domingo, 31 de janeiro de 2010

PADRE ARNILDO FRITZEN É DESTAQUE EM ZERO HORA DOMINICAL

Alvo de homenagens ontem á noite no Tenarião, no jantar de sua despedida, o Padre Arnildo Fritzen, aparece em destaque na edição deste domingo do jornal Zero Hora. "Os infiltrados" é o título de uma série de reportagens que Zero Hora publica, sobre o movimento dos sem-terra, a partir da Encruzilhada Natlino em Ronda Alta. A reportagem relata fatos sobre período em que agentes do governo se misturavam aos opositores do regime e vigiá-los
O Padre Arnildo Fritzen era tido como um dos mentores do movimento e é uma dos principais personagens da série. Aparece numa foto à frente da Matriz de Tapera, onde concedeu entrevista aos repórteres de Zero Hora.
Conforme Zero Hora em certa altura da reportagem, havia uma motivação muito grande dos infiltrados em desmoralizar o sacerdote que respondia pela paróquia de Ronda Alta: flagrá-lo quebrando o voto do celibato ou desviando fundos dos sem-terra.
É uma reportagem que vale a pena ser lida. São três páginas - 27 a 30.

Para saber tudo sobre a lagoa fest, acesse: www.lagoafest.com.br

sábado, 30 de janeiro de 2010

UM PADRE QUE VAI E OUTRO QUE VEM. É A ROTINA DA VIDA!

Neste sábado andei um tanto quanto preguiçoso, acho que foi porque dormi demais após o almoço. Dormi feito um príncipe e fiquei zen o resto da tarde. Por várias vezes ensaiei a minha caminhada tradicional, tentei, tentei, até que acabei indo. Mas foi uma caminhada rápida de não mais que meia hora.

Na verdade odeio caminhar. Caminho porque faz bem para a minha saúde. Aos poucos estou retomando o tênis, esporte que pratiquei por muitos anos, com muito prazer. Estou na fase do paredão que á primeira etapa de quem inicia ou reinicia no tênis. Mais uma semana de paredão e estarei de volta às quadras, não para competir, porque tenho que me colocar no lugar devido, mas para incrementar e diversificar a prática de exercícios físicos.

Neste sábado à noite temos dois eventos em Tapera. O jantar de despedida ao Padre Arnildo Fritzen e o show de Clarissa Mombelli, taperense que anda fazendo sucesso no portinho com uma música bem agradável.

Alguém me passa um torpedo pedindo que comente a saída do Padre Arnildo Fritzen, mas me limito a citar o fato sem entrar no mérito da questão. Tem os que contestam a sua saída e também aqueles que se mostram indiferentes.

Diante de um fato consumado, a melhor alternativa é aceitar os designios e torcer para que o novo Padre encontre aqui, um clima legal para desenvolver o seu sacerdócio, em busca da espíritualidade das pessoas que é uma coisa que anda tão em voga nos últimos tempos.

Tem uma máxima que diz que ninguém é insubistituível e que as coisas não acontecem por acaso. Tudo tem uma explicação e a transferência do padre Arnildo também deve ter. Quem viver deve ver!

Quem não garante que lá em Carazinho, aquele povo anda precisando mais do que nós de alguém, como o Padre Arnildo, que é metódico sim, mas de uma consciência espitirual que jamais vi, razão pela qual sua saída daqui está sendo tão sentida.
Que o Padre Arnildo continue seu trabalho e que o novo Padre seja bem vindo à nossa comunidade.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DÉLCIO GEISEL CONDENADO A 19 ANOS DE PRISÃO

Acabou antes do prazo previsto, por volta das 22h o julgamento de Délcio Geisel, acusado de matar sua mulher Janete Konrad com um tiro de revólver. Mesmo que a prova do crime não tenha sido encontrada e apresentada, no julgamento deste dia 29 de janeiro de 2010, o agricultor que também foi vereador de Selbach, foi condenada a 19 anos e nove meses de prisão. O corpo de jurados entendeu, por maioria que ele, Délcio Geisel, foi o autor do disparo que matou Janete Konrad.

A defesa deve recorrer da decisão, mas Délcio Geisel, continua preso. Aguardará o resultado do recurso recolhido ao presídio de Espumoso.

Mesmo que a prova do crime (revólver) não tenha sido encontrada, todas as evidências levaram à autoria do marido Délcio Geisel. O motivo do crime, teria sido amante de Délcio que, por ironia do destino morreu num acidente em Tio Hugo, algumas semanas depois de Janete ter sido assassinada. A acusação sustentou a tese de que a estratégia de Delcio Geisel, era eliminar a esposa para ficar com a amante destacando-se que ele premeditara o crime.

TRIBUNAL DO JURI EM TAPERA

20h40min - Retornei ao Fórum onde se realiza a sessão do Tribunal do Juri que tem como réu o ex-vereador selbachense Délcio Geisel., acusado de matar a sua mulher Janete Konrad. Neste momento o Promotor Dr. Valdoir está na sua hora de acusação. As previsões do Dr. Rodrigo estão se confirmando. Das 21 às 22h, o Dr Rafael, Defensor Público, terá uma hora para defender o réu. O juri deve mesmo acabar por volta das 23h, conforme as previsões iniciais.

ABERTA A SESSÃO DO TRIBUNAL DO JURI

Estive agora há pouco lá na Sala do Tribunal do Juri, no Forum de Tapera, onde ocorre desde ás 8h30min, o julgamento de Délcio Geisel, agricultor e ex-vereador de Selbach, acusado de matar sua esposa Janete Konrad com um tiro de revólver.
O crime aconteceu no ano passado, na propriedade da família, em Linha Floresta, Selbach e está cercado de mistérios, inclusive com o possível envolvimento de uma mulher que já morreu num acidente de trânsito alguns dias depois do crime.
O juiz da comarca de Tapera Dr. Rodrigo de Azevedo Bortoli., preside a sessão, atuando na defesa o Defensor Público, Dr. Rafael Rafaele e o Promotor Valdoir Bernardi de Farias na acusação.
Quatro homens e três mulheres formam o Conselho de Sentença: Anelise Schumann, Andressa Noal, Geimar Spironello, José Galdino Koheller, Leandro Vieira, Mateus Pierezan e Monique Hauns Bervian. Pela manhã serão ouvidas as testemunhas, e à tarde teremos o interrogatório, seguido dos debates. Á noite deve acontecer o confronto final entre acusação e defesa. Dr. Rodrigo confirmou que a sentença deve ser proferida por volta das 23h de hoje.

15h15 - A foto é do momento em que o réu Délcio Geisel, era interrogado pelo Promotor, Dr. Valdoir. Antes que você pergunto eu justifico. Foto dos jurados não é permitida.
QUERES INFORMAÇÕES SOBRE A LAGOA FEST? www.lagoafest.com.br

EX-VEREADOR DÉLCIO GEISEL NO BANCO DOS RÉUS

Agora acho que já dá para revelar a identidade do principal suspeito da morte de Janete Konrad.
Mais de 100 dias depois da morte da agricultora Janete Konrad Geisel, no dia 24 sde agosto delegada Diná Rosa Aroldi reuniu a imprensa para anunciar a prisão do suspeito, porém sem revelar a sua identidade.
Na oportunidade, segundo Diná, a perícia realizada no local do crime bem como os depoimentos tomados até então não deixavam dúvidas de que o suspeito preso era o autor do crime. Perguntado sobre a identidade do suspeito ela somente disse tratar-se de uma pessoa muito próximo da vítima, sendo um familiar seu.

Embora a delegada Diná não tenha divulgado o nome do suspeito preso, quer se crer porque não existiam provas cabais da autoria do crime, todo mundo viu que o preso era o próprio marido da vítima, o ex-vereador Délcio Geisel, que nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro está indo a juri popular na Comarca de Tapera. O Juri deve iniciar ás 09h e segundo se estima, com previsão de encerramento por volta da meia noite de hoje.

Vou ficar antenado e assim que surgirem novidade, estarei aqui para informar.

O QUE FOI PUBLICADO AQUI NO DIA 24 DE AGOSTO DO ANO PASSADO
08h42 - Acabo de ouvir a entrevista da Delegada Diná Aroldi que justificou o fato de ter preso um suspeito, que ela particularmente considera o autor do crime, sem ter divulgado o seu nome. Ela entende que o suspeito estava no local do crime, porém como a prova do mesmo não existe, que é o revólver, não há como indiciá-lo. Por enquanto. Isso só será possível mediante uma prova concreta e irrefutável da autoria do crime. Na verdade as evidências levam a autoria deste familiar da vítima mas faltam provas mais contundentes. Mas ela tem certeza de sua autoria.

EM TEMPO: Você apostaria alguma ficha no resultado deste juri?

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

AS ATRAÇÕES DE MARÇO NA REGIÃO

O mês de março está recheado de atrações na região. A Expodireto de 15 a 19 de março, mesmo período do Festival da Cuca e da Linguiça em Victor Graeff; dia 18 de março, abre a XI Toca do Coelho e I Fest Páscoa de Tapera e nos dias 19, 20 e 21, a Lagoa Fest de Lagoa dos Três Cantos. A propósito da Lagoa Fest, você participou do concurso para escolha dos nomes dos mascotes da festa?
Acesse http://www.lagoafest.com.br/ e participe!

AS MÁQUINAS RONCARAM SIM! EU SEI!

Realmente ouvi o ronco das máquinas que enfim começaram as obras de asfaltamento da ERS 332 entre Lagoa à Não me Toque.
Pois olha, em relação a esta obra prefiro ser comedido, pois quando me entusiasmei outras vezes durante 30 anos, me dei mal. Então, quero ser prudente. Vou esperar um pouco mais para exaltar este asfaltamento, que não tenho dúvidas, vai mudar o perfil econômico de Tapera. Isso se nossas lideranças souberem tirar proveito desta importante obra para nossa região.
Tenho a impressão que a cidade vai crescer para o lado da RS 223, no sentido sul. É esperar, primeiro pela conclusão da obra, que segundo se anuncia, é para estar bem encaminhada até a Expodireto Cotrijal, de 15 a 19 de março.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TAPERENSE ENTRE OS APROVADOS DA UFGRS

Hoje foi divulgado o listão dos aprovados na universidade mais cobiçada do Rio Grande do Sul. O Listão da UFGRS, que é sonho de consumo de todo jovem, tem como aprovado um taperense. Paulo Victor Corazza, que conseguiu vaga em Ciência da Computação. Ele é filho de Paulo Cézar Corazza e de Carmem Gato. Ao nobre vestibulando meus parabéns.
A propósito, se alguém souber de outra aprovação, por gentileza!

MUNICÍPIOS UNEM-SE PARA TER CÂMERAS DE MONITORAMENTO

Podem comemorar aqueles que torciam por câmeras de monitoramento em Tapera. Isso vai ser possível, mediante um consórcio dos municípios que integram a AMAJA. Já que de forma individual se tornava difícil em razão do alto custo do investimento, os prefeitos entenderam que unindo forças seria possíovel instalar as câmeras de vigilâncias nas cidades de pequeno porte.

Em reunião realizada, nesta terça-feira (26) em Cruz Alta, foi aprovada a adesão dos municípios da AMAJA ao Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, para implantação do sistema de vigilância eletrônica.
A proposta tem por objetivo inibir a expansão da criminalidade nos municípios da região, pois que, conclui-se que a presença das câmeras de monitoramento tem poder de restringir a ação dos infratores.
Desde que assumiu a Prefeitura em janeiro de 2009, o prefeito Ireneu Orth tem se dedicado a estudar essa questão e sentindo a inviabilidade do projeto ser implementado de forma individualizada, projetou a sua regionalização através da AMAJA, entidade que preside desde o ano passado.
O sistema deve ser implantado com recursos do Pronasci e com contrapartidas dos municípios, o que torna o investimento perfeitamente viável. Mas primeiro é preciso pressionar a adesão do COMAJA ao programa do Governo Federal, o que será feito mediante uma audiência conjunta dos prefeitos em Brasília que deve acontecer brevemente.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FRANGO AO CREME DE ASPARGOS

Andei falando por ai sobre um prato que aprendi com os mestres Vera Marasca e Cláudio Wiener, para que todos possam saber de quem estou falando. Frango ao creme de aspargos. Uma delícia, uma loucura, que tomo a liberdade de passar aos meus nobres e fiéis internautas. Tá esperando a receita? Então vamos lá!

Ingredientes:
Uma forma de peito de frango
Um pacote de sopa de aspargo
Aspargos em conserva
Milho em conserva
Uma porção de requeijão

Então vamos à receita que é de uma simplicidade total

Ponha o peito de frango cortado em cubos a fritar em margarina, deixando dourar de leve.
Para um quilo de peito de frango, coloque meio pacote de sopa de aspargo num copo grande e complete com leite. Corte em pequenos pedaços o aspargo. Pode ser meio vidro de conserva.
Quando o peito de frango estiver pronto, salgado de leve, despeje a mistura do creme de aspargo e leite na panela, mais o milho e o aspargo picado. Mexa constantemente e quando estiver engrossando desligue o fogo e acrescente uma colher de requeijão. Mexa, reserve e sirva-se com arroz branco e saladas!

Faça e me conte!

O MESMO ÂNGULO - ANTES E AGORA!

Na manhã desta terça-feira (26), num giro pelo interior passei pela Barra do Colorado, onde aproveitei para fazer uma foto com a mesma pose da enchente que quase encobriu um quiosque de lazer às margens do Rio Jacuí e Colorado. Agora dá para a gente ter uma noção do aguaceiro que foi. A ponte que fica um pouco ao lado, com mais de cinco metros de altura, também ficou encoberta pelas águas. Na foto o sr. Carlito Hubner em posição idêntica - a pedido - nas duas fotos.

SIRENE DESLIGADA PERMITE PRISÃO DE LADRÃO

Olha só o azar do cidadão que tentou roubar o Restaurante Dom Fiorindo na madrugada desta terça-feira, 26. Ao pular o muro para entrar na área externa do Restaurante Dom Fiorindo, onde encontra-se um depósito com mantimentos diversos, o ladrão acabou sendo surpreendido com a presença de José Valmor Dahmer, da Tecnosul Monitoramento Eletrônico. Ao disparar o alarme em sua central, ele saiu em disparada até o local e corajosamente acabou surpreendendo o ladrão, que não sabia que a sirene do dispositivo estava desligado. Aliás, esta é a estratégia da hora. O alarme não dispara, só sendo ouvido na central de monitoramento, permitindo que os larápios sejam surpreendidos com a mão na massa.
Dessa forma, é bom os ladrões de plantão, colocarem suas barbas de molho e pensarem duas vezes antes de tentarem burlar o sistema de monitoramente.
O larápio mal sucedido trata-se de um taperense radicado em São Paulo, que acabou sendo entregue à Brigada Militar que encaminhou o cidadão à Delegacia de Polícia onde foi lavrada a prisão em flagrante.

domingo, 24 de janeiro de 2010

ESSA LINGUA PORTUGUESA....

A língua portuguesa é difícil.....até para fazer amor!
AMÁ-LA ou AMAR-TE?

O marido, ao chegar em casa, no final da noite, diz à mulher que já estava deitada :
- Querida, eu quero amá-la.
A mulher, que estava dormindo, com a voz embolada, responde:
- A mala... ah não sei onde está, não! Use a mochila que está no maleiro do quarto de visitas.
- Não é isso querida, hoje vou amar-te.
- Por mim, você pode ir até Júpiter, até Saturno e até à puta que o pariu, desde que me deixe dormir em paz...
AHAHAHAHAHAHHAH

OS MODELOS DOS DESFILES DE MODA QUE NÃO SE VÊEM NAS RUAS!

Uma coisa que sempre me chamou a atenção, a propósito do São Paulo Fashion Week. Qual a razão pela qual, os modelos apresentados nesse tipo de evento, não aparecem nas ruas. Não são as tendências da moda que eles apresentam nesses desfiles?
Sei que tu vais me chamar de ignorante, mas nunca se viu nas ruas os modelitos apresentados nas passarelas.
É no mínimo um paradoxo, mas tudo bem, não entendo nada de moda. Deixa pra lá! Mas que é estranho isso é. Ou alguém ousa me contestar.

PARABÉNS BEL EM DIREITO RENAN PEDRO KNOB

Participei na sexta-feira, 22 em Passo Fundo da solenidade de Colação de Grau de meu sobrinho e afilhado Renan Pedro Knob, que formou-se em Direito, pela Faculdade Anhanguera.
Quero aqui expressar minha alegria de poder ter compartilhado com ele e seus pais e irmã, deste importante momento da sua vida, agora profissionalmente encaminhado. Aproveito para desejar todo o sucesso do mundo ao Renan, e que ele seja tão eficiente na advocacia como tem sido com zagueiro e como fixo, nos campos de futebol e se salão por aí. Que sejas vitorioso em todas as suas jornadas jurídicas, feliz e realizado profissionalmente. Um beijo no teu coração Renan, e que Deus te ilumine sempre.

EM TEMPO – Eu não sei se você vai concordar comigo. Se concordar tudo bem, se não, tudo bem também, e com chances de se manifestar. Eu só acho que as solenidades de colação de grau são longas demasiadamente. A apresentação dos formandos é o que mais interessa, depois os pronunciamentos ficam para um segundo plano. E quando eles são longos demais então, é um sacrilégio.
Outra coisa: na minha opinião, o baile de formatura deveria acontecer na sequência à colação de grau, ou no dia seguinte. O intervalo para o jantar, quebra o gelo de um momento tão importante na vida de quem está galgando um importante degrau na sua vida e de seus familiares e amigos principalmente. É o que sinto quando participo de uma formatura e não poderia deixar de fazer o registro, já que tenho essa liberdade e essa oportunidade.

sábado, 23 de janeiro de 2010

PAT E ALIANÇA SE UNEM PELO CARNAVAL

Viu só com são as coisas. Espaços disponobilizados para sugestões e críticas são importantes numa e para uma sociedade. Parque Aquático Taperense e Clube Aliança, em anos anteriores, pelo menos no anterior, realizaram matinés infantis, cada qual em sua sede, o que não caiu muito bem aos olhos da comunidade. Por uma questão lógica: a cidade é pequena para dois eventos do mesmo gênero e no mesmo dia. Se não foi isso, por favor, me corrijam.

Com a experiência frustrada, para este ano as duas entidades decidiram jogar no mesmo time e organizaram conjuntamente o Carnaval de Tapera.

O Clube Aliança realiza bailes na sexta-feira(12) e no sábado(13) à noite, além de matiné no domingo. Já o Parque Aquático se encarrega do matiné de terça-feira, ficando também ao seu encargo a escolha da Rainha e Princesas do carnaval infantil, além de concurso de fantasias e melhor bloco.

O diferencial e interessante, é que associados do Pat, mediante a sua carteirinha, tem acesso aos bailes do Clube Aliança e vice-versa.

Foi, segundo as direções das duas entidades, a alternativa encontrada para atrair o taperense para fazer um carnaval bem mais movimentado que os anteriores, resgatando os velhos carnavais de Tapera.

Creio que são iniciativas válidas que abrem, inclusive, a possibilidade de união das duas entidades taperenses, sonho antigo de muitos. O Pat ficaria com a parte recreativa e o Clube Aliança com o social.

Mas em se tratando de carnaval, quero crer que o foco é fazer com que o nosso jovem fique em Tapera e não saia quando tiver bailes aqui. Esse é o "X" da questão.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PREMIAÇÃO AO INVÉS DE TAXAÇÃO. O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

Gostaria de fazer considerações, e espero o mesmo dos meus internautas, a respeito da sugestão de alguém que postou um comentário sobre a questão dos terrenos baldios. Ei-lo, na íntegra:

Porque ao invés de taxar os terrenos com matagal ou outras coisas, não seja feito o inverso. Seja dado um desconto no IPTU para quem mantiver seus terrenos baldios limpos e, para aqueles que limpam o passeio público e a rua em frente da sua casa ou terreno? O Município teria menos gastos com a limpeza urbana, pois a população faria este trabalho. Façam um teste para ver se o povo não vai colaborar. Quando você oferece um desconto as pessoas atendem, pois será vantagem para elas, mas quando vc., ameaça com taxação, a atitude pode ser recebida com antipatia. Espero ter colaborado, com minha sugestão!

Realmente é uma participação coerente e sensata, de quem quer que as coisas funcionem de fato.

A bem da verdade, sou de opinião de que as pessoas, de um modo em geral, não devem ser premiadas por agirem dentro da lei. O certo é as pessoas manterem seus terrenos e calçadas em condições. Em outras palavras, cumprir a lei é obrigação, é regra, é dever.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE ISSO?

Entre as tantas imagens do terremoto que destruiu o Haiti, uma chama muito a atenção.
Essa imagem do crucifico que restou de uma igreja de Porto Príncipe, destruída pelo terremotto, é antológica. Só restou ele. Alguma explicação para o fato? Ou não tem explicação!


INCONSEQUÊNCIA AQUI NÃO!

Dia desses decidi ser um pouco mais rigoroso na triagem dos comentários. Decidi que não vou publicar mais besteiras, coisas sem nexo.
Faço minhas, as palavras do Blogueiro Reinaldo Azevedo, que também se queixa de conteúdo de alguns comentários.
Diz ele que, “anonimato ou o apelido é um dado da Internet, sim. Mas não pode ser desculpa para criminosos. E é evidente que há bandidos a solto na rede. E, se cometem crimes, têm de responder por eles.
É perfeitamente possível ser muito firme numa determinada posição ou opinião sem transgredir a lei. A menos que se trate de bandidagem pura e simples” relata.
Na verdade o que a gente quer, é não censurar, mas tem uns comentários que não tem como. Cada um tem o direito de opinião, agora tem gente que quer avacalhar! Assim, a partir de agora vou ser mais enérgico. Podem crer. Os incrédulos que coloquem suas barbas de molho.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PRA QUEBRARO GELO, DUAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS

Agora ao final da tarde desta terça-feira(19) fui até a Delegacia de Polícia, e ao ver o registro de ocorrência do incidente no cemitério municipal, confirmei o que havia dito: nada mais do que se sabe, pode ser informado. Vou me reservar a manter o nome da família atingida em sigilo.

Um membro da família registrou a ocorrência na Polícia se limitando a relatar o ocorrido sem maiores detalhes: quebraram a porta de vidro do jazigo da família, incendiaram flores e coroas e deixaram um bilhete com ameaças à família.

De posse destes dados, a polícia iniciou as investigações, mas segundo os investigadores, até agora nada de concreto. Ademais, o ataque ao jazigo aconteceu na noite de 14 de janeiro e é muito pouco tempo para se chegar a alguma conclusão.
A verdade é que o fato gerou consternação na comunidade.

VEÍCULOS RECUPERADOS - Mas já que estamos falando em polícia, é preciso registrar a ação vitoriosa dos investigadores, Marcelo e Ronaldo que, junto com policiais do DEFREC de Passo Fundo, conseguiram recuperar dois automóveis roubados há dias na cidade. Um Corola e uma Paraty. O Corola, foi utilizado em dois assaltos em Casca e acabou abandonado perto de Passo Fundo. Já em relação à Paraty, o ladrão de nome Douglas Adriano da Silva, "vulgo "Júnior", tentou obter resgate de R$ 7.000,00, para entregar a camionete e se deu mal. Segundo os policiais de Tapera, na hora marcada pelo ladrão com o proprietário da Paraty, houve troca de tiros e uma perseguição cinematográfica. Júnior tentou fugir mas acabou encurralado pelos policiais, que já estavam à sua procura há meses, ele que tem praticado uma série de roubos e assaltos na região. Trata-se de uma quadrilha que acaba sendo desarticulada, pois Júnior era o seu comandante.

CARRETA X VIATURA DA PRE - E na tarde desta terça-feira, por volta das 17h, um acidente no trevo da RS 223 apenas com danos materiais. O inusitado é que uma carreta que trafegava no sentido Espumoso a Tapera, bateu na viatura Blazer da Polícia Rodoviária Estadual que vinha de Ibirubá e se dirigia ao Posto. A colisão foi no cruzamento do trevo. Mesmo que os danos na viatura sejam de certa monta, nenhum ferido, ao contrário dos comentários. O Sargento Mattos e o Soldado Silveira nada sofreram além do susto.

Marcadores:

BRIGA BRASIL E EUA PELO HAITI

Alguém aí, sugere um comentário sobre a briga Brasil - EUA pela posse dos destroços do Haiti.
Pois olha, em se tratando de um blog doméstico, não tenho o costume de fazer postagens sobre problemas nacionais e quanto menos internacionais. Mas vamos lá!

Já disse que estou acompanhando, estarrecido, ao maior desastre deste século. Calcula-se que mais de 200 mil pessoas vai ser o saldo de mortos, arrasando por completo um dos paises mais pobres do mundo, senão o maior deles. Já disse também que achei muito dinheiro brasileiro disponibilizado para o socorro ao Haiti. $15 milhões de dólares achei muito, considerando os problemas que enfrentamos na área da saúde pública, com hospitais abarrotados de pessoas esperando por atendimento e morrendo à espera deles. Podemos ajudar sim, mas creio que assumir um papel de liderança na reconstrução do Haiti, é uma pretensão muito grande de um país que enfrenta graves problemas sociais, apesar dos avanços do governo Lula.
Podemos ajudar sim, mas não assumir uma posição de vanguarda na reconstrução do País. É muita pretenção, repita-se!

Por outro lado, o que posso dizer é que, à entrada em cena dos Estados Unidos nas operações de ajuda humanitária ao Haiti, foram nada menos que constrangedoras. O Ministro de Defesa Nelson Jobim reagiu com veemência ao que ele considerou "assistencialismo unilateral dos EUA".
Na verdade, o resgate do Haiti é ao mesmo tempo, um ato de humanismo e uma oportunidade política para mostrar ao mundo do que os EUA são capazes quando se trata de fazer o oposto da destruição. Que eles também podem construir, não apenas destruir. Eles não vão perder essa oportunidade.

Aliás, o próprio presidente do Haiti, disse que nenhum outro país tem meios comparáveis aos dos EUA para socorrer o Haiti. E o organismo mais preparado para prestar socorro são as suas Forças Armadas, num grande desrespeito e desconsideração para com o Brasil que sempre esteve ao lado dos haitianos. Não deu pra entender muito bem, essa postura do presidente.

Outra coisa a considerar: a disputa diplomática em andamento, segundo os cientistas políticos, "lembra o passado político da ilha", quando constantemente os haitianos se tornaram um joguete de interesses internacionais".

Por isso tudo, é que urge que a catástrofre do Haiti não vire um troféu em disputa para mostrar força e poder, e que essa briga de Pittbuls, contemple de fato o povo haitiano com uma melhor condição de vida.

domingo, 17 de janeiro de 2010

TERRENOS BALDIOS NA MIRA DA ADMINISTRAÇÃO

Numa das postagens anteriores, tencionava e acabei não fazendo - o que faço agora - uma abordagem sobre os terrenos baldios que em Tapera andam preocupando e tirando o sono de muita gente. Principalmente dos vizinhos que ficam expostos a toda a sorte de problemas. Criação de insetos e até de ratos e cobras.
Pois o que eu posso dizer é que os proprietários desses terrenos vão colocando as barbas de molho, pois a Administração Municipal vai começar a agir com um pouco mais rigor pela manutenção da ordem. Os pedidos para que os terrenos sejam mantidos limpos não está surtindo efeito? Não haverá outro jeito a não ser o município assumir a tarefa de manter os terrenos baldios em condições.

O artigo 23 da Constituição Federal de 1988 dá poderes ao município executar essa tarefa. Ele determina ser de competência da União, Estados e Municípios, a manutenção da qualidade ambiental.

Conversei com o prefeito a esse respeito e ele me disse que, para não ser taxado de autoritário, sugere notificar o proprietário do terreno duas vezes, e se a providência não for tomada, o município vai limpar e fazer a cobrança. Ressalte-se que esses terrenos baldios já são taxados duas vezes o que implica num valor maior do IPTU.

A verdade é que está na hora das pessoas se conscientizarem de seus deveres, não apenas exigir seus direitos de parte do município.

sábado, 16 de janeiro de 2010

OS HORRORES QUE VEM DO HAITI

Eu já disse que estou horrorizado com o que acontece no Haiti. As TVs não param de exibir imagens, uma mais chocante que a outra. Agora, a que mais me comoveu, foi a do resgate de uma mulher de 33 anos, que estava soterrada, só com um braço e a cabeça de fora.
Aí lembrei da minha infância. Nossa casa tinha um porão baixinho que mal dava para a gente entrar. A gente jogava bola num gramado na frente de casa e por vezes a maldita ia para baixo de casa. Era um sufoco, entrar lá e retirar a bola. As vezes eu ficava meio que preso entre o assoalho e o chão e aquilo me dava um sufoco que nunca mais esqueci.
Se eu ficava em pânico por ficar alguns segundos meio que preso embaixo da casa, agora imagina aquela mulher naquela posição, durante horas e horas! Fiquei mais horrorizado e penalizado ainda.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O CAOS NO HAITI E NOSSOS TERRENOS TOMADOS PELO MATAGAL

Como diria o malandro aquele, minhas pessoas queridas! E então, como foi a semana de vocês! A minha foi ótima, tirando as imagens do Haiti. Que coisa horrivel, uma loucura. As fichas continuam caindo. No fundo, no fundo, eu não imaginava que existisse um lugar no mundo passando por uma situação dessas. Só mesmo numa guerra!

Agora à noite no Jornal Nacional a imagem do resgate de uma moça de 36 anos, foi demais. Sinceramente! A mulher presa nos escombros durante 36 horas. Só o rosto a descoberto! Que loucura. E muitos de nós de queixando da vida. Por falar em vida, que as imagens do Haiti, sirvam de lição para todos nós.

Na verdade havia entrado aqui, para falar da situação de alguns terrenos baldios tomados pelo matagal. Mas não, me retraio, me nego, diante do que vejo na televisão.

Mas mesmo assim, digo que tem alguns terrenos baldios em estado deplorável. Alô! Vamos nos tocar né. Cidade limpa é povo desenvolvido!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

AJUDA BRASILEIRA AO HAITI

Sei que posso ser apedrejado, mas mesmo assim, não me contenho em expor minha opinião em relação a ajuda que o Brasil está dando ao Haiti, um país devastado por um terremoto avassalador e assustador. O mundo está em estado de choque e penalizado com nossos irmãos de um dos países mais pobres do mundo e em constante conflito.

Não sou contra ajuda não, só acho que 15 milhões de dólares é muito para um país como o Brasil, se compararmos com a ajuda que outros paises mais ricos, que destinaram coisa em torno de 1,5 milhão de dólares.

Enquanto isso por aqui, o governo brasileiro, ao que parece está dificultado a liberação de recursos aos municípios atingidos pelas enchentes. É no mínimo um paradoxo inaceitável!

EM TEMPO - Aos poucos vão caindo as fichas do terremoto que devastou o Haiti. As informações dão conta que cerca de 100 mil pessoas devem ter morrido na tragédia e que sete mil corpos já foram enterrados em vala comum. Um horror! Pobres coitados irmãos do Haiti. Eu cada vez fico mais horrorizado e levanto as mãos para o céu pedindo que proteja aquele pobre povo. Porto Principe tem dois milhões de habitantes, quase todos desabrigados. A televisão, como agora, ás 20h17min, mostra imagens surpreendentes. Um horror!

OLHA A DENGUE AÍ GENTE! ABRA O OLHO!


Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CORRIGINDO 20 VELHOS DITADOS

Só pra descontrair...

01- "É dando que se ... engravida".
02- "Quem ri por último... é retardado".
03- "Alegria de pobre... é impossível".
04- "Quem com ferro fere... não sabe como dói".
05- "Em casa de ferreiro... só tem ferro".
06- "Quem tem boca... fala. Quem tem grana é que vai a Roma!"
07- "Gato escaldado... morre, porra!"
08- "Quem espera... fica de saco cheio."
09- "Quando um não quer... o outro insiste."
10- "Os últimos serão ... os desclassificados."
11- "Há males que vêm para ... fuder com tudo mesmo!" (essa é ótima!!!)
12- "Se Maomé não vai à montanha... é porque ele se mandou pra praia."
13- "A esperança... e a sogra são as últimas que morrem."
14- "Quem dá aos pobres... cria o filho sozinha."
15- "Depois da tempestade vem a .... gripe."
16- "Devagar.... nunca se chega."
17- "Antes tarde do que ... mais tarde."
18- "Em terra de cego quem tem um olho é ... caolho."
19- "Quem cedo madruga... fica com sono o dia inteiro."
20- "Pau que nasce torto... urina no chão."

CRIAÇÃO DE ANIMAIS PERÍMETRO URBANO - CIDADE

Está no site da Prefeitura Municipal de Tapera . O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Tapera chama a atenção dos proprietários de animais – aves, equinos, bovinos e suínos – ; exceto cães e gatos; para que providenciem suas retiradas do Perímetro Urbano - LEIA-SE CIDADE - durante os meses de janeiro e fevereiro. A partir do mês de março, a fiscalização atuará na apreensão e multa dos infratores.

A ação está amparada na Lei Municipal 2.200 de 22 de novembro de 2005, que estabelece as normas que proíbem e punem quem cria animais no perímetro urbano - CIDADE -

É preciso que se diga também, que as reclamações da comunidade são constantes. Há os que criam galinhas e porcos, para seu consumo. A partir de março deste ano isso não será mais possível. A Fiscalização, além de recolher os animais, multará os infratores.

Em tempo: é preciso que as pessoas se conscientizem de uma vez por todas que existem regras
que precisam ser cumprida quando se vive em comunidade.

A criação desses animais no perímetro urbano, traz uma série de problemas de ordem de saúde pública, não apenas como foco de proliferação de moscas, que aliás, já seria um bom motivo para coibir este procedimento.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

AS LIÇÕES QUE A VIDA NOS APRESENTA!

Como já escrevi aqui outras vezes, não sou um novelista de plantão, mas vez por outra, por força de circunstâncias, que não cabe aqui relatar, acabo assistindo um ou outro capítulo. Já disse também, que alguns autores sempre procuram transmitir mensagens para reflexão. Os mais antenados ou compenetrados assimilam e procuram aplicar no seu dia-a-dia. Tem banalidades, futilidades, tem sim, mas o que quero dizer, é que, sempre procuro tirar lições das cenas que assisto.

Já disse também, que depois que fui submetido a uma interverção cardiáca, em maio de 2.000, quando estive lá em cima, e me mandei de volta para este mundo, mudei meu modo de ver as coisas. Procuro tirar lições de todas as situações, entendendo que a vida é um eterno aprendizado. E mais: que não existe nada certo e nada errado. Tudo depende da concepção de cada um.

Mas voltando às novelas. Essa novela "Viver a Vida" de Manoel Carlos, eu procuro assistir o final dos capítulos. São verdadeiras lições de vida, provações de fé que me tocam o coração.
São depoimentos de pessoas que vivem em condições excepcionais, e que me fazem refletir sobre aquilo que somos e o que temos. Que belas lições de vida! Pena que quem precisa ouvir não ouve ou não quer ouvir!

domingo, 10 de janeiro de 2010






FOTOS: O memorial taperense, o presidente Cali Crestani e os ex-jogadores que fizeram nome no América: Jacinto Flach, Chiquinho e Alcides Hansen, Hermes Crestani, Dialmino Salvadori e Amélio Machiavelli

www.americatapera.com.br

AMÉRICA CELEBRA 60 ANOS EM ALTO ESTILO

Que bela festa foi realizada para comemorar os 60 anos do nosso glorioso Grêmio Esportivo América. Conforme o prometido, estive lá, e agora posto alguma coisa para ficar eternizado neste espaço.
A sede do CTG Guido Mombelli estava lotado. Eram ex-jogadores, ex-dirigentes e simplesmente simpatizantes de nosso querido América. Pela manhã um embate esportivo envolvendo os Veteranos do América, alguns dos quais, tendo assinado seu nome com letras maísculas nas páginas deste clube sessentão que, com a empolgação vista, haverá de continuar fazendo história em nosso município. Aliás, o América se confunde com a própria história de Tapera. O América nasceu quando Tapera dava seus primeiros passos. Não era município ainda.

Depois do churrasco, a organização da festa, que esteve a cargo dos Veteranos, proporcionou muitas homenagens a ex-jogadores e a ex-dirigentes. Tudo muito emotivo, tudo muito bonito. Além disso foi oficializado o site do Clube na internet. http://www.americatapera.com.br/

Eu fiz alguns registros da festa e posto aqui aqueles que considero mais importantes. Entre outras imagens, dou destaque a alguns nomes referencias em se tratando de América. São Eles: Amélio Machiavelli, Hermes Crestani, Dialmino Salvadori, Jacinto Flach, Chiquinho e Alcides Hansen.
À frente do palco do CTG o memorial do América foi exposto à visitação.

REGIÃO DE AGUDO PARECE SER MAIS VULNERÁVEL

E para variar, o domingo amanhece com cara amarrada. Estou aqui desde ás 8h30min, navegando pelos mares da internet. Aproveito para ver o que anda acontecendo no mundo, mas o que mais impressiona é a matéria de Zero Hora sobre a queda de pontes, mostrando que a região de Agudo, é a mais vulnerável no Estado. Em 26 anos, ruiram pelo menos quatro travessias em trecho de 200 quilômetros, o que serviu para alarmar os especialistas e a preocupar as autoridades.

Com a queda da ponte em Agudo em que entre os mortos estão o seu vice-prefeito, começou a se falar em necessidade de vistorias periódicas em pontes de uma maneira geral, principalmente aquelas com vão maior, se bem que o tamanho não interessa, pois o impacto da queda de uma ponte de menor vão também será grande.

Mas o que mais preocupa é que anuncia-se que as vistorias não são obrigatórias e aí ficamos entregues à própria sorte.

No Rio Grande do Sul são 612 pontes em estradas federais, 2,5 mil em rodovias estaduais e um número incalculável em vias municipais, conforme descreve matéria especial de Zero Hora deste domingo, 10.

Perguntado sobre qual é a segurança das pontes no Estado, o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado, Luiz Caponi diz que "não se sabe. É uma roleta- russa" dispara.

Na verdade, pontes são como prédios, cujas estruturas precisam estar em permanente inspeção. Se a inspeção tem sido regra não se sabe, mas que o aviso de Agudo, nos faça abrir os olhos para uma situação que se apresenta como preocupante.

EM TEMPO: 10h30min - Enquanto isso me preparo para a grande confraternização pelos 60 anos do nosso glorioso América, lá no CTG Guido Mombelli. Vou pra lá daqui a pouco e à tarde posto aqui as informações do que rolou por lá.

sábado, 9 de janeiro de 2010

O CARNAVAL DOS VELHOS TEMPOS

Dia desses me encontrei com Clóvis Grotto, atualmente dirigindo o Clube Aliança. Perguntei a ele como andava o nossa entidade e ele foi logo dizendo que "não tem sido fácil, mas estamos conseguindo colocar nossas idéias em prática". E que o seu maior desejo, é revitalizar o carnaval de Tapera por conta da entidade que dirige. E sem cerimônias, pediu o apoio deste Blog, o qual coloquei a sua disposição. Disse que gostaria de ouvir sugestões para fazer o carnaval de Tapera voltar aos velhos e bons tempos. E de cara pediu que o pessoal se limite a sugerir, deixando as críticas ou ataques para um outro momento.
Então é isso. O que você tem a sugerir?

MAIS UM FIM DE SEMANA CHUVOSO

Como diria o Annonymus Gourmet, que acabei de assistir, "o que mais posso dizer", além de lamentar um sábado em pleno verão, com chuvas de novo. Claro que se ela estivesse escassa, até que seria bem vinda, mas como anda até exagerando, pelo menos no final de semana poderia dar uma trégua não é mesmo!
E aí fazer o que! A gente passa mais comendo e dormindo do que fazendo outra atividade. O negócio é colocar a leitura em dia, fazer algumas arrumações em casa....enfim.

Eu até não deveria lamentar muito não! Vou começar a preparar a próxima edição da revista Saúde & Bem-Estar que circula no final de janeiro e início de fevereiro.

Ah! outra coisa! Vou aproveitar a chuva para fazer uma faxina no meu computador. Aliás, essa é uma dica que dou. Vez por outra é preciso dar uma geral no computador, jogando no lixo tudo aquilo que a gente não utiliza mais. Eis então, a minha dica à você, que não sabia o que fazer neste findi, que promete ser chuovoso.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

AMÉRICA CELEBRA 60 ANOS

Num dos posts anteriores havia anunciado que faria uma cobertura especial sobre as festividades dos 60 anos do América. Tinha me limitado a publicar um breve histórico que haviam me passado e pedido a publicação, porém alguns dias depois, vi que existe um site do clube em formatação. Tem pouca coisa sim, mas já é um começo. Dessa forma, me permiti o direito de recuar em minha proposta e deixar que o próprio clube de encarregue da divulgação.

A propósito, no domingo ao meio dia, 10, será realizada uma grande confraternização no CTG Guido Mombelli. Os cartões estão sendo comercializados por integrandes da direção do América, os quais prometem algumas atrações para a ocasião, para lembrar de forma enfática esta rica história de um clube que já foi Campeão Estadual de Amadores de Futebol e Campeão da Série Prata de Futsal.

SOCIEDADE ESTÁ A EXIGIR FISCALIZAÇÃO DA ESTRUTURA DE PONTES

Pois olha, o rompimento da ponte sobre o Rio Jacuí no município de Agudo, entre outras por aí, está levando as pessoas a projetarem situações de pânico, quando tiverem que cruzar sobre elas por ocasiões de chuvas intensas e anormais. A simples elevação das águas dos rios, quer queira, quer não, levará muitas pessoas a temer cruzar sobre as pontes de um vão maior.
E pensando bem, essas pessoas não deixam de ter razão. Quem sabe não teria sido um aviso, para que novas tragédias não voltem a acontecer. Digo isso, pensando na possibilidade da sociedade vir a exigir uma ação mais contundente dos técnicos do Daer em relação a uma vistoria geral nas pontes que tenham um vão maior.
É de se imaginar que a estrutura dessas pontes mais antigas, possam vir a enfraquecer, exigindo-se a partir daí, uma fiscalização mais rigorosa de parte do Daer que é a quem compete essa atribuição.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CONCURSO PARA OS NOMES DOS MASCOTES DA LAGOA FEST

O município de Lagoa dos Três Cantos lançou um concurso para escolha dos nomes dos novos mascotes da Lagoa Fest. As figuras que serão o símbolo do evento a partir deste ano são um casal, cujo nome será eleito entre as sugestões das pessoas. A premiação para cada nome escolhido é de R$ 500. Para participar basta acessar o site do evento: http://www.lagoafest.com.br/ ou ligar para o telefone 54 - 3392 1082. Os vencedores serão conhecidos na abertura da 9ª Lagoa Fest 2010, dia 19 de março. Conforme o Presidente do Núcleo Cultural, que promove a festa, Roque Elói Fath, está sendo preparado um evento ímpar neste ano com muitas atrações que vão fazer do município de Lagoa dos Três Cantos nos dias 19, 20 e 21 de março a Capital Nacional da Alegria Germânica. .

Fonte: Assessoria de imprensa Lagoa dos Três Cantos

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EIS A 33ª SERENATA DE TERNO DE REIS


São Pedro foi benevolente para com os seresteiros do Terno de Reis de Tapera. Pela previsão do tempo, a indicação eram chuvas para a noite de terça e madrugada de quarta, e assim, a 33ª Serenata de Reis chegou a ficar ameaçada de sair, ou no mínimo seria prejudicada. O pessoal se precaveu e colocou uma lona sobre um caminhão, indicando que a Serenata sairia com qualquer tempo.
Mas o tempo firmou, e a partir das 22h, o pessoal já estava de prontidão no depósito do Avelino da Moraes, para iniciar a serenata. Depois de um breve ensaio e da palavra do prefeito que este ano esteve presente, desejando boa sorte aos seresteiros, a Serenata começou, como de costume, pelo cemitério municipal à meia noite, junto aos túmulos de Arno Presser e Arthur de Quadros dois dos precursores que estiveram à frente da primeira edição em 1967.
Como tinha alguns assuntos que tinha que encaminhar na manhã desta quarta-feira, preferi me retirar mais cedo, pois a Serenata invadiu a madrugada e a manhã e tarde de quarta-feira, 06 de janeiro.
Clique no link abaixo e confira as fotos de parte da Serenata

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

HOJE TEM TERNO DE REIS - A 33º SERENATA!

Esquecendo um pouco as enchentes que tantos transtornos tem causado à nossa gente, nesta dia 05 de janeiro, por volta das 22h inicia, no depósito de Bebidas do Avelino, na Rua Tiradentes, mais um Terno de Reis. A data da comemoração é 06, mas os festeiros iniciam os preparativos na véspera. Eles se encontram para jantar e perto da meia noite partem em direção ao cemitério, onde nos túmulos de Arno Presser e Arthur de Quadros, dão início a serenata que já contabiliza 33 anos.

E aí eles saem por ai cantarolando, de casa em casa... E na medida em que o tempo vai passando, o cordão aumentando, invade a madruga, celebrando o dia amanhecer, com café da manhã na Lourdes Petter e depois no Café Diana. Depois, já com o sol alto, os seresteiros passam a visitar o comércio local: supermercados, lojas e bancos. Tudo em nome da alegria e da tradição.

E se alguém pensa que a festa acaba por aí, está enganado. Os mais resistentes continuam a festança com o almoço, e só lá pela meia tarde os seresteiros vão se afastando, se afastando, até que chega ao final lá na entrada da noite de 06 de janeiro.

Vou acompanhar a serenata, como sempre tenho feito, até onde aguentar, para postar amanhã aqui, as fotos dos principais momentos dessa que é uma bonita festa que se eterniza em Tapera.

INTERIOR DE TAPERA TAMBEM SOFREU AVARIAS

TERÇA - 12h15min - Acabei de retornar de um giro pelo interior de Tapera e posso dizer que a Vila Paz e as localidades São João, Vila Teles e Barra do Colorado, foram as mais atingidas, justamente por encostarem nos Rios Jacuí e Colorado. O sistema viário dessas localidades está bastante avariado e a Secretaria de Infraestrutura terá muito trabalho para fazer a situação das estradas voltar à normalidade. A intensidade das chuvas foi tamanha que abriu verdadeiras crateras no meio das estradas. O cascalho em várias pontos também foi levados pelas águas.
Várias pontes e pontilhões ficaram submersos, deixando algumas localidades ilhadas. Na Barra do Colorado uma casa de campo na beira do Rio Jacuí ficou praticamente embaixo d'água.

Muitas propriedades foram invadidas pelas águas do Jacuí e do Colorado. Na localidade de Barra do Colorado, Erlei Hoelscher viu uma lavoura de soja de quatro hectares desaparecer com a subida das águas do Rio Colorado.

Nas fotos, uma casa debaixo d'água, e a ponte sobre o Rio Colorado na Barra do Colorado, também submersa. A estrada acabou alí.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

EM ESPUMOSO ARROIO TIGREIRO TRANSBORDA E PROVOCA ALAGAMENTOS

Quem diria hein! Depois de três dias de tempo bom, com sol radiante, no final da tarde de domingo a chuva deu sinal de sua graça. começou devagarinho, foi se intensificando e voltou a provocar transtornos à comunidade gaúcha. Como em Espumoso, onde as chuvas intermitentes deixaram muitas pessoas desabrigadas por conta do transbordamento do Arroio Tigreiro que corta a cidade atingindo em torno de 30 residências. Na noite de domingo até a segunda de meio dia, choveu perto de 200 milimetros em Espumoso, que registra estragos também no interior, onde uma ponte foi levada pela força das águas.

Nada se compara com as enchentes do Rio Janeiro e São Paulo, especialmente em Angra dos Reis, onde já se contabilizou quase 100 mortes, mas a situação de Espumoso é preocupante porquanto, a previsão do tempo indica que a chuva vai continuar.
TERÇA-FEIRA - 05/01 - 08h15min - A informação da manhã desta terça-feira, é de que uma casa realmente foi carregada pela enxurrada e um homem de 39 anos está desaparecido. Se trata de Ronaldo Parizoto, que estaria prestando socorro a algumas pessoas quando facilitou e acabou sendo tragado pelas águas.
Nesta manhã a hora é de contabilizar os prejuizos, mas o problema é que a previsão é de mais chuvas, com indicativo de que hoje serão 100 milimetros. No interior de Espumoso também muitos problemas, com várias pontes e pontilhões destruídos.
TERÇA-FEIRA 12h59min - As informações vindas de Espumoso dão conta de que o corpo de Ronaldo Parizoto teria sido localizado sem vida perto do meio dia. Na verdade, ele teria tentado atravessar uma rua encoberta pelas águas com seu automóvel, não conseguiu e acabou sendo levado pela correnteza vindo a cair no Rio Butiá.

domingo, 3 de janeiro de 2010

FERIADÃO EM CASA EU NÃO GOSTO, MAS APRECIO MESMO ASSIM!

Confirmando as previsões, este domingo, o primeiro do novo ano, foi um calorão de lascar. Felizmente havia um ventinho de leve, que também dá para chamar de brisa. Na praia, essa brisa é que faz a diferença. Ano passado, nesta época estava lá em Capão Novo, ao contrário deste ano, quando estou aqui na terrinha suportando esse calor fora do comum. A temperatura deve ter passado dos 30 graus seguramente. Mas e aí veio uma chuva esperta e contonou a situação. Pelo menos a sensação de calor abafado passou e só se espera que isso perdure por um bom tempo, o que não tem acontecido nos últimos tempos.

Mas queria comentar uma situação com vocês. Feriadão em casa é bucha não é mesmo? Pois é, nestes dois feriados de Natal e Ano Novo acabei ficando em casa. Não arredei o pé de casa. Normalmente dou uma girada por aí, mas desta vez fique por aqui, contando as horas para ver os dias passarem.
Entre uma caminhada e outra, e entre uma incursão e outra na cozinha, aproveitei para ler "A arte de fazer as pessoas experimentarem seu máximo" escrito pelo empresário Eduardo Tevah que recentemente esteve palestrando em Espumoso, num evento promovido pelo programa União Faz a Vida da Sicredi Rota das Terras.

O livro, em sua 5ª edição já vendeu mais de 10.000 exemplares. Um livro de liderança, direcionado aos líderes, com orientações do que fazer para garimpar diamantes, pessoas extraordinárias. Em outras palavras, ensina como fazer para que as pessoas experimentem o seu máximo. Um livre interessante! Como não sou um líder que comanda pessoas, mesmo assim, pude tirar algumas lições importantes para aplicar no meu dia a dia.

sábado, 2 de janeiro de 2010

A IMAGEM RESPONDE AOS COMENTÁRIOS


Clique na imagem para ampliar. Tapera está no mapa sim!

O QUE VOCÊ ESPERA DE 2010?

Como deixar de falar sobre as perspectivas do Ano Novo que está iniciando. Eu já disse que 2009 foi muito generoso para comigo e espero que 2010 seja apenas uma sequência que já estará de bom tamanho.
Tenho, claro, alguns projetos pessoais para desenvolver, ou melhor, para complementá-los agora em 2010. Como jornalista, quero consolidar definitivamente a revista Saúde & Bem-Estar que está indo para seu sexto ano de circulação e como Assessor de Comunicação da Prefeitura de Tapera, darei continuidade ao projeto de divulgação do município, com algumas inovações é claro, que acontecerão tudo ao seu tempo.
No mais, espero que tenha saúde e paz de espírito para poder desenvolver todas as minhas potencialidades, que também desejo à comunidade taperense, para que todos consigam realizar os seus objetivos.

E você aí, o que espera de 2010?

É HORA DE RECOMEÇAR, AGRADECENDO PELO ANO QUE PASSOU!

Integração, harmonia e profissionalismo foram as virtudes perseguidas pelo prefeito Ireneu Orth no primeiro ano de seu governo. Através de reuniões mensais, por vezes com secretários, diretores e assessores e noutras com todos os funcionários do Centro Administrativo, ele conseguiu impor seu ritmo de trabalho em favor de uma administração cada vez mais eficiente. A partir do mês de junho, reiteradas vezes ele disse que o amadorismo havia acabado e que era chegada a hora do profissionalismo.
Foi assim, no encontro que celebrou o Natal e o Ano Novo. Dois encontros que serviram para fechar ainda mais o grupo. Na celebração do Ano Novo por exemplo, na tardinha de 30 de novembro, cada um –secretários, diretores, assessores e funcionários, tiveram alguns minutos para se manifestar. Foi o momento de agradecer e desejar um Ano Novo de sucesso, além é claro do pedido de desculpas por eventuais atritos, que foram conseqüência do desejo de fazer as coisas com o máximo de eficiência.
O prefeito Ireneu Orth, foi o último a se manifestar. Primeiro pediu desculpas por seu jeito duro ao cobrar por eficiência de cada um, do menos ao mais graduado, não sem dizer que esse é seu jeito de ser e de fazer as coisas, e que continuará sendo um administrador exigente e responsável no trato da coisa pública.
E para encerrar, não poderia faltar o brinde com champanhe que os próprios funcionários trouxeram para o evento que selou uma parceria entre aqueles que fazem o dia-a-dia do Centro Administrativo João Batista Crestani e o primeiro ano da administração 2009-2012, com a promessa de mais um ano de profícuas realizações.

Para mim, pessoalmente, que desempenho as funções de Assessor de Gabinete, responsável pela comunicação da atual administração, foi um ano de aprendizado, mas creio que já consegui impor meu ritmo de trabalho e colocar em prática as minhas ações que resultaram numa divulgação mais eficiente do nosso município, tanto na região como no Estado. Aliás, uma das metas da atual administração, e que consta do Plano de Governo, foi o de recolocar Tapera no mapa do Rio Grande. Conseguimos generosos espaços na imprensa regional e estadual com algumas incursões nos jornais Correio do Povo e Zero Hora de Porto Alegre e atrair a atenção de duas redes de televisão: RBTSTV e TV Pampa e até da Rádio Gaúcha.

A partir de 2010 novos projetos serão implementados, com um foco especial voltado para as potencialidades do município que haverão de tornar públicas com mais evidência. Não nos limitaremos a apenas divulgar os atos, as ações e as realizações da administração, mas estaremos com o foco voltado para divulgação de todas as nossas potencialidades com a intenção de atrair a possíveis investimentos em todas as áreas.
E quanto a este blog, ele continuará sendo o palanque eletrônico de nossa comunidade, para expressar anseios e sentimentos, das pessoas, tudo dentro de forma harmônica, com respeito e muita responsabilidade.

Por ora é isso, a gente continua se vendo por aí. Bom 2010 e que a saúde, paz e harmonia sejam uma constante neste ano que se inicia.