terça-feira, 30 de junho de 2009
Você participou do recente concurso da Prefeitura de Tapera?
O gabarito das provas está no site da Prefeitura.
MORRE ÉLIDE BERVIAN
Saio prá fora e a primeira coisa que fico sabendo é a morte de Dona Élide Bervian aos 94 anos em Passo Fundo, ontem à tardinha. Dona Élide como era carinhosamente chamada, era sinônimo de vida, de juventude, de alto astral e tudo que de bom que uma pessoa pode ter para viver em harmonia. Não sei por que, mas quando soube de sua morte, levei um tempo para assimilar a informação, pois era uma daquelas pessoas que jamais imaginei fosse nos deixar. Era um exemplo de vida e com certeza vai deixar muitas saudades pois onde quer que estivesse transmitia vitalidade, alegria e descontração.
Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária e o sepúltamento será realizado hoje ás 16 horas.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
LEI DO AUXÍLIO AOS UNIVERSITÁRIOS PODE DEFINIR CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO!
No sábado á tarde a direção da Associação dos Universitários Taperenses esteve reunida com o prefeito Ireneu Orth para algumas deliberações e esclarecimentos. O prefeito Ireneu aproveitou para anunciar de forma oficial aos estudantes que o o município pode vir a precisar de seus préstimos durante a execução do programa Gestão e Ação, para trabalhos de pesquisas. Aliás, essa contrapartida faz parte do convênio do município com os universitários. Está no papel e os universitários sempre que chamados tem atendido ao Executivo Municipal.
O prefeito Ireneu aproveitou o momento para comunicar aos universitários que se houver interesse em adequar a lei para o auxílio do ano que vem, é preciso fazer os devidos apontamentos neste ano. Pelo que se observou na reunião é bem provável que isso ocorra, pois a Lei não estabelece os critérios de distribuição, razão pela qual a matéria do site da prefeitura repercutiu tanto aqui neste espaço.
Hoje recebem o auxílio, desde que atendidas algumas formalidades, inclusive universitários que estudam em outros centros, como Porto Alegre por exemplo. E pelo que se ouviu lá, deverá ser acrescentada uma emenda na lei, aludindo que só terão direito ao auxílio, universitários que moram em Tapera e que todos os dias tem que se deslocar para universidades da região.
domingo, 28 de junho de 2009
GINASIO COM PISO POLID? ISSO TÁ CERTO?
Acompanhei o jogo do América em Tupanciretã ontem á noite pela Rádio Cultura e senti que o time taperense está num alto astral, com o grupo fechado e focado. Sabe aquela velha máxima do futebol de que time que é time tem de fazer o dever de casa e de vez em quando dar uma beliscada fora.
É o que está acontecendo com o nosso América. Venceu ao São Luiz Gonzaga em casa, que é teóricamente é a melhor equipe da chave e fora também conquistou três pontos. O caminho é por aí, só resta manter o grupo focado e colocar o coração na ponta do tênis.
Mas uma coisa que não entendi é que o piso do ginásio de Tupã é de cimento polido. Sinceramente achei que isso não existia mais, que era coisa do passado. Mas não! Me surpreendi e só não entendi como é que FGFS aceita uma quadra nessas condições para disputa de partidas oficiais. Ou estou enganado, ou melhor, adiantado demais!
É quando se vê esse tipo de coisas que a gente precisa dar valor ao que temos por aqui. O Poliesportivo, por exemplo, é um ginásio de esportes de cidade grande. E ainda tem gente que ás vezes, tem o topete de criticar o seu tamanho.
No mais então, bom domingo a todos!
sábado, 27 de junho de 2009
DROGAS É UM CAMINHO COM DOIS DESTINOS: CEMITÉRIO OU CADEIA!
Meu povo, bom dia!
Nem sei por que lembrei daquela música, acho que é dos Mamonas Assassinas. Sábado de sol.... Certamente é em razão de não ter saído sol. Só pode ser isso. Aqui, este sábado dá a impressão de que estamos na europa. Dia nublado e frio prá variar. Aliás, quem disse que não teríamos um inverno tão rigoroso deu com os burros n'água! Só faz frio. É direto! Muito diferente de invernos de anos anteriores quando intercalava frio com calor de se usar camiseta.
Mas pelo sim, pelo não, é a vida e teremos que nos adaptar a essa condição adversa. Para alguns, que fique bem claro, porque para outros essa condição é um espetáculo.
A semana que passou esteve calma em Tapera com excessão da prisão de três elementos com cerca de 30 pedras de crack, droga que está se disseminando de forma assustadora.
Que coisa impressionante. Aliás, eu não consigo entender como as pessoas continuam insistindo nessa história de drogas. Me refiro aos traficantes. Mais cedo, mais tarde eles acabam sendo pegos. É um caminho que não tem volta. Aliás, que tem dois destinos: ou o cemitério ou a cadeia.
Claro que me refiro aos consumidores, porque o traficante tem um destino apenas: a cadeia. Sim porque ele não consome. Aliás que paradoxo.! Você já notou que o traficante não consome a droga que vende. Por que será? É um paradoxo inexplicável.
Mas eu tenho uma pontinha de esperança de que as próximas gerações virão com outra consciência a partir de uma educação mais consciente e com uma família mais comprometida com suas responsabilidades neste processo.
Precisamos pois, manter as esperanças e vejo que o município de Tapera está por demais preocupado com esta situação. Tanto é que aqui será realizado um curso para capacitar educadores e demais interessados para realizar uma grande cruzada de conscientização e de educação de que a droga é um caminho sem volta e que precisamos ficar afastados o mais longe possível dela.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
MORRE PREFEITO DE TIO HUGO
Que sina esta do município do Tio Hugo! Ontem, vítima AVC seguido de infarto, morreu o atual prefeito de Tio Hugo. Arlindo Kerber tinha 66 anos e foi vice do prefeito Gilmar Muhl que morreu em acidente automobilístico no final do ano passado, que por sua vez havia se licenciado da prefeitura para concorrer nas eleições de Não-Me-Toque. Com a morte de Arlindo Kerber naturalmente assume como prefeito de Tio Hugo, o seu vice Werno Aldair Muller. O velório do prefeito de Tio Hugo está sendo realizado no salão comunitário Nunca Pensei e o sepultamento deve ocorrer ao final da tarde desta sexta-feira.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
AUXÍLIO AOS UNIVERSITÁRIOS
Em relação as dúvidas sobre a questão do auxílio aos universitários taperenses, prometi averiguar a lei para fornecer maiores informações, lamentando informar que ela não estabelece qualquer tipo de critério em torno da distribuiçâo dos recursos e seus beneficiários. A única coisa que a Lei estabelece é uma contra partida dos universitários para com a Prefeitura além da obrigatoriedade da prestação de contas, assim como ocorre com o auxílio para o Grêmio Esportivo América.
Em assim sendo, quem tiver dúvidas e deseja mais informações sobre o auxílio aos universiutários taperenses deve procurar a direção da AATAP.
terça-feira, 23 de junho de 2009
DENùNCIAS E DENÚCIAS!!!
Denúncia é uma coisa complicada. Alguém fez doIs comentários denunciando uma instituição. Não publiquei a denúncia por uma questão ética e de responsabilidade. Estou averiguando para ver se a denúncia tem procedência ou não. Se tiver, publico-a. Do contrário ......
segunda-feira, 22 de junho de 2009
NÃO EXISTE NADA CERTO OU ERRADO!
Comentário do post "O que você acha do governo Lula" foi feito com muita propriedade. Não existe certo ou errado. O certo ou errado depende da concepção de cada um. O que devemos fazer é expor nossas posições sem atacar quem pensa o contrário. Por vezes este processo ocorre, e na maioria delas, sem que seu autor se aperceba disso. É o instinto animal, ou irracional, que acaba predominando na hora de passar a idéia para o papel, nesse caso, na tela do computador.
O que é certo para alguns pode ser errado para outros e vice-versa.
As relações interpessoais poderiam ser bem mais harmônicas se as pessoas entendessem esse processo, ou pelo menos pensassem duas vezes antes de se manifestarem.
O importante também que este espaço está servindo para o aperfeiçoamento dessas relações.
sábado, 20 de junho de 2009
VOLTEI AO POLI E LEMBREI DOS VELHOS TEMPOS
Fazia horas, ou melhor meses que não ia ao Poliesportivo, que convenhamos tá um brinco, todo organizado pintadinho, enfim. Mas não vim aqui pra falar do Poli e sim da minha ida até ele, pra assistir América e o time de São Luiz Gonzaga.
Na verdade eu passei um quarto de século indo a estádio de futebol. Era sábado à noite e domingo á tarde. Peguei um asco, no bom sentido, que depois de janeiro de 2004, preferi a reclusão. E assim, lá de vez em quando, tipo de dois em dois anos, volto aos estádios.
Como na noite desse sábado para ver a quantas anda o nosso América. Gostei do que vi até quando faltavam 10 minutos para o final, quando parece ter havido um apagão geral na equipe taperense. O América tinha aberto uma vantagem de três gols e no final por pouco não se complica. Não fosse o goleiro Bam, olha não sei não. O cara tirou tudo, tudo mesmo. Foi uma loucura. Mas no final deu tudo certo. Vitória de quatro a três, apertada, dramática, mas o América venceu mais uma.
Acho que o América vai bem no campeonato deste ano. Gostei do que ouvi do Borghetti quando estava voltando pra casa. Ao microfone da nossa Cultura, ele disse que no intervalo, no vestiário, foi feito um pacto pela vitória e completou dizendo: "Se eles tem mais técnica pois treinam como profissionais, nós temos a vontade de vencer". E assim, a vontade que é fundamental no esporte, superou a técnica.
Outra coisa. O Comando Vermelho agitou o tempo todo, mas me emocionei quando no final a torcida a uma só voz gritava incessantemente A-M-É-R-I-C-A. Aí lembrei dos velhos e bons tempos de King's e Agrotap ainda no tempo Tenarião. Que saudades!
UMA REPERCUSSÃO SURPREENDENTE!
Como diria o Galvão Bueno. Absolutamente surpreendente a repercusão da matéria sobre a destinação de recursos do município para auxiliar os universitários no transporte escolar.
Olha, fui caminhar, voltei agora e em questão de uma hora, baixei mais 12 comentários. Tem comentários em pelo menos três posts, então quem quiser se manter atualizado tem que visitar mais que um, aqueles quatro primeiros.
Mas é impressionante como o assunto publicado lá no site da Prefeitura repercutiu aqui.
O bom é que os comentários estão sendo comedidos e assim o debate é salutar.
A propósito, até onde eu sei, esse auxílio aos universitários decorre de uma Lei Municipal, que prometo ver na segunda-feira. Os recursos, orçamentários - R$ 64.000,00 com 08 parcelas iguais - é maior que o do ano passado se não me falha a memória, na ordem de R$ 2.000,00 por mês. Mas prometo confirmar estes números na segunda-feira.
NO BLOG DO PAULO COELHO
No dia 13 de junho, fiz um comentário no Blog do Paulo Coelho, que para minha satisfação e orgulho foi publicado. Ei-lo:
12Leonardo Mayer: 13 junho, 2009 as 11:32 am
Grande Paulo Coelho. Gostei da história de como surgiu o Alquimista! Não inicio o dia sem visitar vosso blog e absorver suas mensagens e verdadeiras lições de vida que tanta gente precisaria ter. E hoje tomei a liberdade, de mais uma vez, citá-lo em meu blog. Grande abraço a todos e viva a vida!http://www.tapera.net/leonardo
SAUDEMOS A COERÊNCIA E O BOM SENSO!
Não querendo parafrasear ninguém, mas falando sério, cada vez me convenço mais, com algumas raríssimas excessões, de que este espaço se transforou defintivamente numa grande tribuna democrática. Quando os internautas, não se sujeitam à mesquinharias, ele serve, não apenas como canal de comunicação, mas de discussão e de clareamento de idéias e de propostas.
Uma matéria publicada no site da prefeitura http://www.tapera.rs.gov.br/ acabou se transformando em pauta de discussão aqui no blog. Ela refere-se ao auxílio do município aos universitários taperenses, através da AATAP. Tem comentários, nesse e nos post anteriores.
E o que é mais importante: com comentários coerentes, sensatos, sem ataques ou agressões como ocorre em algumas situações, fruto do descompasso de seus autores.
Então, saudemos a coerência e a sensatez que parece vai prevalecer no caso da participação dos internautas, comentando posts aqui publicados ou assuntos que estão na baila por aí, como foi o caso do auxílio aos universitários.
É através do debate de idéias que as pessoas formarão suas consciências. O preceito básico da comunicação é o de informar para que as pessoas formem a sua própria opinião.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
O FIM DA EXIGÊNCIA DO DIPLOMA DE JORNALISTA!
E que tal a decisão do Supremo Tribunal Federal que por oito votos a um decidiu, e agora é definitivo, que o cidadão não precisa mais de diploma de jornalista para exercer a profissão ou trabalhar em jornal, rádio ou TV!
A mim não espanta a decisão pura e simplesmente. A mim espanta o resultado. Uma goleada de oito a um. Um resultado surpreendente se projetarmos como vai ser o futuro das Faculdades de Jornalismo.
Não querendo entrar no mérito da questão, mas o problema maior vai ser as universidades administrarem essa nova realidade. Continuará havendo demandas pelos cursos de comunicação social?
Eu creio que caberá ao mercado definir as suas próprias regras. Proibir é pior do que liberar pois, a liberação pode ser adequada e regulamentada.
Caberá às empresas de comunicação definirem as suas próprias regras.Pelo sim pelo não, a questão está resolvida, agora caberá ao mercado fazer as devidas adequações. E nunca esquecendo que quem tem o conhecimento, mesmo que tenha vocação, tem chances maiores de ser mais bem sucedido na atividade.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
RETIFICANDO O ÚLTIMO POST
Falcão Linné
Joelson Oliveira Guerreiro
Joelson Oliveira Guerreiro
Fotos publicadas na edição de sábado,
20/06 do Jornal Integração das Cidades
Olha agora, a informação correta, sobre o acidente que vitimou dois taperenses no Paraná. Não era ônibus da Hélios em quem eles bateram e sim da Unesul, conforme dá para observar pela matéria publicada pelo Jornal de Francisco Beltrão.
"Duas pessoas morreram em acidente de trânsito registrado pela Polícia Rodoviária Estadual na noite de sábado, dia 13, na PR 163, em Realeza, no trevo de acesso a Capanema. Foi uma colisão transversal entre um ônibus, da empresa Unesul, dirigido por Jaime Santin, 49 anos, e um Kadett Ipanema, de Palhoça, (SC). O motorista do veículo, Joelson de Oliveira Guerreiro, 31 anos, e o passageiro, Falcão Linne, 29, morreram no local. Os ocupantes do ônibus não se feriram".
A retificação está sendo possivel graças a indicação de um internauta, a quem o espaço agradece, desconsiderando no entanto as ofensas inseridas na sugestão, que por motivos óbvios, teve sua publicação recusada.
"Duas pessoas morreram em acidente de trânsito registrado pela Polícia Rodoviária Estadual na noite de sábado, dia 13, na PR 163, em Realeza, no trevo de acesso a Capanema. Foi uma colisão transversal entre um ônibus, da empresa Unesul, dirigido por Jaime Santin, 49 anos, e um Kadett Ipanema, de Palhoça, (SC). O motorista do veículo, Joelson de Oliveira Guerreiro, 31 anos, e o passageiro, Falcão Linne, 29, morreram no local. Os ocupantes do ônibus não se feriram".
A retificação está sendo possivel graças a indicação de um internauta, a quem o espaço agradece, desconsiderando no entanto as ofensas inseridas na sugestão, que por motivos óbvios, teve sua publicação recusada.
domingo, 14 de junho de 2009
ACIDENTE NO PARANÁ VITIMA DOIS TAPERENSES
Olha aí uma notícia que eu nunca gosto de dar. A de mortes de nossos irmãos taperenses. E principalmente quando trata-se de uma morte trágica, em acidente como o que vitimou o jovem Falcão Linné, filho do Egon Linné, de família tradicional de Tapera e de grande relacionamento. Falcão Linné e mais seu acompanhante Joelson Oliveira se envolveram num acidente entre Francisco Beltrão e Realeza no Paraná e tiveram morte instantânea. A camionete em que viajavam entrou na traseira de um ônibus da Helios num trevo. O acidente foi sábado á noite, por volta das 22h30min e os corpos devem chegar a Tapera no final da tarde de hoje para os atos fúnebres.
Falcão Linné era conhecido de todos ao contrário de Joelson, natural de Soledade mas que morava e trabalhava em Tapera. Por algum tempo foi funcionário do Auto Posto Simon. Era um rapaz de corpo atlético e tatuado, informações que podem levar você a saber de quem se trata.
sábado, 13 de junho de 2009
O QUE VOCÊ ACHA DO GOVERNO LULA?
E vocês viram essa? A popularidade do presidente Lula batendo nos 80%! Nunca se viu coisa igual! Um metalúrgico, analfabeto, botou ordem na casa. Ou estou enganado! Acho que não!
Se bem que os conservadores dizem que Lula pegou a casa em ordem por conta de dois mandatos do governo de Fernando Henrique Cardoso. É o que se diz por aí.
Mas não vou entrar no mérito da questão. O que quero dizer é que se o presidente fosse à reeleição venceria de novo. Não tenho a menor dúvida.
Mas a propósito, pra você aí, o governo Lula como está. Prá mim está bom, poderia continuar sem o menor problema. Claro que com uns pequenos ajustes né. Mas tá de bom tamanho!
O SINO DA IGREJA EVANGÉLICA NÃO TOCOU NUNCA MAIS!
Por falar em sino, alguém lembra do episódio do sino da Igreja Evangélica de Tapera? Pois é o baladar das 6h30min, se é que me lembro bem, estava incomodando os vizinhos de tal sorte que o caso foi parar na Promotoria. Lembro bem daquele episódio que inclusive foi manchete de capa do Jornal da Integração. Foi em 1980, não lembro ao certo o mês - se alguém puder me ajudar - e o pessoal incomodado promoveu um abaixo assinado, que entregue à Promotoria, pedia o fim das badaladas da manhã. E o sino não tocou mais aquela hora e o povo pode continuar dormindo o sono dos justos até a hora que bem entendesse.
AS MENSAGENS E LIÇÕES DE PAULO COELHO!
Todos os dias, a primeira coisa que faço é dar uma olhadela no Blog do Paulo Coelho. Conservando as devidas, e põe devidas nisso, tenho tudo a ver com ele. Penso como ele, logo, existo. Suas mensagens são verdadeiras dádivas!
Hoje por exemplo ele conta a história de como o "Alquimista" uma de suas principais obras, senão a principal, transformou-se num best-seller. Prefiro transcrever na íntegra, mesmo sem a sua autorização, a continuar contando a história e fazer outras considerações.
"Quando o “Alquimista” foi oferecido aos grandes grupos editoriais da França, nenhum se interessou. Evidente que fiquei muito triste, decepcionado, mas minha agente na época (e ainda hoje), uma jovem de 22 anos – Mônica Antunes – resolveu continuar insistindo.
Um ano inteiro se passou, até que uma pequena editora, que acabara de abrir suas portas, resolveu assinar o contrato com o tal autor brasileiro desconhecido, colocar todos os seus esforços para distribuí-lo bem – e o livro se transformaria em uma das melhores vendas de todos os tempos no mercado francês, batendo o recorde de permanência nas listas de mais vendidos do país.
Hoje, conhecendo melhor o mercado internacional, tenho certeza que se tivesse sido publicado por um destes grandes conglomerados, minhas chances seriam quase nulas, já que estaria concorrendo com outros grandes e renomados autores em seus catálogos. Mas fui publicado por um editor iniciante, entusiasmado (no caso uma editora, Anne Carriere, que mais tarde escreveu um livro a este respeito), e isso fez toda a diferença.
Portanto, quando alguma porta se fechar para você, procure lembrar esta história.
Captou a mensagem? Você sentiu a amplitude desse episódio?
Que cada um tire as suas conclusões!!
http://colunas.g1.com.br/paulocoelho/
ETA INVERNOZINHO ORDINÁRIO ESSE!
Já disse tantas que não gosto do inverno. Um friozinho básico tudo bem, o suficiente prá fazer um foguinho na lareira, essas coisas, mas não essa friagem toda que anda fazendo. Olha, não lembro de quando foi a última vez que fez um frio tão intenso como o que se verifica agora. E já fazem umas duas semanas, senão mais, que o frio se instalou por aqui e não tem jeito de ir embora. E pelo que estou sentindo, não vai nos abandonar tão cedo não.
Na semana passada em dois ou três dias foram registradas temperaturas negativas. O relógio do Sicredi no centro da cidade chegou a registrar dois graus negativos, isto que ele está localizado numa baixada, imagine numa região mais alta. Deve ter feito menos ainda.
Mas é isso! O problema, e eu sempre me compadeço com isso, são as pessoas que não tem a sorte de ter uma lareira, se bem que fogão à lenha a maioria absoluta dessa gente deve ter sim. Mas o problema é a lenha que é um produto em extinção.
Esses dias comprei meio metro e paguei R$ 35,00 e não tenho a menor dúvida de que terei que comprar mais meio metro até o final do inverno.
A dificuldade decorre da legislação que não permite que se derrubem árvores para fazer lenha. Os órgãos ambientais estão marcando sob pressão e provocando certa repulsa em razão do rigorismo no cumprimento da legislação.
A propósito, continuo aguardando pela indicação de onde posso comprar nó-de-pinho.
Ah lembrei agora! Amanhã tem festa e Santo Antonio na Vila Raspa. E como nestas festas se come o melhor de todos os churrascos vou marcar presença. Vou dar uma folga pra minha churrasqueira!
quinta-feira, 11 de junho de 2009
O BADALAR DO SINO DA IGREJA QUE NÃO EXISTE MAIS!
Dia desses o repórter da Casa Zero Hora de Passo Fundo, jornalista Leandro Belles, me ligou dizendo que havia lido no blog, um post sobre o sino de Tapera qua havia parado de badalar e do relógio que não anunciava mais as horas. No mesmo post, fazia referências ao apito do Curtume Tapera como sendo uma característica marcante de nossa comunidade há quase um século.
Ele dissera que gostaria de vir a Tapera fazer uma matéria sobre a relação do sino e o relógio da Igreja Matriz com o cotidiano das pessoas. Pois hoje o Leandro e o fotógrafo Jean apareceram para fazer a tal matéria. Conversaram comigo, com o Tio Ivo e de quebra com o Gelson Galvagni que mora a poucos metros da igreja.
A matéria deve ser publicada a partir deste domingo.
Não sei ao certo quando publiquei o post, mas lembro que dissera que tinha pessoas reclamando que o relógio da igreja não anunciava mais as horas e que o apito do curtume era referência para as pessoas tanto pela manhã, como ao meio-dia e à tardinha. O apito do Curtume é para Tapera o que o sol era para os nossos antepassados quando não existia o relógio.
E sobre o relógio da matriz, muita gente se guiava por ele na calada da noite. Para não abrir os olhos as pessoas ficavam na espreita esperando pelas badaladas para se orientar e saber a quantas andavam.
Então é isso, agora é só esperar pela matéria que vai fazer outras revelações. Nela devem aparecer depoimentos de Dialmino Salvadori e dos padres Geraldo e Arnildo Fritzen.
Marcadores: ue
CRIANÇA DE 10 ANOS PERDE O BRAÇO EM MÁQUINA DE MOER CANA
Um acidente ocorrido no interior de Tapera, na localidade de Linha São João, consterna a comunidade taperense. A garotinha Amanda Fath de 10 anos de idade ajudava o pai Pedro, mesmo a contra gosto dele, a moer cana numa máquina elétrica. A garotinha descuidou-se, seu casaco enrolou na roldana e a fatalidade estava consumada. Na sequência, o cabelo também enrolou na roldana e como conseqüência, em questão de segundos, teve um dos braços dilacerados e arrancados de seu corpo. Boa parte de seu couro cabeludo também foi arracancado. O pai, desesperado, ainda tentou retirar a filha da roldana e acabou tendo dois dedos de sua mão arrancados pela máquina.
Amanda está internada na CTI do Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo e mesmo diante da gravidade de seu estado, não corre mais risco de vida, se bem que quando chegou ao hospital em situação gravíssima.
OLHA A ENERGIA NEGATIVA NO AR!
Leio no G1, através do qual também acesso o Blog do Paulo Coelho, a notícia de que "uma semana após acidente do voo 447, quatro incidentes assustam passageiros
Aeronaves tiveram que fazer pousos forçados em diferentes países. Apesar dos sustos, incidentes não deixaram vítimas"
Sabem o que é isso? A preocupação das pessoas que pode significar energia negativa. É isso sim, não tenho dúvidas. Imagina 300 pessoas dentro de uma aeronave dessas pensando a mesma coisa. Senão pensando, pelo menos com a preocupação e com medo de que vá acontecer o mesmo que aconteceu com o avião da Air France que caiu no mar e matou mais de 200 pessoas.
O cosmos é energia. Tudo é energia e mais do que tudo, o pensamento é energia.
Além de escrito isto está comprovado cientificamente. É a chamada energia quântica.
OUTRO FERIADO EM QUINTA-FEIRA
Outro feriado em quinta-feira!!! Que Jesus cristinho me perdoe mas não daria pra ter transferido para amanhã, sexta-feira. Imagina que feriadão! Assim, alguns trabalham amanhã, outros não, enquanto a maioria fará de conta. É um absurdo que eu jamais vou conseguir entender. Que diferença faz celebrar um feriado religioso um dia depois? Eu não vejo problema algum, mesmo porque a maioria absoluta da população está nem aí para o verdadeiro significado de um feriado como este. Ou estaria enganado. Acho que não! É só fazer uma pesquisa e uma enquete pra ver o resultado.
Você aí o que acha disso?
E alto lá quem aludir que sou contra feriado. Sou contra não, só que defendo a tese da antecipação ou da transferência. Só isso, nada mais do que isso!
quarta-feira, 10 de junho de 2009
ADERINDO A CAMPANHA CONTRA O CRACK
Olha que bela iniciativa da Estratégia Agrícola, empresa taperense que patrocina o América no Estadual de Futsal, 2ª Divisão, ao aderir a campanha da RBS, dizendo não ao Crack que tanto estragos tem feito por aí, levando adolescentes à situações de risco de morte.
No último sábado 06, os jogadores da equipe taperense, na sua estréia em casa, contra a AJUC, de Júlio de Castilhos, entraram em quadra vestindo a camisa da campanha e levando junto um banner para ser mostrado à torcida presente no Ginásio Poliesportivo.
É preciso fazer uma grande cruzada contra este terrível mal que está a nos afetar. O Crack é uma droga infinitamente pior que cocaína e maconha pois seu poder de dependência é maior maior. A foto é de Fábio Crestani
OS DÓCEIS E TEMIVEIS CÃES PITBULLS
Sobre o comentário a respeito dos cães ferozes, entre eles os “dóceis” e “temidos” Pittbulls, faz horas que tencionava fazer um post, mas sempre me recusei de receio de ser jogado dentro de um canil. Brincadeiras a parte, mas é impressionante a ferocidade desses animais. Eu sinceramente não consigo entender qual é a relação do homem com o animal. Não consigo entender como pode alguém não temer o convivio com um animal desse tipo. Pra mim é coisa de vidas passadas, não tem outra explicação!!!
Eu me arrepio quando vejo esse tipo de animal. Aqui perto de casa tem uma cadela desse tipo que ás vezes se solta. O pessoal diz que ela é mansinha, um doce de animal. Até prova em contrário né. Até a hora que vitimar uma criança inocente ou um idoso.
Me perdoem quem gosta desse tipo de animal, mas se eu tenho poder de fazer alguma coisa, proibiria a sua criação.
terça-feira, 9 de junho de 2009
AGRADAR OU NÃO AGRADAR, EIS A QUESTÃO!
Até posso concordar com o segundo comentário do último post. Mas é assim mesmo! Por vezes tem assuntos que se tornam mais prioritários que outros que até poderiam ser mais importantes. E aí é um processo natural que se verifica.
Mas o importante do blog é que ele tem esta versatilidade e essa possibilidade da interação. As pessoas se manifestam, aplaudem, criticam, concordam, se rebelam... É um canal apropriado para a manifestação de sentimentos que nunca existiu antes. É uma coisa nossa que precisamos preservar.
Por vezes eu sinto a dificuldade em encontrar assuntos, fatos e temas para postar. Alguns eu ignoro e jogo na lata de lixo por considerar inadequados, impróprios e que não teriam a receptividade que deveria ter.
Administrar um blog é como escrever um livro, editar uma revista, um jornal.
E quem é leitor também tem essa mesma sensação do nada e do vazio.
Por vezes pego jornais e revistas e me surpreendo com a falta de criatividade. Sob a minha ótica faltam assuntos que me interessam, assuntos que atraiam a minha atenção. E se tu observares, esse processo acontece com todo mundo. E igualmente essa capacidade de percepção depende muito de nosso estado de espírito. Se estamos com problemas não vemos os fatos com a mesma visão de quando estamos de bem com a vida.
Dito isto, me pergunto: mas por qual razão estou escrevendo essas coisas. Sabe-se lá porque! Talvez por necessidade, talvez por falta de assunto mesmo. É, acho que é por falta de assunto mesmo!
E sobre a falta de assunto também tem uma observação que me ocorre neste exato momento. Um assunto pode não agradar um em cem, porém se apenas este um se manifestar, fica a impressão da reprovação. Esquisito isto não é mesmo!
Isto acontece frequentemente e se a gente não tiver consciência e senso do assimilar, há grandes possibilidades de se achar que aquilo que estamos fazendo está sendo reprovado ou não está agradando. É uma coisa meio complicada, mas é assim mesmo que acontece.
Então diante disso bola frente. Enquanto existir alguém que critique é sinal de que estamos chamando a atenção.
Marcadores: que
CADA UM NO SEU QUADRADO...
Pois olha, pra falar a verdade eu não concordo que isto aqui esteja virando propaganda de quem quer que seja. Nem eu faço propaganda prá mim e para o meu negócio neste espaço. Poderia fazê-lo, mas não faço, por uma questão de ética. O que faço é propaganda de Tapera pura e simplesmente e se alguém me condenar por assim proceder, ai então, minha gente, é o fim.
Eu tenho reiterado um dito popular que diz mais ou menos assim:
"Não julgues os outros a partir de tuas idéias se você tivesse no lugar de alguém". Acho que deu para entender né.
Se você retroceder um pouco no tempo, verás que não tenho feito elogìos à administração municipal por uma questão de ética profissional e pelo cargo que estou a ocupar atualmente, o que não me impede de publicar críticas de opositores neste blog. Eu poderia simplesmente recusar toda e qualquer crítica que tivesse como alvo a atual administração, mas não, publico todas com excessões de raríssimas que tem o cunho de avacalhação.
Então combinado né minha gente. Cada um no seu quadrado e bola pra frente pois Tapera é muito maior que qualquer outro projeto.
domingo, 7 de junho de 2009
IMAGINAR E ACREDITAR!
Pra falar a verdade aquela aula inaugural do programa Gestão e Ação, ministrada na semana passada no Tenarião não me sai da cabeça. Me viro pra lá, me viro pra cá, faço isso, faço aquilo e sempre me vem à mente aqueles ditos proferidos pelos dois professores.
Eu fiz um curso de neurolinguística ano passado e só lamento não ter dado continuidade à série. E foi assistindo às duas palestras que me dei conta de que nós precisamos estar em constante aprendizando.
Mas isso é uma coisa natural. A gente vai se acomodando e é aí que mora o perigo. Não podemos nos adomodar imaginando que sabemos tudo, ou o suficiente para tocar nossas vidas.
E essa história de que eu sei e ninguém precisa me ensinar a tocar o meu negócio é coisa ultrapassada. Espere a água bater no seu queixo, prá não dizer em outro lugar, prá ver o que acontece.
Aí lembrei também dessa quesão de imaginar e de acreditar. Se você imaginar uma coisa e acreditar que aquilo vai acontecer você já terá feito a sua parte para mudar a sua vida. Mas é preciso praticar esse imaginar e esse acreditar constantemente.
O prefeito Ireneu Orth em seu pronunciamento na ocasião, citou o exemplo do desenvolvimento do oeste da Bahia. As pessoas acreditaram numa coisa que não existia e deu no que deu.
Com Tapera pode acontecer a mesma coisa. Se todos acreditarem, se todos imaginarem, as coisas podem tomar outro rumo sim. Se todos olhares para a mesma direção, o mundo vai conspirar a nosso favor sim!
Certa vez li, não lembro certo quando e onde, alguma coisa que dizia assim:
"A realidade de hoje, foi um sonho ou uma imaginação de algum dia".
sábado, 6 de junho de 2009
O MEDO DE MUDAR AS COISAS NOS TIRA A VONTADE DE OUSAR
Volto a me referir sobre a aula inaugural do programa Gestão e Ação, ministrada na noite de quarta-feira, 03 de junho no Tenarião. As duas palestras enfatizaram a necessidade de mudança de postura, mudança de paradigmas. É preciso mudar e ousar se quisermos coisas novas e diferentes foi o recado. E é preciso, acima de tudo, acreditar, como bem colocou o prefeito Ireneu Orth que traçou um paralelo entre Tapera e o oeste da Bahia onde em 20 anos o desenvolvimento foi algo estrondoso. "Lá as pessoas acreditaram numa coisa que não existia" sentenciou o prefeito.
Aí hoje, Paulo Coelho em seu blog escreveu e disse aquilo que tudo tem a ver conosco. Leia o que disse o mago.
"Numa aldeia do deserto, as frutas eram raras. Deus apareceu a um profeta, e deixou um mandamento: “cada pessoa só pode comer uma fruta por dia”.
O costume foi obedecido por gerações.
O povo da aldeia irrigou o deserto, e plantou mais árvores. As frutas começaram a surgir em abundância. Mas todos respeitavam o mandamento, e as frutas apodreciam no chão.
A lei continuava, pois o profeta que a recebera havia morrido.
Um novo profeta surgiu: “agora já podem comer quantas frutas quiserem”, dizia.
Foi apedrejado.
As pessoas começaram a achar Deus ridículo, por permitir apenas uma fruta por dia. Os jovens abandonaram a religião, para comer o que queriam. E na igreja ficaram os que se achavam santos. Mas na verdade eram pessoas que tinham pavor de mudar qualquer coisa."
sexta-feira, 5 de junho de 2009
FOGO BOM´MESMO É O DE LENHA!
O inverno tem uma relação muito próxima, ímtima, com o fogo. Nada demais nessa afirmação! O fogo aquece o ambiente e exerce um poder interessante sobre o humor das pessoas. Eu adoro fogo. Gosto de lidar com fogo, no bom sentido da palavra. Domingo sem churrasco prá mim não é domingo. Na minha casa tenho duas churraqueiras, uma para o verão e outra para o inverno e um fogão a lenha e uma lareira, que funciona e que não volta fumaça.
Então gosto do inverno quando posso fazer um foguinho ou na cozinha ou na lareira. O único inconveniente são as mãos da gente que ficam sofriveis porque não tem como não mexer com lenha ou nó-dpinho.
Tem gente que já sugeriu colocar gás na lareira, mas recusei na hora. Pra mim fogo tem que ser de lenha ou de nó-de-pinho. Sei que os ambientalista vão me criticar, mas tudo bem, mas não abro mão de manter a tradição do velho e saboroso fogo de lenha.
Em termos de lareira o bom mesmo é o tradicional nó-de-pinho, mas eles estão cada vez mais escassos. Dias desses me ofereceram a R$ 20,00 o saco enquanto pagava R$ 10,00 no ano passado. É um problema e estou chegando a conclusão que vou ter que aposentar minha lareira, que aliás é um espetáculo. Digo isso porque a toda hora ouço gente dizendo que a sua lareira não funciona direito, que não esquenta, que volta fumaça, essas coisas.
Eu sinceramente estou num dilema. Preciso nó-de-pinho a um preço acessível. Se você tiver uma indicação por favor. Pode ser por aqui mesmo!
AS PÉROLAS JURÍDICAS
Sou leitor assíduo do Espaço Vital do Jornal do Comércio, assinado por Marco Birnfeld onde nos deparamos com verdadeiras pérolas do mundo jurídico. Como essa aqui por exemplo:
"O pronunciamento fósmeo lançado no instante correcional não merece remessa ao caruncho do esquecimento. Urge superar a vesânia e obsessão de possança, inscrevendo nos fastos da comarca o reproche do saber, pois descabe ao sufete capiau contar a palinódia. Agiu impulsionado por sentimento de prebelegerância, incompátivel com o carácter instrutório que deve racionalizar toda fiscalização de segmento orgânico de juizo"
Da decisão de um juiz na comarca de Itapipoca/CE.
Algum advogado poderia traduzir para o português essa pérola?
quinta-feira, 4 de junho de 2009
AS VERDADES DITAS NA AULA INAUGURAL DO PROGRAMA GESTÃO E AÇÃO.
Pois olha, a considerar a Aula Inaugural, o programa Gestão e Ação que inicia de fato e de direito dia 15 de junho, vai ser de muito proveito. Tivemos dois palestrantes que prenderam efetivamente a atenção de um público de mais de 300 pessoas. Sabe aquelas palestras que vão se esvaziando? Pois é, a aula inaugural ministrada no Tenarião, na gélida noite de quarta-feira 03/06, prendeu a atenção da platéia até o minuto final. Ninguém arredou pé, com exceção de não mais que meia dúzia, que com certeza saíram por necessidade premente.
Aliás, por tudo aquilo que foi dito pelos professores Rosa Quitéria Novaes e Ismar Panigas, esta aula inaugural deveria ter sido assistida por toda a população taperense. Pelas verdades que foram ditas e pelos puxões de orelha num povo que anda mais acomodado do que nunca.
A palestra da professora nordestina, radicada há 15 anos no Rio Grande, foi de uma preciosidade tal, que deveríamos pagar para assistir. Ela usou metáforas, conceitos de neurolinguística e de energia quântica para mostrar a necessidade que temos de mudar posturas e paradigmas para conquistar aquilo que desejamos.
Eu fiz uma série de anotações de frases de efeito que são a mais pura realidade, que hora dessas com mais tempo passo para o papel e publico neste espaço.
Por exemplo, a gente sabe que "nós somos o resultado de nossas crenças" , porém não nos damos conta da extensão e da importância desse dito que é muito usado em neurolinguística.
Outra citação do professor Ismar Panigas: a crise é imaginária e se a gente não se capacitar, ao contrário, o nosso colega vai acabar ficando com aquela vaga que estávamos tentando.
Dentro dessa mesma ótica a professora Rosa disse que isto que estamos vivenciando não é crise coisa nenhuma, é apenas um realinhamento daquilo que estava errado.
E sobre o poder realizar as coisas, a citação de que tudo deve passar pela imaginação. Quem não sonha e não imagina não realiza. É preceito elementar da energia quântica. “O pensamento cria, a mente molda, atitude concretiza e o universo valida”
Só mais uma observação que acabei de lembrar agora.
“A diferença do Brasil e do resto do mundo é apenas o CONHECIMENTO” conquistado através da Educação. A professora Rosa Quitéria citou como exemplo os índices de analfabetismo de Brasil e China, onde não ultrapassa a 1% ao contrário de nosso país.
Enfim, daria para encher páginas e páginas com as observações valiosíssimas dos dois palestrantes.
Assim sendo, pelo que se ouviu, este programa tem tudo para dar certo e vai com certeza capacitar as pessoas para que possam gerenciar com mais eficiência e eficácia seus empregos e seus empreendimentos.
terça-feira, 2 de junho de 2009
COMUNGANDO COM A TESE DA PROBABILIDADE
Acabo de dar uma olhadinha na previsão do tempo e senti arrepios. O frio continua até o dia 15 de junho e nestas condições, ou seja, na faixa dos cinco graus. Já tem gente falando em neve para nossa região que acho que é uma possibilidade diante do quadro que aí está.
Mas queria dizer que sempre acreditei na tese da probabilidade estatística. Tudo está devidamente calculado. Hoje, por exemplo, ouvi a informação de que a cada 1.500.000 decolagens de avião, uma delas acaba em tragédia. Isso é assim mesmo. Em todos os segmentos, a tese da probabilidade cada vez mais se evidecia pela concretização dos fatos. Assim é com tudo na vida. Sabe-se que tantos por cento da população mundial morrerá por este ou por aquele problema ou que tantas pessoas se acidentarão em estradas brasileiras.
A tese da probabilidade se aplica em tudo o que se possa imaginar e este caso do acidente do avião da Air France está inserido dentro dessa lógica. É um mistério sim, mas é assim mesmo que se processa.
Agora, abrindo um parentese: você já imaginou se este acidente tivesse ocorrido com um avião brasileiro!!! A imprensa internacional estaria se esbaldando com mais esta desgraça brasileira.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
FRIO E PROTESTOS QUEBRAM A ROTINA LOCAL!
Caraca e esse frio meu ermão. E isso que alguém teria dito que não teríamos um inverno tão rigoroso. Mas se é a primeira impressão é a que fica, estamos perdidos. Mas acho que não! Amanhã deve fazer mais um friozinho e depois começa a esquentar novamente. Aí vem uma chuvinha, esfria de novo, não tanto espero e a vida continua.
Nada pior que um avião com destino de Paris que caia no mar de Fernando de Noronha.
Mas por aqui, a vida continua sim. Protestos na Vila Brasília que para muitos não tem o menor sentido e aí já se antevendo um conflito envolvendo os bairros São Judas, 08 de Maio, Cohab I e II, Seminário, a propósito do projeto da administração municipal com a construção de uma nova creche para atender 350 crianças e uma Unidade de Saúde Padrão para atender de forma mais eficiente a população de nossas vilas.
Então seria isso! Vamos ver onde tudo isso vai parar se é que vai parar.