quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AS FLORES DE TAPERA!

Olha só que fato digno de registro. A cidade de Tapera foi indicada, junto com Selbach, para disputar a representação da AMAJA no Concurso Estadual “Município Mais Florido do Rio Grande do Sul”, que integra o projeto Prefeitura Parceira do Governo do Estado. O concurso, realizado em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tem como propósito contribuir para o embelezamento e a valorização ambiental de espaços públicos.
Nesta quinta-feira, estiveram aqui, representantes do Gabinete da Governadora, Secretaria-Geral de Governo - SGG, Emater, Famurs e Fundação Zoobotânica, para avaliar os dois municípios.
Foi nomeada uma comissão composta por representantes de Fortaleza dos Valos, Lagoa dos Três Cantos e de Quinze de Novembro, que optaram por indicar o município de Selbach para participar do concurso em nome da AMAJA. Pesou bastante nesta escolha, o histórico de Selbach em relação ao ajardinamento de suas ruas e logradouros públicos, tendo inclusive adotado o cognome de Cidades das Flores com a realização do evento chamado Blumenfest – Festa das Flores.

Realmente o ajardinamento de ruas e logradouros públicos de Tapera está chamando a atenção de nós e de quem nos visita. É preciso que se diga igualmente, que se fosse pelo momento atual pura e simplesmente, o município indicado deveria ser Tapera que apresenta-se muito mais florido, destacando-se toda a Avenida XV de Novembro, que está tomada por Tagetes. Os próprios visitantes admitiram esta possibilidade, mas é preciso seguir um regulamento e assim foi feito. Selbach levou a representação pelo seu histórico.

Na verdade esta condição é muito importante para Tapera, tem na melhoria do aspecto urbanístico uma das metas da administração municipal.

15 Comentários:

Às 5 de fevereiro de 2010 08:42 , Anonymous Anônimo disse...

Só tenhamos que cuidar delas.
Tem um caso que admirei a atitude de uma pessoa uma Camioneta silverado de Espumoso passou por cima de um canteiro na av xv de novembro e um cidadão Taperense abordou esta pessoas da cidade vizinha e começarão a discutir este tipo de repressão devemos tomar para que outras pessoas não venham aqui destruir.

Parabéns pela sua atitude cidadão Taperense.

 
Às 5 de fevereiro de 2010 13:38 , Anonymous Anônimo disse...

Sem dúvida, lindas as flores.
Mas que tal também começarmos a cuidar do cheiro da cidade? reclamações não faltam. Uma cidade linda como Tapera, irrespirável em certas horas.

 
Às 5 de fevereiro de 2010 13:59 , Anonymous Anônimo disse...

Confome Clausula Quinta do regulamento do Concurso: Os critérios que as comissões deverão utilizar para escolher as cidades vencedoras em cada região, deverão abranger fatores tais como: a) riqueza e harmonia de cores das plantas; b) variedade e densidade da floração; c) extensão, impacto visual, originalidade, disposição estratégica e perenidade das espécies; d) enquadramento na malha urbana, inclusive quando for o caso de jardim privado; e) estado fitosanitário aparente das flores e plantas; f) integração dos jardins e boas práticas de educação ambiental; g) uso de compostagem; h) especificidades e características regionais e/ou municipais quanto as espécies de plantas utilizadas; i) fomento a geração de empregos e a produção municipal, regional ou estadual de flores e a outros integrantes da sua cadeia produtiva. Portanto, dentro destes critérios, aliado a iniciativa da administração de Selbach em implantar um projeto de florir a cidade a cinco anos, nada mais justo ser a contemplada para representar a região, até porque foi através desta iniciativa, que outras cidades também aderiram a ações para embelezar as suas cidades. É bom lembrar que em Selbach, há três produtores de flores que fomentam o plantio na nossa cidade e que, aliás, em 2008 atenderam a demanda na região. Para quem não sabe, existe um regulamento que deve ser conhecido por todos e seguido pelos responsáveis, e é por isto que divulgamos na integra a Clausula Quinta do referido concurso. A COMUNIDADE DE SELBACH SE ORGULHA DA SUA CIDADE.

 
Às 5 de fevereiro de 2010 22:29 , Anonymous Anônimo disse...

Tudo da cheiro, até quando vamos ao nosso banheiro, e dai é caso de bons hábitos higiene e ai a fora, mas tem cheiro que podemos reduzir, como é o caso dos curtumes, aviários,frigoríficos, e qualquer outra industria de processamento, já visitou um abatedoruro de aves, não tem como eliminar cem por cento o cheiro do processamento de industrialização e não vou mais me alongar, pois o que postou neste ítem vai se tocar ou cria,alternativa sugira alternativas viáveis.
Até.

 
Às 5 de fevereiro de 2010 22:37 , Anonymous Anônimo disse...

O Prefeito de Tapera não quer roubar a sena, quer mostrar a nossa relidade ao vivo e a cores, não querendo citar nomes mas já citando o cidadão CARLOS CARLAN MARTINS O DA FUNERÁRIA, está dando a sua contrtubuição, pois nos últimos dois dias, caussualmente passei na avenida e la estava o Calan, fazendo a sua parte hidratando as platas e pelo que deduzi, a água usada era do seu hidrômetro, parabens por essa iniciativa.
Não vamos só criticar, mas fazer nossa parte, também em outros ítens, lixo, limpeza de calçadas e passeios, e ai a fora.
Até

 
Às 6 de fevereiro de 2010 12:42 , Anonymous Anônimo disse...

Falando em cheiro, alem da queima de oleo pelas caldeiras do curtume que fede, tambem larga muitas particulas no ar, e tambem, o caminhao do lixo, a cada 200 metros tao la espremendo o lixo, escorrendo um suco fedorento que nao tem quem aguente passar pelo local.

 
Às 6 de fevereiro de 2010 12:43 , Anonymous Anônimo disse...

Bonitomesmo ta nova petropolis, e gramado, muito caprixo com o visual destas 2 cidades.

 
Às 9 de fevereiro de 2010 13:21 , Anonymous Anônimo disse...

Eu fui uma que critiquei o descaso de nosa cidade ,no Natal pq os jardins estavam uma vergonha,mas foi uma critica construtiva,agora passo todos os dias pelo centro da cidade e me orgulho muito do que vejo.....está uma maravilha.Lindo mesmo,tomara que este capricho dure para sempre,temos que criticar para melhorar....BELEZA!!!!!

 
Às 10 de fevereiro de 2010 15:59 , Anonymous Anônimo disse...

verdade que os vereadores iam votar um projeto de lei para terminar com os dog da cidade(Paulinho e Jandir)..mas quando viram os dois interessados la nao votaram...ficaram com medo...hahahahahah

 
Às 10 de fevereiro de 2010 22:23 , Blogger Renata disse...

Permite uma observação poética de uma cidadã taperense?

http://passardias.blogspot.com/2010/02/aura-da-cidade.html

 
Às 11 de fevereiro de 2010 14:59 , Anonymous Anônimo disse...

só que o ireneu vai enviar o projeto de novo pra câmara. ou tira-se os dogs de lá ou perde-se uma verba federal de mais de 100 mil reais para remodelar a praça. qual a escolha certa? como cidadão taperense eu já fiz: gostaria que tapera optasse pelos R$ 100.000,00 . mas a decisão será dos senhores vereadores.

 
Às 21 de fevereiro de 2010 17:27 , Anonymous Anônimo disse...

Prefiro o xis do galvanhe, nao tem pra bate, do que os 100 mil, ja q nao vem pra mim esse dinheiro todo e vao sumir com ele d qualquer jeito,fica o galvanhe onde ta.

 
Às 22 de fevereiro de 2010 09:48 , Anonymous Anônimo disse...

para o anônimo do dia 21/02:

FIQUE SABENDO QUE NEM TODOS SÃO IGUAIS A VC.

idiota

 
Às 7 de março de 2010 19:33 , Anonymous Anônimo disse...

mas nem td são flores , enquant aguardava no cai pra fazer um curativo ouvi uma dasfunc comentar q os plantões não serão mais lá e sim no Hospital. A cho q tá na hora dapopulaçao taperense se unir pra impedir este absurdo, façam uma enquete com os usuário esaberão a opinião do povo q na real é quem deveria decidir , frequentemente ouve-se falar do péssimoatendimento dos profissionais destehospital em relação aos paciente q procuram no horario em q o cais está fechado....vamu desta vez temos de nos impor , do contrário a população carente vai chorar lágrimas de sangue.

 
Às 27 de abril de 2010 12:59 , Anonymous Anônimo disse...

só tem uma cidade que merece este titulo; GRAMADO pois ja é de longa data que deixam a cidade sempre florida, é exemplo para todo Brasil!!!

 

Postar um comentário

<< Início