terça-feira, 19 de janeiro de 2010

BRIGA BRASIL E EUA PELO HAITI

Alguém aí, sugere um comentário sobre a briga Brasil - EUA pela posse dos destroços do Haiti.
Pois olha, em se tratando de um blog doméstico, não tenho o costume de fazer postagens sobre problemas nacionais e quanto menos internacionais. Mas vamos lá!

Já disse que estou acompanhando, estarrecido, ao maior desastre deste século. Calcula-se que mais de 200 mil pessoas vai ser o saldo de mortos, arrasando por completo um dos paises mais pobres do mundo, senão o maior deles. Já disse também que achei muito dinheiro brasileiro disponibilizado para o socorro ao Haiti. $15 milhões de dólares achei muito, considerando os problemas que enfrentamos na área da saúde pública, com hospitais abarrotados de pessoas esperando por atendimento e morrendo à espera deles. Podemos ajudar sim, mas creio que assumir um papel de liderança na reconstrução do Haiti, é uma pretensão muito grande de um país que enfrenta graves problemas sociais, apesar dos avanços do governo Lula.
Podemos ajudar sim, mas não assumir uma posição de vanguarda na reconstrução do País. É muita pretenção, repita-se!

Por outro lado, o que posso dizer é que, à entrada em cena dos Estados Unidos nas operações de ajuda humanitária ao Haiti, foram nada menos que constrangedoras. O Ministro de Defesa Nelson Jobim reagiu com veemência ao que ele considerou "assistencialismo unilateral dos EUA".
Na verdade, o resgate do Haiti é ao mesmo tempo, um ato de humanismo e uma oportunidade política para mostrar ao mundo do que os EUA são capazes quando se trata de fazer o oposto da destruição. Que eles também podem construir, não apenas destruir. Eles não vão perder essa oportunidade.

Aliás, o próprio presidente do Haiti, disse que nenhum outro país tem meios comparáveis aos dos EUA para socorrer o Haiti. E o organismo mais preparado para prestar socorro são as suas Forças Armadas, num grande desrespeito e desconsideração para com o Brasil que sempre esteve ao lado dos haitianos. Não deu pra entender muito bem, essa postura do presidente.

Outra coisa a considerar: a disputa diplomática em andamento, segundo os cientistas políticos, "lembra o passado político da ilha", quando constantemente os haitianos se tornaram um joguete de interesses internacionais".

Por isso tudo, é que urge que a catástrofre do Haiti não vire um troféu em disputa para mostrar força e poder, e que essa briga de Pittbuls, contemple de fato o povo haitiano com uma melhor condição de vida.

7 Comentários:

Às 19 de janeiro de 2010 14:54 , Anonymous Anônimo disse...

Responda com sinceridade:

Se você fôsse haitiano, quem você preferia que estivesse no comando da ajuda? EUA ou Brasil?

Pois é...

 
Às 19 de janeiro de 2010 16:18 , Anonymous Anônimo disse...

Então podemos devanear e fazer uma comparação. E que tal se os EUA em 1941 não entrassem na guerra, deixando, para o Brasil, esta tarefa.

 
Às 19 de janeiro de 2010 16:39 , Anonymous Anônimo disse...

Leonardo com todo respeito, muda um pouco de assunto. Se informe do que aconteceu lá no cemitério e divulga no teu blog.

 
Às 19 de janeiro de 2010 17:15 , Blogger Leonardo Mayer disse...

Como o caso está sob investigação, sei o quanto o amigo sabe. Que um jazigo de uma família taperense foi atacado e depredado no cemitério municipal. O caso está com a Polícia Civil e em investigação sigilosa.

 
Às 21 de janeiro de 2010 16:20 , Blogger ZAYNE disse...

PARA FALAR DO HAITI HOJE, É BOM VOLTAR AO PASSADO, ONDE LA SE VÃO OS BONS TEMPOS DA GRANDE ILHA HISPANIOLA, DE FACTO LOGO MUITO CEDO ESTE PAÍS DECLAROU GUERRA AO ESCRAVISMO E AO JULGO EUROPEU, E SUA PRECOCE INDEPENTENCIA E BRAVURA, DEU SE INICIO AS JOGADAS POLITICAS SUJAS, QUE ACABOU POR ARRUINAR A MAIS PRÓSPERA ILHA CARIBENHA, PRIMEIRO A FRANÇA OBRIGOU O NOVO PAÍS A PAGAR UMA MULTA DE MAIS DE 150 MILHOES E FRANCOS, EM SEGUIDA APROVEITANDO AS DIFERENÇAS CULTURAIS DO POVO DA ILHA, TANTO A FRANÇA E ESPANHA DEU INICIO HÁ UMA CAMPANHA QUE DEU ORIGEM HÁ OUTRO PAÍS DENTRO DA MESMA ILHA, A REPUBLICA DOMINICANA, E NÃO PODEMOS ESQUECER DO EMBARGO AMERICANO NESSA ILHA QUE EM MUITO ENFRAQUECEU SUA ECONOMIA E SUA ESTABILIDADE POLITICA, OS TEMPOS PASSARAM E ENTRE OCUPAÇAO AMERICANA E O ABANDONO TOTAL PELAS POTENCIAS, O HAITI HOJE É UM DOS PAÍSES MAIS POBRES DA AMERICA, ESQUECIDO PELOS HOMENS E PARECEM QUE ATÉ POR DEUS.. NAO ACREDITO QUE POTENCIAS EUROPÉIAS E ESTADOS UNIDOS SÃO CAPAZES DE CONSTRUIR ALGO QUE ELES MESMOS AJUDARAM POR ARRUINAR DURANTE SÉCULOS...

 
Às 21 de janeiro de 2010 16:43 , Blogger ZAYNE disse...

PARA ENTEDER O HAITI HOJE, É PRECISO VOLTAR HÁ ALGUNS SÉCULOS, ONDE A MAIS PRÓSPERA ILHA DAS ANTILHAS DECLAROU GUERRA AO ESCRAVISMO E AO JULGO EUROPEU,O HAITI TORNOU SE O PRIMEIRO PAÍS DA AMERICA CABAR COM A ESCRAVIDÃO, E O SEGUNDO A CONQUISTAR SUA INDEPENDENTE, MAS SUA PRECOCE INDEPENDENCIA TALVEZ LHE CUSTASSE MUITO CARO,A FRANÇA OBRIGOU O JOVEM PAÍS A PAGAR UMA DÍVIDA DE MAIS DE 150 MILHOES DE FRANCOS, E O PIEDOSO ESTADO AMERICANO DECLAROU EMBARGO ECONOMICO A ILHA, PARA PIORAR AINDA MAIS,AS POTENCIAS EUROPÉIAS DOMINANTE NA ILHA,APROVEITARAM AS DIFERENÇAS CULTURAIS DESTE POVO FORTE E ANSEIOSO PELA LIBERDADE, E DIVIDIRAM A ILHA EM DUAS PARTES,ASSIM NASCE A REPÚBLICA DOMINICANA E ENFRAQUECE ESTE POVO QUE DESDE O PRIMEIRO DIA DE SUA INDEPENDENCIA NÃO TOLEROU A ESCRAVIDÃO.. ASSIM HOJE SURGE O HAITI POBRE, E ARRASSADO POR CATÁSTROFES, EMBARGOS ECONOMICOS,OCUPAÇAES E GOLPES MILITARES...

 
Às 22 de janeiro de 2010 10:17 , Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo comentário anterior onde podemos começar a entender a história da ilha !
Presidente Lula e Obama, viram o q. dá querer mexer c/ o meio ambiente e, plantar cana ! ?
Resolver esta questão é muito + q. ajuda às vítimas da catastrofe. Eu quero ver c/ fazer valer a sustentabilidade do país.
Trabalhar o social, o econômico e o ambiental ! ?
Na verdade a humanidade, as lideranças mundiais teem muyto trabajo ainda !

 

Postar um comentário

<< Início