quarta-feira, 30 de setembro de 2009

COM LICENÇA, MAS É IMPORTANTE, PRA MIM!

Hoje, 30, acordei bem cedo para conferir uma matéria especial do Léozinho Mayer, cria minha, que saiu no jornal Diário de Santa Maria do Grupo RBS. A capa do Caderno 02 da edição de hoje foi toda dele. Na foto a capa e a matéria publicada é esta aqui que você pode acompanhar abaixo. Clique na imagem para ampliar.

Cria do rock
O roqueiro Pylla encontra no sobrinho de 13 anos o seu novo guitarrista

Dinossauro, veterano, sobrevivente, insistente, incansável, persistente. A longevidade que o vocalista Pylla acumula no universo do rock’n’roll pode lhe render os mais diversos apelidos e adjetivos. No momento, existe um que faz mais sentido que qualquer outro: titio do rock. Quem assistiu às performances mais recentes do ex-vocalista das históricas bandas santa-marienses Fuga e 220 Volts certamente está surpreso com o pequeno grande guitarrista que está ao seu lado. O nome: Léo Mayer. Idade: 13 anos. Parentesco: sobrinho de Pylla.

O vocalista nunca poderia pensar que a fonte de rejuvenescimento de seu trabalho viria de dentro de sua própria família. Afinal, quando começou com esse negócio de rock’n’roll nos anos 80, o guri nem nascido era. Mas, como tudo na vida, o acaso novamente fez dessas coisas que nunca se pode imaginar – apenas sonhar.
– Quando ele nasceu, eu entrei no quarto e disse: “Nasceu meu guitarrista”. O pai dele, casado com minha irmã , disse “Tu vai ver. Esse aí vai ser doutor” – lembra Pylla, 49 anos.A história dele percorre os diversos capítulos do rock santa-mariense, sempre ao lado de grandes guitarristas, como Rafael Ritzel, Zézinho Cacciari, Tyty Moreno e Daniel Rosa.
Depois de experimentar o auge e os excessos da fama, o roqueiro entrou em uma fase ruim na virada dos anos 2000.Foi quando sofreu um acidente de moto, e seu estilo de vida desregrado mostrou as consequências. Ficou em coma, com a vida por um fio. Mas eis que se levantou, voltou à música e lançou um disco inspirado e autobiográfico – Bruxos Rosa (2004).
– Passei um tempo em Tapera, minha cidade natal, entre o hospital e a casa da minha família. Foi aí que comecei a conviver mais com o Leozinho. No meu processo de recuperação, minha família me deu um violão. E o guri acabou se fissurando nele. Isso que eu já havia dado para ele uma minibateria, quando me acusaram de largar uma bomba na família e cair fora – diverte-se Pylla.
O vocalista nunca havia planejado encaminhar o guri para o mundo da música:– Tinha medo, é uma vida pesada. Até que, nesse verão, ele me chamou no quarto e tocou uma música da minha obra. Me choquei. Vi que ele tinha uma baita percepção para a idade. E pensei: “Isso não vai dar boa coisa”.

A banda – Não demorou muito, Léo estava tendo aulas com guitarristas como Daniel Rosa e Batavo. Agora, ele toma aulas de Cantídio La Maison, outro veterano talento e que assumiu o baixo na banda de Pylla, a Carbono 14. Completam a formação Pablo Castro (bateria) e Márcio Echeverria (teclado e voz, da banda Crema).

Nos shows, Léo passeia facilmente pelo repertório de nomes do rock’n’roll clássico. Sozinho nas guitarras, faz as bases e manda bem nos solos, impressionando pelo precoce domínio do instrumento.
– Ele é um belo guitarrista. Para a idade, tem uma baita percepção. Agora, estou ensinando-o a ler partituras, o que será um salto, pois hoje ele funciona mais com o ouvido – explica Cantídio.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

E O FRIO QUE TEIMA EM FICAR!

Pode esse frio aí gente! Eu já tinha aposentado, fogão, dispensado os nós-de-pinho, lençol térmico, blusões de lá, cuecão, bota forrada com lá de ovelha, estufa e tudo o que se possa imaginar para atenuar esse frio que teima em permanecer entre nós.
Eu sinceramente, não suporto mais esse estado de coisas.
Isso deve ser castigo por algum pecado que possamos ter cometido de forma involuntária. Eu, sinceramente, não me lembro de ter passado um inverno tão rigososo como o que estamos vivenciando.

Mas e daí, fazer o que! É ter paciência, pois hora dessas ele vai embora e só volta ano que vem!
Que venha o nosso maravilhoso verão! Já tô se saco cheio com essa friagem toda!

DEFINIDAS AS REGRAS DO PROJETO DE HABITAÇÃO

Nesta terça-feira, 29, foram divulgadas as regras do projeto de habitação que será implementado pela administração no município de Tapera. Agora, as regras estao claras: são quatro alternativas de o taperense ter acesso à sua casa própria. Basta acessar www.tapera.rs.gov.br e conferir como o projeto foi formatado.
Mas este post aqui, mais se vale, em razão dos comentários gerados a partir da publicação feita após aquela reunião no CTG Guido Mombelli, quando a administração municipal levantou a possibilidade de serem construídos blocos de apartamentos no Loteamento Haunpentall.
Agora, está definido que a área pode abrigar apartamentos e casas, ficando ao interessado a opção de definição. Creio que foi uma medida acertada do prefeito, que assim, não cria nenhuma polêmica e agrada a gregos e troianos.
Resta dizer também, que o prefeito pensou em apartamentos para obter um melhor aproveitamento daquela área de 06 has. No caso de serem só blocos apartamento, poderia beneficiar 225 famílias, ao contrário do projeto de casas, que beneficiariam apenas 150.Então é isso, vá lá no site da Prefeitura e veja como ficou a formatação do projeto que pretende reduzir o déficit de habitação em Tapera

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CAMINHÃO BAÚ ENROSCA EM FIOS E DEIXA MEIA CIDADE SEM LUZ

No sábado á noite um caminhão baú, segundo me informam, provocou um transtorno sem precedentes em boa parte da cidade. Ele desceu pela Avenida XV de Novembro tomando o rumo da Rua Rui Barbosa, e nos fundos do Supermercado Santa Clara enroscou nos fios de energia elétrica chegando a inclinar postes de luz. Os fios vieram abaixo, e como consequência, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica por cerca de 4 horas. No casamento no Clube Aliança, o jantar saiu à luz de velas. Isso sem contar nos problemas com telefones, internet e outros transtornos mais que perduraram por toda a segunda-feira.

Mas a citação deste fato tem uma razão: quando havia aqueles arcos nas entradas da cidade e na Avenida XV de Novembro, problemas como esse não aconteciam. Simplesmente porque caminhões grandes não conseguiam transpor os obstáculos, que por terem virado chacota -os chamavam de "cangaias" - acabaram sendo retirados.

Eu, sinceramente entendo que eles devem retornar, com um layout novo, pois só assim os motoristas de caminhões grandes e pesados deixarão de entrar na cidade.

EM TEMPO: 03.10 - 16hs - Segundo uma testemunha ocular do fato, foi uma retroescavadeira transportada num caminhão que enroscou nos filhos de energia elétrica. Pena que não deu para anotar a placa.

domingo, 27 de setembro de 2009

NÃO SUPORTEI TANTOS DECIBÉIS!

Estive agora há pouco lá no Parque de Exposições, para conferir o Campeonato Estadual de Som Automotivo que o Grupo Taperense de Automobilismo - GTA - está promovendo, mas não me senti com coragem de entrar no Pavilhão, que é onde o evento se realiza em razão das chuvas. Olha, é uma loucura, e não entendo como aquele pessoal consegue suportar tantos decibéis a tarde inteira. Atenção, não sou velho não! ehehehe.
Na verdade, eu queria fazer umas fotos pra mostrar aí pra galera, afinal de contas é uma das etapas do campeonato estadual. Peço desculpas aos aficcionados desse esporte, mas não deu mesmo. Não suportei! Mas coloco o espaço a disposição da direção do GTA para publicar algumas fotos das máquinas que estiveram em exposição aqui em Tapera.

A PREVISÃO É TEMPORAIS E MUITA CHUVA NO RS

Olha só, as previsões do tempo para esta semana, feitas pelo meteorologista Cléo Kuhn e publicadas no site zerohora.com Clique na imagem para ampliar.

PREVISÃO PARA 27/09 – domingo:
TEMPORAIS ATINGEM O RIO GRANDE DO SUL.
No domingo os temporais atingem o Rio Grande do Sul. A propagação de áreas de instabilidades e a chegada de uma nova frente fria ao Sul do país voltam a provocar chuvas intensas e volumosas sobre o centro-norte gaúcho. Nestas regiões há risco para transtornos. Somente no sul gaúcho as chuvas vêm mais brandas.
Distribuição das chuvas: As chuvas fortes começaram já no fim da tarde de ontem e seguiram na noite/madrugada sobre o Estado, inclusive a Grande Porto Alegre.
Mesmo com as chuvas as temperaturas seguem agradáveis. Máximas entre 20 e 25 graus.
Para a região metropolitana de Porto Alegre seguem as condições para chuvas fortes acompanhadas de trovoadas. A máxima chega ao redor de 24°C.

Litoral no fim-de-semana:
O mar segue agitado no litoral gaúcho neste domingo. Os ventos sopram predominantemente de norte/nordeste e as rajadas ficam entre 25 e 33 km/h.

PREVISÃO PARA 28/09 – segunda-feira:
Na segunda-feira o tempo prossegue instável sobre todo o centro-norte gaúcho, com chuva a qualquer hora do dia. Somente na fronteira com o Uruguai e sul do RS retorna uma condição de tempo mais firme. O risco para temporais é baixo.
A entrada do ar frio provoca novo declínio das temperaturas. As máximas em sua grande parte ficam entre 17 e 21 graus.
Para a região metropolitana de Porto Alegre céu fechado e chuvas a qualquer hora do dia. Em POA espera-se mínima de 13°C e máxima de 19°C.

PREVISÃO PARA 29/09 – terça-feira:
Tempo seco e frio na maior parte do estado no período da manhã, no entanto na parte mais ao norte e centro-oeste do estado tem pancadas de chuva da tarde para a noite, nas demais partes a chuva chega somente a noite. Temperatura no estado entre 3/18°C.

PREVISÃO PARA 30/09 – quarta-feira:
Tempo instável pancadas de chuva, possibilidade de chuva forte em áreas isoladas. Temperatura no estado entre 6/20°C.

PREVISÃO PARA 01/10 – quinta-feira:
Tempo segue instável e com pancadas de chuva. Temperatura no estado entre 9/19°C.

PREVISÃO PARA 02/10 – sexta-feira:
Tempo melhorando, a chuva deve cessar ainda pela manhã e a tarde o sol reaparece. Temperatura no estado entre 9/18°C.

PREVISÃO PARA 03/10 e 04/10 – fim-de-semana:Tempo instável com pancadas de chuva, chance de chuva forte em áreas isoladas.Temperatura no estado entre 6/24°C no sábado e entre 12/26°C no domingo.

TAPERA SEDIARÁ CIRCUITO IOT DE TÊNIS

O Parque Aquático Taperense sediará, nos dias 03 e 04 de outubro, a 4ª Etapa do Circuito IOT de Tênis Infantil. O evento acontecerá dia 03 (sábado) a partir das 8:30 hs. Participarão do circuito as cidade de Ibirubá, Tapera, Passo Fundo, Erechim e Carazinho. Algumas cidades ainda estão para confirmar. O Circuito de Tênis é aberto para crianças de 4 a 8 anos (escolinha), 8, 10, 12 , 14 e 16 anos (categorias), masculino e feminino.
Premiações - Os primeiros e segundos lugares receberão troféus, e os demais participantes, medalhas.
Inscrições - A inscrições podem ser feitas, até dia 30 de setembro, com a professora Ula Brune, pelo fone 9947 1406 , com o professor Gustavo Simonetti (Passo Fundo) 9995 7327 ou ainda, com professor Ângelo Werminghoff (Erechim) 8407 3111.
Valor da Inscrição - R$ 25,00 (escolinha) e R$ 35,00 demais categorias.
Todos os inscritos receberão camiseta e almoço no sábado.

Maiores informações também pelo email [email protected].
Outras Atividades - Haverá palestra para os pais com o professor Gustavo Simonetti, ex-treinador do tenista Marcos Daniel. Durante o dia serão desenvolvidas brincadeiras, e outras atividades com as crianças

sábado, 26 de setembro de 2009

E DEIXA QUE CHOVA

São 18h13minutos deste sábado, e está caindo um “caldo” aqui em Tapera que só vendo. Ta alagando tudo. Mas a previsão era esta mesma. Só que agora fui conferir a previsão do tempo e marca chuva até quinta-feira, com uma leve interrupção na terça-feira, depois faz sol, de sexta a domingo. Assim sendo, acho que a Blumenfest deste ano vai sair com tempo bom, com exceção de quinta que tem previsão de chuva, coisa de 13 milímetros.

Hoje, quando me ensaiei para caminhar, começou a chover, e o negócio foi me recolher, e ficar aqui me deliciando com as observações feitas nos meus textos por um internauta, que sinceramente não sei aonde quer chegar.

Por vezes se mostra irritado com os meus escritos, com o que eu não entendo. Se eles são sofríveis, como considera, por que não troca de canal! Tem tantos sites na net, e vem complicar logo com este blog. Pega um filme, um livro, sei lá, tem tanta coisa pra fazer, ou vai catar coquinho mesmo! Vai querer fazer freguesia logo comigo, assim ele está me valorizando!

ASFALTAMENTO DA RS 332 DEVE SAIR SIM!

Pois olha, pelas informações que ando recebendo, o asfaltamento da RS 332, entre Lagoa e NMT, vai sair mesmo. Saiu no Jornal Diário da Manhã de hoje, sábado 26, que "a licença ambiental deve ser concedida em outubro, para que então, a obra possa ser iniciada.
O projeto está na Feppan para análise, há dois meses. Outra coisa: o Coordenador Geral do DAER com sede em Passo Fundo, Adriano Oliveira, disse que a obra será executada sem interrupção. Começa e vai até a conclusão. A própria governadora teria dito que quer a obra concluída logo.
O importante é que as lideranças da região não estão deixando o assunto cair no esquecimento. A pressão é muito grande, para que a obra esteja concluída até março do ano que vem, para a Expodireto e Lagoa Fest.

VOCÊ TEM CUIDADO DE SEU CORAÇÃO?

Neste dia 27 de setembro, é o Dia Mundial do Coração. E por falar nele, como você está tratando do seu coração? Como anda a sua pressão arterial? Tens feito exames regulares? Tens praticado exercícios físicos?
Eu procuro cuidar dele. Sempre estou de olho nele. De uma coisa tenho certeza, se ele me pregar uma peça, não será por falta de atenção e cuidado. Como já abri o peito e o próprio coração, tenho que ter alguns cuidados adicionais, cuidados que qualquer um deveria dedicar a esta peça fundamental da máquina do corpo humano.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 31,5% das mortes no Brasil são provocados por problemas cardiovasculares — o que faz com que esta seja a primeira causa de morte no país.

Andei pesquisando por aí, e trago aqui algumas considerações, a propósito da passagem do Dia Mundial do Coração. Seria interessante você acompanhar até o fim!

Você sabe o que é vida hipertensa?
Tempos atrás, a pressão alta era vista como uma doença de idosos. Ao falar de hipertensão, a maioria das pessoas pensava em seus avós. Hoje em dia, essa realidade mudou e quase todo mundo conhece alguém jovem que já é hipertenso.
O aumento da expectativa de vida da população brasileira e a incidência crescente da pressão alta em pessoas cada vez mais jovens fazem com que os pacientes convivam por um tempo cada vez mais longo com a doença. Por essa razão, passam a desenvolver complicações que a hipertensão provoca com o passar dos anos.
Assim, surge o conceito vida hipertensa, tema da campanha do Dia Mundial do Coração (27.09), realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conscientização de todos sobre o tema é importante para prevenir e controlar a doença, protegendo a saúde da ocorrência de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.

O que você pode fazer para tornar o ambiente de trabalho mais saudável?
Exercite-se ao menos 30 minutos. Essa ação pode ajudar a prevenir infarto e AVC (derrame), além de dar mais disposição no trabalho. Caminhe em volta do prédio ou faça exercício durante o horário do almoço.
Estimule seus colegas a se exercitarem regularmente.
Peça alimentos saudáveis na lanchonete da empresa, procure restaurantes nas redondezas que sirvam refeições saudáveis ou leve comida de casa. Coma pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia.
Consuma menos sal e evite alimentos processados. Tente limitar a ingestão de sal a cerca de uma colher de chá por dia. Evite os alimentos industrializados, pois muitas vezes eles contêm níveis elevados de sal.
Mantenha um peso saudável. A redução de peso, associada a uma menor ingestão de sal, pode baixar a pressão arterial, o principal fator de risco para o AVC (derrame) e um fator de risco importante para aproximadamente metade de todos os casos de doença do coração.
Pare de fumar. O seu risco de ter doença arterial coronariana será reduzido pela metade em um ano e, com o tempo, retornará ao nível das pessoas que não são fumantes. Se você não é fumante, insista em um ambiente livre de fumaça.
Conheça seus números. Consulte um profissional da saúde que possa medir a sua pressão arterial, avaliar seus níveis de colesterol e glicose, e determinar os valores da relação cintura-quadril e o índice de massa corporal (IMC). Depois que souber qual é o seu nível de risco, você poderá elaborar um plano de ação específico para melhorar sua saúde.

Trabalhe com o coração
Ao se pensar nas atividades que afetam a saúde ao longo do tempo, é importante refletir sobre como o comportamento no local de trabalho pode influenciar na qualidade de vida da população, uma vez que a maioria das pessoas passa mais da metade do tempo que ficam acordadas no trabalho.
Um ambiente profissional que estimule hábitos saudáveis pode reduzir o risco de ocorrência das doenças cardiovasculares. Pequenas mudanças no dia a dia, juntas, podem fazer uma grande diferença para a prevenção e melhor qualidade de vida durante a “vida hipertensa”.

Três razões para trabalhar com o coração
1 - Salvar vidas: Quase metade das pessoas que morrem devido a doenças crônicas, incluindo doença cardíaca e acidente vascular cerebral, está no período produtivo da sua vida entre 15 e 69 anos de idade. Muitas das causas dessas doenças são fatores que podem ser controlados durante a vida.
2 – Aumentar a sensação de bem-estar: Os funcionários que fazem atividades físicas sentem mais prazer no trabalho, têm mais capacidade de concentração e mais agilidade mental, e se relacionam melhor com os colegas. A atividade física estimula a produção de endorfinas, estabilizadores naturais do humor que deixam a pessoa repleta de energia para participar de atividades de lazer depois do trabalho. Manter-se ativo relaxa a mente e o corpo e ajuda a reduzir o acúmulo de tensão.
3 - Desfrutar os benefícios sociais: Atividades em grupo, com amigos, em clubes ou centros de lazer são excelentes oportunidades para conhecer pessoas e ampliar o seu círculo de amizades. Ao se sentir mais saudável e adquirir novas habilidades, você ficará mais autoconfiante e terá uma sensação de maior controle sobre a sua vida.

AI VEM O HORÁRIO DE VERÃO -

A mídia já começa a noticiar a aproximação do início do horário de verão, que eu, particularmente, não gosto e tenho lá minhas dúvidas se economiza mesmo energia.
A propósito, eu vou fazer o teste aqui na minha casa.
O que eu não entendo, é que vamos dormir mais cedo, porém levantamos mais cedo. Então, sei lá, tenho minhas dúvidas se aqui na nossa região, por exemplo, ocorra efetivamente economia de energia.
Mas pelo sim pelo não, o negócio é começar a desde já, ir se adaptando ao novo horário que começa dia 18 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País e terminará à 0h do dia 21 de fevereiro de 2010.
Desde o ano passado, o horário de verão passou a ter um período definido de início e término. Deve começar sempre no terceiro domingo de outubro e, pelo decreto, se encerrar no terceiro domingo de fevereiro.

A PROPÓSITO - Você acha que economiza mesmo energia?

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ASSOCIADOS DECIDEM PELA VENDA DA UPL

Dada a reperecussão que o post sobre a venda da UPL Tio Bernardo provocou, com mais de 50 comentários, tomo a liberdade de publicar a matéria a respeito, que está no site da Cotrisoja - www.cotrisoja.com.br

"Na Assembleia Geral Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 24 de setembro, os associados da Cotrisoja decidiram pela venda da Unidade Produtora de Leitões (UPL). Conforme a votação, foram 126 votos a favor, 12 contrários, 1 nulo e 1 em branco, totalizando 140 votos.
Antes da votação, o coordenador administrativo, Cristiano Koch, apresentou aos sócios o balanço dos últimos sete meses no que diz respeito à situação da suinocultura e fez um panorama da atividade no Brasil. O gerente de agropecuária, Dilcar Colombo, falou que antes de optar pela possibilidade de venda, foram tentados comodatos e parcerias com outras empresas, a fim de manter a atividade na cooperativa.
Também foram apresentadas a proposta de compra da empresa interessada na UPL, os valores oferecidos e algumas cláusulas do contrato, que incluem a permanência dos funcionários e terminadores na Unidade Produtora de Leitões, bem como a prestação de serviços pela fábrica de rações da cooperativa.
Estiveram presentes os membros do Conselho de Administração e Fiscal, líderes, associados, o representante jurídico da empresa Euclides Marquese e o consultor Martinho Arndt."

BLUMENFEST EM UMA SEMANA

Em menos de uma semana, Selbach realiza a IX Blumenfest, a "festa das flores" na "Cidades das Flores". A programação inicia na quinta-feira, e entre as tantas atrações, a maior delas, é o show nacional com Hugo Pena e Gabriel, que será no Ginásio Municipal, antigo campo da Sase. Por ocasião da solenidade de abertura, serão servidos cuca e 44 metros de salame, em alusão aos 44 anos de emancipação de um dos município que mais cresce na região.
Se você quiser saber mais informações sobre a Blumenfest e a própria programação, é só clicar no banner aqui ao lado.

EM TEMPO: Veja como é a ironia do destino. Se a Blumenfest tivesse sido realizada na data original, no fim de semana passado ou neste, teria saído com tempo bom, ao contrário de anos anteriores, razão pela qual, preferiu-se pela transferência para o primeiro final de semana de outubro.
Mas pelo que andam as coisas em termos de meteorologia, a Blumenfest 2009, felizmente vai sair com tempo bom.
Agora, é esperar para ver!

Marcadores:

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MISTERIOSO CRIME COM MUITAS ESPECULAÇÕES

Um crime no mínimo misterioso, ocorrido numa fazenda em Butiá, na região carbonífera do Estado, pode ter ligação com a recente eleição realizada em Ibirubá. Ou também pode tratar-se de simples coincidência. A polícia está investigando o caso, que está gerando muitas especulações na região.
Um empregado da fazenda de Rogério Rebelatto, vice-prefeito eleito nas eleições de domingo passado em Ibirubá, foi brutal e cruelmente assassinado. André Fernando de Freitas, 48 anos, que aparentava não ter inimizades, prestava serviços nas propriedades da região. Ele foi morto, com requintes de crueldade com pancadas na cabeça e pescoço, tendo sido diagnosticada morte por traumatismo craniano. Para completar o quadro de crueldade, atearam fogo na vítima. Além disso foram queimadas três máquinas e uma moto.
Delegado de Butiá acredita que o crime pode também ter vínculo com os abigeatos na região.
Por enquanto é isso! Estou atento aos fatos e ao final da tarde trago mais informações, sobre este misterioso crime que está levantando várias suspeitas.

Para um bom entendedor,
uma foto basta!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Crack: Ignorar não é nosso Vício!

Foi na manhã desta terça-feira, 22/09, a segunda etapa da campanha contra as drogas em Tapera, agora para estudantes e professores, e demais pessoas ligadas ao meio educacional, e à noite para a comunidade em geral.
Pois olha, depois o que o jornalista Manoel Soares disse em sua palestra de quase duas horas, seria muita estupidez que alguém ainda tenha a capacidade de cheirar crack. É, definitivamente uma droga devastadora, muito mais potente que cocaína e a maconha que são meros coadjuvantes nesse contexto.
Com seu jeito irreverente e despojado de ser, brincando, brincando, ele acabou conquistando a simpatia e segurando a seleta platéia, até o final de sua interessante e criativa palestra.
Foi um “bate-papo” de jovem para jovem. Com uma linguagem direta e sem meias palavras, ele foi dizendo verdades que talvez a maioria já soubesse, mas que não tinham ainda, a noção de sua profundidade no contexto dos problemas que as drogas, principalmente o Crack, provoca nas pessoas.
O pessoal do Denarc, igualmente, falou uma linguagem clara, mostrando a realidade nua e crua da situação que atormenta todo mundo.
A palestra do Manoel, foi intercalada por um vídeo e por uma reportagem, de sua autoria, apresentada no Tele Domingo da RBS TV, que por si só mostrou a dimensão da problemática vivida por adolescentes da Capital.
O jornalista que nasceu, se criou e ainda mora em favela, falou sobre o efeito devastador que o Crack provoca, a partir de um áudio-visual, mostrando a ação dessa droga no cérebro humano.
Uma imagem que impressionou e chocou, foi a de uma jovem grávida, com a barriga a mostra cheirando crack, destacando que nestes casos, as crianças que sobrevivem ao nascimento, tornam-se desde a tenra idade, dependentes dessa terrível droga, a mais poderosa de todas.
Ao final, alertou os professores para os alunos com hiperatividade e déficit de atenção, os quais “precisam de uma atenção redobrada porque são os mais vulneráveis”.

A partir de quarta-feira, confira o álbum de fotos,
no site da Prefeitura: http://www.tapera.rs.gov.br/

AGORA O TROTE DO PARENTE EM APUROS!

Já se sabia do conto do bilhete, igualmente do golpe do sequestro e agora, a moda é o Golpe do Parente em apuros. Pois é! Tem gente caindo nesse golpe em Tapera. O cara liga a cobrar para alguém, se dizendo um parente em apuros e que, sem telefone não consegue o socorro desejado. E pede, implorando, que o suposto parente, compre um cartão de celular e passe o número para ele inserir no seu aparelho, para que assim, possa buscar o socorro necessário para seguir viagem. Este é apenas um exemplo.
Ando ouvindo cada história que só vendo. Sei de alguém que chegou a depositar R$ 2.000,00 na conta do suposto parente e depois que descobriu que havia sido enganado, quase enfartou.
Então, o que quero dizer, é que as pessoas devem estar atentas a todo o tipo de golpe. Ligações a cobrar é um perigo. Então, muita calma quando alguém ligar a cobrar, tanto para o seu fixo como o celular.

domingo, 20 de setembro de 2009

DOR DE CABEÇA TEM TUDO A VER COM POSTURA!

Estou assistindo ao Fantástico, no momento em que está passando uma matéria sobre dor de cabeça. Eu, sou um privilegiado, nunca tenho dor de cabeça, pelo que agradeço aos céus. Meu Deus, durante o dia, vocês não fazem idéia de quantas vezes ouço pessoas se queixando de dor de cabeça. É algo impressionante!
Já escrevi várias vezes na revista Saúde & Bem-Estar, que na maioria absoluta dos casos, dor de cabeça, tem origem na postura que tem tudo a ver com a coluna.
Fico observando como as pessoas sentam e como elas trabalham à frente do computador. Tudo errado. Lá na prefeitura, eu fico fazendo este tipo de observação. Alguns ouvem, outros não estão nem aí. O mouse então, é o grande vilão. Se você não estiver com todo o braço sobre uma superfície, não vai demorar para os problemas aparecerem. E pode começar por uma dor de cabeça. Estudos dizem que na maioria dos casos, dor de cabeça, tem origem em problemas de coluna.
Então pessoal, esta é a minha contribuição. Revejam suas maneiras de sentar e de trabalhar. Façam um teste. Mudem seus hábitos, tirem um tempo para se observarem, para ver se estão fazendo a coisa certa.

Marcadores:

É PRECISO ACELERAR O PROCESSO DE RECAPEAMENTO DA RS 223

Como sábado e domingo não tem academia, fui dar minha caminhada básica neste domingo á tarde. Aproveitei e mudei o percurso. Subi pela Xv de Novembro e fui até o trevo, onde tomei a direita e fui pouco além da Marasca. Fiz o referido trajeto para conferir de perto a operação tapa-buracos do DAER. Realmente o DAER passou pelo trajeto, só que se não iludam, que isso é por pouco tempo. É uma solução paliativa, mas que se fazia necessário. Tem muita perspectiva de novos buracos, e dessa forma, urge que o recapeamento seja feito o mais rápido possível.

Em tempo: no trecho entre o trevo e a entrada para a Estratégia Agrícola, sobraram no mínimo meia dúzia de crateras. Presumo que a operação que começou em Ibirubá, tenha sido interrompida ali, por causa das chuvas, e se espera que com o retorno do sol, o trabalho seja retomado.

Na caminhada encontrei o Luiz Frighetto da GF Pneus, e ele me disse que por dia no mínimo 30 motoristas procuram por socorro, para conserto de rodas e aquisição de novos pneus. Sim, porque os buracos são tão grandes que eles acabam destruindo os pneus.

NÃO NOS ILUDAMOS CAROS COLORADOS!

Sou colorado, não sou fanático e muito menos doentio. Torço para o Inter, adoro vibrar com suas vitórias e conquistas, não sou de tocar flauta nos adversários, mas confesso que ultimamente ando sofrendo com meu colorado.
Olha, claro que quero ser tetra-campeão, com essa campanha do 2º turno, o título simbólico de campeão do 1º, só serviu para piorar as coisas.
Eu acho que o problema não foi o Inter perder para o Vitória no Barradão não! O problema do Inter foi perder para o Corintians e o Cruzeiro no Beira-Rio. O time que quiser ser campeão, tem que primeiro fazer o dever de casa, e ganhar as partidas que tem o mando de campo. E claro, vez por outra, vencer e empatar fora, com algumas raras vitórias, tipo essa contra o Vitória que um time muito chato em seu estádio.
Outra coisa, caros e estimados colorados: o Inter tem que parar com essa mania de se achar. Achar que tem o melhor plantel, o melhor time, os melhores reservas e tem que parar de vender jogadores como Nilmar e agora o Magrão no meio do campeonato.
E para finalizar: Sem Magrão, com Giuliano na seleção e daqui a pouco o Sandro e o D'Alessando jogando nada, se mais algum daquele setor se machucar, temos que optar por Vagner Libano, sobre o qual nunca ouvi falar.
Ah! e ia me esquecendo! o Taison é jogador para entrar no segundo tempo. O que perde de gol este menino! Assim como o Alecssandro que perdeu gols feitos em Salvador neste sábado.
E o Edu pedindo passagem!
Desculpe meus caros, mas tive que desabafar e dizer que não acredito mais no título. Pra mim, ficando no G4 tá de bom tamanho. Não nos iludamos caros colorados.

sábado, 19 de setembro de 2009

COTRISOJA CONTINUA ENCOLHENDO! QUAL A RAZÃO DISSO?

Tomo conhecimento que a nossa Cotrisoja estaria vendendo o Condomínio Tio Bernardo da Linha Santana, em razão de não estar apresentando a lucratividade desejada, prá não dizer prejuízo. E a saída, foi se desfazer do patrimônio, cujo empreendimento foi saudado e comemorado na época, traduzindo-se por uma grande conquista dos taperenses que assim, começavam a experimentar uma nova realidade econômica, agregando mais uma atividade para o produtor diversificar a sua propriedade: a suinocultura.
Cooperativas da região, fizeram um grande investimento, através da Cooperjacui que também acabou sendo desfeita. Tinha-se a idéia de um novo eldorado em nossa região, por conta da suinocultura, que é uma atividade de altos e baixos, razão pela qual a Cotrisoja decidiu pela sua venda, para evitar que o rombo aumentasse ainda mais.
Ocorre, que a decisão da cooperativa, vem sendo contestada por muitos líderes de nossa comunidade, que têm uma visão diferenciada da direção da Cotrisoja e assim, estão fazendo articulações para que a venda não seja aprovada, ou pelo menos, seja repensada pelos associados, que é quem decidirão em assembléia marcada para os próximos dias. Esclareça-se, que o Conselho das Lideranças já teria aprovado a venda, restando e veredicto final aos associados, que é quem tem o maior poder de decisão.
O problema é que a Cotrisoja vem encolhendo ano a ano, e isto para o município tem um efeito negativo devastador. Enquanto o Poder Público trabalha para o surgimento de novos empreendimentos, para aumentar o poder de geração de emprego e renda, uma instituição como a Cotrisoja, abandona atividades já consolidadas, como o Supermercado, Transportes, Fábrica de Rações e Moinho. Em relação ao mercado, até que se aceita a sua venda, mas os demais setores é uma iniciativa que suscita preocupações.
Existe na economia, uma velha máxima, de que não se sai de uma atividade em razão dela ser inviável, pois depois é difícil retornar. Então, o providencial nesses casos, é buscar soluções alternativas para se manter na atividade.
A direção da Cotrisoja preferiu o caminho mais fácil. Está dando prejuízo, venda-se! É mais simples!
Para o ego do taperense, um negócio desses, para gente de fora, não é muito bom não!. Mas talvez ainda haja tempo de reverter a situação. A decisão é dos associados da Cotrisoja, que vão para a assembléia decidir o voto do Conselho de Líderes que é pela venda.
Será uma assembléia de forte de emoções, podem ter a certeza!

DIA 21/09 - TRÊS ANOS NO AR!

Na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, este blog estará completando exatos 03 anos no ar. Para quem começou como uma brincadeira, chegar aonde chegamos, é uma conquista extraordinária. Aliás, nunca imaginamos chegar ao estágio onde nos encontramos. Com esta receptividade, e hoje atingindo quase nove mil acessos mensais, números comprovados pelo Google Analitics que é uma ferramenta que dá uma noção exata de acessos a sites e blogs. A análise é impressionante, fornecendo inclusive os locais de onde acessam os internautas.
Como dissemos lá no primeiro post, criamos este blog, atendendo a indicações de amigos, e daqueles leitores que se acostumaram conosco, ao longo de ¼ de século através do Jornal Integração.

“Relutei, relutei, mas não teve como segurar…” foi a primeira frase escrita neste espaço no dia 21 de setembro de 2007. A partir daí, o gosto pela coisa foi aumentando e na medida em que os acessos iam se amontoando em nossa caixa, a nossa responsabilidade aumentava na mesma proporção.
O Blog do Leonardo se transformou numa verdadeira tribuna popular do taperense, que se utilizam deste espaço para opinar, criticar, sugerir. Claro que tem os engraçadinhos e os estressados que se utilizam do espaço para expor suas iras e suas fraquezas. Por vezes extrapolam os limites da tolerância, mas não me impressiono não, pois encaro tudo como uma contribuição para o descarrego daqueles que não estão de bem consigo mesmo.
Tem se dito que o ibope de um Blog se mede pelo número de comentários, não apenas dos acessos. É claro que a freqüência e a intensidade dos comentários dependem única e exclusivamente dos post publicados, e neste aspecto me sinto realizado, pois tenho tido o retorno desejado dos internautas. Tenho cuidado em escolher os assuntos para que eles caiam no gosto da população. Tenho tido a felicidade de ter essa capacidade de percepção do que pode agradar ou não!

É claro que há muito a melhorar. Preciso de mais tempos para fazer as postagens, tudo é feito em cima da hora, e por vezes caio na tentação de equívocos e erro ortográficos. Mas esto condicionado a melhorar cada vez mais. Normalmente faço o post direto no Blog, ao contrário deste que faço no Word para depois transportar para lá. Esse processo demanda algum tempo, mas terei que fazer isso daqui para frente, pois os blogeiros estão cada vez mais exigentes com o que aqui é publicado.
Então seria isso. Um bom final de semana a todos e muito obrigado pelo carinho da maioria e pela receptividade a um espaço que não é meu, é de todos nós.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

GINCANA CULTURAL FARROUPILHA CHEGA AO FIM!

Q Talagaço/Santa Clara 1º Lugar
Querência Amada/Lojas Becker em 2º lugar
Rancho Girassol/Sicredi em 3º

Chegou ao fim na tarde desta sexta-feira, 18, com a mesma euforia com que começou na segunda-feira, 14, a Gincana Cultural Farroupilha de Tapera. Acompanhei o evento de perto e pude sentir a euforia e a empolgação de professores e alunos das escolas que montaram suas Equipes para participar de um evento que serviu para marcar com letras maíusculas as comemorações de mais uma Semana Farroupilha.
O melhor de tudo é que o sucesso dessa Gincana está motivando a equipe da SMECDL a começar a projetar um evento nesses mesmos moldes para o ano que vem.
Pena que tenha chovido pela manhã e, assim, a Tarde Cultural, programada para o Parque de Exposições, acabou saindo no Pavilhão. O que quero dizer é que se fosse com tempo bom e ao ar livre, teria sido melhor ainda.
A Equipe Q Talagaço/Santa Clara conquistou o primeiro lugar seguido da Querência Amada/Lojas Becker da Escola Dionísio Lothário Chassot e em terceiro Rancho Girassol/Sicredi, APAE.
As demais equipes receberam Troféus de Participação.
Confira agora quem participou da Gincana Cultural Farroupilha
Escola/ Empresa:
EMEF PRESIDENTE COSTA E SILVA E CASA DAS TINTAS JACOBY
Equipe: SENTINELA DO SABER

Escola/Empresa:
ESCOLA ESTADUAL DIONÍSIO LOTHÁRIO CHASSOT
e LOJAS BECKER
Equipe: TAPERA – QUERÊNCIA AMADA

Escola/ Empresa:
EMEF FRANCISCA CERUTTI e EMPRESA MARASCA
Equipe: ALMA GAÚCHA

Escola/ Empresa:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL GIRASSOL e SICREDI
Equipe: RANCHO GIRASSOL

Escola/ Equipe:
IEE NOSSA SENHORA IMACULADA e
SUPERMERCADO SANTA CLARA
Equipe: Q TALAGAÇO

Equipe/ Empresa:
ESCOLA ESTADUAL OITO DE MAIO e SUPERMERCADO REGIONAL
Equipe: QUERÊNCIA REGIONAL

Equipe/ Empresa:
EMEF JOÃO BATISTA MOCELIN e MERCADO DO ZÉ
Equipe: GAÚCHOS DA PAZ

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NA RS 223

Olha ai que legal! Aleluia!
Acabo de ser informado que o DAER está executando uma operação tapa-buracos na RS 223. A operação está além da ponte sobre o Rio Colorado e agora só se espera que o tempo colabore, para que possa ser concluída até Ibirubá. Ai, depois disso é só esperar pelo recapeamento e torcer para que a estatal cumpra a determinação da justiça.
É isso ai então! Tem momento da crítica e da cobrança, mas é preciso que sejamos justos e coloquemos aqui o atendimento de nossos pleitos.

EM TEMPO: Só se espera que o DAER não esqueça daquele pequeno trecho que demanda a Lagoa dos Três Cantos.

MAIS UM ROUBO NO CENTRO DA CIDADE!

Ouço pela Cultura que mais uma loja no centro da cidade foi alvo dos ladrões. Desta feita foi a X Master, ali em frente à Praça Dr. Avelino Steffens e ao lado do Banrisul. De novo, o roubo foi facilitado pelo vidro temperado e que mesmo com grade na janela, os ladrões conseguiram levar alguma mercadoria. Usaram da criatividade, afinal de contas, não se rouba mais como antigamente, pois levaram mercadorias mesmo com grade.
Eis aí mais um motivo para o município investir nas câmeras de monitoramento para botar a mão nesses larápíos ou afugentar eles daqui. Onde elas existem os roubos diminuiram.
A adminsitração Municipal está há meses estudando essa questão e o encaminhamento final deve ser mesmo a implantação do sistema em nossa cidade.

A propósito: você acredita que as Câmeras inibem mesmo a ação dos ladrões?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

COLETA SELETIVA, UMA NECESSIDADE PREMENTE!

Está no site da Prefeitura de Tapera - http://www.tapera.rs.gov.br/ material informativo sobre o início da coleta seletiva em nossa cidade. Em fase experimental a coleta seletiva vai contemplar apenas uma parte da cidade, a partir da Rua Cel Gervásio e Avenida Xv de Novembro em direção ao Bairro Progresso, o lado sul e sudeste de Tapera.
É uma tendência natural e em bem pouco tempo a coleta seletiva vai passar a ser uma exigência diante do conceito que passou a se ter sobre essa questão de conservação do meio ambiente.
A partir do momento em que o sistema estiver funcionando com eficiência, nesta parte da cidade, a coleta seletiva será ampliada para toda a zona urbana.
É preciso, com efeito, que as pessoas se conscientizem da necessidade de adquirir esse hábito de separar o lixo dentro de suas casas . Haverá que se ter dois recipientes: um para lixo seco e outro para lixo molhado, para falar uma linguagem popular. Restos de comida não podem estar acondicionadas junto com uma latinha de refri ou uma garrafa. É preciso consciência e em nome dessa consciência é que este blog faz referência à iniciativa da Prefeitura Municipal.

CONFIRA - Assim, todas as segundas e quintas-feira a partir das 8:00 hs da manhã proceder-se-á a coleta do lixo seco (reciclado).
>O lixo molhado (orgânico) continuará sendo coletado diariamente, na parte da tarde.
>Não deixe o saco de lixo ao alcance de gatos e cachorros, observe o horário da coleta, não coloque o lixo fora do horário e evite jogar o lixo em terreno baldio.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O BLOGGER CHEGA! TWITTER NÃO!

Eu estava quieto no meu canto. Aí chegou alguém e disse que eu tinha que criar um blogger. Relutei, relutei e aí está o Blog que vocês estão usufruindo e que no dia 21 de setembro estará completando 03 anos. Aí chegou alguém e disse que eu tinha um perfil próprio para ter um Orkut e agora mais essa: que o twetter é o canal.
O Blog, continuo com ele, até gosto, pois posso exercitar meu prazer de escrever, mas o Orkut, começei e abandonei logo, só que o twetter, me nego. Sou prisioneiro do blogger e não quero e chega e ponto final. Twitter não, chega este blog que por vezes me tira a paciência por certas insunuações, maldosas, diga-se de passagem, pois sou do bem, não sou do mal. E tenho dito!

HOMENAGEM EM VIDA OU PÓS MORTE, EIS A QUESTÃO!

Olha aí um assunto, ou um tema palpitante: homenagens em vida ou pós morte. A partir de alguns comentários, num dos últimos posts, eu coloco o tema na mesa da discussão.
Eu particularmente nunca fui a favor de se homenagear as pessoas depois de suas mortes. Mas tudo bem, é uma tradição, ou melhor um costume. Mas eu entendo que é preciso, assim como em outros casos, rever conceitos e estabelecer novos parâmetros. Eu também sou a favor de homenagear figuras em vida. Claro que é preciso criar uma cartilha, para regulamentar a questão para que os propósitos de alguns, não caiam no ridiculo tempos depois. Não sei se me entendem, mas creio que sim.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

UMA PERFEITA OBRA DE ARTE FEITA A DUAS MÃOS!

Eu já sabia da aventura do Clemente Rizzi, marceneiro de nossa cidade, que junto com o filho Ismael - Chico - Rizzi, tocam a Esquadrias Rizzi, há mais de três décadas. O Clemente é um escultor de madeiras e um artesão, que tem se notabilizado por belos trabalhos estampados em portas de várias residências de Tapera e da região. Tudo de forma artesanal com suas hábeis mãos que moldam e dão vida a madeiras brutas e toscas.
Pois, conforme estava dizendo, o Rizzi acabou chamando a atenção de quem foi até o Tenarião recentemente participar da Ronda da Cidadania. Aliás, o Rizzi não, mas um enorme cavalo talhado em madeira com o cavaleiro e tudo o que tinha direito! Tudo esculpido em madeira. Em maneira nobre! Para produzir esta verdadeira obra de arte foram consumidos cerca de 2,5 metros cúbicos de cedro e mais de quatro meses de trabalho. Tudo feito com talhadeiras, formões, lixadeira e martelo.
A obra impressiona pela perfeição de todos os detalhes. Parece um cavalo de verdade, nos seus mínimos detalhes. Esta preciosidade que vai ficar exposta junto a Casa de Vinho Rizzi, mede 2,00 X 1,70 metros. Ele espera atrair a atenção de quem visitar a Rota De la Cucagna da qual a Casa de Vinho faz parte.
Além de produzir bons vinhos, que são vendidos em toda a região e em algumas partes do Brasil, Rizzi se especializou na construção de pipas de madeira. Os pedidos vem de todas as partes do sul do País e, ainda, em forma de pedido, fabrica ofurôs que são aquelas banheiras de madeira que tem fins terapêuticos.

Confira na Av. Xv de Novembro próximo do trevo da RS 223 - Fone 54-3385-1744

AS BOAS E AS MÁS INTENÇÕES!

07h05min - Nesta segunda-feira acordo mais cedo depois de, por certos momentos, ao longo da noite - não perdi o sono ainda bem - refletir, digamos de forma light, sobre os comentários feitos a propósito do post que se referiu ao Loteamento Haumpental e a proposta da administração municipal para acabar com o deficit habitacional que, todo mundo sabe, é expressivo e precisa de uma ação mais contundente do Poder Público.
Mas o que me chamou a atenção foi o teor dos comentários.
De todos eles tirei algumas conclusões e prefiro fazer uma analogia sobre este tema, citando as intenções que sempre norteiam o pensar e o agir do ser humano.
Qual é afinal a diferença entre uma boa intenção e uma má intenção. Entendo que, via de regra, todos - ledo engano? - tem boas intenções ao praticar seus atos. Quem estiver fora desse parâmetro, com certeza apresenta um problema existencial. Ninguém faz nada - acredita-se - para errar ou para prejudicar os outros. Por trás de uma ação há sempre, em tese, uma boa intenção.
A discussão, por outro lado, é necessária sobre maneira vivendo-se num estado de direito democrático. No entanto, o que deve ser condenado é o ato de criticar para tumultuar um ambiente ou uma situação.
Sobre a questão da moradia popular, é sabido que ela, como o próprio nome diz, objetiva a beneficiar aquelas pessoas - e nisso não vai nenhum demérito - com menor poder financeiro e que vivem de aluguel e, em razão disso comprometendo seriamente a qualidade de vida da família.
Creio que posso encerrar por aqui este post, imaginando que já tenha sido entendido o suficiente. Creio que não devo entrar no mérito da discussão, pois levaria a nada e, o que importa, é que, sempre tenho a melhor das intenções nas minhas ações, sobre tudo neste espaço, que não é meu, é de todos nós, razão pela qual precisa ser respeitado.

domingo, 13 de setembro de 2009

BLOCOS DE APARTAMENTOS NA VILA BRASÍLIA É ALTERNATIVA PARA AUMENTAR NÚMERO DE BENEFICIADOS

Eu já tinha visto o projeto da Prefeitura para o Núcleo Habitacional Haumpental na Vila Brasilia. Me chamou a atenção pelo diferencial em relação convencional em se tratando de moradia popular. E impressionou igualmente, àqueles que foram até o CTG Guido Mombelli na última terça-feira para conhecer a proposta da administração para sanar a questão do déficit habitacional de Tapera.
A idéia da prefeitura é construir blocos de apartamentos para beneficiar mais famílias, exatos 252. Do contrário, se for pelo sistema convencional de casas, a área DE 06 has, pode abrigar não mais que 150 famílias.
A idéia do prefeito procede por dois sentidos: máxima utilização da área e visualizando a socialização, que é um aspecto que é importante considerar. Se for casas, tem a possibilidade do "puxadinho" aquele, ou galpãozinho para criar uma galinha, etc e aí a coisa vira bagunça.
Eu tenho a impressão que a administração municipal deveria insistir no seu projeto inicial de construção de blocos de apartamentos. É uma coisa nova e com uma consequência social muito interessante para nossa cidade.

Em tempo: pelo que se viu lá naquele encontro o prefeito Ireneu Orth está disposto a reduzir a zero o déficit habitacional em Tapera. Se conseguir viabilizar o projeto Haumpental e ampliar a participação do taperense no Minha Casa Minha Vida, ele se transformará no prefeito da habitação popular, pois a maioria dos núcleos populares de Tapera tem a sua participação.

Clique na imagem
para ampliar

Marcadores:

sábado, 12 de setembro de 2009

OLHA O SOL! SAUDEMOS ELE!

Olha só o sol! Mas fala baixo, não espalha! Ehehehehe. Olha ele aí dando o sinal de sua graça. Estava na hora hein. Só agora 16h50 de sábado dá prá botar a cara prá fora de casa e até ensaiar uma leve caminhada. Mas não vamos comemorar muito, ou melhor, vamos é aproveitar este solzinho, em razão de que, semana que vem vem mais chuva por aí.
E hoje pela manhã, ouvindo o Cléo Kuhn pela Gaúcha, ouvi o que preferia não ter ouvido. Vai ser assim em setembro e outubro, com grandes probabilidades de seguir novembro e dezembro.
Então diante das evidências e das projeções, haveremos de aproveitar bem o sol pois ele continuará sendo um produto escasso nos próximos meses.

No mais, hoje tem América e Sobradinho no Poliesportivo, jogo decisivo para as nossas pretensões e agora vou tentar a sorte aqui no Regional no Cofre Premiado, promoção que está dando o que falar e atraindo as atenções de todo mundo.

A PRÓPÓSITO - Sábado - 18:00 horas - Quando você recebe uma mensagem com um link indicando a existência de fotos inéditas ou coisa que valha, qual o seu procedimento: clica no link de curioso ou ignora e deleta o e-mail. Se você optou pela segunda alternativa parabéns. Se optou pela primeira, sinto muito, mas você acabou de introduzir virus no seu PC e mais cedo ou mais tarde vai saber disso. Portanto, cuidado! Só abra mensagens se tiveres certeza de que se trata de documento seguro.

19h32 - Saio pra fora e vejo que está chuviscando! Ninguém merece!

21h28min - Não acredito, ligo o rádio agora e três a zero para o Sobradinho em cima do América que joga em casa! Infelizmente, apesar de todos os esforços temos uma equipe muito limitada. Mas tudo bem! De qualquer sorte estamos no mapa!

DOMINGO - 15H50 - Os meteorologistas não estão tendo muita sorte em suas previsões. Mais um equívoco! Tempo não firmou não. Sai para uma caminhadade leve e levei um chuvisco no lombo. Mas continuamos na torcida para que o tempo firme pelo menos uns três dias!

AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA BLUMENFEST

Essa é pra você ir se preparando, se organizando e se agendando para a Blumenfest 2009, de 01 a 04 de outubro em Selbach. Em primeira mão, diga-se de passagem:
01.10.09 - Quinta - feira
17:00 horas - Recepção das autoridades. Abertura oficial seguida de degustação de 44 metros de cuca e salame em comemoração aos 44 anos de Selbach.

02.10.09 - Sexta-feira -
22:00 horas - Show com Diego & Gabriel e Sho com Satograu no Estádio Municipal - Ex-Sase.

03.10.09 - Sábado
10:00 - Hora Alemã, com Rádio Ibirubá no Palco Central
15:00 horas - Grandioso desfile "Aqui tem mais cor, mais alegria".
18:00 horas - Missão em Ação de Graças na Igreja Matrix
23:00 horas - Show nacional com Hugo Pena & Gabriel no Estádio Municipal

04.10.09 - Domingo
15:00 horas - Encontro de Grupos de Dança
22:00 horas - Encerramento do evento.

EVENTOS PERMANENTES NOS QUATRO DIAS
-Música com Bandas ao viv
-Gatronomia típica na praça de alimentação
-Feira de produtos do comércio, indústria e prestação de serviços
-Feira de Livros, Flores,`Orquídeas, Artesanato e da Saúde
-Feira de Pequenos Animais
-Sononorização
-Brinquedos Infantis
-Hotelaria
-Visitação de Pontos Turísticos

Marcadores:

RS 223 - JUSTIÇA DETERMINA TAPA-BURACOS E RECAPEAMENTO, TUDO EM 60 DIAS!

Leio no nosso Jornal Integração, que o Juiz Dr. Rodrigo deferiu na terça-feira, a antecipação de tutela* na ação judicial proposta pelo Ministério Público de Tapera, ordenando que o governo estadual apresente um plano de recuperação em 15 dias, para que dentro DE 30 dias, execute uma Operação tapa-burados e mais 30 para o recapeamento.
O documento determina ainda que, caso o pleito não seja atendido, além de multa diária, a justiça poderá determinar o fechamento do trecho Tio Hugo/Ibirubá, responsabilizando o DAER a disponibilizar desvios alternativos.
Pois é, está aí uma nova e derradeira situação. É de se acreditar nas providências tomadas. O governo não deve ser tão irresponsável assim para não atender as determinações da justiça, não é mesmo! Então é esperar, se bem que creio que, 60 dias é um prazo muito longo para sanar um problema tão grave como este que nos atormenta e nos aflige!

*Tutela antecipada é o ato do juiz, por meio de decisão interlocutória, que adianta ao postulante, total ou parcialmente, os efeitos do julgamento de mérito, quer em primeira instância quer em sede de recurso.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ARE BABA! AH ESSAS NOVELAS!

Estou deveras impressionado com o poder de sedução dessas novelas. Hoje, com o último capítulo de "Caminho das Índias" o assunto em todo o lugar era o mesmo. Quem fica com quem, você aposta isso, aquilo? Enfim, todo mundo ligadão. Em todo o lugar que fui hoje o assunto era o mesmo. Teve gente que saiu do trabalho para fazer a unha, o cabelo, depilação e tudo o que se possa imaginar! Para assistir de camarote o último capítulo da novela da Globo! Ah essa Globo!
E o pior, é que tudo mundo sabe o que vai acontecer! Se a gente sabe o que vai acontecer por que essa expectativa toda? Não entendo como pode isso!
Num filme a gente sabe que os apaixonados por vezes morrem no final. É aquela velha máxima, "eles morrem no final" e todos choram copiosamente. Na novela, é o contrário. Eles casam e vivem felizes para sempre e os vilões sempre acabam pagando por seus atos insanos! Sempre?
E o mundo inteiro alí, na maior expectativa!
O que será isso! Sinais dos tempos ou falta de ocupação com coisas mais interessantes. Escrevo enquanto assisto a novela. Assisto por assistir, pois não estou entendendo nada. Não quero entender, não quero saber, e dizer que tem gente que passou um ano inteiro ligadão, ali no maior sufoco, sofrendo e chorando por este ou por aquele!
Are Baba, Schacha! - e assim que se escreve? - que loucura esse poder de sedução das novelas! Paro por aqui! Indignado, para não chorar!

E COMO CHOVE HEIN! NÃO ESTARIA NA HORA DE PARAR?

Pessoal, vamos combinar uma coisa né! Não chega de chuva? Cruzes! O que não choveu durante o ano passado, tá chovendo tudo agora em agosto e setembro. Eu sinceramente estou por aqui! Não tem como suportar tanta água. Pior é que ontem e hoje tive que sair atrás de lenha para o fogão, que aliás, já tinha aposentado.
Mas como não tem outra saída o negócio é tentar se adequar a essa realidade aquática. Pior é que as previsões indicam uma trégua de leve na segunda e depois de le chuva de novo!

Pior de tudo é uma exposição abaixo d'água, como a ExpoColorado que abriu hoje e vai até domingo. Vai acontecer com eles, o que aconteceu com Selbach há dois anos, que por sinal, adiantou a sua Exposelbach para o início de outubro para fugir da chuvarada de setembro.
Por falar em Selbach, a partir das próximas horas começaremos a divulgar a exposição aqui neste espaço, num link especial aqui ao lado.

Ocorre que este blog é acessado não apenas em nível, mas estadual, nacional e até internacional! Assim, a partir da festa de lançamento, tudo estará registrado por este blog para a posteridade. É um espaço que está chamando a atenção, também para divulgação de eventos, produtos e serviços.
A PROPÓSITO, o que fazer com um tempo desses? De preferência não sair de casa. É o que faço nesta sexta-feira. E lá me vou pra cozinha. Agora são 20hs e não tenho outra saída. Filé de Anjo ao creme de atum. Tá bom ou quer mais?
E amanhã, vou de Paeja de ovelha, na receita do Anonyus. Vou fazer amahã e depois do meio dia conto pro6. T+ ver então! Fui

Marcadores:

O LIXO É UM PROBLEMA DE TODOS NÓS!

Faz horas que quero fazer considerações sobre essa celeuma que está instalada em Tapera e em vários municípios da região, relativamente ao recolhimento do lixo pela Nova Era. Sou testemunha do esforço que os responsáveis por este setor na administração municipal de Tapera, e o próprio prefeito Ireneu Orth, tem dispensado para fazer com que a empresa cumpra a mais elementar de sua função que é o recolhimento do lixo doméstico de forma adequada e de acordo com normas que a própria Nova Era deve ter estabelecido e que ficou explicitado por ocasião da licitação que vem sendo renovada ano após ano. Foi assim na administração passada e assim foi, agora em janeiro com a atual administração.
Essa questão do lixo é muito complicada, razão pela qual temos que admitir que, ruim com ela, pior sem ela. O município poderia assumir para si a responsabilidade de recolhimento do lixo, mas o problema não é o recolhimento e sim a destinação. A começar que não temos um aterro sanitário liberado para o depósito do lixo doméstico e isso só é possível depois de um longo processo burocrático junto a Fepam e a outros órgãos ligados a preservação ambiental. Então, ruim com a Nova Era, pior sem ela, mas a continuar esse estado de coisas as administrações municipais vão acabar rompendo relações e abrindo novas licitações.

Mas dentro desse ínterim, queria fazer uma observação que julgo pertinente e adequada para o momento. Quando vemos que a empresa contratada, não se comporta de forma correta dentro de sua especialidade, e que está sendo paga com o nosso dinheiro, tem-se a oportunidade de fazer uma reflexão e um questionamento, se nós, enquanto cidadãos estamos nos portando adequadamente frente essa problemática do lixo doméstico. Pelo que se pode observar, nós mesmos ainda não atingimos um grau de disciplina que possa nos permitir reclamar do serviço, reclamação procedente sem sombras de dúvidas. Isso não significa em hipótese alguma, manifestação em defesa da Nova Era que pagará caro por sua omissão e negligência.
Vamos aproveitar este momento, de certo desconforto em relação ao recolhimento do lixo em Tapera, e nos questionar se estamos fazendo a nossa parte. Se estamos separando o lixo, se estamos embalando de forma adequada, se estamos cumprindo horários, enfim, se estamos em condições de exigir a melhoria do serviço. Quero crer que esse momento é oportuno para fazermos isso e assim, dar nossa contribuição para o aperfeiçoamento desse processo.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O TREM ESTÁ PASSANDO DE NOVO POR TAPERA

Quinta-Feira - 19h30min - Cá estou trabalhando prá variar. Aliás, meu nome é trabalho! Ehehehehheh!
Mas falando sério, sabe aquela máxima de embarcar no trem que tá passando ou montar no cavalho encilhado? Pois Tapera já perdeu o ônibus e não montou no cavalo encilhado. Calma, não tolouco não!
Nós tínhamos tudo para ter uma extensão da Unicruz em Tapera. O curso de Letras formou uma turma apenas se não me falha a memória, não houve apoio, faltou investimento e agora estamos a espera de outra oportunidade.
Eu sempre tive a convicção de que uma cidade com universidade tem muito mais chances de crescimento. E Tapera tinha tudo para experimentar esse crescimento. Só que, não sei por que cargas d'água, perdemos o trem e o cavalo acabou se mandando, faceiro da vida.
Agora no entanto está surgindo uma nova oportunidade, sobre a qual vou tecer maiores comentários a partir de amanhã. Hoje é apenas para aguçar a curiosidade dos meus fiéis internautas que, ontem, bateram todos os recordes deste blog. Mais de 500 acessos num só dia é pouco ou quer mais? E tem sido assim, praticamente todos os dias.
Mas voltando ao assunto que motivou este post. Tem um cidadão com tudo pronto para implantar cursos de graduação em Tapera. Tem até autorização do MEC e local para funcionamento de três cursos, sendo um deles Administração. Só que estando à procura, não conseguiu encontrar um parceiro para bancar o investimento. É uma pena, mas talvez ainda haja tempo, pois o cara já está perdendo a paciência e pode se mandar para outro município.
Amanhã falo mais a respeito desta possibilidade!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

RECAPEAMENTO DA RS 223 DEVE FICAR PARA O FINAL DO ANO!

Pois olha, a notícia que tenho pra dar sobre a questão da RS 223 não é das melhores não! Segundo o Blog do ex-prefeito de Victor Graeff Flávio Lammel e que também dirigiu a FAMURS, "o Secretário de Estado de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade manifestou preocupação e alegou que nova licitação já está em andamento para melhoria destas rodovias. Andrade colocou que elas estão entre as prioritárias para recuperação, encontrando-se no “Lote 11” e que, se tudo der certo, até o final do mês de setembro este processo estará concluído e o Estado estará apto a iniciar as obras".

Vejam bem, "se tudo der certo" até o final do mês este processo estará concluído. Mas e se não der certo. Eu não quero ser pessimista não, mas acho que vamos chegar no final do ano com este troço atravessado na garganta o que seria o fim do mundo, para os tempos em que vivemos. Sim, porque até lá não teremos mais asfalto neste rodovia.
Mas eu quero bater com a língua nos dentes sim, e ser criticado pelo meu pessimismo de agora.

Vamos ver!

DUAS ALTERNATIVAS PARA VOCÊ TER SUA CASA PRÓPRIA

Ontem à noite a pista de danças do CTG Guido Mombelli quase lotou de pessoas que foram conferir informações sobre os projetos habitacionais da Prefeitura de Tapera e os programas de financiamentos oferecidos pela Caixa Econômica Federal. Num primeiro momento, o prefeito Ireneu Orth apresentou a logística do projeto do Núcleo Habitacional Haupental, que será construído na Vila Brasília e que deverá beneficiar até 251 famílias e poderá ser construído em forma de blocos de apartamentos. O projeto já se encontra em Brasília no Ministério das Cidades. Depois o pessoal da Caixa Econômica Federal fez uma ampla explanação dos programas haitacionais da instituição, com destaque para o Minha Casa Minha Vida, em parceria com o município. Assim sendo, quem não conseguir a inclusão no projeto do Núcleo Habitacional Haupental, tem a opção do Minha Casa Minha Vida. Ireneu Orth está envidando todos os esforços no sentido de que o taperense tenha a sua casa própria para morar, abandonando de vez o desgastante aluguel.
Na verdade, com as estas duas alternativas, o prefeito Ireneu Orth quer reduzir a patamares ínfimos, o déficit habitacional de Tapera. Ele não faz nada mais do que cumprir uma promessa de campanha que está expresso no seu programa de governo.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O TEMPO É REALMENTE O SENHOR DA RAZÃO!

Que coisa esse tempo não! Tempo! Sempre ele! Tem tempo prá tudo. Pra discurso, pra reflexão, pra discutir a relação. Tempo pode ser coisa boa, como pode ser coisa ruim! O tempo está em nossas vidas o tempo todo,- olha a redundância - até na redundância.
Aí resolvi dar um tempo nas minhas postagens e acabei perdendo tempo porque os meus súditos não tiveram tempo de inserir comentários. Não por falta de tempo, mas em razão de minha decisão de dar um tempo.
Você já pensou o quanto o tempo interfere em nossas vidas, em nosso cotidiano. Pare e pense! Aliás, o simples ato de parar, significa que você está pedindo tempo pra ti!
Quantas vezes casais em conflito dizem "vamos dar um tempo" e quantas vezes os que se consideram injustiçados ou agredidos por uma coisa qualquer dizem que "o tempo é o senhor da razão"!
Tem, ora pois, sempre ele, o tempo. Tem tempo prá tudo! Há quem diga que temos tempo prá tudo, sim e quantas vezes dizemos que não fizemos isso ou aquilo por falta de tempo.
Tem tempo de menos ou tempo demais! O que você prefere! Claro que o melhor é tempo na medida certa. Tudo no seu tempo, nada fora do seu tempo. Tempo o suficiente!
Pra concluir, o tempo é tudo em nossas vidas! Tempo demais e tempo de menos. Eis a questão! Ouçam de uma vez por todas! Tempo tem que ser dosado, como tudo em nossas vidas. Nada demais, nada de menos.
Você aí deve estar se questionando! Mas prá que tudo isso? Eu diria que sei lá, talvez seja por sobra de tempo, por estar fazendo nada, ou me sobrando tempo! Você decide!

LAGOA TAMBÉM SOFRE COMO TEMPORAL


Fotos de Paulo Sanjes

As fotos são do site da Prefeitura de Lagoa

Em Lagoa dos Três Cantos, especialmente no interior, na região de Linha Glória que faz divisa com Victor Graeff, o temporal da noite de 07 de Setembro também provocou estragos e prejuízos em várias propriedades.
Os fortes ventos, que também atingiram a Linha Cinco Irmãos e Linha Vitória, arrancaram telhados de casas, galpões destruindo máquinas e implementos agrícolas, bem como sementes e insumos. O rastro de destruição atingiu também aviários e galpões edificados para suinocultura.
Conforme o site da Prefeitura, levantamento iniciaL apontam para um prejuízo muito grande, tanto para as famílias atingidas, quanto ao município que tem suas atenções todas voltadas para a reestruturação das localidades atingidas, revelou o prefeito Ernor Weber, destacando que as possibilidades de decretar Estado de Emergência são muito grandes.

O TESTEMUNHO OCULAR DOS FATOS

Arvores frondosas foram arrancadas
Temporal foi de assustar mesmo
O telhado da igreja foi todo emboa
Postes e rede de luz no chão
O Advogado Euclésio Seibel, de passagem por Victor Graeff na manhã desta terça-feira, testemunhou a devastação feita pelo temporal que se abateu sobre a cidade na noite de segunda-feira. E aproveitou para fazer algumas fotos de seu celular que tomo a liberdade de publicar com exclusividade.

TEMPORAL ASSUSTA E DEIXA RASTRO DE DESTRUIÇÃO EM VICTOR GRAEFF

Em Victor Graeff
Vacas foram mortas
com quedas de árvores
Fotos zerohora.com
Ouvindo a Rádio Cultura, através do repórter Marcelo Haag, tomo conhecimento de que realmente a coisa foi feia em Victor Graeff. Ele disse que a impressão que se tem é que o furacão Catrina passou pela cidade, tamanha é a devastação.
O prefeito Paulo Godoy decretou Estado de Emergência no município na manhã desta terça-feira. A situação é muito complicada.
O temporal de segunda à noite e madrugada de terça-feira deixou a cidade em situação calamitosa. Foram registrados destelhamentos em um grande de casas, árvores arrancadas e animais mortos no interior do município.
Godoi.
Muitos dos moradores, principalmente da zona urbana de Victor Graeff entraram em pânico e ficaram apavorados com a com a força do vento, situação nunca antes vista na cidade.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CONSIDERAÇÕES DE UM FINAL DE UMA SEGUNDA-FEIRA E FERIADO

Foto do temporal de Claudio Wiener
Já disse que não me assusto com tempo feio, mas hoje confesso que senti um misto de medo e preocupação. Mas felizmente, apesar do aguaceiro e algumas inundações de residências, tudo bem, em pouco mais de meia hora. Meu filho, o Léozinho, estava no ônibus que demandava a Santa Maria a partir das 18h30min e disse do caminho, que o bus estava alagado e que a coisa tava ficando complicada! Mas pouco tempo depois me tranquilizou dizendo que a chuvarada havia parado. Menos mal, só que a viagem vai atrasar bastante. Deve chegar em Santa Maria por volta da meia noite.

Mas hoje chegou ao final a programação da Semana da Pátria com a programação sendo desenvolvida no Tenarião por causa do mau tempo. Uma tarde inteira de apresentações de nossos talentos que não são poucos. Olha, tem cada um que só vendo!
Só que achei que foi muita apresentação. Deveria ser mais condensado pois o público acaba se dispersando. Não tem como ficar quatro horas dentro de um salão assistindo apresentações. A prova é que ao final delas, o público se reduziu a 30% por cento de quando elas iniciaram. São números e o que se houve nessas ocasiões é que é preciso condensar. Se não tem jeito em razão do número de artistas, tudo bem, sei lá como isso pode ser equacionado.
Mas que estava legal, ah isso não tem como não admitir. Pena que a Rústica não tenha saído por causa do mau tempo. Ah esse tempo, sempre ele!

Mas falando em tempo, não tenho ainda informações sobre os estragos provocados pela chuvarada do final desta segunda-feira, 07 de Setembro. Estou buscando informações. E assim que as tiver, postarei aqui!

SEGUNDA-FEIRA - 07 hs - E chove lá fora. Pelo jeito não foi tanto à noite, mas agora chove torrencialmente em Tapera. Secretário de Infraestrutura Benito Ghillioni me informa que em Tapera os estragos não foram tantos. Apenas casos isoladas de um ou duas telha arrancadas pela força do vento, ocasionando molhança dentro de casa e com bastante estrago em móveis.
O pior foi em Victor Graeff! As primeiras informações são de lá houve uma devastação, um rastro de destruição. Ao meio dia estarei atualizando as informações. Até mais então!

PROGRAMAÇÃO DO DIA 07 SAI NO TENARIÃO

E as previsões se confirmaram. Com a chuva que está chegando por aí - agora são 10h13min- a programação do dia 07 de Setembro em Tapera, vai ser realizada à tarde no Tenarião. O pessoal encarregado da arrumação da Praça Dr. Avelino Steffens já tinha começado seu trabalho nas primeiras horas da manhã, mas logo tiveram que desistir com o prenúncio de chuva. Nas primeiras horas, tinha-se a impressão de que não choveria, pelo menos até á noite, mas de uma hora para outra o tempo mudou e deve chover antes do meio dia.
Mas de qualquer sorte, a programação sai no Tenarião a partir das 14 horas. Só não sai a Rústica da Independência com mais de 100 inscritos. De acordo com o que estava programado, em caso de chuva, seria transferida para o dia 20 de Setembro, agora como parte da programação da Semana Farroupilha.
Então é isso, à tarde todos ao Tenarião para uma agradável tarde de chuva e de lazer.

domingo, 6 de setembro de 2009

SITUAÇÃO DA RS 223 É MESMO CALAMITOSA

Fui agora a tarde a Selbach. De dia deu para ter uma noção mais consistente do estado calamitoso de nossa RS 223. Fui só pelo acostamento e é o que eu aconselho a quem precisar transitar neste trecho, de Tapera a Ibirubá . O problema é quando você tiver que desviar de uma cratera e acabar batendo de frente contra o veículo que vem em sentido contrário. Isso quando não desvia de um para cair em outros tantos, sim porque é um caos, é muita buraco... E com chuva então, com a água encobrindo os buracos, não dá para diferenciá-los na pista molhada.
Mas que bom que o Ministério Público foi sensível aos apelos da população. Pena que o Estado não seja sensível para acabar com este nosso suplicio que é transitar por uma estrada toda esburacada. E o que é pior! A cada dia surgem novos buracos e com chuva então eles triplicam.
No mais é aguardar por medidas efetivas e concretas que é o recapeamento e não apenas tapa-buracos, que é um procedimento que não resolve mais nada.
E quando ingressares neste trecho reze para que ocorra tudo sem problema. Mentalize isso, chegando ao final do trecho são e salvo, que você já terá feito a sua parte. Não pense no pior, pense no melhor! Tenha consciência na existência da Lei da Atração.

ALTA VELOCIDADE NA DIONÍSIO É A QUESTÃO

Duas questões para este domingo, véspera de feriado de segunda-feira - até que enfim um feriado na segunda e não meio da semana - sobre a renovada Avenida Dionísio Lothario Chassot. A primeira sobre o controle de velocidade e a segunda sobre o possível aproveitamento dos paralelepípedos para calçamento de outras vias.
Falei com o prefeito e ele confirmou que serão instalados controles de velocidades tipo lombadas eletrônicas iguais àquele que fica alí nas proximidades do hospital. Realmente o pessoal, mesmo que o asfaltamento não esteja concluído, tem desenvolvido velocidade excessiva naquele trecho, principalmente entre a rua Farroupilha e a Almirante Barroso. Mas as lombadas só serão instaladas depois do asfaltamento concluído. Primeiro uma coisa depois a outra né. Enquanto isso, só se tem a pedir muita prudência aos motoristas e sugerindo que a Polícia arme alguma campana naquele trecho. É bem simples!
Em segundo lugar tem gente criticando - aliás sempre tem né - o fato da prefeitura não estar aproveitando as pedras da Dionísio que poderiam calçar outras vias públicas. Por uma razão muito simples: por economia. O asfalto naquele trecho lá no final da Avenida vai custar três vezes mais do que o restante onde tem o paralelepípedo. Só isso, apenas isso! Aliás, não precisa fazer maiores considerações. Quer se crer que dá pra entender né!

sábado, 5 de setembro de 2009

OS BAILES DE 3ª IDADE VIRARAM UMA COQUELUCHE

Passei agora há pouco alí pelo Tenarião e me impressionei com o número de ônibus das mais diversas cidades da região. E o Tenarião com uma estimativa de presença de em torno de 1.000 pessoas. É o baile da 3ª Idade do Grupo Nova Amizade, ligado, ao que me parece, ao CTG Guido Mombelli.
Aí fiquei pensando no que viraram esses bailes de terceira idade! Virou uma coqueluche, tirando muita gente da cama e da cadeira de rodas e por que não dizer do ostracismo, para a vida novamente. Quem inventou esse tipo de evento deve estar feliz da vida com a sua criação, pelos benefícios que trouxe para muita, mas muita gente que estava alijada da sociedade e esperando os anos passarem e por que não dizer, a morte chegar.
É impressionante a disposição desse pessoal que larga tudo e anda quilômetros dentro de um ônibus em busca do prazer da diversão e da dança.
A felicidade e o alto astral é tudo na vida da gente. Nada de tristeza, que idade coisa nenhuma, temos que nos adaptar às novas condições que nos são impostas pela idade e continuar sendo pessoas com vontade de viver. Isso que importa! Vontade de viver, pois uma pessoa de bem com a vida e feliz, adoece menos. A ciência já provou isso e pena que tem gente que ainda reluta em aceitar essa máxima.

ACHO QUE TEREI DE ABANDONAR MINHAS CAMINHADAS

Já escrevi aqui umas trocentas vezes, que faço das caminhadas uma rotina britânica, não por prazer, mas por necessidade, por recomendação médica, pois preciso estar com a minha circulação em dia, em razão de uma valvula metálica dentro do coração, que lá foi posta para corrigir uma deficiência, presumo que tenha trazido do ventre de minha mãe.
Então eu faço caminhadas de 5 quilômetros três por semana, numa rotina implacável desde o ano 2.000.
Ocorre que ultimamente, cerca de uns quatro meses pra cá, venho sentindo um certo desconforto no joelho esquerdo, tanto que quando dobro a perna para fazer um alongamento sinto dor. Não é um dor própriamente, mas um desconforto leve que tem me preocupado.
Pois bem, como leio muito sobre questões de saúde e qualidade de vida, em razão de uma revista que edito nessa área, cheguei a conclusão que tenho que rever minha situação de caminhante.
Foi aí que decidi não mais caminhar ao ar livre e sim farei isso numa academia, usando uma usando a esteira e ao mesmo tempo aproveitarei para fazer sessões de musculação para repor um pouco da massa muscular dos braços que já se foi.
Começei na quinta-feira, na Cia do Movimento do meu amigo Mano Utteich - Cel Gervásio - e como não caminho ao ar livre há cerca de uma semana já não sinto aquele desconforto no meu joelho esquerdo. Pode ser que esteja enganado mas acho que encontrei a solução para o problema que estava me preocupando. Mas vamos ver! Hoje sábado farei uma caminhada leve, mesmo porque a academia fecha aos sábados e domingos.

LANÇAMENTO DA BLUMENFEST EM ALTO ESTILO

Prefeito Rudi Seger
Vice prefeito e Pres da Comissão
Presidente da ACIS Marcos Huppes

Mesa de honta e Soberanas
apresentando os banners da Blumenfest

Administração Municipal de Selbach, juntamente com a ACIS – Associação Comercial e Industrial, Associação dos Orquidófilos, Artesãos e comunidade em geral, na noite de 04 de setembro acolheu grande número de autoridades, lideranças, imprensa regional e demais convidados, para dar início ao momento mais significativo da marca do Município de Selbach: o Lançamento da 9ª Blumenfest, a ser realizada nos dias 1°, 02, 03 e 04 de outubro de 2009, com o objetivo de fazer deste evento um espaço para uma intensa programação, envolvendo a cultura, o comércio e o lazer, e acima de tudo, contemplar momentos de vida, de intensa integração regional.
Com o slogam “ Aqui tem mais cor, mais alegria”, o lançamento da 9ª Blumenfest revestiu-se de significado ímpar, levando a crer que o evento, que vem sendo programado há vários meses, reeditará sucessos anteriores.
Decidiu-se igualmente por reeditar a Borboleta como símbolo da 9ª Blumenfest, pela sua beleza, expressão de liberdade, pela expressão de vida e pelo seu contínuo bailar entre as flores, principalmente no perfume das flores de Selbach, a “Cidade das Flores”.
QUALIDADE DE VIDA É VIVER AQUI - No ano de 1.905, iniciou-se a colonização do Município de Selbach, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães, provenientes das Colônias Velhas. A luta destes heróis desbravadores fizeram, com o decorrer dos anos, das terras doadas pelo COLONIZADOR JACOB SELBACH, uma próspera localidade, com um desenvolvimento definido e consistente, de tal modo que no dia 22 de setembro de 1.965 se emancipou pela Lei Estadual n.º 5.036, são portanto, 44 anos de uma bela história. A partir desta grande e histórica conquista, o Município de Selbach se desenvolveu através do Slogan “QUALIDADE DE VIDA É VIVER AQUI”. Hoje, O Município apresenta uma economia consistente, diversificada e consolidada, associada à preservação de sua cultura e a preocupação constante de crescimento com equilíbrio entre o avanço econômico e do meio ambiente.

A CULTURA COMO ESSÊNCIA - A cultura é uma das principais características do povo selbachense, onde a educação de seus filhos é prioridade, como forma de implementar cada vez mais a qualidade de vida. Assim, desde o ano de 1990, quando de sua fundação, O Coral Municipal São Gregório tem sido destaque onde quer que se apresente. No ano de 2006, fundou-se a Banda Municipal de Selbach e que hoje é uma das expressões culturais mais significativas e que orgulha a comunidade selbachense.

PRONUNCIAMENTOS – Fizeram uso da palavra; o vice-prefeito Alcir Maldaner e Presidente da Comissão da IX Blumenfest; o presidente da Câmara Municipal, vereador José Paulo Staudt; o vice-presidente da AMAJA, prefeito Ernor Weber; presidente da ACIS – Marcos Huppes; Reitora da UNICRUZ, Dra. Elisabeth Fontoura Dornelles; Deputado Pedro Wertphalen, líder do governo gaúcho; e por fim o prefeito Rudi Seger que também é o Coordenador Geral da Blumenfest.

SHOWS COM ATRAÇÃO PARALELA - A retomada dos festejos da Blumenfest, tem se caracterizado pelos grandes shows que fazem parte deste evento. Papas da Língua, Os Nativos, Grupo Tradição são exemplos. Na 6ª feira à noite, dia 02 de outubro, no lonão do Estádio Municipal, tem o show da dupla jovem, Diego e Gabriel e mais o Banda Santo Graau, e, no dia 03 de outubro, no sábado, o grande show Nacional, desta vez uma das duplas de maior sucesso do Brasil: Hugo Pena & Gabriel.
Ao final da solenidade o Coral Municipal São Gregório, juntamente com a Banda Municipal, regidos pelo maestro Nei Leandro Schneider, apresentaram a canção “ A Conquista do Paraíso”, que deu uma idéia de sucesso da 9ª Blumenfest, dias 1°, 02,03 e 04 de outubro.
Depois disso, a Rainha do Município, Senhorita Stéfani Werlang e a Senhorita Turismo Michele Pereira, abriram o banner como gesto de lançamento oficial da 9ª Blumenfest, acompanhadas pelas suas princesas, que apresentaram o material de divulgação deste grande acontecimento que é a 9ª Blumenfest.

Marcadores:

SOCOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRROOOOO!

Ontem à noite fui a Selbach participar da solenidade de lançamento da Blumenfest 2009. Fui em razão de que estou inserido, como editor de duas edições da revista da Blumenfest, através de um projeto que já está na LIC e promovido pela Alternativa Consultoria de Porto Alegre.
Até aí tudo bem, o problema foi quando entrei na RS 223 para me deslocar a Selbach. O estado desta rodovia está deplorável. Mas o que é isso minha gente!!! Cadê o senso de responsabilidade de um Estado, que quando cobrado, se limita a dizer que o recapeamento está dentro de um projeto global de recuperação de estradas. O problema é que o tempo anda passando depressa e com excessão de alguns poucos tapa-buracos, que não resolvem nada, ficamos expostos e colocando nossas vidas em risco constante ao transitar por esta rodovia.
Leio que o Ministério Público vem agindo, desde o ano passado, mas que nem isso está adiantando para sensibilizar quem comanda nosso Estado. Leio no Jornal Integração de hoje que o MP concedeu prazos para o Estado cumprir etapas de recuperação culminando com o recapeamento total, dentro de seis meses, só que no jornal não apresenta a data da ação!

Olha, ontem neste pequeno trecho havia mais de meia dúzia de automóveis no acostamento com o pisca ligado, indicando que tiveram avarias por causA dos buracos e das crateras. É uma coisa inconcebível! Levei mais de meia hora para percorrer o trecho de não que 8 quilometros e procurei andar só pelo acostamento que ainda oferece alguma condição de trafegabilidade. E na volta, para Tapera, me utilizei da estrada de chão que passa por São Pedro, onde tive o benefício de transitar um bom trecho pelo calçamento poliédrico. Vim tranquilo, sem o menor problema.

Olha, pra falar a verdade, a situação é tão grave que a única solução é um movimento para trancar esta rodovia. Trancar e só liberar para o trânsito quando as máquinas aqui chegarem para efetuar o recapeamento. Não há como esperar! A situação está um caos, uma calamidade pública!
Socorro!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

INCÊNDIO CONSOME CASA NO INTERIOR

Um incêndio, agora perto do meio, consumiu totalmente uma casa de madeira na Linha São João em Tapera. Foi na propriedade de João Bervian, casa onde morava sua mãe que felizmente não se encontrava no local. Além do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil também estiveram no local para os levantamentos de praxe. Mais informações assim que for possível.

ACIDENTE NO TREVO DE TIO HUGO COM JOVENS DE ESPUMOSO DEIXA UM MORTO E DOIS GRAVEMENTE FERIDOS

Olha só, um grave acidente, ás 6h10min desta sexta-feira, no mesmo local onde morreu o ex-prefeito de Tio Hugo, Gilmar Muhl, envolveu um caminhão de Pelotas de placas IVA 7000, dirigido por Gilberto Tuchtenhagen, 49 e um Fiat Uno de Espumoso, placas ICZ 1007, dirigido por Cristiano Wemming, 21 e tendo como acompanhantes, Juliana da Rosa Machado, 21; Marlise Sauer, 19; Bruna Barbosa dos Santos, 18; Diego Castelan Martins, 31 e Robson dos Santos de 20 anos.
O Fiat bateu de lado contra a carreta e deixou um morto, a jovem Marlise da Rosa Machado 21 e gravemente feridos, o motorista do Fiat, Cristiano Wemming e um dos acompanhantes, Diego Castelann Martins, 31 anos, que encontram-se no Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo…
Os seis passageiros do Uno ficaram presos à ferragens. O motorista do caminhão, também foi encaminhado ao hospital em estado de choque.
De acordo com o Soldado Patias da Polícia Rodoviária de Passo Fundo, os ocupantes do carro estariam retornando de uma festa em Passo Fundo em direção a Espumoso, distante 40 km do local do acidente.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A temática da Semana da Pátria

Cultura e Cidadania: Um novo olhar para a vida, é o tema da Semana da Pátria deste ano que vem seguido de uma logomarca que ficou bem adequada para o tema e para o momento. Confira você mesmo!

Conforme a Secretária de Educação, Suely Liné, a temática da Semana da Pátria deste ano, nos remete à reflexão de que a “esperança, a utopia e os sonhos são essenciais para o ser humano e o impulsionam na busca de uma vida e de uma sociedade mais humanas”.
Para ela, é necessário que continuemos sempre acreditando que todas as realidades humanas podem ser melhores e que tudo depende de nossas ações.
O ser humano, na sua concepção, é um projeto infinito. “Somos seres de esperança, buscando o que podemos realizar dentro da história e do tempo” sentenciou.
Nesta caminhada construtiva do município de Tapera, o projeto de Educação e Desenvolvimento, tem como princípios fundamentais a construção de uma pessoa, ética, responsável, feliz, empreendedora, crítica, competente e humana.
Porém, para que aconteçam ações efetivas, nesse sentido, é preciso caminhar orientados pelos seguintes posicionamentos: Valorização das pessoas, das famílias e da comunidade visando o bem comum; vivência de princípios do projeto de educação e desenvolvimento, na promoção de uma educação integral e de qualidade, como fator de desenvolvimento cultural, social e econômico e, por fim a realização de um trabalho conjunto e corresponsável visando à inclusão social e a cidadania com respeito e cuidado com o ambiente natural e construído.

TEMPORAIS PASSARAM SOBRE TAPERA!

Felizmente mais uma vez os temporais dos últimos dias passaram por cima de Tapera, como se diz por aí. Ao contrário de Ernestina e de tantos outros municípios gaúchos saímos ilesos com exceção de algumas telhas de algumas poucas que voaram com os fortes ventos, mas nada de anormal ou que pudesse merecer um registro mais enfático. Os maiores problemas foram provocados pelo vento com chuva que, batendo forte nas paredes e janelas, em algumas casas foram registradas molhanças de móveis e demais utensílios domésticos. Mas apenas isso e pelo que sei, o Departamento de Ação Social da Prefeitura Municipal, está envidando todos os esforços no sentido de reparar possíveis danos principalmente à famílias carentes.
No mais, os estragos maiores foram verificados no sistema viário do município, pois foi muita chuva e olhando prá fora, observo que vem mais por aí. Segundo a previsão, a chuva deve persistir até pelo menos a madrugada de hoje.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

INTER COM TRÊS ZAGUEIROS EM CASA, ISSO TÁ CERTO?

Assisti alí no Secu’s Bar, como faço vez por outra, a Inter x Atlético. Não gostei do Inter que não jogou nada no primeiro tempo. Agora, aqui em casa, ouvindo a Gaúcha, ouço Edu fazer três a zero, com cruzamento de Cléber.
Me recusei a assistir o segundo tempo em razão do Inter ter entrado em campo com três zagueiros jogando em casa e querendo ganhar a qualquer custo. Contra o Goiás deu certo porque o Inter fez um a zero com Marquinhos logo a 5 minutos - eu estava lá - e o Fernandão foi expulso aos 12. Aí a partida ficou fácil. Mas três zagueiros em casa, querendo a vitória é dose!
E esse Danilo, que me desculpe o pai dele, que andou queixando-se da imprensa gaúcha, mas não tem como vestir a camiseta do Inter.
E uma coisa me chama a atenção: a Globo tá passando Corintians e Santos e o Inter já fez três gols e a Globo ainda não mostrou nada. Por que será?
22:54 - Corrigindo: a Globo só passa os gols quando eles vão saindo, só no segundo tempo. O jogo do Corintians começou ás 21h50, enquanto Inter x Atlético foi ás 21hs. Então ta explicado. Os gols do Inter passaram sim, só que no intervalo de Corintians x Santos. Então ta explicado.

QUEM TEM MEDO DE TEMPORAL?

Pois saibam que nunca tive medo de tempo feio, tipo temporal, ventania, chuva de granizo ou situação semelhante. Canso de ouvir relatos de gente que entra em pânico quando um mau tempo dá sinal de proximidade, mas nunca me impressionei. Logo depois que casei, observei que minha esposa, ao menor sinal de vento forte, não conseguia esconder sua apreensão. Mas foi perdendo o medo com a convivência comigo. Como minha casa tem dois pisos, não me assusto não com tempo feio. Também foi assim nesta madrugada. Continuei dormindo normalmente ao contrário dela.
Quando acordei por volta das sete da manhã, vi que para os lados de Passo Fundo a coisa iria pegar. E não deu outra: em seguida veio a informação de que o bicho pegou na cidade de Ernestina.
Mas teve um dia em que tremi a perninha: foi quando vi da minha janela o vento derrubar duas frondosas árvores da frente da minha casa aqui na rua Almirante Barroso, esquina 12 de Maio. As duas árvores foram ao chão e tiveram que ser removidas do local.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

MARQUINHOS É BOM, PODE SER CRAQUE, MAS NÃO É UMA SUMIDADE!

Olha, vou dizer uma coisa! Eu não tô gostando muito de tantos holofotes sobre o nosso Marquinhos, um novo craque de futebol que está surgindo. Já vi muitos filmes e só espero que o Marquinhos tenha a cabeça no lugar e que nada o faça desviar o foco que é jogar futebol, ser alguém que venceu na vida.
Mas nessa turbilhão toda, gostei de saber que o Marquinhos está casado. Uma união matrimonial, é o primeiro passo para essa garotada não virar a cabeça com tanta fama e tanta badalação. Marquinhos, vá com calma, não dê muita bola para essa badalação toda. Muita imprensa já derrubou gente que tiveram o mesmo começo que você está tendo, e só se espera que você se mantenha focado no futebol e conserve a sua humildade que as coisas vão acontecer naturalmente. Você é bom, tá provado, mas você não essa sumidade toda que mutos estão falando. Calma, muita calma nesta hora!

POST SEM IMAGENS

Pessoal, tenho que me desculpar de vocês por não estar postando fotos nos últimos posts. Não sei o que pode estar acontecendo. Mas estamos tentanto solucionar a questão, pois um post com uma imagem sempre se torna mais atraente. Hoje alguém me cobrou na rua a não inserção de fotos, então aproveito o momento para prestar este esclarecimento.
Mesmo nos tempos de jornal sempre primei pela casamento texto-imagem, só que ultimamente isso não está possível.
Mas estamos tentanto resolver o problema e creio que logo isto acontecerá.