TERREMOTOS, TSANAMIS, PLACAS TECTÔNICAS: QUE LOUCURA ISSO TUDO!
Confesso que ando impressionado com esses terremotos e tsunamis que acontecendo com certa frequência. Aliás, acho que deveria ter estudado astronomia, geologia, sei lá o que mais, talvez até ufologia. Isso tudo me impressiona e me fascina.
Aí, a propósito desses terremotos, passei a me interessar mais pelo assunto e me impressiona o fato de os continentes estarem se movendo, uns se afastando ou se aproximando dos outros, através do movimento das placas tectônicas. Só lendo mesmo para entender todo esse processo.
As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas.
Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos.
Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental, porém quando são divergentes elas se afastam fazendo com que as placas se movimentem em direção contrária, perdendo calor.
As placas convergentes se colidem de forma que uma se coloca embaixo da outra e então retorna para a astenosfera. As placas divergentes se afastam pela criação de uma nova crosta oceânica, pelo magma vindo do manto.
A princípio, há aproximadamente 240 milhões de anos, havia somente duas placas: Laurásia e Gondwana e essas com o decorrer do tempo sofreram transformações que as dividiram em várias e diferentes partes. Hoje existem várias placas menores e quatorze principais, são elas: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa Juan de Fuça, Placa de Nazca, Placa Norte-americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul-americana.
3 Comentários:
Pessoal, alguem sentiu um tremor as 3:45 de hoje, já estão dizendo que foi mais forte no bairro progresso, vamos averiguar.
foi movimento tectonico com o seu epicentro as margens do rio colorado, na margem dereita, de quem vem, houve formaçao de gigantescas marolas corredeiras abaixo. bixo feio!!!!!!!!!!!!!
Sem dúvida alguma de que em tudo isso temos a mão do homem, seja resultado da degradação ambiental ou ação direta do controle do clima através da tecnologia de ondas eletromagnéticas(exemplo HAARP).
Postar um comentário
<< Início