TERREMOTO PROVOCA TRAGÉDIA NO CHILE
Não tem como não considerar sobre o terremoto que atingiu o Chile na noite passada. Que coisa impressionante. Terremoto de 8.8 pontos na escala de 9 foi um horror e a população continua assustada temendo mais tremores. As primeiras informações dão conta de que as vítimas fatais já ultrapassa a 100 pessoas.
Quando a gente já se acostumando com a tragédia no Haiti agora essa do Chile. E o pior é qué é pertinho aqui de nós e não é anormal sentirmos um pouquinho de temor.
Vendo o álbum de fotos em zerohora.com dá para se ter uma idéia do que foi o terremoto no Chile.
A reportagem traz um relato da gaúcha Daniele Oliveira, 26 anos, de Passo Fundo, que chegou ao país na tarde desta sexta-feira para visitar uma amiga. Na sua primeira noite no Chile, ela quase não pregou o olho.
Por volta das 3h, os tremores começaram. Ela estava no oitavo andar de um prédio, que começou a balançar.
Dentro do apartamento, prateleiras e mesas vinham abaixo.
— Todo o prédio tremia. As prateleiras caiam, portas se abriam e eu não conseguia parar em pé. Peguei um tênis e descemos as escadas de emergência. Por sorte, os edifícios aqui são projetados pra aguentar terremotos — relata.
De acordo com Daniele, o pânico se instalou em Santiago depois do tremor.
— Recebemos a instrução de ficar em casa hoje, evitar sair às ruas, pois muitas pontes e edifícios tombaram. Igrejas e construções antigas foram completamente destruídas — diz. Daniele também relatou que outros tremores menos intensos foram sentidos durante todo dia. Para ela, o clima no Chile é de desolação.
— Uma nuvem de poeira está cobrindo a cidade. Eu nunca pensei que passaria por isso na minha vida — finaliza
4 Comentários:
Mais uma vez a furia da natureza acaba levando vidas. Estima-se que 12.000 brasileiros residam no Chile. Um fato assim nos faz refletir sobre nossa existência na terra. Perante as leis da natureza somos um grão de areia. Nem mesmo o avanço da ciência tem poder de evitar tragédias deste porte. Não é justo perguntar a Deus o pq de tanta destruição e mortes. Ele fez a sua parte, mas o homem a cada dia destroi um pouco, matas derrubadas, camada de ôzonio sendo rompida, poluição indiscriminada em reservas naturais de água, enfim se fossemos relacionar cada malefício do homem para com a natureza, não veríamos de forma tão cruel a revolta da mesma. Agora nos resta ser solidários e manter nossa fé.
Como um comentário rápido, a escala que mede a potência de terremotos não vai mais só até 9. Ela é uma escala "aberta", sem limite superior; cada aumento de 1,0 da magnitude de um terremoto corresponde a um aumento de 31,2 vezes na energia liberada.
A magnitude 8,8 do terremoto do Chile quer dizer que ele foi quase 1000 vezes mais energético que o do Haiti.
lamentável... qndo estive lá, fiquei deslumbrado com a incomparável estrutra de mobilidade urbana! ontem assisto aqueles grandes viadutos e de asfalto impecáveis no chão....
um lugar que todos devem conhecer e que tenho certeza que (com a riqueza) será rapidamente reconstruído.
Não se preocupem tudo está acontecendo como tem que acontecer. Os terremotos ficarão cada vez mais constantes; serão como as contrações de uma gestante em trabalho de parto. Muito raros no início, mas, muito freqüentes, no final. Isso se faz necessário para corrigir o eixo da terra, o mesmo tem que estar verticalmente quando a nova idade de ouro chegar. Se o eixo não estiver corrigido, até a entrada na nova idade de ouro, o último abalo sismíco será tão violento que mudará a geografia do planeta. Mais coisas que estão no fundo do mar nos serão reveladas com esses terremotos e maremotos. Esperem e verão.
Postar um comentário
<< Início