dias da festa, tudo animado com shows de primeira linha no mundo das bandas, cujo roteiro é o seguinte:
Sexta-feira 19.03.2010
20:00 Abertura Oficial
21:30 Musical Eclipse
23:00 San Marino
01:00 Danúbio Azul
Sábado 20.03.2010
11:30 Musical Renovasom
13:30 Grupo Só Alegria
15:30 Banda Happy Brass
18:30 Show com Grupos Folclóricos
19:00 Banda Munich
22:00 La Montanara
01:00 Calmon

Domingo 21.03.2010
11:30 Banda Diversom
14:00 Monte Azul
16:30 K´Necus
19:00 Choppão
Para pessoas interessadas em participar dos concurso de escolha dos nomes dos mascotes do evento as informações estão no site http://www.lagoafest.com.br/.

Marcadores:

TOCA DO COELHO E FEST PÁSCOA COM PRIMEIROS SHOWS DEFINIDOS

A XI Toca do Coelho e a I Fest Páscoa de Tapera, começam a ganhar corpo e forma em relação aos shows que junto com a gastronomia devem ser os maiores atrativos do evento programado para 18 de março à 04 de abril.
O evento já tradicional em Tapera, este ano vem ampliado e diversificado com a 1ª Fest Páscoa, tendo como atrativos, Feira de Flores, Feira de Pequenos Animais, Feira de Artesanato, Encontro de Motos, Feira da Agroindústria, Feirão de Carros e Motos, Feira do Vestuário, Brique Natalino, Praça de Alimentação, Restaurante, Feira do Chocolate.
Até o momento seis shows inéditos já estão confirmados tendo como destaque o Show Nacional com Michel Telló - FOTO AO LADO - ex-vocalista do Grupo Tradição, programado para a noite de 01 de abril. Os demais shows confirmados são estes:
Dia 26/03 – Show Sertanejo Ever e Fael
Dia 27/03 – Show Nacional “Na Ira do Rock” com NASI(ex-vocalista Banda Ira) & Banda RelesPública –
Dia 28/03 – Show Nacional Banda “Os Formigos”
Dia 02/04 – Cezar Oliveira e Rogério Mello
Dia 03/04 – Show Sertanejo Giovani e Ricardo
Vale destacar que, além dos shows o evento proporcionará happy hours com artistas e talentos locais, praticamente todos os dias.
O lançamento oficial da Toca do Coelho e Fest Páscoa, ocorrerá por ocasião das festividades de aniversário do município que comemora 55 anos, no dia 28 de fevereiro na Praça Dr. Avelino Steffens.
Ressalte-se por fim, que no Estado, são apenas dois eventos que contemplam a Páscoa. Tapera com a Toca do Coelho e Canela, com a Festa da Páscoa.

Marcadores:

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

JUIZ FAZ NOVO DESABAFO

Ao fazer uma espécie de prestação de contas ou um relatório das atividades do Poder Judiciário de Tapera em 2009, ao final do Juri de sexta-feira passada, o Juiz Dr. Rodrigo de Azevedo Bortolli, fez mais um desabafo contra seus supostos desafetos, aqueles que se incomodam com sua permanência na Comarca por onze anos. Em tom elevado de voz disse, entre outras coisas, que os números recordes do seu relatório são prova de seu trabalho e competência à frente da Comarca, aproveitando o momento para criticar a quem, de forma leviana o ataca, com fofocas e maledicências.Entre tantas citações, disse que o julgamento de um fato ocorrido em maio de 2009, menos um ano depois, é uma prova de que o trabalho à frente da Comarca local é feito de forma séria e responsável.


Para saber tudo sobre a lagoa fest, acesse: www.lagoafest.com.br