domingo, 30 de agosto de 2009

NOSSO MARQUINHOS FEZ GOL NA ESTRÉIA


Sou testemunha ocular dos fatos. Estou falando de Porto Alegre, acabo de assistir o nosso Marquinhos fazer o primeiro gol como profissional. O Marquinhos é o cara! Vocês tinham que ver o piá jogando e sendo assediado pela imprensa. Fez o primeiro gol da goleada de quatro a zero contra o Goiás de Yarley e Fernandão e fez uma ótima partida.
No meio da torcida eu só ouvia o povo em coro dizer: "Deu pro Taison"!
Claro que não é assim né, mas que o nosso guri tem tudo pra ir longe, ah isso sim!

UMA ALVORADA FESTIVA MAIS AMENA!

Pois olha, acho que a Alvorada Festiva da Festa dos Motoristas que se realiza neste domingo em Tapera, ficou de bom tamanho sim. Houve alvorada, mas não foi aquela loucura de anos anteriores que gerou tantos comentários contrários aqui neste espaço no ano passado. As alvoradas de então, eram demasiadas a ponto de acordar a cidade inteira ás seis da manhã. Neste ano, os organizadores foram mais comedidos e sensíveis aos apelos de quem tira o domingo para dormir até mais tarde.
Não sei se sou voz corrente, mas acho que sim!
Isso é mais uma prova de que dá para manter as nossas tradições sem ser exagerados.
Parabéns aos organizadores e boa festa!
Ah, hoje é dia de saborear aquele churrasco e pelo que sei o Venildo Borghetti, separou a dedo as cabeças de gado que foram carneadas para esta festa. É carne de primeira e, eu já to indo lá comprar o meu espeto.

sábado, 29 de agosto de 2009

RONDA SUPERA EXPECTATIVAS

Foram distribuidas senhas
para facilitar o atendimento
Fila para regularizar situação civil
Realizada no sábado das 09 às 16 horas, a 3ª Ronda da Cidadania superou as expectativas pelo número de atendimentos efetuados em todas as áreas oferecidas. A população taperense se valeu efetivamente da gratuidade dos serviços oferecidos pelo evento de tal intensidade que, a partir das 15h30min a organização teve suspender a distribuição de senhas. Foi um movimento surpreendente durante todo o dia, satisfazendo plenamente as expectativas dos organizadores que foram as Secretarias da Saúde e Ação Social e Educação e Cultura, e com o apoio irrestrito de duas dezenas de parceiros que se mostraram solidários e receptivos desde o primeiro contato.
As bancas de maior afluência de público foram pela ordem, a do Banco do Brasil com a confecção e renovação de CPF que ultrapassou a 140; doação de sangue com a presença de uma grande equipe da Hemopasso, com cerca 100 doadores; verificação de pressão arterial e glicose pela equipe da Ulbra Carazinho com mais de 134 atendimentos além de igual número informações sobre a saúde do homem e da mulher.
Outra banca que registrou notável número de atendimentos foi a dos Cartórios de Registros Civil e de Imóveis. Foi uma das bancas que sempre registrou filas de pessoas que regularizaram suas situações civis, como casamentos e de imóveis. Cerca de 50 pessoas protocolaram seus pedidos de regularização de situação além de um grande número de informações prestadas.
Há que se registrar igualmente a confecção de 21 carteiras de trabalho; em torno de 100 fotocópias de documentos pela Escola Politécnica; 25 atendimentos pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicruz e 50 atendimentos pelos profissionais da Academia Planeta Energia e Departamento de Lazer da Secretaria de Educação.

DANRLEI e CHIMIA APROVADOS NOS TESTES DO GRÊMIO

Estou desde ontem para postar esta informação. Sabe aquela máxima do tamanho não é documento? Pois é, que o diga o Danrlei Dahmer, que apesar de levar o nome de um dos maiores goleiros do Grêmio, é colorado, assim como pai dele, o Zé Dahmer. E pior, ou melhor, pode virar craque tricolor.
Pois o Danrleizinho, fez sim testes no Grêmio de Porto Alegre e foi aprovado, para a felicidade geral da família Dahmer.
Prometo trazer mais detalhes daqui a pouco, pois preciso me deslocar até o Tenarião para fazer a cobertura da Ronda Cidadania que abre ás 09 horas devendo ir até ás 16 horas, deste sábado. É o dia para o taperense tirar o atrasado e colocar toda a sua documentação em dia.
Então tá combinado. Em seguida em volto e insiro as informações sobre a ida do pequeno grande notável Danrlei Dahmer para o Gremio Portoalegrense.

10h35 min - Atualizando a informação aqui de cima. Não foi apenas o garoto Danrlei, 13 aprovado no testes do Grêmio. Roberto Reses de Souza, 14, o Chimia, também vai para Porto Alegre. Ele participaram de um peneirão de 150 atletas em Ernestina há poucas semanas. Destes, cinco foram aprovados e dois deles, o Danrlei e o Chimia, de Tapera, eles que integram a Associação Desportiva Alto Jacui que tem o Carlos Abreu como dirigente.
É isso! Agora vou sair atrás dos garotos para fotografá-los e publicar suas fotos aqui.

RONDA DA CIDADANIA - Retornei há pouco da Ronda da Cidadania e confesso que fiquei impressionado com o público que está colocando suas coisas em dia. Olha, que baita dentro essa de promover um evento dessa natureza. Ali pela meia tarde, trago aqui os números dessa que foi a 3ª Ronda da Cidadania realizada em nossa cidade. De parabéns os organizadores.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

INTERNET CRESCE E ASSUSTA VEÍCULOS CONVENCIONAIS

O bom da internet é que você pode corrigir eventuais equívocos a partir da participação do internauta. É tudo praticamente em tempo real. Nada melhor e providencial, pois o IBOPE divulgou recentemente o resultado de pesquisa em que constata que 34% da população mundial tem acesso à internet. É um índice expressivo, valendo destacar que 66% deles tem alto poder de consumo e de formação de opinião.
São números que não deixam dúvidas de que a internet está se consolidando com um veículo de comunicação em potencial. Há quem diga inclusive que os jornais estariam com seus dias contatos. Em que pese acreditar na ascenção da internet, não acredito, piamente, que ela possa substituir a palavra escrita em papel. Eu acho que cada um tem seu potencial, mas que a net vem num crescendo surpreendente, isso não resta a menor dúvida.
É esperar para ver! Nas próximas horas divulgo aqui os números deste blog!

VOCÊ JÁ PROVOU OS PRODUTOS MILANO?

Ontem tive o prazer e o privilégio de conhecer uma indústria de embutidos que está começando pequena, lá n o fundo do quintal e que tem tudo para deslanchar e ser referência para nossa região.É a Embutidos Milano, mesmo local onde foi realizado um curso sobre embutidos e defumados, pelo SENAR, Sindicato Rural e Departamento de Ação Social da Prefeitura de Tapera, há poucos dias.
Foi uma grata surpresa mesmo, principalmente em razão de ser uma iniciativa de gente nossa, daqui mesmo. Nestes primeiros meses a Indústria de Embutidos Milano, funciona em acanhadas, mas devidamente higienizadas instalações e a idéia é a construção em local que está sendo viabilizado, a partir de protocolo de pedido junto ao Poder Executivo.
Adriano Rohde é o nome do jovem empresário que demonstra visão de futuro, ao produzir embutidos diferenciados, como por exemplo, salame de carne de cordeiro, traduzindo num embutido com muito menos teor de gordura. Outro produto diferenciado é a lingüiça de frango com recheio de queijo. Ao esquentar na labareda, o queixo derrete provocando um sabor inigualável.
Provei o salame de cordeiro e a lingüiça de frango com queijo e só tenho a recomendar.
São produtos encontrados nos mercados da cidade. É só pedir pelos produtos Milano, mas a idéia é colocar gôndolas exclusivas, o que facilitará a comercialização.
Outro diferencial é a produção do legítimo e autêntico salame italiano e para complementar dá para se enfatizar que os produtos Milano têm menos conservantes e mais condimentos naturais que realçam o sabor e o paladar.
Enfim, conheci, experimentei e só tenho a recomendar os produtos Milano que são produzidos mediante a fiscalização do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, porém a meta é a conquista do SUASA que permitirá a comercialização em todo o território nacional.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DO CRIME DE LINHA FLORESTA!

Pois olha, o mistério sobre o assassinato de Janete Konrad Gueisel em Linha Floresta há mais de 100 dias, parece ter sido desvendado. A Delegada Aroldi de Ibirubá e que responde pela DP de Selbach, juntamente com outros agentes, efetuou a prisão de um suspeito do crime nesta segunda-feira. A Polícia não divulgou o seu nome, com a justificativa de que a identidade está sendo preservada para não atrapalhar as investigações. Se limitou a dizer que trata-se de um familiar próximo da vítima!
Mas enfim, tem um suspeito preso!

Só o fato de não revelar da sua identidade por parte da Polícia, não ficou muito bem claro. A não ser que as investigações não chegaram a uma conclusão consistente que possa levar o suspeito à ser denunciado. Deve ter sido uma prisão preventiva para acalmar a opinião pública que está exigindo uma solução para o caso.
Ocorre que hoje, uma pessoa só pode ser denunciada mediante provas irrefutáveis do crime ou através da confissão plena. Se não existirem provas, as evidências nem sempre levam uma pessoa à denúncia. Ou se levarem, a sua defesa será facilitada.

08h42 - Acabo de ouvir a entrevista da Delegada Diná Aroldi que justificou o fato de ter preso um suspeito, que ela particularmente considera o autor do crime, sem ter divulgado o seu nome. Ela entende que o suspeito estava no local do crime, porém como a prova do mesmo não existe, que é o revólver, não há como indiciá-lo. Por enquanto. Isso só será possível mediante uma prova concreta e irrefutável da autoria do crime. Na verdade as evidências levam a autoria deste familiar da vítima mas faltam mais provas mais contundentes. Mas ela tem certeza de sua autoria.

EM TEMPO: Me limito a seguir a mesma linha da Delegada de não divulgar o nome do suspeito preso, justamente para me preservar. Você já imaginou se o verdadeiro criminoso aparecesse neste momento? Tudo é possível! Então, mesmo que todos saibam, e que um bom número de pessoas tenha visto quem foi preso, prefiro manter a sua identidade aqui neste blog.

UMA CAMPANHA PELO USO DO CINTO!

Fiquei sabendo, de fonte segura que o Dr. Rodrigo, não estava usando cinto de segurança, ao contrário de seus acompanhantes. É o que me afirma uma fonte segura.
Mas pelo sim pelo não, aproveito o gancho para fazer algumas considerações a respeito do uso do cinto de segurança.
Nunca simpatizei com o uso do cinto. Não que não simpatizasse. Não usava por achar inconveniente, me incomodava usar cinto, mas meu pessoal tanto me encheu a paciência que, para evitar de ser chamado a atenção, passei a usá-lo como regra, assim que entrasse no carro para fazer uma viagem, que não dentro do perímetro urbano.
Como o tempo é o senhor da razão, fui aos poucos me convencendo da importância capital de usar o cinto de segurança e agora então, com essa do Dr. Rodrigo, definitivamente dou a mão a palmatória. Vou usar cinto sempre, mesmo dentro da cidade. Vou fazer isso e espero que todos os motoristas "relapsos" também adotem esta postura em defesa de nossa integridade física.
O caso do Dr. Rodrigo é sério! Se tivesse usando cinto de segurança, com certeza estaria por aí ileso e dando belas gargalhadas.

É DELICADA A SITUAÇÃO DE RODRIGO PAULISTA!

Hoje a tarde obtive uma informação mais precisa sobre o estado de saúde do Fisioterapeuta Rodrigo Paulista. Ele encontra-se internado em Passo Fundo, aguardando a cirurgia marcada para a manhã desta terça-feira, 25/08. Segundo pude apurar, Rodrigo teria sofrido compressão da coluna e só uma cirurgia delicada é que vai indicar se a lesão atingiu a medula. A situação é delicada, então, diante do quadro, a torcida de todos os taperenses, é que tudo não tenha passado do campo das suposições e que ele se recupere logo para voltar a trabalhar com toda a dedicação que sempre lhe foi peculiar.
Só para recordar. Rodrigo Paulista veio de São Paulo para defender as cores do América/Cegel, tendo mais tarde jogado pelo Guarany de Espumoso. Atualmente ele não estava atuando.

domingo, 23 de agosto de 2009

ACIDENTE NA RS 332...

São 18 horas e alguém me liga dizendo que chegou uma ambulância no Hospital Roque Gonazales e que teria ocorrido um acidente na RS 332, pouco além da Subestação da RGE. Mais que isso sei nada, mas já estou saindo para buscar as informações. Ah, segundo esta mesma fonte, há envolvimento de pessoas conhecidas de nosso meio.
Por ora é só.
Assim, que tiver mais informações retorno!

18h19min - A informação é de que foi um acidente envolvendo o Dr. Rodrigo Paulista, Fisioterapeuta que atende no CAIS em Tapera que estava acompanhado de outra pessoa. Os indícios são que teria sido uma capotagem. Ele teria perdido o controle da direção e capotado fora do asfalto.
Dr. Rodrigo e sua acompanhante foram encaminhados ao Hospital Roque Gonzales para os primeiros atendimentos. Ele teria fraturado vértebras e será encaminhando a Passo Fundo. Quanto a moça, os ferimentos não foram tão graves. Teria batido a cabeça, mas continua em Tapera.

19h48min - Agora sim, atualizando as informações.
O motorista do Fiesta, Dr. Rodrigo perdeu o controle da direção e capotou fora do asfalto. Ele tinha como acompanhantes, Claudete Abreu Drum e Marcelo Machado de Souza. O Dr. Rodrigo foi o que mais ferimentos sofreu. Fraturou vértebras e foi encaminhado a Passo Fundo. Seus acompanhantes sofreram ferimentos leves, foram medicados aqui mesmo e liberados.
O acidente foi no mesmo local onde há poucos meses dois veículos colidiram de frente.

OS NÚMEROS DA LEI SECA!

Dou mais destaque aqui, a uma notinha que publiquei ao final de um dos últimos posts.
Saiu na imprensa que o número de mortes nas estradas gaúchas caiu 12,7% no primeiro semestre de 2009 na comparação com o mesmo período do ano passado.
Aparentemente você poderia dizer que 84 vidas salvas é pouco, mas o percentual é que importa neste caso. São 12,7% menos mortes e o ideal mesmo é que não morressem gente no trânsito e tudo consequência da negligência e da irresponsabilidade de motoristas que teimam em transformar seus automóveis em armas letais.
Eu quero crer que foi uma boa providência limitar o consumo de bebidas alcoólicas pelos motoristas nas estradas, mas creio também que deveria haver mais rigor, mais bafômetros, mais multas e mais barreiras nas estradas.

sábado, 22 de agosto de 2009

SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!

Quero fazer algumas considerações a propósito do primeiro comentário do último post que foi uma transcrição de uma notícia publicada no site do Terra.
Olha, este blog não é feito para noticiar, pode até ser para informar! A essência dele é o comentário sobre as notícias, os fatos e os acontecimentos. Claro que por vezes são feitas publicações de notícias, mas a essência dele é a informação e o comentário razão pela qual são tantas as participações dos nossos internautas.
Procuro ser o mais natural possível e sem inventar! Não quero ser o Professor Pardal nem ser o dono da verdade.
Já me chamaram a atenção por ficar dias sem postar nada e agora, sou criticado por postar assuntos sem a menor relevância.
Então é isso. Sou eclético e racionalmente o suficiente para aceitar críticas e sempre procurando aperfeioçoar a minha comunicação.

OLHÁ SÓ QUE COISA IMPRESSIONANTE!

Olha só o que captei do site Terra!

A criação de clones e animais geneticamente modificados é um debate recorrente que gera dúvidas sobre quais seriam as implicações dessas práticas e das novas fronteiras da ciência. Uma história divulgada recentemente aumentou a polêmica ao informar que cientistas israelenses estariam examinando os restos do que parece ter sido uma 'mistura' entre um cão e um homem - o híbrido de um labrador com um ser humano. As informações são do site Live Science.
Lenda urbana ou não, a história conta que os restos foram encontrados por operários durante trabalhos nas fundações de uma residência. Ainda que geneticamente considerada impossível, conta-se que especialistas estão aguardando os resultados dos testes de DNA do achado, que devem sair no início do mês de setembro.
Uma exemplo de como poderia vir a ser esta estranha mistura genética foi criada pela artista Patricia Piccinini. A escultura de Patricia retrata um ser meio-mulher e meio-cão (ou porco), amamentando seus filhos - ou filhotes. A obra foi apresentada pela primeira vez em 2003 durante a exposição intitulada "We Are Family" (Somos família, na tradução do inglês).
A obra chamou a atenção do mundo depois que imagens dela foram divulgadas na internet para advertir sobre as consequências que a manipulação genética pode provocar. Muitas pessoas chegaram a acreditar que a foto seria de uma criatura real.

CONSIDERAÇÕES DE UM SÁBADO Á TARDE!

Agora, 17 horas estou retornando de minha habitual caminhada e confesso que estou preocupado, pois vou ter que mudar o trajeto. Gosto do trecho que demanda a Lagoa, porém aquele trajeto entre o final da Avenida Xv de Novembro, em frente ao Posto da Cotrisoja até pouco além do trevinho, está impraticável inclusive para caminhadas. Um caos. Tem trechos em que os veículos andam no acostamento que normalmente é usado pelos pedestres. A responsabilidade da conservação daquele trecho é do DAER de quem estamos por aqui. Por aqui mesmo!
Mas tudo bem, vou ter que mudar meu trajeto porque este de minha preferência tá complicado.

Mas havia esquecido de contar. A cachoeira que eu tinha no lado esquerdo da cabeça, vindo do ouvido está "secando" aos poucos. É claro que consultei a mediciana. E foram duas consultas. Uma com o Dr. Rodrigo Seibert e outra com o Dr. Diego que atendem no nosso Cais. O primeiro me receitou um medicamento, porém ressalvou que ele iria fazer efeito em cerca de duas semanas. Desconfiava que pudesse ser Labirintite. Mas outro dia estava em pânico com a barulheira. Fui de novo no CAIS e aí quem me atendeu foi o Dr. Diego que confirmou o que seu colega havia dito, porém me receitou uma audiometria, pois segundo ele, existem casos em que essa zoeira toda é resultado do início de perda de audição.
Dois dias depois me submeti a tal audiometria com a Dra. Nathalia Maldaner, jovem, competente e promissora Fonoaudióloga que me tranquilizou. Minha audição está normal, sem motivos para preocupação e me aconselhou esperar e controlar a pressão, pois segundo ela, em alguns casos existe uma relação próxima entre as duas situações.
Menos mal, pois a zoeira no meu ouvido está desaparecendo!

OS NÚMEROS DA LEI SECA - Ah! ia me esquecendo! Leio hoje que o número de mortes nas estradas gaúchas caiu 12,7% no primeiro semestre de 2009 na comparação com o mesmo período do ano passado. São 84 vidas salvas, em grande parte pela Lei Seca. Foi uma boa providência limitar o consumo de bebidas alcoólicas pelos motoristas nas estradas, mas creio que deveria haver mais rigor, mais bafômetros, mais multas e mais barreiras nas estradas.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O FANATISMO NO TRABALHO

Nas minhas andanças virtuais por aí, pra minha satisfação encontro o Blog do Túlio Milmann, jornalista da RBS e apresentador do Tele Domingo. Eu o considero um dos melhores jornalistas e articulstas do jornalismo gaúcho e brasileiros. Pois, tomo a liberdade de transcrever um texto que publicou no seu blog, que por sua vez copiou do site do Terra. Leia e reflita. É muito interessante:

Lá vai o texto.
Usar a camisa de um clube de futebol no local de trabalho ou encher o escritório com fotos do seu time do coração pode "prejudicar" o futuro profissional por causar "distração e reduzir a produtividade", disse um estudo.
A pesquisa, feita entre 900 gerentes de empresa pela agência de emprego TheLadders.co.uk, aponta que pessoas podem ter problemas com seus chefes se expressarem seu amor ao time no trabalho - principalmente se não for o mesmo de seu superior.
A mencionada agência, que opera na internet, adverte que mostrar de forma pública um interesse particular por um time de futebol pode fazer com que o funcionário leve um "cartão vermelho".
Por outro lado, ter o chefe no mesmo lado da torcida pode representar uma eventual promoção.Para Derek Pilcher, gerente da agência de emprego, demonstrar um interesse saudável pelo futebol pode contribuir para criar bom ambiente com os colegas de trabalho e superiores. "É uma boa forma de estimular as relações pessoais", apontou."Mesmo se o chefe torcer pelo mesmo time, não tem problema ter um pouquinho de discussão. Mas é bom tomar cuidado e não levar isso ao extremo.
Muitas conversas sobre futebol podem causar distrações e reduzir a produtividade", completou. Ele disse ainda que mais de cinco minutos de conversa sobre um jogo de futebol pode "levar seus superiores a pensar que você não é sério no trabalho".
É isso e o que você acha disso?

UM CAOS QUE SE PERPETUA!

Ao longo dessas últimas semanas um bom número de pessoas tem sugerido registrar aqui fotográficamente, as péssimas condições em que se encontra a nossa RS 223, no trecho compreendido entre o Tio Hugo e Ibirubá. Tinha prometido não tocar mais neste assunto, pois penso que a solução poderia partir de uma ação mais enérgica de nós mesmos ou de órgãos que nos representam.
Mas como isso não tem se concretizado, havia decidido tirar meu time de campo, não sem antes dizer que a situação está se transformando num caos na verdadeira acepção da palavra. Olha trafegar à noite ou em dias de chuva por este trecho é muito perigoso. É uma pouca vergonha! E a situação piora com um período prolongado de chuva como o que estamos vivenciando!
Os remendos já não adianta mais e, quando se aciona o DAER, a resposta é sempre a mesma. O recapeamento está na agenda e deve sair assim que for possível.
Mas enquanto isso, continuamos à deriva e expostos, não apenas a prejuizo com rodas e pneus, mas com nossas próprias vidas em risco iminente.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

TRAÍRA, AFINAL, O QUE SIGNIFICA O TERMO TRAÍRA!

Olá meu povo!
Quero lançar aqui um concurso pela definição de Traíra!.
Procurei no Google e não encontrei! Pode isso!
Eu tinha uma concepção do termo Traíra, mas como não encontrei nada no Google, quero ajuda dos "universitários".
Quando se chama alguém de Traíra, o que você entende?
Vamos me ajudem!
Vamos, podem fazer suas apostas!

ABERTA GUERRA AO CRACK

Cerca de 600 pessoas assistiram as palestras
“Crack, Ignorar não é nosso Vício”, evento promovido pelo Ministério Público de Tapera e AMAJA, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizado na manhã desta quarta-feira, 19 no Tenarião, mais se pareceu a um grande Seminário, para passar a limpo um dos maiores flagelos da sociedade moderna.
O prefeito Ireneu Orth, na abertura dos trabalhos, sugeriu que “saiamos daqui conscientes e capazes de enfrentar de frente essa problemática das drogas em nossa cidade”.
O Promotor Dr. Valdoir Bernardi sintetizou a iniciativa de promover um evento como esse, como sendo uma orientação para que a Promotoria se integre à comunidade e na verdade, pode representar o início de uma tomada de consciência pela realização de um trabalho efetivo, integrando todas as forças com vistas à prevenção, repreensão e tratamento das pessoas que pendem para o lado das drogas, especialmente o Crack que se dissemina de forma alarmante e impressionante.
Entre outras coisas, ressaltou a necessidade de enfrentamento da situação, não permitindo essa inversão de valores que ora se verifica. Disse ainda que, entre os objetivos do evento ora realizado, está o estabelecimento de um protocolo de intenções envolvendo todos os segmentos da sociedade para fazer frente a uma realidade que assusta e preocupa a todos.
O Dr. Rodrigo Bortolli, revelou que o índice de criminalidade em Tapera está diretamente relacionado com o crescente consumo de Crack e sugeriu que se faça um diagnóstico da realidade local dessa verdadeira chaga social, chamando ao mesmo tempo, a participação da imprensa na divulgação de uma mensagem que ser cada vez mais internsa e eficiente.
Da fala do Dr. Marcelo Lemos Dornelles, Promotor e Presidente da Associação do Ministério Público Estadual, enfatizo a citação de que o problema do Crack é que, além de ser muito mais potente, não tem definida uma forma de tratamento, ao contrário de outros tipos de drogas lícitas e ilícitas.
A abordagem feita pelo Dr. Roberto Leite Pimentel, Coordenador da Divisão de Prevenção e Educação do Narcotráfico, ligado ao Diretor do DENARC, Delegado João Bancolini, prendeu a atenção da platéia com revelações surpreendentes sobre todos os tipos de drogas, mas especialmente em relação ao Crack. Mas, o mais importante de sua fala, foi quando disse que 99% dos problemas de drogatição se previne pela ação da família que deve ser mais responsável e participativa. Destacou que é engodo pensar que a prevenção deve ser atribuição apenas da escola.
Enfim, foi um evento de magnitude que contou com a participação de uma seleta platéia de cerca de 600 pessoas, entre autoridades e educadores que, a partir do que ouviram dos especialistas no assunto, tratarão a drogatição sob um outro olhar com foco principal na prevenção.
Caberá agora a cada município implementar suas ações no sentido de fazer o enfrentamento da situação em todos os sentidos, nunca esquecendo do oferecimento do Ministério Público e Poder Judiciário para somar as forças para fazer frente ao crescente consumo de drogas, principalmente do Crack.

Quero aqui abrir um parêntese sobre o enfoque dado pelo Dr. Marcelo referente ao poder de sedução do Crack, ressaltado por ele. Eu quero crer que, quando ele diz que o Crack é uma droga espetacular e com um poder de sedução infinitamente maior que as demais, como maconha e cocaína, não se estará chamando a atenção para o seu experimento? Eis a questão! Creio que, nessa de chamar a atenção para evitar o primeiro contato, seria um paradoxo dizer que o Crack tem todo esse poder de sedução. A mensagem pode ter um sentido inverso ao que supostamente se propõe. Posso estar equivocado, mas acho que não!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CRACK, IGNORAR NÃO É NOSSO VÍCIO É NESTA QUARTA!

Anote aí na sua agenda se é que ainda não o fez: Evento sobre o Crack, a partir das 8h30min no Tenarião, promoção do Ministério Público, com apoio da AMAJA e Prefeitura Municipal de Tapera. Crack, Ignorar não é nosso Vício, é um evento com diversas palestras de especialistas destinado a Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Conselheiros Tutelares, CONDICA, Delegados de Polícia, Brigada Militar, Polícia Rodoviária, educadores, profissionais da área da saúde e assistência social, entidades de classe, associações e público em geral!
Então está combinado! Nos encontramos lá!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RAIO MATA 21 VACAS

Um infortúnio sem precedentes se abateu sobre a propriedade de Paulo Mariani na Linha Vitória. No domingo por volta da meia noite, um raio atingiu parte do rebanho leiteiro da Granja Santa Clara, vitimando nada menos que 21 vacas, todas PO, uma genética apurada e que conduz a uma elevada produção leiteira. A descarga atingiu uma cerca elétrica e as vacas que estavam mais próximas acabaram morrendo na hora, enfileiradas, numa cena impressionante.

Um prejuizo de mais de R$ 100.000,00 só coma morte das vacas, mais a produção de cerca de 33 litros de leite por dia por cabeça.

A propriedade conta com um rebanho de 130 cabeças, todas de alta linhagem. É uma propriedade exemplo, não apenas da região mas do próprio Estado do Rio Grande do Sul.
A produção leiteira é feita com consorciação de pastagens, sendo também área de demonstração técnica.

Para saber mais acesse
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2620930.xml

http://www.lagoadostrescantos.net/santaclara

domingo, 16 de agosto de 2009

POTENCIALIZANDO O HÁBITO DE LAVAR AS MÃOS!

Pelo menos essa epidemia da Gripe A está nos deixando um recado. As pessoas readquirindo ou intensificando e potencializando velhos e surrados hábitos, como lavar as mãos com mais frequência, colocar a mão na boca ao tossir e não se manter em locais fechados e com mais gente se estiver com o menor sinal de gripe.
Como editor de uma revista sobre saúde, a Saúde & Bem-Estar, que está em seu quinto ano de circulação, frequentemente me deparo com artigos que ressaltam a importância das pessoas lavarem as mãos várias vezes no dia. Já publiquei pelo menos três matérias a esse respeito, nesse período e volto a enfatizar a importância de potencializar este hábito que pode salvar vidas, sem qualquer tipo de exagero.

Mas neste final de domingo, em fiquei pouco tempo na frente do computador, pois preferi o ar livre o que aliás, é o normal num dia de calor como foi este que está acabando, registro aqui a realização do evento Crack, ignorar não é nosso vício, na manhã do dia 19 de agosto, próxima quarta-feira no Tenarião. Mais detalhes você pode obter acessando www.tapera.rs.gov.br que é o site da Prefeitura de Tapera, apoiadora do evento promovido pelo Ministério Público e pela AMAJA.
Aqui estarão as maiores autoridades e especialistas para falar sobre este tema que tem gerado tanta preocupação nas famílias de um modo em geral. Entre estas autoridades, aqui estará o Delegado João Bancolini que, pelo que estou sentindo, deixou muitas saudades em sua passagem por Tapera. Não é do meu tempo, mas vez por outra, ouço falar na competência deste Delegado, que definitivamente botou ordem em Tapera num tempo de dificuldades nessa área policial. Pois ele estará aqui na quarta-feira dia 19, quando certamente será cumprimentado por pessoas que com ele conviveram ou tiveram relação.

sábado, 15 de agosto de 2009

UM BRINDE AO CALOR!

Pois me desculpem os invernautas ou os loucos por inverno, mas prefiro o verão. Estava lá fora até há pouco colocando a leitura dos jornais em dia. Sim, é Integração, Tribunas, Zero Hora, Correio do Povo, Diário da Manhã Carazinho e mais outras publicações semanais. É claro que foi uma leitura dinâmica, lendo aquilo que mais me interessava. Tá tudo dentro dos conformes.
Gostei muito do artigo desta semana do articulista do Jornal Integração, Sérgio de Almeida, publicado à pagina 11 do Caderno 02. Se você não leu, leia. É muito interessante e fala da necessidade e da importância das pessoas não se acomodarem com as aparentes tranquilidades.
Aliás, este articulista é muito bom. Escreve textos interessante sobre autoajuda e motivação!
Mas estava eu dizendo que prefiro o verão e não abro do calor que gera um altro astral interessante. Pelo menos comigo funciona assim.
Então é isso! Saudemos a aproximação do verão e o calorzinho maneiro.
E depois de uma breve visita a alguns dos sites preferidos, me preparo para minha caminhada básica da qual não abro mão por necessidade!

FAZER EXERCICIOS OU NÃO FAZER, EIS A QUESTÃO!

Pois saibam meus súditos que sou adepto das caminhadas por força de indicação médica por conta de procedimento cardíaco que realizei em maio de 2000, há 09 anos portanto. Mas dia desses um cidadão, me interpelou dizendo que, caminhada sem os devidos fundamentos - tênis adequado e terreno desnível - mais causa problemas do que benefícios. Concordei e, ao mesmo tempo ele levantou uma questão de ordem: as articulações são como peças de uma máquina. Tudo tem um tempo de duração, uma chamada vida útil. É assim com peças de máquinas e assim é com a máquina chamada corpo humano.
Aí retruquei com aquela velha máxima do "se ficar o bicho come e se correr o bicho pega".
Você já pensou nisso?

Por que você caminha ou faz exercícios? Para melhorar a circulação, a disposição, enfim, todos sabem os benefícios que supostamente os exercícios provocam!
O questionamento do referido cidadão me levou à momentos de reflexão inevitáveis e cheguei à tímida conclusão que ele não deixa de ter razão.
O que quero dizer é que é preciso estabelecer certos limites em nossas atividades físicas.
Tem um amigo meu que diz que não caminha, não faz exercícios porque isso daí não adianta e que o Perú não morre na véspera. Morre no dia certo! E que nosso DNA tem validade e ponto final. Com ou sem exercícios nossas peças têm um prazo de validade e que os exercícios só nos fazem sentir melhor por conta da adrenalina que o corpo humano libera no momento em que estão sendo realizados.

Pelo sim pelo não, o negócio então é continuar caminhando, fazendo musculação, mas tudo dentro de limites que nosso organismo possa suportar, além de usar os equipamentos adequados. Vejo muita gente caminando de chinelo e de sapato. Esses daí estão comprometendo sériamente suas articulações e as caminhadas ao invés de fazer bem, acabam prejudicando e comprometento a vida útil de seus componentes, no caso as peças do corpo humano.
Esse é um bom tema para você refletir neste final de semana!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ACIDENTE EM BENTO MATA DOIS TRESCANTENSES

Um grave acidente na região de Bento Gonçalves ceifou a vida de dois cidadãos de Lagoa dos Três Cantos. A carreta dirigida por Irineu Emílio Walker de 60 anos, tendo como seus acompanhantes, José Antonio Backes e Roque Augusto Borges, único sobrevivente, despencou numa ribanceira na Linha Buratti, por volta das 17h30min de quinta-feira. Irineu Walker e José Backes morreram na hora, porém o corpo do motorista só foi resgatado na manhã desta sexta-feira. Segundo se sabe, Rogério Borges conseguiu saltar do caminhão ao ver que ele iria despencar numa ribanceira de mais de 300 metros. O motorista Irineu e seus acompanhantes estavam a serviço da Techne Engenharia de Lagoa dos Três Cantos que executa obras em Bento Gonçalves. O enterro dos dois trêscantenses deve ocorrer na manhã deste sábado.

Mais esclarecimento e fotos do local acesse o site seguinte:
http://www.gazeta-rs.com.br/noticia.php?id=6249

NÃO SERIA O CALÇADÃO DO ACESSO?

Andei dando uma espiada no projeto daquilo que se convencionou chamar de Caminhódromo do acesso à RS 223 e posso dizer que é uma obra para embelezar e mudar por completo o aspecto paisagístico de Tapera. Aí lembrei que fiz muitos comentários no meu tempo de Jornal Integração a respeito dessa necessidade. A entrada é um cartão de visitas de uma cidade e como tal deve ser tratada.
No caso específico, a obra projetada, foi denominadada de caminhódromo com o que não concordo mas assim terá de ser pois a documentação assim estabelece.
Pena que é só num lado do acesso. O ideal é contemplar os dois lados, mas a esperança é que, a própria mudança do visual possa ensejar a sequência do projeto.
Calçadão creio que que seria a melhor denominação. A obra deve começar dentro de alguns dias e vai alí da Esquadrias Perazzolli até o trevo da RS 223.

CAMINHÓDROMO I - Já escrevi aqui e reitero minha posição. Caminhódromo ideal seria no trecho entre o City Hotel até o início do calçamento para São Pedro, para não dizer na porta do cemitério. Nesse caso ida e volta dá cerca de quatro mil metros o que convenhamos é um bom percurso para uma caminhada. E de quebra poder-se-ia utilizar a área do Parque de Exposições, com os devidos ajustes. Continuo apostando nessa idéia e acreditando nela principalmente da simpatia do prefeito Ireneu Orth por esse empreendimento.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

QUEM DIRIA, MEU OUVIDO HEIN!

Além de dois comentários sobre o post em que torno público a zoeira do meu ouvido esquerdo, muitos amigos, quando me encontram relatam situações já vivenciadas, me confortando que isso vai passar com alguns pequenos procedimentos além de medicação adequada.
Alguém sugere que o problema pode ter originado a partir de uma friagem e confesso que nesse inverno, várias vezes enquanto caminhava, sentia muito frio. Sabe aquele ventinho? Pois é, deve ter sido aquilo mesmo. E decidi que não caminho mais quando for muito frio.
É aquela velha história: tu cobre a cabeça e deixa os pés a descoberto.

Outro comentário me pergunta se o que sinto não se parece a um eco. Você já levou uma bolada ou bofete na raiz do ouvido? Pois é isso que sinto! É um som intermitente, não pára.
Mas deixa pra lá, é muita petulância minha, com tantos problemas por aí, eu aqui expondo uma situação pessoal. Desculpem, mas só faço isso em consideração aos comentários e as manifestações feitas pessoalmente.

Pra encerrar, só pra dizer que no trajeto de minha caminhada agora ao final da tarde, pelo menos quatro manifestações pelo mau cheiro do nosso Curtume. Não se sabe o que pode ter havido, mas com certeza, o problema deve ser corrigido logo.

COMO O TEMPO PASSA DEPRESSA!

Pois olha, contrariando minha preferência, publiquei dois longos posts aqui abaixo. Não gosto de fazê-lo, mas por vezes é preciso, como nos dois casos.

Mas estava cá com meus botões pensando e impressionando-me com o tempo que passa rápido demais. Já estamos na quinta-feira! Parece que segunda foi ontem! Já estamos em agosto! Parece que foi ontem que 2009 começou. Lembro ainda do Reveillon e do Natal como se tivesse sido ontem!

Pois e, já estamos em agosto, oitavo mês do ano e em seguidinha, quando menos a gente espera estaremos nos preparando para mais uma virada de ano.

Tudo parece andar mais rápido na medida em que avançamos no tempo ou será impressão mesmo.

O que me intriga é que continuamos fazendo as mesmas coisas de anos atrás e a impressão é que o tempo não passava tão depressa quanto agora. Eu não sei o que pode ser isso. Sinais dos tempos? Será?

Pelo sim pelo não, esse é um indicativo de que devemos aproveitar ao máximo nossas vidas. E aproveitar da melhor maneira possível. Sem ódio, sem rancor, sem raiva, pois são males que afetam o fígado e o coração. Se você eliminar esees predicados de sua vida e de sua rotina, com o devido perdão do trocadilho, já pode se dar por vitorioso e dizer que você está fazendo a sua parte para viver de bem com a vida.

VETERANOS DO AMÉRICA EM BRASILIA

Veteranos do Grêmio Esportivo América esteve em Brasília no final de semana passado para uma integração a Associação dos Veteranos de Sobradinho-DF, integração relatada pelo colunista e articulista Edgar Lisboa do Jornal do Comércio em Brasília e amigo pessoal do vice-prefeito Beto Visoto, edição de 11 de agosto. Veja o que ele escreve em sua coluna e também em seu Blog – http://www.edgarlisboa.com.br/

“Uma integração entre gaúchos e brasilienses que começou há cinco anos teve mais um encontro neste fim de semana, em Brasília, reunindo empresários, agricultores, aposentados, industriais, industriários, funcionários públicos, profissionais liberais e comerciantes. O empresário gaúcho, João Pedro Flach, de Tapera, com empresa agropecuária instalada em Formosa, em Goiás, promoveu o encontro entre dois times de futebol: a Associação dos Veteranos de Sobradinho (Aveso) e o Grêmio América Futebol Clube, de Tapera, no Rio Grande do Sul, com mais de 60 anos de tradição futebolística.
O primeiro encontro aconteceu em 2005 quando um grupo foi até Tapera. Depois, o encontro foi em Brasília, mais uma vez em Tapera e, neste fim de semana, novamente no Distrito Federal. O grupo de cerca de 40 pessoas participou de almoço na quinta-feira, depois fez uma visita e um jogo no PAD-DF (Programa de Desenvolvimento do Distrito Federal) onde o presidente da associação local, Derci Censi, que é de Putinga, mostrou o desenvolvimento da agricultura no Cerrado.Depois tiveram um encontro em Formosa, no CTG local e finalmente em Sobradinho. Impressionados, os gaúchos conheceram a área de maior produtividade por hectare de algumas culturas. O feijão, por exemplo, explica Derci, cultivado com irrigação e tecnologia tem uma produtividade de 78 sacas por hectare. Outra cultura é o milho que alcança 232 sacas por hectare; o trigo, 122 sacas por hectare. Com isso, o Cerrado que tinha fama de não produzir quase nada, agora dá exemplo de produtividade.
O presidente da Aveso, empresário Cosmo Pereira Gomes, que é paraibano, promoveu com seus parceiros uma reforma geral na sede da entidade e no estádio localizado há cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília para receber os gaúchos.A recepção foi com muita costela, ao estilo dos churrascos de campanha do Rio Grande do Sul. Um dos grandes incentivadores do grupo é o vice-prefeito de Tapera (um dos mais jovens da caravana), com 37 anos, Roberto Luiz Visoto (PMDB) que fala com entusiasmo da troca de experiências e principalmente sobre a integração entre os dois Estados. Ele aproveitou a viagem à Brasília para fazer contato com parlamentares e líderes gaúchos em busca de apoio para o município de 11 mil habitantes que enfrenta sérias dificuldades, principalmente, na geração de emprego.“Estamos tentando liberar verba do Governo Federal para um projeto de construção de 250 casas”, explica Visoto (foto), que reivindica também uma escola técnica, pois falta qualificação no município. “Hoje a agricultura é o que move a economia de Tapera, contudo, o distrito industrial começa a se desenvolver e a prefeitura está preocupada em preparar esta mão de obra para o desenvolvimento” diz Visoto. Por isso, através de um convênio com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o município começa a preparar profissionais para o “pólo de empresas de esquadrias, madeira e móveis”. Já iniciou o curso de gestão e ação na cidade e no interior. Ele lembra que o Senai também está avaliando a definição de cursos para preparar os jovens da região para atender a demanda das empresas que se instalarem no pólo industrial.
Sobre o Governo do Estado, o vice-prefeito peemedebista acha que a governadora Yeda Crusius começou a “colocar gestão no Estado”, mas admite que os problemas com a governadora se agravem a cada momento. Integra também o eclético grupo de atletas que, além da busca da integração e da troca de informações, veio conhecer o desenvolvimento do Cerrado, o gerente do Banco do Brasil de Soledade, Enio Ferrari, que é atleta do América; o médico Marcos Dalssaço, do vizinho município de Tapera, Lagoa dos Três Cantos, entre outros. O menos importante para os dois grupos foi o resultado do jogo. Acabou em três a dois para a Associação de Veteranos do Distrito Federal. ”A vida é amizade e relacionamento”, como sintetizou o encontro o deputado Darcísio Perondi que aproveitou o sábado para continuar seu treinamento para disputar a São Silvestre, no final do ano, em São Paulo”.

E-MAIL ESCLARECEDOR SOBRE A GRIPE!

E-mail enviado pela Dra. Káthia Ribas

CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde.

Queridos amigos:
Tenho recebido perguntas e informações, as mais diversas das mais diversas fontes, muitas delas alarmistas... e temos que ser realistas. Apesar de estar em férias, dediquei esta última semana para uma intensa participação e pesquisa junto à todas as entidades oficiais competentes sobre o assunto, e não tenho motivos para achar que elas estejam ocultando ou minorando a real dimensão do problema. Estive com o Secretário Estadual de Saúde, participei da reunião do Ministério da Saúde, conversei com a s autoridades da Vigilãnica Sanitária, SAMU e Secretaria Municipal de Saúde, além de epidemiologistas e infectologistas. Não satisfeita, liguei para o CDC (Centro de Controle de Doenças em Atlanta), onde trabalha uma colega minha de turma. A situação atual é a seguinte: O virus H1N1 já ultrapassou a barreira inicial, circula livremente entre nós, veio para ficar. Nesta 1º onda do virus no Brasil, calcula-se que 70.000.000 de brasileiros terão contato com ele até final de setembro. Das atuais viroses respiratórias presentes no sul do país, 60% já são do novo virus, isto é, das pessoas com gripe que falamos ou que circulam na rua, ônibus, bares, igrejas clubes, etc., mais da metade já tem o novo virus... Isto é uma projeção estatística, ou seja, não há mais capacidade para se fazer exame de todos os suspeitos. A condução dos casos será como da gripe comum, e somente os casos graves ou em grupos de risco haverá dispensação da medicação anti viral. O virus H1 N1 tem maior transmissibilidade que o virus influenza , mas tem MENOR PATOGENICIDADE, OU SEJA MATA MENOS QUE A GRIPE COMUM... Acontece que ele tem tropismo por organismo com alguma brecha imunológica que comprometa as defesas habituais, então ele pode ser potencialmente mais agressivo em pacientes com: nutrição inadequada, más condições de higiene, cardiopatas e pneumopatas cronicos, asmáticos graves, renais crônicos, diabeticos, obesos mórbidos, pessoas em tratamento com imunossupressores (corticoides, tratamento para câncer) e doenças degenerativas. Em pessoas hígidas, dificilmente haverá complicação, e, volto e frisar, a MORTALIDADE É MENOR QUE O VIRUS INFLUENZA. Em 2008, só no mes de julho, 4500 pessoas morreram de gripe comum no Brasil. Estamos com 47 mortes pelo novo virus em 18 dias de circulação... Temos que estar ALERTAS, isto sim, pois é um virus novo, pode sofrer mutações, e ainda estamos aprendendo a conviver com ele. Por enquanto o importante é: boa alimentação, SUCOS DE FRUTAS, ÁGUA, ÁGUA DE COCO, VERDURAS, AMBIENTES AREJADOS, HIGIENE ADEQUADA DE MÃOS E VIAS AÉREAS, LAVAGEM DE MÃOS VÁRIAS VEZES AO DIA. ALCOOL PODE SER USADO EM SUPERFICIES POTENCIALMENTE CONTAMINADAS (MESAS DE CONSULTÓRIO, LOCAIS ONDE PESSOAS TENHAM ESPIRRADO, (mas sem maiores neuras, por favor, teremos que conviver alguns meses com este virus, como os tantos outros de gripe...) As Máscaras continuam recomendadas para quem está com quadro gripal, em respeito aos outros, e em alguns serviços de Pronto Atendimento , para as equipes de Saúde... nada de sair pela rua e shoppings com máscara e vidro de lacool gel na mão, precisamos de bom senso, tranquilidade é pés no chão. Evitar locais fechados, aglomerações shoppings, cinemas, bares, chimarrão e nerguille, pelo menos nos próximos 15 dias, enquanto o virus está em "curva ascendente"... Depois, é vida normal. O anti viral - Tamiflu- só será disponibiçizado pela SMS para os casos comprovadamente graves, não tomem para qq gripe, pois aumenta a resistencia do bicho... Em 99,85% dos quadros de H1 N1 a evolução será ABSOLUTAMENTE BENIGNA, ou seja, portados assintomático, sintomas leves ou moderados, perfeitamente tratados com: cama e sintomáticos (repouso por 5 dias está mais que suficiente). O afastamento das aulas é muito mais uma medida tranquilizadora para os pais, enquanto as equipes das escolas são adequadamente preparadas para receberem os estudantes e conviverem com a nova doença. As 2 gripes estão ai, os sintomas são idênticos, não há porque saber se é gripe A ou influenza, a conduta será igual, e evoluirá geralmente bem. Tivemos mortes, sim (porém 3 das mortes da semana passada acabaram se confirmando como da influenza, e não da gripe A).Alguns jovens saudáveis faleceram sim, mas na grande maioria , mesmo nos jovens, havia algum fator basal predisponente: acompanhei 3 casos: 1 criança do interior(desnutrida); 1 adulto com 33 anos (cirrose ) e 1 senhora de 54 anos (asmática grave). Portanto, amigos, muita cautela na tranmissão de informações: A CALMA É FUNDAMENTAL, OS CUIDADOS GERAIS TAMBÉM. DEVEMOS ESTRA ALERTAS, MAS TEMOS QUE SEGUIR A VIDA COM NORMALIDADE, PORQUE A GRIPE SAZONAL MATA MUITO MAIS QUE ESTA E NUNCA TEVE ESTA DIMENSÃO DE ALARME. Evitem lotar os hospitais com casos leves, só em casos de febre = ou > de 38ºC (este é o fator patognomônico!!), dor de garganta ou dificuldade respiratória as pessoas deverão procurar os postos de Saúde. Estamos conectados diariamente com a SMS, SESA e Central de Leitos, qualquer alteração na condução dos casos ou orientações gerais, haverá ampla divulgação.
Abraços!
Káthia Ribas - CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

GARANTIDA A GOVERNABILIDADE DO ESTADO

Pois de forma impressionante, como num passe de mágica os noticiários e comentários sobre a ação do MPF contra a Governadora e outros 07 acusados sumiram do mapa. Estou aqui a me questionar e, ao mesmo tempo comemorar a rejeição pelo pedido de afastamento da Governadora pela Juiza de Santa Maria que cuida do caso. Comemoro por uma simples razão: você já imaginou a balburdia que seria o processo de afastamento de Yeda Crusius? Com certeza tornaria ingovernável, ou melhor, impraticável, o governo gaúcho. E anote aí. Se o processo tivesse tido seu curso como esperavam opositores de Yeda, todo o seu projeto de ações iria por água água. O Estado ficaria ingovernável e com o comprometimento de muitos projetos, como o do asfaltamento da RS 332 entre Lagoa e Não Me Toque.
Então, comemoremos, sem deixar de exigir que os fatos sejam esclarecidos na sua essência. Ninguém é contra que se combata a corrupção, mas tudo dentro de uma normalidade e de limites, que não coloquem todo um Estado em risco de solução de continuidade.

HOSPITAL ROUBADO MAIS UMA VEZ!

É claro que ladrão que se preze não tá nem aí para o tipo de suas vítimas. Isso é um coisa natural, mas roubo contra um hospital que luta com todas as dificuldades para manter suas portas abertas, é uma situação no mínimo inusitada e comovente.
Há um tempo atrás, o Hospital Roque Gonzales já foi vítima de um drogado que roubou materiais e equipamentos. Foi de pouca monta, mas dessa vez o roubo foi mais audacioso. O cofre foi arrombado em pleno meio dia e de seu interior levados cheques e boa quantia em dinheiro que num primeiro momento estima-se que tenha sido em torno de R$ 5 mil.

No mesmo dia, e tigualmente ao meio dia, a Loja Muller & Lang, no centro da cidade também foi visitada pelos amigos do alheio. Os larápios entraram, pela porta que fica ao lado e no interior da garagem, sem forçar nada. Devem ter usado chaves, pois não há sinais de arrombamento. Roubaram o que bem entenderam enquanto os proprietários almoçava - eles moram no andar de cima - e sairam pela porta da frente igualmente sem forçar nada.
A dedução é que os dois roubos tenham sido praticados pelos mesmos autores e entre o meio dia e ás 13h30min.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

ABAIXO O SILÊNCIO! EM FAVOR DE MEU ZUMBIDO!

De uns anos para cá, tipo um ano, comecei sentir uma sensação de zumbido no ouvido esquerdo. Sei que é da idade, antes que algum engraçadinho se apresente, mas a verdade é que de uma semana duas pra cá, a coisa tá ficando preta. O zumbido aumentou e agora a impressão que tenho é que existe uma cachoeira no lado esquerdo da minha cabeça.
Andei lendo a respeito de zumbido e segundo pude constatar nada de algo que possa atenuar essa tortura que é uma coisa séria. Consultei com o Dr. Rodrigo Seibert, médico que atende no nosso CAIS e ele me disse o que já sabia. Zumbido não tem cura, ou melhor não tem um tratamento adequado e eficiente. Por enquanto. Tem alguma coisa relacionada a descargas elétricas, mas nada comprovodo.
Aí, aproveitei para fazer uma bateria de exames de sangue e tudo dentro da normalidade. Aliás, tudo no limite! Menos mal não é mesmo!
Na verdade exame de sangue faço seguido. De dois em dois meses. Como tenho prótese de válvula mitral, tenho que controlar a viscosidade do sangue através do tempo de protrombina. E levo isso a sério desde desde maio de 2000.
E aí vai um recado a quem necessita desse exame para que o leve a sério. Sei de casos em que, a inobservância dessa indicação, tem levado muita gente a sofrer AVC - Acidente Vascular Cerebral.
Então é isso. Assumo meu zumbido e quanto mais barulho ao meu redor, melhor. Eu diria, abaixo o silêncio, porque só com barulho é que me sinto relativamente bem.

CRACK, IGNORAR NÃO É NOSSO VICIO!

Ameçado de ser realizado em função do decreto de suspensão de eventos, Crack, Ignorar não é nosso vicio!, está confirmado para ser realizado de forma parcial na data inicial, 19 de agosto no Tenarião. A promoção, como já foi divulgado, é do Ministério Público de Tapera em combinação com a AMAJA que também tencionava realizar evento idêntico. Aí uniu o útil ao agradável e, ao invés de inicialmente envolver os quatro municípios da Comarca, agora, com a participação da AMAJA será bem mais amplo e representativo.

Assim, só a parte da manhã do evento vai ser realizada. Serão palestras de nomes de peso que tem ligação com a área das drogas e se destinam a autoridades, educadores e lideranças que igualmente têm ligação com esse terrível mundo das drogas. A idéia é fornecer os subsídios necessários para autoridades municipais para que cada um tenha os meios suficientes para agir em defesa de nossos adolescentes. Quer seja para a prevenção ou repreensão.

A parte do evento, destinada aos alunos demais adolescentes, que estava programada para a tarde daquele mesmo dia, com as mesmas autoridades, deve integrar a programação da Semana da Pátria que inclusive tem um forte apelo de cidadania e drogas é uma situação que se encaixa perfeitamente dentro dessa visão.

Confirma a seguir a programação do evento:

8h30min – Dr. Valdoir Bernardi de Farias, Promotor de Justiça
8h50min – Dr. Rodrigo de Azevedo Bortoli, Juiz de Direito
9h10min – Dr. Marcelo Lemos Dornelles, Promotor de Justiça e Presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul
9h30min – Dra. Clarissa Ammélia Simões Machado, Promotora de Justiça
10h15min – 10h30min - intervalo
10h30min – Dr. Vilson Antônio Riffel Filho, Médico Psiquiatra
11h – Dr. João Bancolini, Diretor do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico, Dr. Roberto Leite Pimentel, Coordenador da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE (DENARC, RS) e Sr. Janito Kepler, Comissário de Polícia e Chefe do Serviço de Ensino Preventivo – SEP da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE (DENARC, RS).
11h45min – Questionamentos

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

AINDA A AÇÃO DO MPF CONTRA A GOVERNADORA!

Pois olha, minhas conjecturas a respeito da ação do Ministério Público Federal contra o Governo Gaúcho, aos poucos estão se confirmando. Pelo que tinha lido até então, em nenhum momento encontrei qualquer evidência de prova cabal contra a governadora. Ousei dizer isso, não para defendê-la, quem me dera, mas por entender que tudo não está passando de uma grande orquestração que vai entrar para a história da política e da justiça do Rio Grande do Sul e até do Brasil. Houve sim a formação de uma quadrilha, no caso do desvio dos recursos do DETRAN, mas nunca acreditei na inclusão da governadora no esquema. Uma economista não entraria num esquema desses assim, sem mais nem menos.

Mas o que quero dizer é que no site do Jornalista Políbio Braga, a partir de hoje, está explícito o que estou afirmando. A seguir publico apenas um trecho do que diz o jornalista em seu site. Depois, se você quiser ir mais adiante na laitura é só clicar no link logo abaixo.

......A juiza Simone Barbisan não terá outra alternativa senão julgar inepta a ação.. Não existe uma só prova material (documento, extrato bancário, declaração de renda ou seja o que for) e também nem um só áudio (som ou imagem) - a não ser algo que se poderia tomar como testemunho de ouvir dizer (a prostituta das provas) - capaz de incriminar um só fio de cabelo da governadora Yeda Crusius. Advogado nenhum do mundo move processo baseado em “ouvir dizer”. Não apareceu uma só prova em tres anos e meio de denúncias após denúncias e na ação ajuizada pelo MPF, novamente, não é apresentada uma só prova. No caso das testemunhas, se é que se pode falar em testemunhas, o que fica claro na petição inicial é que os procuradores compraram como verdades reveladas, a gravação forjada, orquestrada, montada, previamente combinada entre os lobistas Lair Ferst e Marcelo Cavalcante, cujo único objetivo era chantagear Yeda, empresários gaúchos e o PSDB, ao que se somaram os delírios persecutórios do surpreendente ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, retirado há dois meses da cama porque a polícia queria prender seu filho traficante.

.....70% da ação visam atacar o deputado José Otávio Germano e 30% focam Yeda.....

http://polibiobraga.blogspot.com/

domingo, 9 de agosto de 2009

E CHOVE, COMO CHOVE! HAJA LENHA!

Meu povo que loucura! Olho prÁ fora e vejo que continua chovendo. Quantos milímetros deve ter dado? Mais de 100 acredito. Que inverno esse hein? Não há lenha para o fogão nem nó-de-pinho para a lareira que chegue! Já queimei mais de R$ 400,00!. Que coisa! Será que se tivesse usado gás ou energia elétrica teria sido menos? Vou pensar nisso para o próximo inverno.
Aliás, estou aceitando dicas de manter o ambiente quentinho gastando menos!

DOMINGO DE ALMOÇO FORA!

Acabo de chegar do Dom Fiorindo, restaurante de referência de Tapera, muito bom mesmo. Entre tantos pratos gostei da costelinha de ovelha, aliás sou louco por ovelha. Parabéns! Atendimento ótimo, um local aprazivel e de muito bom gosto! Se não tiveres opção, eis uma. Podes apostar!
E agora, fazer o que né!!! Naninha!
T+ mais ver

NÃO BASTA TENTAR! TEM QUE PROVAR1

Pois olha, debaixo de toda a minha ignorância jurídica, que não é pouca, ouso afirmar que, a sra. Governadora só sai dessa enrascada se provar por A + B, a origem do dinheiro para a compra de sua bela casa, que aliás, é um espetáculo. Se provar de onde veio o dinheiro, se safa, do contrário, pode até lutar, dizer que não sabia coisa e tal, mas vai ter que entregar o cargo ao seu desafeto Feijó. A lei é clara no caso de improbidade administrativa.
Aliás, é isso que me intriga. Mas Ministério Público Estadual já não fez a tal auditoria para ver a origem do dinheiro? É isso que não dá pra entender!
A coisa é bem simples: prove-se que o dinheiro veio de origem desconhecida que o caso está concluído.
Pode ter até gravações, mas pelo que se sabe, se não tiver a voz dela, não deve configurar prova cabal, mesmo porque, gravação pura e simplesmente, tem suas restrições no mundo jurídico.
Quanto aos outros envolvidos, principalmente José Otávio Germano e Frederico Antunes, é esperar para ver.
Então é isso e vamos curtir mais um domingo chuvoso. Hoje, ao contrário do costumeiro, vão me tirar da frente da churrasqueira. Me levarão para almoçar por aí. Afinal de contas, hoje é Dia dos Pais, e como tenho o privilégio e a graça de estar inserido nesse contexto, justificaram dizendo que preciso de uma trégua. Tudo bem, aceitei de bom grado, pelo que agradeço aos que me rodeiam.Ingrid, Mariana e Léozinho!
Quero aproveitar para desejar a todos os pais, um Feliz e Abençoado Dia dos Pais, extensivo especialmente ao MEU, Walter Candido Mayer lá das bandas de Panambi, terra boa deste desafortunado, mas feliz escriba.
Saúde e Paz à todos!

sábado, 8 de agosto de 2009

SÁBADO DE CHUVA! DORMIR, LER E FAZER FAXINA!

Qual o melhor programa para um sábado chovoso como esse.? A primeira resposta é dormir não é mesmo e como segunda opção, colocar a leitura em dia e talvez uma terceira alternativa, fazer uma faxina dentro de casa, jogando fora aquilo que não se ocupa mais e aproveitando para ver aquelas roupas de inverno que não se usa mais para doar à Campanha do Agasalho, pois o frio não acabou ainda não!

Quanto a este dasafortunado, mas feliz escriba, como de costume, aos sábado reservei um tempinho para uma boa dormida após o meio dia. Almocei em casa, dormi muito bem, diga-se de passagem ouvindo o barulho da chuva que teima em não cessar, e depois tratei de colocar a leitura de jornais em dia. Principalmente sobre a ação do Ministério Público Federal contra a governadora e outros supostamente envolvidos no esquema de fraudes do Detran.

Olha se você acessar www.zerohora.com.br vai pode ter acesso a parte dos autos do processo que tramita, agora, sem segredo de justiça.

Andei lendo os principais trechos e da mesma forma, a opinião de comentaristas políticos e por enquanto não me deparei com nenhuma situação que configure prova cabal contra este ou aquele envolvido no processo.

O termo Quadrilha Criminosa, creio que pegou um pouco pesado e agora é esperar o desenrolar dos fatos para ver no que isso tudo vai dar. A situação só complica os envolvidos se na outra parte do processo, não tornada pública, existirem provas concretas de suas autorias ou participações no esquema.
Pela exposição dos Procuradores dá para aceitar a tese de formação de quadrilha, tanto é que ajuizaram a ação, só que nos documentos tornados públicos, não existe nada que possa comprovar a sua legitimidade. É muita coisa vaga!
Acredito sim que Lair Ferst e companhia criaram uma logística para onerar o erário público e obter vantagens pessoais, mas não acredito no envolvimento direto de pessoas como Yeda Crusius, José Otávio Germando, Frederico Antunes.
Mas por enquanto são tudo suposições. O melhor que se tem a fazer é esperar e torcer para que a administração estadual não sofra solução de continuidade.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DEU! BASTA À LEVIANDADE!

Nesta noite que passou, pensei, refleti, analisei e cheguei a conclusão que, a bem da harmonia entre os povos, estou deixando de ser elemento passivo nesse conflito entre dois grupos de Lagoa dos Três Cantos. Analisando cada um dos comentários,até aqui feito e devidamente publicados, conclui com serenidade que essa troca de farpas está passando dos limites.
Longe de querer preservar essa ou aquela imagem, mas a verdade é que essa troca de farpas vai levar a nada e em nada contribui para a informação que é o que a comunidade envolvida, no caso poderia ter interesse em saber.
Prometo que estarei atento ao desenrolar dos fatos que correm na justiça e assim que houver qualquer tipo de decisão, serei o primeiro a fazer a devida divulgação.
O que está acontecendo agora, não deixa de ser uma leviandade de poucos que querem, na verdade, tumultuar uma situação que deve ser julgada pela justiça.
Então basta! E ninguém pode dizer que aqui não teve espaço para expor suas idéias, o que aliás continua aberto a quem quiser se manifestar numa condição de ordem, de consciência, ponderação e de respeito.
Assim sendo, reitero a decisão de não aceitar mais qualquer tipo de comentário que envolva o município de Lagoa dos Três Cantos relativamente com a justiça comum na certeza de que quando forem saindo as decisões, estarei aqui para bem informar a opinião pública, que creio, seja assim deseja que o processo seja encaminhado.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O RIO GRANDE NÃO PODE VIVER SOB ESSA INCERTEZA

Que mapa astral esse da governadora Yeda Crusius hein! Meu Deus do céu! Virou obsessão destroná-la! Agora uma Força Tarefa do Ministério Público Federal vem ao Rio Grande pedir o afastamento da governador e de mais 08 personalidades por improbidade administrativa. Na entrevista coletiva de ontem, quando os Procuradores anunciaram a decisão, interpelados a revelar as razões concretas, desconversaram aludindo que se tratava de um processo com segredo de justiça.
Só que o Rio Grande quer saber de fatos e em muito boa hora a RBS solicita acesso ao inquérito para que possa informar a opinião pública com base em direito constitucional.
Eu acho que está na hora de dar nome aos bois, apurar realmente as responsabilidades e punir de fato quem de direito. Quem deve tem que pagar, com certeza só que o Rio Grande não pode mais viver sob esse clima de terrorismo psicológico.

Veja o que foi publicado na zerhora.com de hoje, quinta-feira.

RBS pede à juíza acesso a inquérito
Ofício foi encaminhado para Simone Barbisan Fortes, da 3ª Vara Federal de Santa Maria
Em ofício encaminhado na quarta-feira à juíza Simone Barbisan Fortes, da 3ª Vara Federal de Santa Maria, o Grupo RBS requer, com base no direito constitucional de informar o público, o acesso aos autos do inquérito remetido pelo Ministério Público Federal. Assinado pelo diretor-geral de Produto do grupo, Marcelo Rech, o ofício observa que, respeitados os preceitos éticos sobre a privacidade dos réus, é obrigação da imprensa dar conhecimento público a fatos de interesse público, como os que envolvem, entre outros, a governadora Yeda Crusius. Até as 11h desta quinta-feira não havia manifestação sobre a solicitação.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

QUERO PEIXE POR FAVOR!

Se fosse mulher até poderia dizer que estaria grávida! Mas como não sou, essa vontade de comer peixe tá me deixando atordoado. Vou nos mercados da cidade todos os dias na vã expectativa de encontrar um filé diferente, de salmão por exemplo, já encontrado por aqui, e acabo frustrado. Peixe faz bem, aliás, a orientação é comer peixe no mínimo duas vezes por semana.
Por vezes eu saciava minha vontade com algumas fugidas a Passo Fundo, mas como faz tempo que não faço isso, a minha sugestão é que nossos supermercados aqui da cidade passem a ver no peixe um produto em potencial a ser consumido pelos amantes da culinária de peixes. O recado está dado e para um bom entendedor meia palavra basta!

CONSULTAR POPULAR - PELA NET PODE SER ATÉ A MEIA NOITE

Hoje, 05 de agosto é dia de Consulta Popular, um processo de participação popular para distribuição de recursos´do governo do Estado. A votação nas urnas se encerrou ás 18hs porém para os retardatários tem a internet ainda como opção, até a meia noite de hoje. Tapera elencou quatro prioridades. Na cédula você deve escolher as prioridades de número 02, 05, 06 e 07, Agricultura(estradas e cursos) Educação(mobiliário) Segurança Pública (equipamentos de proteção para as polícias e Desenvolvimento social(cursos de profissionalização.
Pela internet o voto pode ser dado através do site: www.ppp.rs.gov.br, observando as indicações acima relacionadas. No caso de Tapera, virão R$ 131.500,00 valendo destacar que os municípios que tiverem maiores índices de votantes, participarão de um rateio de uma verba extra. Assim, se não deu para você votar, faça pela net. Mas faça agora, já!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

BAIXOU A PROCURA POR FICHAS NO CAIS

Estive hoje no Cais no centro pouco depois das 07hs e me surpreendi com o reduzido número de pessoas que lá estavam aguardando por uma ficha de consulta. Me chamou a atenção, porque das outras vezes - três no mínimo - em que lá estive, nesse mesmo horário, havia no mínimo o dobro e, em razão disso, muitos acabavam indo embora sem ter seu objetivo atingido.
Hoje, ao contrário, sobraram fichas, o que me levou a fazer um questionamento à Secretária que me confirmou que a procura por fichas realmente tem baixado consideravelmente depois que o Decreto aquele foi baixado pelo Município.
Mas e aí? A troco de que? A resposta lógica é de que, isso não significa que as pessoas não estão precisando da saúde. É que a maioria procura evitar esses locais, temendo o contágio da nova Gripe.
Alguém chegou a sugerir que um grande número de pessoas normalmente procura por atendimento, no caso sai em busca de ficha para consulta, ao menor sinal de uma simples dor de barriga.
Como agora há o risco do contágio, aumentado num local como o CAIS, as pessoas se preservam.
Essa nova situação pode levar à várias conclusões.
Você aí arriscaria um palpite?

domingo, 2 de agosto de 2009

LAVAR AS MÃOS CONTINUA SENDO A PROVIDÊNCIA PRIMEIRA PARA PREVENIR-SE DA GRIPE

Num domingo como este, enferruscado, típico dia de inverno, nada mais sugestivo de que ficar em casa para colocar as coisas em ordem. Eu por exemplo, enquanto assisto Vitória x São Paulo pelo Brasileirão, depois de ter feito minha caminhada básica, navego por esse mundão afora e procuro me atualizar em relação a Gripe A1N1, Influenza ou ainda Suína. E cada vez me convenço mais de que o ato de lavar as mãos pode ser decisivo para quem quer se proteger e ficar imune de um problema que está assustando todo mundo.
Já está comprovado, cientificamente que, as formas de contágio pelo vírus da Influenza A, são pelo ar (através de gotículas) e pelo contato indireto com objetos e superfícies que podem abrigar o vírus. Por isso, a lavagem das mãos com água e sabão e ou a aplicação de álcool 70% são essenciais para evitar a contaminação pelo vírus. O uso de máscaras também previne, mas não tão eficaz quando lavar as mãos.
Comprovamente também está, que as grávidas estão mais suceptíveis ao vírus da nova gripe. É importante identificar os sintomas da gripe precocemente nesse grupo de pacientes. O uso de antiviral nas primeiras 48h diminui consideralvemente o risco de complicações.
Então as gestantes devem ficar alertas: se iniciarem os sintomas de gripe, procure atendimento médico imediatamente. A regra vale para todas as fases da gestação. As gestantes são classificadas como grupo de risco para a Influenza A (H1N1).

EM TEMPO: Há uma recomendação também, de que todas as pessoas ao menor sinal de gripe, devem permanecer em casa por sete dias.

VOCÊ ESTÁ SE GOSTANDO?

Dias desses me deparo com uma pessoa se queixando da vida, dizendo que nada dava certo, que ninguém gostava dela, enfim, estava martirizada. Ai fiquei pensando na tal da lei da atração e não tive dúvidas em chegar pra ela e falar sobre isso. Disse que quanto mais ela se martirizasse, mais mal ficaria e que aí é que as coisas não dariam certo mesmo.

Num segundo momento disse que nossos pensamentos geram reações idênticas, então o melhor que tinha a fazer era pensar em coisas boas que as coisas boas aconteceriam. Mas ela teria que ter força e acreditar nisso.
Na verdade nós somos o que pensamos ser. É a mais pura das verdades!

Passado aquele momento, fui mais longe e fiquei a pensar. As pessoas se gostam? Você já parou para se perguntar se você se gosta? Esse talvez seja o primeiro passo para que a sua vida, se não estiver de acordo, passe a uma outra dimensão.
Se pergunte então! Eu me gosto? Se disser que sim, parabéns, porém se disser que não, trate de mudar essa postura para o seu próprio bem. Trate de se aceitar, com suas virtudes e com seus defeitos. Procure enfatizar suas virtudes e tratar de eliminar seus defeitos.
Parace fácil não é mesmo, mas não é, efetivamente. Mas há que se tentar, o tempo todo nunca perdendo de foco esse conceito!

Bom domingo a todos e a partir desse momento já começo a me preparar para pilotar a churrasqueira. Prá mim, domingo sem fórmula 01 e sem churrasqueira, não é domingo!

sábado, 1 de agosto de 2009

VOCÊ CRÊ EM DEUS?

Hoje, sábado, estou fazendo o que, costumeiramente não gosto de fazer. Ler no sábado, a Zero Dominical, que gosto mesmo é de ler no domingo. Nada de anormal nisso não! Estou quebrando um hábito ou um paradigma? Os dois, vamos assim dizer!.
O notável Moacir Scliar, no Caderno Dona, faz uma referência interessante à crença em Deus. Diz ele, que apesar do crescente materialismo no mundo, as pessoas continuam acreditando em Deus. E cita uma enquete que foi realizada em diversos países. No Brasil 95% dos entrevistados disseram acreditar em Deus.
Aí lembrei de um artigo que captei na net diz desses e achei interessante publicá-lo a propósito da crônica de Moacir Scliar que, ao final, diz que “crer é uma necessidade, ou numa coisa, ou num país, ou nos amigos, ou no cônjuge...”. Enfim é preciso crer!

É um tema palpitante que pode, ou não, ensejar algum comentário, neste sábado de cara feia e amarrada. Até pode ser, mas pelo menos não fez aquele frio horrível com o ventinho que se parece ao minuano dos pampas.

Deus existe? Você consegue conciliar fé e razão?
Em pleno século 21, a humanidade continua tentando conciliar fé e razão. Mas será que algum dia a ciência terá condições de provar que foi mesmo Deus (ou alguma outra entidade superior) quem criou o Universo e determinou os rumos da evolução?
O zoólogo Richard Dawkins e o paleontólogo Simon Conway Morris têm muito em comum: lecionam nas mais prestigiadas universidades da Grã-Bretanha (Dawkins em Oxford e Morris em Cambridge) e compartilham opiniões e crenças científicas quando o tema é a origem da vida. Para ambos, a riqueza da biosfera na Terra é explicada mais do que satisfatoriamente pela teoria da seleção natural, de Charles Darwin. Os dois também concordam que, caso a história do nosso planeta pudesse ser reproduzida em outro lugar, a evolução provavelmente seguiria um rumo bem parecido ao observado por aqui, inclusive com o aparecimento de animais de sangue quente, como nós. Num encontro realizado na Universidade de Cambridge em outubro, passado, porem, eles protagonizaram um novo round de um debate que divide a humanidade desde que o mundo é mundo: Deus existe? Morris, cristão convicto, afirmou na palestra promovida pela Fundação John Templeton (cuja missão é “explorar as fronteiras entre teologia e ciência”) que a “misteriosa habilidade” da natureza para convergir em criaturas morais e adoráveis como os seres humanos é uma prova de que o processo evolutivo é obra de Deus. Já o agnóstico Dawkins disse que o poder criativo da evolução reforçou sua convicção de que vivemos num mundo puramente material. O debate entre Dawkins e Morris, como já foi dito, não é novo, longe disso. De um lado, é óbvio que sempre haverá bilhões de pessoas que acreditam em Deus. Ao mesmo tempo, dificilmente vamos viver para comprovar Sua existência (ou inexistência).