sábado, 30 de maio de 2009

APAGUEI GERAL....

E chove né! Que bom que chove! Este sábado se parece um dia típico de inverno chuvoso. Fazia horas que isso não acontecia. Pelo menos que me lembre.
Mas por falar em "fazia horas" hoje aconteceu o inusitado. Almocei e fiz uma coisa que não fazia há horas também. Normalmente dou uma cochilada básica, mas hoje passei dos limites. Me enfiei debaixo do endredon e apaguei. Acordei perto das quatro da tarde, assustado com a chuva batendo lá fora. Ah que coisa boa! Me esbaldei dormindo nste sábado á tarde. E por pouco não perdi o final da Feira do Livro que mesmo com chuva teve muitas atrações agora á tarde.
Então é isso. E tenham um bom final de semana e um bom Baile do Quati, logo mais no Clube Aliança. Pena a chuva, mas em se tratando de Quati nada que impeça a galera de se divertir.

Marcadores:

VAMOS ESCREVER AS MEMÓRIAS DE TAPERA

Ontem à noite por ocasião da homenagens a mais de duas dezenas de escritores taperenses, dentro da programação da Feira do Livro, a Secretária de Educação Sueli Linné teve a feliz idéia de propor a edição de um livro com as Memórias de Tapera. Seriam escritos assinados por escritores e por todos aqueles que tenham alguma passagem para eternizar numa obra que com certeza terá grande receptividade. Cada um conta a sua história ou uma história que conheça ou na qual esteve envolvido. Ficaria uma obra muito interessante e desde já eu estou me habilitando a participar deste feito. Com certeza, se eu revirar meu baú de 30 anos, vou retirar de lá algumas poucas e boas, interessantes é claro, sob o ponto de vista editorial e histórico.
A partir de segunda-feira mesmo, vou procurar me inteirar melhor da proposta de nossa Secretária para transmitir à população.
Mas o que me chamou a atenção mesmo e o vice-prefeito em exercício Beto Visoto também alertou, é o grande número de taperenses com obras escritas e publicadas. Realmente é impressionante. Cada um deles foi agraciado com um pequeno mimo em sinal de reconhecimento do Poder Público pela rela relevância das obras publicadas, evidenciando Tapera como Cidade Cultura.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ÍTALO, O MICRO-METRAGEM DE TAPERA UM DOS CINCO FINALISTAS NA CATEGORIA

Tive o prazer de conviver algumas horas com o jornalista e cineasta Marcelo Sperling que foi um dos palestrantes da XIX Feira do Livro de Tapera, no primeiro dia da programação. Ele é o produtor do micro-metragem Ítalo, um filme produzido e rodado na Vila Brasilia com duração de 2 minutos e 11 segundos e que é um dos finalistas do Concurso CNN que será disputado em setembro no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.
Muita gente não sabe do que se trata esta produção que está publicada no site da Prefeitura Municipal de Tapera.
Clique www.tapera.rs.gov.br para assistir a este trabalho cinematográfico que está projetando o nome de Tapera para além fronteiras.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

FEIRA DO LIVRO ABRE EM GRANDE ESTILO

As apresentações encantaram o público
Estou chegando lá da Feira do Livro que foi aberta oficial e solenemente hoje á noite a partir das 19h30min. Uma abertura em alto estilo de um evento que se consolida como uma das maiores realizações da cultura e da comunidade taperense representada pelo Poder Público e pelas Escolas. Olha, estou de alma lavada. A cultura é efervescente aqui em nossa cidade, em nossa Cidade Cultura. Que coisa boa para a nossa auto estima! Que coisa boa realizar com tamanha eloquência mais uma Feira do Livro em Tapera com toda esta movimentação.
Juro que estou orgulhoso de habitar, trabalhar e de conviver nesta terra e com esta gente.
O vice-prefeito em exercício BetoVisoto foi muito feliz em dizer que não queremos ser os maiores nem realizar a maior Feira do Livro. O que queremos é fazê-la bem feita. E o Dr. Rodrigo, Juiz de Direito da Comarca, definiu tudo em uma única frase; " Feliz de um povo que retira da simplicidade a riqueza".
Então é isso e está combinado. Todos à Feira do Livro de Tapera. Vamos prestigiar as nossas coisas e aquilo que temos de bom. Este é o primeiro passo para que conquistemos tudo aquilo de bom que almejamos.
Para saber mais clique www.tapera.rs.gov.br

terça-feira, 26 de maio de 2009

CAVALGADA REÚNE MAIS DE 60 CAVALEIROS

Cerca de 60 cavaleiros oriundos de vários municípios da região participaram no final de semana passado, 23 e 24/05, da 7ª Cavalgada Turística de Tapera, promovida pela Sociedade Amigos do Cavalo de Tapera e com o apoio da Prefeitura Municipal.

Clique www.tapera.rs.gov.br e veja texto e mais de 100 fotos em álbum exclusivo.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

GESTÃO E AÇÃO - COMPROMISSO COLETIVO: É PRECISO ACREDITAR!

Você aí até pode achar que eu esteja legislando em causa própria de uma forma indireta, mas lhe garanto que não estou não. Estou consciente e convicto ao dizer que esse projeto da Prefeitura com a Ulbra e a Iccone é de uma importância peculiar para aquelas pessoas que querem progredir na vida. Que querem obter conhecimento para poder crescer no emprego ou melhorar a rentabilidade de seus negócios e inclusive para aqueles que querem empreender, para gerar emprego e renda.
Vivemos a era do conhecimento, onde o saber é muito mais importante que o ter. Já disse isso tantas vezes e não me cansarei em repetir para fazer com que as pessoas entendam este processo.
O curso de dois anos objetiva a capacitação das pessoas a um custo insignificante. Empresas pagam o curso para seus funcionários se capacitarem. E no meio rural, da mesma forma, cada propriedade paga um valor independente do número de pessoas.
A aula inaugural é dia 03 de junho e é importante a sua participação pois através dessa palestra você já poderá ter uma noção do que este programa representa para o futuro de nossa gente.

domingo, 24 de maio de 2009

A EDUCAÇÃO COMO BASE DE TUDO

Olha, pra falar a verdade, esse negócio de segurança ou insegurança é um problema cronico desses novos tempos. Aliás, dos novos e dos velhos tempos. Desde que eu me conheço por gente e isso lá se vai meio século, ouço falar que a segurança é um dos principais problemas enfrentados pela população. Assim como a relação dos governos com o magistério. Entra governo e sai governo e o problema continua aí pra ser resolvido.
Eu sempre admirei o Brizola pelo seu foco na educação. Pena que ele não tenha sido presidente deste país. Aprendi com ele dizendo que a educação é a base de tudo. Sem educação a coisa fica complicada. Não adianta investir emprego, em saúde pública se o povo não tiver educação e conhecimento. Existe uma relação muito próxima entre saúde e educação. Se os governos investissem mais em educação não precisariam aplicar tantos recursos em saúde pública para tratar os males que poderiam ser prevenidos através do conhecimento e da consciência.

NÃO SE FAZEM MAIS ROUBOS COMO ANTIGAMENTE! FELIZMENTE, POUPAM-SE VIDAS!

Olha só essa. Poderia dizer que não se fazem mais ladrões como antigamente. Normalmente, vendo-se acuados, ladrões matam por qualquer cinco reais para pode comprar uma pedrinha de crack, que agora é a droga da moda ou do momento. É bem mais barata que a cocaína por exemplo, porém provoca muito mais dependência. Em duas inaladas o sujeito já vira um viciado sem qualquer controle.
Mas esses dias dois rapazes derrubaram a porta de madeira maciça de uma casa aqui na cidade entraram e como as duas senhoras, uma das quais com 91 anos de idade, não tinham dinheiro foram embora sem molestar ou agredir as vítimas. Eles queriam dinheiro, só dinheiro tanto é que não levaram um só pertence do interior da residência. Ocorre que as senhoras não tinham dinheiro dentro de casa, nadica de nada e os drogados foram-se embora, deixando para trás o prejuzo da porta arrebentada com pedras de calçamento.
Pedras de calçamento sim. Aí dá para sentir o quanto estamos inseguros mesmo dentro de nossas casas que julgamos o lugar mais seguro que existe.
Hoje, essas portas com simples fechaduras já não adianta mais. Quem quer entra do jeito que bem entender.
Então diante dessa nova realidade é preciso que reforçemos a segurança de nossas casas. Além da fechadura normal quem sabe mais duas Dobermann e para garantir a pisada, tranca de ferro por dentro.
Eu, amanhã mesmo vou tratar de reforçar a segurança através das portas. As janelas tem grades de ferro por dentro. Coloquei depois que tive minha casa arrombada. Felizmente não me encontrava em casa, mas se tivesse, com certeza não estaria aqui mais para contar esta passagem.

sábado, 23 de maio de 2009

NOVIDADES? VOCÊ TEM UMA AÍ? SE VOCÊ NÃO TEM EU HAVERIA DE TER EM RAZÃO DE QUE? SOU HUMANO TAMBÉM! EHEHEHEH

Acabei de aceitar um comentário sucinto só que não sei em que post caiu. Mas era assim, bem simples:
E as novidades?
Pois é, novidades, cadê elas. Tem dias que elas acontecem a todo momento que nos empanturra e por vezes elas desaparecem, ou melhor simplesmente não acontecem ou deixam de acontecer. É como dizia o poeta, "a mentira é uma verdade que deixou de acontecer". Eu poderia até parafrasear Quintana, nosso saudoso e eterno poeta, dizendo que "o fato é uma novidade que deixou de acontecer" . Não seria isso? Então!
Mas é isso, fazer o que se não há fatos que possam repercutir. Claro que poderiamos criar um monte deles, mas não gosto de coisas forçadas. Prefiro que as coisas aconteçam naturalmente sem maquiagem.
Certo dia um amigo meu e frequentador assíduo desse espaço, disse que o bom desse Blog é que ele é autêntico e produzido sem subterfúgios sem maquiagem, essas coisas que tem o espírito tendencioso de alienar as pessoas.
Não gosto disso. Procuro ser autêntico em todos os sentidos.
Sei que já fui criticado certa vez por não ser criativo. Mas criativo é uma coisa e inventor é outra. Não sou inventor não. Sou feito carne e osso e sou humano, sou gente...

Ih! sem essa de enveredar para o abstrato. Sou prático, objetivo e quando começo enveredar por estes caminhos obscuros onde é preciso ir apalpando, tateando, prefiro recuar.
Vou caminhar, aproveitar o resto do sol de fim de tarde. Já são quatro da tarde e a única coisa que fiz foi organizar os arquivos do meu PC. E isso que disse que iria fazer um montão de coisas hoje, ao relento de um sol com cara amarelada.
Vou lá,vou caminhar. Respirar fundo e fazer minha circulação andar mais rápido, até porque preciso muito disso para que minha válvula se mantenha em rotação alta.
Até mais ver e enquanto caminho pense aí num assunto para colocar na roda!

PREPARE-SE QUE O FRIO ESTÁ CHEGANDO

Estou aqui vendo a previsão do tempo e o recado que dou é que se você adora o verão e o calor, tire os próximos quatro dias para aproveitar ao máximo. A previsão é de que a partir de quinta-feira as temperaturas vão cair para para menos de 10 graus e em algumas regiões próximas de zero.
Eu já disse que não gosto do inverno, mas fazer o que!! Fica no entando a expectativa se vai ser um inverno rigoroso ou não.
O bom é que não se faz inverno como antigamente. Lembro e muito bem de quando criança ou adolescente do rigorismo dos invernos com a ocorrência daquelas geadas de renguear cusco.
Hoje os frios não são tão intensos como antigamente. As geadas são cada vez mais escassas. Faz um friozinho dois ou três dias e as temperaturas sobem para mais de 20 graus. Assim é bom, prefiro assim, aqueles intermináveis dias e semanas com temperaturas reduzidas.
E, em assim sendo, hoje e amanhã quero ver se consigo curtir esse calorzinho manero. Vou intercalar caminhada com as batidas de tênis.
No mais bom fim de semana pra todos e até hora dessas quando um assunto exigir minha intervenção.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

ESTACIONAMENTO PARA MOTOS

Alguém na rua faz uma observação procedente. Estão faltando locais, definidos e sinalizados para estacionamento de motos, em determinados pontos da cidade. Como em frente a bancos principalmente, entre outros pontos de maior movimento. Pensando bem, a observação tem procedência sim. Basta observar as motos estacionadas nos locais onde poderiam estar dois automóveis.
É uma boa pauta para a próxima reunião do Conselho Municipal de Trânsito. Ou você acha que não é preciso nada disso?

PROGRAMA GESTÃO E AÇÃO ABRE DIA 03/06 COM PALESTRA INAUGURAL

Está confirmada para a noite de 03 de junho a Aula Magna, ou Inaugural do Programa Gestão e Ação, da Prefeitura ULBRA e ICCONE-Instituto de Consultoria e Desenvolvimento. Na oportunidade, às 19h30min
será proferida uma interessante palestra com o tema "Despertar para a Nova Consciência", bem apropriado para o momento em que vivemos, pela professora
Rosa Quitéria Novaes de um curriculum invejável que está publicado no site da prefeitura www.tapera.rs.gov.br
A palestra na aula inaugural para o público urbano - o rural também pode participar - marcará o início do curso de dois anos que será ministrado em Tapera a fim de capacitar as pessoas de todos os segmentos para a qualificação profissional objetivando ter mais e melhores meio de gerir suas atividades e seus negócios.
É uma oportunidade única obter o conhecimento através de um curso que se equipara ao de uma extensão universitária.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

30 ANOS DO JORNAL INTEGRAÇÃO

Barbaridade tchê. Depois de ter feito o post sobre a decisão do Municipal de Selbach, quando citei que fiz no domingo o que não fazia há muito tempo, ou seja, cobrir um jogo de futebol numa tarde de domingo, caiu a ficha. O Jornal Integração, cria minha, completa neste final de ano, mais precisamente no dia 07 de dezembro, 30 anos de circulação ininterrupta, 24 dos quais, com todo orgulho e satisfação sob minha responsabilidade editorial.
Olha, parece que foi ontem. Que coisa impressionante o tempo na vida da gente não é mesmo!

Mas estou impressionado com o índice de acessos dos selbachenses a este blog a propósito do post aqui de baixo. Não imaginava que fosse tanto assim. Aliás, a cada dia pessoas distantes daqui, quando dá o acaso de encontro, me falam que são leitores assíduos desse espaço e não falta alguém que me sugere que eu poste aqui assuntos não apenas que dizem respeito a Tapera. Retruco que não, por uma razão bem simples, me valendo daquela velha máxima de que, em time que está ganhando não se mexe. Então vamos deixar como está, pois se eu mudar o foco pode acabar provocando desinteresse generalizado.

domingo, 17 de maio de 2009

UMA BANDEIRINHA FOI ATRAÇÃO NA DECISÃO DE SELBACH

Há tempos que não fazia o que fiz hoje. Fui a Selbach cobrir e assistir a decisão do municipal de futebol selbachense entre Mourisco e União. Recordei os velhos e bons tempos de coberturas esportivas para o Jornal Integração. E lá se foram dezenas e dezenas de decisões.
Como é sabido de todos a partir de janeiro de 2004, não edito mais jornal, mas hoje tive o prazer de relembrar aqueles bons momentos de outrora.

Só não consegui comer um cachorro quente com um refrigerante bem geladinho. A decisão me prendeu a atenção de tal sorte que acabei esquecendo do lance mais sugestivo dos estádios de futebol.

Mas a atração maior da tarde no remodelado Estádio Municipal, não foi nem a decisão própriamente dita muito menos o Leandro Wuaden, árbitro da Fifa que retornou a Selbach pela enésima vez. Atração mesmo foi a bandeirinha número 01 da decisão. Renata Schaeffer do quadro de árbitros da Federação Gaúcha de Futebol. Uma bela loira que arrancou suspiros de jogadores e da torcida localizada mais próximo da beira do campo.

O porém é que ela não deve levar uma boa impressão de Selbach não. Ao final da partida quando se dirigia ao vestiário com Leandro Wuaden e Jorge Dutra à frente, ela foi atacada por alguns torcedores do União e por pouco não foi agredida. Lamentável, como se a bela moça, tivesse tido alguma participação na composição do marcador que foi de dois a zero para o Mourisco, dois gols de Andrezão, um de cabeça e outro de penalti. Aliás, o Mourisco foi campeão nas três categorias do Municipal de Selbach: principal, aspirante e veterano.

sábado, 16 de maio de 2009

FRIO, LAREIRA....

Estamos no outono e para o inverno é um pulinho, mas o frio já começa dar uma espiadinha básica. Eu não gosto do inverno, prefiro o verão. Prefiro passar calor a sofrer com o frio. Mas tem um momento que vibro com o frio. É quando posso ficar curtindo o calor da minha lareira saboreando um bom vinho tinto, bem encorpado. De resto, odeio o inverno. Só que lareira sem nó-de-pinho não é a mesma coisa. Em anos anteriores a esta altura já tinha gente me oferecendo nó de pinho. Estou a esperar e enquanto eles não aparecem vou quebrando o galho com lenha mesmo. Mas o fogo não é o mesmo não.
A propósito, se voce tiver alguma indicação de onde conseguir nó-de-pinho, por favor, pelo que agradeço antecipadamente.
Se quando precisei de encanador, as indicações foram várias, agora preciso de nó-de-pinho.

CAMINHADA TEM QUE SER DE FORMA APRESSADA

Estou retornando agora de mais uma de minhas costumeiras caminhadas. Estava precisando, sentindo falta melhor dizendo, em razão da instabilidade do tempo desta semana.
Mas hoje lembrei de uma coisa que queria comentar com vocês faz um bom tempo. Caminhada pra ter efeitos benéficos para nossa saúde e para o organismo tem que ser de forma apressada. Tem muita gente que confunde um leve passeio com caminhada. O bom é forçar as musculaturas dos membros inferiores e a respiração. O bom é caminhar como se a gente estivesse fugindo de alguém. Tem que chegar ao fim da caminhada cansado mesmo.

Muita gente quando passa por mim brinca dizendo que eu não preciso caminhar e que se continuar assim vou desaparecer. Menos né, mas na verdade as minhas caminhadas têm por objetivo melhorar as condições de circulação. Meu cardiologista sempre me diz que devo caminhar não para emagrecer, mas para beneficiar a circulação, um pouco é claro em razão da válvula mitral que carrego dentro do coração.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

PRECISAMOS PRATICAR SOLIDARIEDADE!

Ontem, quinta e hoje sexta-feira, almocei sob forte comoção emocional. Duas reportagens do Jornal do Almoço, no quadro local, de Passo Fundo, me emocionaram sobremaneira e me fizeram refletir sobre este mundão de meu Deus.
Ontem a reportagem de uma família passando por extremas necessidades e hoje sendo agraciada com uma gama muito grande de doações feitas por pessoas que como eu se emocionaram com o que viram e ouviram.
Tocou-me profundamente quando uma criança que ainda não sabe falar balbuciou “mama” aludindo que estava com fome. Olha sinceramente, olhei para meu prato e para os dos que sentavam à mesa comigo e por pouco não chorei. Confesso que fiquei sem ação por alguns instantes. E o pior é que aquela cena ficou presa em minha mente pelo resto do dia até eu adormecer.
Mas hoje, no mesmo espaço do Jornal do Almoço uma grande e notável demonstração de solidariedade do povo de Passo Fundo. Aquela pobre família, com o seu chefe sem emprego e as crianças com fome, agora não estão mais passando por necessidades. Tem alimentos e mantimentos em abundância e o que é melhor, terão uma casa decente para morar. Um empresário doou um terreno e o material de construção com certeza virá de outras doações.
O que quero dizer com esse relato é que muitos de nós, dentro de nossas possibilidades é claro, vez por outra deveria pensar nos mais necessitados ou naqueles que passam por privações. Doar faz bem. Eu vou procurar adotar uma postura nesse sentido a partir de agora.
No passado eu contribuía com dois litros de leite em pó por mês ao programa ProNutrir, fornecendo o alimento básico para duas crianças que cheguei a conhecer. Fazia com prazer mesmo!
Hoje o programa não existe mais, mas o caminho para quem quiser fazer doações é através da Assistência Social que tem lá o cadastro das pessoas que mais precisam de ajuda em todos os sentidos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

NADA DE NOVO SOBRE O CRIME DO INTERIOR DE SELBACH

Pois sobre o crime ocorrido no interior de Selbach, eu sei o que todo mundo parece saber. Não há mais informações não. Apenas que ontem a perícia de Passo Fundo esteve na propriedade onde aconteceu o crime e fez a reconstituição do fato. A Delegada Diná Aroldi, de Ibirubá, que responde pela DP de Selbach, disse apenas que existe um suspeito mas não revelou nada.

Pra quem ainda não sabe, o crime aconteceu na tarde de terça-feira, dia 05. Janete Konrad Geisel, de 34 anos deu entrada no hospital São Jacob vítima de arma de fogo com um tiro na altura da nuca. Conforme o seu esposo, o ex-vereador Délcio Geisel, os dois estava tratando os porcos por volta do meio dia, quando a sua esposa caiu no chão sangrando. Ele disse que imediatamente prestou socorro levando-a ao hospital, mas infelizmente Janete já estava morta.
A única certeza que se tem é a de que não houve suicídio, já que nenhuma arma foi encontrada no local e ela foi morta com um tiro na nuca.
Uma coisa porém me chamou a atenção: na reconstituição o marido corre para o interior do chiqueirão apontando para o local onde a esposa estava morta. Por enquanto me limito a ficar nessa observação. Mais tarde eu explico.

ENFIM, O CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Pois olha, a boa notícia de ontem foi a reunião de posse dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Tapera. Trata-se de um grupo de empresários e líderes da comunidade que, a partir de agora passarão a se reunir mensalmente para pensar e encaminhar as soluções para os problemas de nosso município, especificamente os relacionados à questão do desenvolvimento sócio econômico.
Na verdade é uma providência necessária para um município que quer retomar o seu processo de crescimento.
Nos meus tempos de jornal, sempre defendia essa idéia que agora é implementada e preciso acreditar que ela não ficará só na retórica. Eleito presidente do CODE, Agustinho Moacir Preto, assumiu o compromisso de fazer este Conselho funcionar na prática.
E pelo que aconteceu na primeira reunião, terça-feira, tenho a certeza de que este poderá e deverá ser o diferencial da atual administração.
Como Secretário de Desenvolvimento e Secretário do CODE, Franquelin Bierende apresentou os acertos e as tratativas em termos de investimentos que estão sendo previstos para Tapera o que leva a crer que, com esta disposição, as coisas tenderão a se encaminhar para conquistas de curto prazo.
Ficou expressa nessa reunião a consciência de que não deveremos mais esperar por milagres de grandes indústrias para Tapera, corroborando com comentário feito aqui mesmo no dia 03 de maio. É preciso fomentar os investimentos locais e fazer com que os que têm poder para isso, invistam aqui seus recursos a partir da criação de projetos alternativos em áreas a serem pesquisadas e trabalhadas.
O caminho é por aí e eu serei um que estará de plantão, cobrando o pleno funcionamento desse Conselho que está sendo criado para promover meios e alternativas para que possamos conquistar o desenvolvimento que tanto almejamos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

O ARROMBAMENTO NOS MÍNIMOS DETALHES!

Conforme solicitado vamos esclarecer os fatos ocorridos no Supermercado Santa Clara, referentemente ao post anterior sobre o assunto em questão e que suscitou dúvidas a algumas pessoas. Se restaram dúvidas quer se crer que a partir de agora elas não devem mais existir.
O primeiro assalto, na verdade, aconteceu no dia 30 de março, onde dois elementos entraram no mercado através de um acesso lateral, subiram ao telhado, cortaram o zinco e entraram no escritório, onde reviraram todas as salas, e tentaram abrir o cofre sem êxito, levando do local apenas alguns cartões telefônicos, uma máquina fotográfica e troco do Banricontas.
Neste sábado dia 09 de maio, as 23 horas a gerência foi comunicada pela empresa de monitoramento que o alarme havia disparado, tendo se deslocado de imediato ao local, onde já se encontravam seu responsável e também a Brigada Militar. Foi entregue aos mesmos a chave do mercado tendo sido feita uma vistoria no local, porém nada sendo encontrado.
Na mesma noite, me torno de duas horas da madrugada, a gerência do Supermercado recebeu nova ligação, desta feita anônima, de uma pessoa que estaria passando no local e dizendo ter escutado fortes barulhos vindo do interior do mercado. De imediato monitoramento foi acionado e o responsável prontamente acionou a Brigada Militar, tendo sido constatado que realmente havia barulho dentro do mercado como sons de batidas. Foi montada uma estratégia pela Brigada Militar, com solicitação de reforço de Lagoa e da Polícia Rodoviária e também da empresa de vigilância UPS. Os Policiais foram distribuídos e três deles entraram no mercado, onde se depararam com dois elementos na sala do cofre. Os elementos de imediato trataram de fugar do local, tendo havido um breve tiroteio, sendo que um deles foi atingido na perna e mesmo assim fugiram pelo mesmo local no telhado, passando para o terreno vizinho, onde se defrontaram com a vigilância da UPS. Houve nova troca de tiros, porém os elementos acabaram fugindo pelo terreno do sr. Garrafa que faz divisa com a Rua Mauá.
A seguir foi feita uma vistoria geral no mercado e averiguados os danos. O cofre foi totalmente destruído e as ferramentas só foram encontradas na segunda feira, pela perícia de Passo Fundo. Foi levada do local uma certa quantia em dinheiro e cheques que a empresa não está autorizada a divulgar. O arrombamento está sendo investigado em sigilo pela Polícia Civil de Tapera.

CHOVEU! MELHOR QUE ISSO É QUE CONTINUA CHOVENDO!

Eu poderia dizer, aleluia, aleluia!!! Choveu enfim, e o que é melhor, continua chovendo. Só hoje, terça-feira, até agora - 16h45min, choveu em torno de 30 milimetros em Tapera. Em alguns pontos mais em outros pouco menos, mas o mais importante é que a previsão é de mais chuva. Segundo as mesmas previsões, até quinta-feira à noite deve chover em torno de 80 milimetros que convenhamos, muda o quadro de calamidade que estava se abatendo sobre o município. É claro que era uma situação bem mais amena em relação a outras regiões do Estado, mas preocupante, principalmente porque estava atingindo em cheio a produção leiteira. Conforme dados da EMATER a queda na produção de leite chega aos 50% e para um município como Tapera é um índice alarmante. Só para se ter uma idéia da situação, essa queda, resulta numa redução de faturamente em torno de R$ 6.000,00 por dia, dinheiro que deixará de circular no mercado local. Em 30 dias são nada mais nada menos que R$ 180.000,00, contando que o leite é pago todo o dia 15.
Em razão dessa situação, na segunda-feira o prefeito Ireneu Orth, decretou Situação de Emergência no município de Tapera. Veja mais detalhes e a íntegra do Decreto na site http://www.tapera.rs.gov.br/

segunda-feira, 11 de maio de 2009

SUPERMERCADO SOFRE DOIS ATAQUES MENOS DE TRINTA DIAS

E esse novo assalto, ataque ou arrombamento do Supermercado Santa Clara no centro da cidade. Pela segunda vez, acho que em menos de 30 dias, ou pouco mais que isso, o estabelecimento é assaltado. No mínimo intrigante. Mas como, perguntam alguns!
Confesso que fiquei sabendo do arrombamento só na manhã de hoje, segunda-feira e o fato deu-se no sábado à noite ou na madrugada de domingo.
Da mesma forma tenho que reconhecer que ando meio que desconcentrado pelas minhas novas atividades, mas as minhas fontes também, por favor né. Ninguém me conta nada poxa vida! Assim eu magoo.

Mas falando sério, que coisa hein. Me contaram que o alarme acionou e prontamente lá estava o pessoal da segurança eletrônica e a Brigada Militar a postos. Entraram no mercado vasculharam tudo e como não encontraram ninguém, fazer o que né. Foram todos pra casa, como que imaginando que os larápios fugaram quando o alarme disparou. Ledo engano. Segundo as más linguas os dois ladrões teriam se escondido não se sabe onde e depois que a calmaria se instalou, trataram de entrar em ação para destruir o cofre. Eles teriam se aproveitado da movimentação da promoção que se realizava no Clube Aliança e como o som era elevado, teriam conseguido destruir o cofre a marretadas sem que ninguém percebesse.
Mas um vizinho mais antenado, a certa hora da madrugada, teria ouvido um barulho estranho e chamou novamente a polícia que prontamente compareceu ao local e deu de cara com os larápios. Travou-se uma troca de tiros, um dos assaltantes foi atingido de raspão na perna mas conseguiram fugir.
O pior de tudo é que não havia vestigio algum ao redor do supermercado. E aí é que alguém indica de que os larápios devem ter usado uma escada de corda para chegar até o telhado para que pudessem pular para dentro do mercado.

domingo, 10 de maio de 2009

INTOLERANTE NÃO, SOU UM ENJOADO!

Já tinha esquecido de responder a um comentário a respeito da dificuldade em tomar leite. Só prá dizer que não sou intolerante à lactose não. Sou um enjoado mesmo. Não posso com o cheiro do leite, mas se fizer uma batida por exemplo, vai embora. O leite não provoca qualquer tipo de reação no meu organismo. Posso comer nata, queijo e todos os derivados do leite. Assim sendo, se o leite não me provoca qualquer tipo de reação, quero crer que não sou intolerante à lactose, se não vejamos:

"Embora muitas vezes usados como sinônimos, é importante estabelecer a diferença entre intolerância, alergia e sensibilidade, pois suas conseqüências podem ir de um mal-estar ao risco de vida. A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento - em geral, proteínas. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico. Já a sensibilidade é uma resposta anormal, que pode provocar reação semelhante à alergia".

Eu acho que não me enquadro em nenhum desses casos.
Sou enjoado também com cebola. Na cozinha, quando é o caso, sempre uso cebola, porém ralada. Em não consigo morder o pedaço de cebola num carreteiro por exemplo. E como bife acebolado, tirando a cebola para o lado é claro. O mesmo ocorre com o alho e o tomate. Não posso mastigá-los, mas eles são itens inseparáveis quando estou pilotando um fogão.

Então, sou intolerante ou um enjoado? Eu prefiro ficar com a segunda opção.
Sou, mas quem não é, como diria o personagem aquele do Chico Anísio.

PARABÉNS A TODAS AS MÃES!

Hoje, segundo domingo de maio, Dias das Mães. Aproveito para neste momento cumprimentar, abraçar e beijar a todas as Mães que são as maiores responsáveis pela nossa existência e pelo nosso saber.
Falar do significado e da importância de uma Mãe é desnecessário. Ela é tudo na vida da gente, mesmo aquelas que já se foram e descansam em Paz. Assim como a minha Mãe Eulália que mesmo longe sempre está por perto, nos orientando através de sua sabedoria ao longo dos tempos.

Lembro dela sorridente apesar de ter passado por alguma dificuldade no final de sua existência terrena. Suportou com resignação a todos os momentos por mais doloridos que fossem, sempre confiando acreditando em Deus.

Lembro também neste momento de uma foto dela por ocasião do Jubileu de Prata de seu casamento. É uma foto com um casaquinho branco e um botão de rosa na lapela...Sorridente!

Se tivesse esta foto aqui comigo publicaria para que todos tivessem a oportunidade de conhecer a Minha Mãe de todas as horas.

sábado, 9 de maio de 2009

A MÚSICA ERUDITA É REALMENTE ÚM BÁLSAMO!

Nosso Coral 08 de Maio abriu o Concerto
Estou retornando agora lá da Igreja Matriz onde se realizou o Concerto em homenagem ao Dia das Mães pela Orquestra de Câmara de Carazinho. Vi ouvi e gostei. Aliás, a música erudita é um bálsamo não é mesmo. Enquanto assistia ao espetáculo que durou pouco mais de meia hora, lembrei-me do Dr. Ivo Nesralla que foi quem me operou em maio de 2000 no Instituto de Cardiologia em Porto Alegre. Ele atende em seu consultório ao som ambiente de Bach, Strauss entre outras tantas feras da música erudita. Ele próprio me confidenciou que só consegue operar ouvindo música erudita.
E confesso que hoje passei o dia meio agitado, sei lá por que cargas d’água. Ainda bem que fui ao Concerto. Me fez muito bom. Sai de lá mais leve. Foi muito bom mesmo.
Mas é isso, mais informações sobre o Concerto de hoje na Matriz você pode conferir a partir de segunda-feira no site da Prefeitura de Tapera: http://www.tapera.rs.gov.br/ e não esquecendo da bela participação do Coral 08 de Maio que também deu mostras de competência.

O PREÇO DO LEITE NAS ALTURAS

Ao Marcos verdadeiro! Sabe que nem tinha reparado no preço do leite! Por uma razão muito simples: não tomo leite, o que acho um absurdo. Não tomo porque, devo ser alérgico, sei lá, não consigo suportar seu gosto. Sei que posso ter problemas no futuro, se bem que procuro compensar ingerindo cálcio de outras maneiras.
Mas voltando ao preço do leite, realmente fui conferir agora mesmo no mercado e me informaram dos reajustes que vêm ocorrendo. O pior de tudo é que lá na ponta, o pobre do produtor, não recebe um centavo a mais. É uma relação, ou falta de relação, que não dá pra entender. Sempre foi assim o que é um absurdo!
É de ficar de olho pra ver se o preço vai reduzir ou voltar aos patamares de então, depois que essa estiagem se for. Eu duvido né!

POIS É, AS VEZES OS ASSUNTOS SOMEM!

Agora há pouco um amigo me interpela como que me cobrando de forma incisiva.
-Pô cara e essa moleza, vai cuidar do teu blog. Entro lá e não tem nada pra comentar. Se liga meu!.
Disse que estava brincando comigo, mas que a reprimenda tinha procedência. Ai tentei me lembrar e realmente lembrei que o último post foi na quinta-feira e hoje já é sábado, pra ser mais exato, ás 16h27min.
Pois é, mas tem dias que os assuntos não fluem assim tão fácil. É o caso desses dois últimos dias. Ai vim pra cá, sentei aqui na frente do PC, pensei, pensei e não vejo luz alguma à minha frente.

Eu poderia escrever sobre uma série de coisas. Assuntos banais e sem a menor repercussão. Poderia escrever sobre essa estiagem sem sentido que nos assola a todos se bem que a nossa situação não é lá tão ruim assim. Tem situações muito piores, dramáticas eu diria, afinal de contas colhemos uma das melhores safras de soja e de milho, com algumas raríssimas excessões, dos últimos tempos. A média de produtividade da soja por aqui foi acima de 50 sacas por hectare e o melhor de tudo é que o preço está muito bom. Claro que se formos considerar o custo dos insumos lá no plantio aí fica claro que não é essa coisa toda não. Mas dos males o menor, afinal a produtividade foi excelente e o preço está muito considerando a média histórica. Normalmente se verifica opostos. Colheita boa com preço ruim e vice-versa.

Ontem perguntei ao prefeito Ireneu Orth porque Tapera ainda não havia decretado Estado de Emergência, transferindo pra ele, questionamentos me feitos durante os últimos dias.
Ele foi taxativo em dizer que a Defesa Civil jamais assinaria um decreto desses, considerando a nossa produção agrícola. Ocorre que a DC se vale de informações da Emater para decretar os Estados de Emergência.

Nosso problema maior aqui é em relação ao leite. As pastagens praticamente inexistem e quem não tem silagem em abundância está tendo problemas. A produtividade das vacas está caindo e a situação desses produtores de leite ficando cada vez mais complicada.
Mas pelo sim pelo não, o bom é que a previsão é chuvas para a semana que vem, com previsão de até 80 milímetros o que seria ótimo e amenizaria a situação por um bom tempo.

No mais é isso!
Ah ia me esquecendo do programa de logo mais na Igreja Matriz. Apresentação da Orquestra de Câmara de Carazinho que tem na coordenação a taperense Alda Schipert, filha da Dona Rosinha Erpen e irmã do Dr. Décio Erpen. Pra quem aprecia música essa é uma boa pedida. As informações sobre o espetáculo são as melhores possíveis.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

PREFEITO IRENEU FICA EM 2º LUGAR ENTRE 07 CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA FAMURS

Entre sete postulantes à candidatura do PP à presidência da Famurs, o prefeito Ireneu Orth de Tapera e presidente da AMAJA conquistou 22% do total dos votos dos prefeitos e vices do Partido Progressista e ficou em 2º lugar na disputa que indicou o prefeito de Sentinela do Sul, Marcus Vinicius Vieira de Almeida com 43% dos votos, para candidato do partido à presidência da FAMURS, cargo que este ano pertence ao PP.
A candidatura de Ireneu Orth à candidato do PP teve como principal objetivo, uma vez eleito presidente da FAMURS, elevar o nome de Tapera no cenário estadual e federal e com isso conseguir a projeção do município, possibilitando abrir novos caminhos para futuras conquistas para a comunidade taperense.
Ao falar sobre o resultado, Ireneu Orth, que limitou a sua campanha a alguns poucos contatos pessoais e telefônicos, pois sempre priorizou a administração municipal de Tapera, disse que mesmo sem ter concretizado a sua indicação, o nome de Tapera esteve em evidência por um bom período. Fez questão de ressaltar que a sua candidatura à candidato à presidência da Famurs nunca teve como objetivo a sua projeção pessoal. “Sempre pensei única e exclusivamente na projeção de nosso município” emendou.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

SAIU A PROGRAMAÇÃO DA FERIA DO LIVRO

Saiu na manhã de hoje, 06 de maio, a programação oficial da XIX Feira do Livro de Tapera, programada para os dias 28, 29 e 30 de maio. No site da Prefeitura Municipal de Tapera www.tapera.rs.gov.br você pode conferir a programação na íntegra e saber quem são os convidados para o nosso maior evento cultural.
São eles Marcelo Sperling, Duca Leindecker, Fablo Moreno, Caio Ritter, Paulo Sérgio Gregoyre e Tio Roger. A partir de amanhã no mesmo espaço você saberá quem são estas personalidades que participarão da nossa Feira do Livro que é uma promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação Desporto, Cultura e Lazer com o apoio das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares e Comunidade Taperense.
Quanto aos convites das outras personalidades do mundo literário e editorial a vinda de pelo menos de algum deles foi inviabilizada pelo altos cachês cobrados.

RACIONAMENTO E POÇOS ARTESIANOS

Falei agora de manhã com o Hermes da Corsan que confirmou que Tapera jamais enfrentou problemas de racionamento. É uma dádiva nossa, que deve ser preservada, mas nem por isso, devemos ignorar o flagelo por que estão passando várias comunidades gaúchas, muitas das quais já em ritmo de racionamento.
A consciência é tudo numa hora dessas até em respeito àqueles que se debatem com a falta do líquido precioso. Não é porque estamos livres desse problema que vamos continuar abusando do consumo d'água.

Em tempo: pelo andar da carruagem nos últimos anos, com períodos de estiagem mais frequentes, é de se aproveitar a disposição do governo estadual com a irrigação no campo e concentrar esforços no sentido de implementar um programa de perfuração de poços artesianos nas zonas mais críticas. Cidades como Bagé e Erechim, só para citar dois exemplos, são abastecidas por águas de barragens e é preciso que as autoridades repensem essa situação para evitar o caos que estamos vivenciando. Se o lençol freático está a muitos metros de profundidade, que se empregue a tecnologia para buscar água para abastecer as cidades que se encontram em nível mais elevado. Não há outra solução!. É mais oneroso? Pode ser sim, mas e daí! O que não se pode mais é continuar submetendo a população a este tipo de calvário.

terça-feira, 5 de maio de 2009

COMEÇA HAVER RACIONAMENTO DE ÁGUA!

Pois olha amigoS, a coisa tá ficando preta. Tirei um tempinho há pouco para dar uma conferida na previsão do tempo e fiquei deveras preocupado. Chuva consistente mesmo só nos dias 13, 14 e 15 de maio, semana que vem, quarta, quinta e sexta.
Aqui, por enquanto não enfretamos problemas com falta de água e muito menos com racionamento, ao contrário de muitas cidades no Estado, como por exemplo Erechim, onde água dia sim e dia não. Mariana, minha filha estuda lá e diz que a situação está muito complicada. Quando tem água ela é escura, preta sem exagerar.
Então minha gente, vamos economizar água. Nada de ficar horas embaixo do chuveiro e muito menos ficar lavando calçadas e regando flores. O problema é sério e cada um é responsável por este estado de coisas.

LULA TAMBÉM DEVE TER SEU BLOG

Leio na edição de abril da revista Istoé que o presidente Lula vai ter um blog. A idéia é do ministro da Secretaria de Imprensa da Presidência da República Franklin Martins, que quer um canal de comunicação mais informal da população com o Palácio do Planalto, sobretudo com os jovens.
A inspiração veio do presidente dos Estados Unidos Barack Obama que já tem o seu.

Mas olha só: a previsão era de que a chuva chegaria agora ao final da tarde e a temperatura baixaria amanhã. Uma coisa lógica, porém a impressão que tenho é que vai esfriar e não vai chover. Estive lá fora há pouco e tive essa impressão em razão do ventinho fresquinho que está a soprar lá das bandas do Rio Jacui.
E como todos estamos ansiosos por uma chuva essa é uma informação nada agradável.
Tomara que eu bata com a lingua nos dentes, tomara!

A GRIPE É MEXICANA!

Quem não está gostando nadica de nada dessa história de gripe suína são os suinocultores. É que eles temem que o consumo da carne suína caia em razão dessa alausa toda que está se fazendo com a gripe que deveria ser chamada de Mexicana, pois surgiu no México. Mas há quem diga que o virus foi introduzido lá por um americano, sei lá porque cargas d'água. O curioso é que a gripe surgiu logo após a visita do Presidente Barac Obama ao México. Claro que uma coisa não deve ter nada com a outra, mas sabe como é a imaginação humana né... Mas pensando bem, no fundo, no fundo, não dá pra duvidar de mais nada em se tratando de Estados Unidos.

Mas pelo sim, pelo não, o importante é continuar alertando que essa gripe daí, não se pega com o consumo de carne de porco não. Não tem nada a ver, desde que a carne seja, cozida, assada ou freita.
Quem tiver carne estocada no freezer estiver com receio, manda lá em casa que dou um jeito.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O ANUNCIO DAS HORAS PELO RELÓGIO DA IGREJA

Alguém aí no último comentário do penúltimo post se referiu sobre o balalar dos sinos da Igreja Matriz ás 6 da manhã que parou. Tudo bem que tenha cessado o badalar das seis da manhã, porém sinto que o anúncio das horas durante o dia também tenha sido eliminado. De madrugada, a gente acordava e logo ouvia as badaladas anunciando as horas. Não precisava sequer abrir os olhos pra ver a hora certa. Eu sempre achei o máximo, não sei porque, mas passei a sentir falta. Sabe como é, tem coisas na vida que a gente se acostuma e quando vão embora o sentimento ocorre. Passam a fazer parte do cotidiano das pessoas. Assim como o apito do Curtume Tapera que é tão tradicional e faz parte de nossas raízes que ninguém ainda ousou reclamar.
Experimenta parar com o apito do curtume pra ver no que vai dar!


domingo, 3 de maio de 2009

QUE CHURRASCO O DA FESTA DE MAIO DE HOJE1

Prometi e agora cumpro. O churrasco servido na festa de maio, neste dia 03 de maio no Tenarião estava uma loucura. Uma carne de primeira, da fazenda do presidente da Comunidade Católica, Venildo Borghetti. Foram cinco cabeças de gado tratadas a dedo especialmente para a festa de hoje.
Outra coisa: a respeito da sugestão de dias atrás sobre a altura das mesas do Tenarião, o presidente Venildo, concordou com as reclamações e anunciou que vai mandar serrar cerca de 5 centimetros para agradar aos queixosos.

O MOUSE E A TENDINITE

Bom dia, bom domingo!
Se você está me lendo é porque tem computador e se tem computador, a maioria tem mouse enquanto uma minoria que tem notebook não precisa desse desse instrumento que tantos males tem causado e ainda causará aos internautas de toda a hora e de toda a espécie.
Falo de um problema sério que está afetando os menos avisados ou menos preocupados. Se você operar o mouse apoiando apenas o punho sobre uma superfície, pode ir se preparando que mais cedo mais tarde será mais uma vítima de tendinite.
Mariana, minha filha, que faz Fisioterapia na URI em Erechim, veio pra casa neste feriadão com o pulso amarrado. O diagnóstico é tendinite. E isso que eu a avisei por várias vezes que tomasse as devidas precauções. Agora ela diz: "verdade pai, se tivesse te ouvido não estaria nessa situação".
Mas voltando ao mouse. Todo o braço a partir do cotovelo tem que estar apoiado sobre uma superfíce. Vejo situações por aí em que apenas o punho está sobre a superfície e isso será fatal mais cedo ou mais tarde.
Anotem aí e depois me cobrem! Depois não me digam que não avisei!

Bem, hoje é dia de Festa de Maio e como bom taperense vou lá participar dessa confraternização comunitária, comer um bom churrasco e conversar com os amigos.
Na verdade vou abrir mão de um de meus hobbyes que é pilotar uma churrasqueira. Pra mim, domingo sem churrasqueira não é domingo, mas hoje, vamos abrir uma excessão.

Agora vocês me deêm permissão que que vou lá comprar meu cartão!

sábado, 2 de maio de 2009

AS REPERCUSSÕES DO BLOG!

Estou cada vez mais impressionado com a repercussão desse blog. É impressionante como uma simples postagem, como a do pedido por um encanador gere tantos comentários, isto sem contar as pessoas que ao me verem por aí, me perguntam se o problema foi resolvido mesmo. Tem gente que ainda não adquiriu o hábito de interagir através dos comentários, mas estão ligados nesta tribuna popular.
Eu fico satisfeito, satisfeito mesmo, feliz e realizado porque o que mais importa é a satisfação das pessoas. Eu posso me sentir realizado, mas o importante para quem administra um veículo de comunicação é a satisfação dos leitores, no caso específico do blog.
No próximo dia 05 de maio vamos fechar seis meses de contagem de acessos e a marca dos 08 mil mensais vai se confirmar. É uma marca extraordinária, não canso de repetir e isso só faz aumentar nossa responsabilidade. Minha e de vocês internautas em qualificar cada vez as postagens e os comentários.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

NO DIA DO TRABALHO VOCÊ SABE SUAS RAZÕES?

Hoje Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho é feriado nacional, porém tem aqueles que não resistem à tentação e ignoram essa condição. Assim como eu, por exemplo, que estou na labuta desde ás 7h30 da manhã.
Vou aproveitar de hoje até domingo, para fechar mais uma edição da revista Saúde & Bem-Estar que está no seu quinto ano de circulação, com força total em Tapera, Selbach, Lagoa e Espumoso e algumas poucas assinaturas em outros municípios da região.
É um projeto que deu certo, tem receptividade, acima até minhas expectativas e, mesmo pela minha nova atribuição profissional desde janeiro, me vejo na obrigação de dar continuidade a esta proposta que é levar informação sobre saúde e qualidade de vida às pessoas, que, diga-se de passagem, estão carentes deste tipo informação.

Já que estamos aqui, você sabe do por quê do Dia do Trabalho?

No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de um dos protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos polícias que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.