sábado, 28 de fevereiro de 2009

EIS AS NOVAS SOBERANAS DE TAPERA

Que festa bonita a da noite dessa sexta-feira no Tenarião lotado. Vinte belas candidatas representando empresas da cidade fizeram bonito na passarela em busca de quatro títulos. Porém todas são vencedoras sim e o Poder Público, sensibilizado agradeceu e reconheceu essa manifestação de cidadania por seu município. Sem elas, as 20 candidatas, o evento não teria tido o mesmo brilho com certeza.
Tapera estava precisando de um evento dessa envergadura, para começar a restabelecer a autoestima de sua gente.
Foram vendidos os 800 cartões disponibilizados pela organização o que por si só demonstra a integração da comunidade que dá mostras igualmente de que quer participar efetivamente desse processo de retomada de vários aspectos.
É por aí mesmo e hoje, a partir das 14hs tem a grande Tarde de Integração na Praça Dr. Avelino Steffens, toda remodelada, tudo novo, com Parque Infantil renovado e com direito a inauguração solene. Tudo está um brinco na praça central de Tapera para onde deve acorrer a população taperense para entre tantas atrações, saborear um pedaço das 54 tortas patrocinadas por empresas da cidade.
Enfim uma grande festa que começou ontem à noite para celebrar os 54 anos de nossa querida cidade, agora na sua data exata que sempre foi 28 de fevereiro.

CONCURSO DAS SOBERANAS – Como havia quatro títulos em disputa, apenas quatro candidatas saíram vencedoras: O corpo de jurados foi formado por prefeitos da região da AMAJA e por duas Rainhas do Município: Ana Paula Knopf e Susana Steffens.
O resultado final apontado através de teste cultural na quinta-feira e o desfile de sexta à noite, indicou como Rainha Paula Bullé da Silva, ACIT; 1ª Princesa Tarcila de Quadros, Regional Supermercados; 2ª Princesa Simone Paulata, Marasca Comércio de Cereais e Senhorita Turismo Martins Martins representante da Estratégia Agrícola.
Confira no site da Prefeitura a partir de hoje à tarde a cobertura completa do Jantar Dançante de escolha das novas Soberanas de Tapera.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

UMA GRANDE FESTA PELOS 54 ANOS DE TAPERA

Estou chegando agora lá do Tenarião, local do grande evento dessa noite, no início das comemorações dos 54 anos de Tapera. Escolha das novas Soberanas de Tapera com a participação de 20 candidatas representando empresas e associações do município.
Aproveitei e fiz uma foto do local onde as candidatas sairão para se apresentar ao público e ao corpo de jurados. Em primeiro plano o bolo de aniversário que será servido aos presentes ao jantar dançante.
Vai ser uma bonita festa de integração de uma comunidade que precisa se integrar cada vez mais.
Vale destacar que depois do jantar e da escolha das soberanas a porta será liberada a ingresso no valor de R$ 10,00 para aqueles que quiserem participar do baile animado pelo Dudi Som.
Ao meio dia de hoje, sexta-feira, a venda dos cartões foi suspensa. Foram colocados os 800 cartões disponibilizados e que se esgotaram em poucos dias.

E não esquecendo que amanhã tem mais na praça Dr. Avelino Steffens que está um brinco e inclusive com Parque Infantil renovado. Uma grande Tarde de Integração com inúmeras atrações e como destaque a distribuição aos presentes de 54 tortas patrocinadas por empresas da cidade.

As festividades de comemoração do aniversário de Tapera, na sua data exata, foi divulgada na imprensa estadual - Zero Hora - e nos Jornais da região, inclusive em Carazinho e Passo Fundo, no Jornal da Manhã.

MAIS FREQUÊNCIA NAS POSTAGENS

O pessoal te me cobrando uma frequência maior na publicação de assuntos aqui no Blog, justamente para se ter mais opções para comentários.
Olha, á idéia sempre foi fazer postagens diárias. Por vezes isso é possível sim, pois os assuntos afloram com mais facilidade, porém tem épocas que eles ficam escassos. E fazer publicações por fazer pura e simplesmente não é de meu costume. Se o assunto for importante e tiver calibre para reverter em comentários, vai par ao blog sim. Do contrário..
Ademais tem um detalhe: as últimas postagens continuam ensejando comentários. Alguns, ao verem outros comentários, confirmam ou refazem seus posicionamentos. E assim por diante. É essa dinâmica que tem feito o sucesso desse blog.
A propósito, no próximo dia 05 de março fecham quatro meses de contagem de acessos. Vamos fechar o dia 05 de março com 25 mil acessos o que mantém a média de mais de 6 mil acessos mensais, o que convenhamos para um blog doméstico como esse é uma marca considerável.
E tudo isso graças a participação de vocês, caros internautas.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CALMA PESSOAL, CALMA, MUITA CALMA NESSA HORA!

Calma pessoal, muita calma nessa hora como diria alguém!
Eu sinceramente não imaginava que, uma simples citação de um ano atrás, no post anterior, fosse desencadear todo esse processo de discussão agressiva. Nisso que eu considero uma retaliação. De um lado quem acusa e de outro quem defende. Não vamos a lugar nenhum com essa discussão irada.
Prometo conversar com o pessoal do Curtume, mas pelo que estou sabendo a empresa que é um dos nossos orgulhos sim, pois gera empregos e divisas para o município, está cumprindo com os mandamentos ambientais e, em assim sendo, não há nada o que se possa fazer.
Concordo com quem não suporta o cheiro, mas ele é característico de um curtume que viu a cidade crescer à sua volta.
É uma situação complicada, mas entendo que essa discussão em forma de ataques e agressões verbais não soma nada.
O Curtume vai continuar onde está e a única coisa que se espera é que seus diretores tenham consciência de que devem fazer o impossível para controlar o mau cheiro. E pelo que estou sabendo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente está monitorando a empresa para fazê-la cumprir determinações do Ministério Público.
Até onde eu sei é isso, mas prometo que vou me inteirar da real situação.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

SÓ PRA REFRESCAR A MEMÓRIA!

Nessa segunda-feira meio sem graça por conta do feriado de carnaval em que metade das coisas funciona e eu aqui tentando ajeitar meus neurônios de modo que não batam um no outro. Ademais o tempo está propício para o ócio não é mesmo. Chove, chove e não refresca e o bafo continua.

Estava aqui vasculhando meus arquivos e lembrei de fazer uma pequena viagem ao passado. Fui direto para o mês de fevereiro de 2008 para ver o que andou acontecendo na época. Só pra refrescar a memória!
Fiz postagens sobre o mau cheiro do Curtume que parece ter cessado; sobre a onda de arrombamentos a estabelecimentos com fachada de vidro temperado, que continuam ocorrendo; sobre os ciprestes na Avenida Xv de Novembro que continuam no mesmo lugar e causando reclamações e por fim a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas BRs que, como todo mundo sabe, não vingou.
É isso, nada mais que isso!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

E O CARNAVAL DE TAPERA....

Estou vindo da rua agora e alguém me questiona sobre o carnaval de Tapera, que parece ter acabado mesmo. A única noite do Clube Aliança, na sexta-feira, teria ficado muito aquém das expectativas.
A propósito, as pessoas por aí, andam se perguntando:

O que terá havido com o Carnaval de Tapera?

Com a palavra o caro internauta!

Marcadores:

MESMO COM BOCAS DE LOBO LIMPAS HOUVE ALAGAMENTOS! POR QUE SERÁ?

Durante o ano passado por várias vezes fiz colocações em torno da necessidade de se limpar as bocas de lobo da cidade a propósito dos alagamentos da zona central. Qualquer chuvinha e ficava tudo alagado.
A atual administração, sensível a essa situação, determinou, como havia frisado várias vezes, uma faxina geral na cidade inclusive com a limpeza dos subterrâneos de Tapera. Serviço pronto, veio a primeira chuva e em alguns pontos como aqui na esquina do Regional e alí nas imediações do Clube Aliança a região ficou alagada de novo.
Uai, fiquei a me perguntar: como pode isso? Fui atrás de informações e os responsáveis pela limpeza me clarearam a situação. Ocorre que tem alguns pontos na cidade que a tubulação não permite avançar a limpeza. Nesses locais só se efetuou a retirada de terra das bocas de lobo, porque a tubulação é bem menor em diâmetro que nos demais pontos da cidade.
Assim, a Secretaria de Infraestrutura está estudando uma maneira de avançar a limpeza desses locais.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O CRESCIMENTO DO INTERESSE PELA INTERNET

Olha só que dado interessante, sobre o crescimento do interesse de anunciantes pela mídia eletrônica chamada internet:

No Brasil de 25 a 30% da população ativa acessa a internet e essa mesma fatia é responsável por 60% do consumo do País.

Palavra do especialista em marketing, renomado profissional em nível mundial e autor do livro "Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência de explicar".

Para um bom entendedor, isso basta!

OLHA SÓ O MURO DA PEDRO BINI!

Sábado de carnaval eu deveria esquecer um pouco o blog, mas não consigo. É coisa muita séria! Já disse outra vez que estou viciado.
Mas é uma bem rapidinha. Só pra confirmar o que anunciei há poucos dias em relação aquele muro, horroroso, da Ra Pedro Binni, nos fundos da CRT, que agora é a XMaster e do antigo parque de máquinas da prefeitura, que convenhamos também está precisando de uns reparos.
Mas o tal muro que tanto citei aqui, foi pintado conforme o prometido. A tinta foi doada pelo Regional Supermercados e a turma do Beto Sasse se encarregou da pintura.

Pela foto dá pra ver que ficou bem melhor que antes não é mesmo! Mas vai ficar legal quando aparecerem as pinturas dos alunos da APAE, agora no início do ano letivo. Tá tudo combinado entre a Claudete e a direção da APAE.

Só mais uma colocação: sabe aquelas ruas que sobem para o América, PAT e Afuco, a partir da Avenida Xv de Novembro? Pois é. Com a nova camada de asfalto ficou meio complicada a transposição da avenida para aquelas duas ruas que não lembro o nome. O motorista tem que reduzir a marcha e subir em primeira. Se entrar direto, bate com a frente no calçamento e na descida acontece o mesmo problema. Eu creio que um reparo alí naqueles locais é perfeitamente possível. Alô secretário Benito!
Outra coisa que lembrei agora: O prefeito Ireneu Orth solicitou a vinda de técnicos em trânsito para estudar a sinalização da rotatória do City Hotel. Continuamos sem saber quem tem a preferência. Aliás, por falar nisso, toda a cidade está sendo sinalizada com mais de uma centena de placas de trânsito. Agora, segundo se sabe a caneta vai correr solta contra quem, com veículo pesado transitar pelas ruas centrais de Tapera. Aliás, uma providência mais que oportuna!

Marcadores:

OS PRIMEIROS 50 DIAS

Pois olha, fazendo uma análise superficial dos primeiros 50 dias da administração de Ireneu Orth e Beto Visotto, já dá pra apostar que o mapa de Tapera sofrerá uma alteração profunda. É claro que vassoura nova varre melhor, mas pelo que conheço de Ireneu Orth, pois acompanhei as suas duas administrações anteriores, esse ritmo continuará até o dia 31 de dezembro de 2012. É impressionante a vitalidade do homem que tem o controle de tudo na palma da mão.
Nesse primeiro momento me disse que quer ajeitar a cidade e esse "ajeitar" compreende a limpeza urbana, conclusão de obras inacabadas, sinalização do trânsito, entre tantas melhorias que estão sendo feitas na zona urbana, que não há necessidade de citar aqui. A própria população está sentindo esse novo jeito de administrar e acredita nesse propósito.

Uma prova desse engajamento é a indicação de 20 candidatas para o concurso que escolherá as Soberanas do Município, no Jantar Dançante de 27 de fevereiro no Tenarião. Empresas, entidades e associações atenderam ao chamado e isso é muito importante num momento como esse que Tapera vive.

Da mesma forma, as empresas aderiram ao chamado do Poder Público na promoção das 54 Tortas que serão distribuidas à população na tarde de 28 de fevereiro, data do aniversário do município. É mais uma prova de coesão de pessoas que acreditam na atual administração.

ARBUSTOS NA AVENIDA - Eu quero crer que os arbustos dos canteiros centrais da avenida Xv de Novembro estão com seus dias contados. É voz corrente a sua retirada sumária, pois está definitivamente encobrindo a visão de motoristas que precisam fazer o retorno. Veja na foto, acima!
Sensível à situação a administração municipal deve providenciar a sua retirada nos próximos dias
A sugestão desse escriba é que se plantem flores no local, assim como foi feito no trajeto entre o City Hotel e a Cotrisoja.
PRAÇA DR. AVELINO STEFFENS - Pra refrescar a memória geral, o nome da Praça de Tapera, leva o nome do médico Dr. Avelino Steffens. Eu sempre a denomino assim, pela importância que o referido cidadão, como médico, teve para o município nos seus primórdios.
Vocês viram que os novos brinquedos do Parque Infantil estão sendo colocados? Pois é, o novo local para o lazer das crianças será inaugurado no dia 28 de fevereiro.
Já que estamos falando em praça. Ficou legal a poda das árvores realizada há pouco. O visual ficou bem melhor só que à noite precisa estar mais bem iluminada. Quantos aos banheiros eles sofreram uma meia sola, mas depois das festividades do dia 28 eles serão restaurados definitivamente, segundo me assopra o Secretário de Infraestrutura Benito Ghillioni.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CARNAVAL

E daí o meu!
Vais botar teu bloco na rua ou vais ficar na retaguarda!
Confesso que não sou muito chegado não! Prefiro um bate cocha, no bom sentido do termo, mas respeito que gosta!
É como diria o camarada aquele sem meias palavras: cada um cada qual! E vamo que vamo!
Só cuidado com os exageros né!
A vida continua depois do carnaval!
Como diria os magrelas! eheheheheheheh
E fui!

ENFIM A CAPINA QUÍMICA

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem, quinta-feira, dia 19 de fevereiro resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA de nº 119/2006 que “Regulamenta o controle de vegetação urbana através de “capina química e dá outras providências”
É uma boa notícia para os municípios e para a limpeza urbana. Até então a capina química era proibida por lei estadual e os inços das ruas tinham que ser eliminados mediante capina manual, o que onerava os cofres públicos, isso sem contar na dificuldade e na morosidade do processo.
Agora no entanto, depois de três anos de discussões a lei de 2006 é regulamentada e permitindo a capina química.
É claro que os municípios terão que se habilitar perante o mesmo CONSEMA para que a partir daí possam implantar esse sistema de controle de inços que é bem mais pratico e menos oneroso e moroso.
Isso não significa no entanto que a partir de amanhã já possa se implantar esse novo sistema. O município precisa cumprir uma série de formalidades técnicas exigidas pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente. Mas que é uma boa notícia isso não resta dúvida, pois com a capina química haverá melhores condições de manter a cidade mais limpa e atraente.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Alguém aí sugere que eu fale sobre a revitalização da Cotrisoja entre outras indicações. Aliás indicações que por si só são assuntos para comentários dos internautas. O blog está tão dinâmico que nem é preciso postar assuntos para gerar comentários. Os próprios comentários ensejam outros coméntários e assim o blog vai se alimentando.
Fico impressionado e empolgado com essa interatividade. Isso é muito bom, só que o problema é que a responsabilidade desse blogueiro aumenta cada ve mais.

Sobre a revitalização da Cotrisoja, o espaço está ás ordens para as devidas considerações.
Mas passei por aqui para publicar uma matéria que achei interessante a considerar essa nova ação da Prefeitura Municipal em torno do embelezamento da cidade: Ei-la:
O exemplo do seu João Pedro da Silva - foto acima
O seu João Pedro da Silva, morador da Vila Brasília, nas proximidades da Escola Presidente Costa e Silva é o típico caso de se usar como exemplo no atual estágio da administração municipal com a comunidade.
Na manhã de quarta-feira enquanto o pessoal da Conpasul aplicava a última camada de asfalto na Avenida Brasilia o seu João dava os retoques finais na calçada que ele mesmo fez no passeio público.
Aos 77 anos, aposentado do DAER desde 1987, seu João mora com a esposa dona Serafina e com o filho Antonio Carlos.
Perguntado disse que construiu a calçada porque o asfalto novo estava dando um visual bonito na Vila.
“O asfalto aqui tava muito feio, mas agora ficou bem melhor. Achei que tinha que fazer essa calçada também” relatou seu João Pedro, cuja atitude deve servir de exemplo para a comunidade taperense.
O Vice-Prefeito Beto Visoto chegou em seguida e traduziu a importância da iniciativa do seu João Pedro. “A Prefeitura faz a sua parte e as pessoas precisam estar conscientes de que precisam fazer a sua também. Só assim, a cidade vai ficar mais bonita, como todos querem” resumiu o vice-prefeito.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PREGUIÇA, PEDÁGIOS E OPERADORAS DE TELEFONIA!

Confesso que ando com uma certa preguiça de postar alguma coisa no blog. Não ando muito inspirado ultimamente. Não sei o que estará acontecendo comigo não! Fazem dias que ando querendo comentar um assunto, mas a preguiça me impede. Também pudera não! Esse calorão deixa a gente meio zonzo, mole das pernas e sem vontade pra nada.´
Mas não adianta! O jeito é se mexer pra não deixar o ócio tomar conta da gente.
Agora lembrei que há poucos dias viajei a Curitiba e uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de termos pego, em 650 quilômetros de estrada, apenas dois pedágios. Um aqui entre Passo Fundo e Erechim e outro lá perto de Curitiba.
Enquanto isso, por aqui até Porto Alegre, num percurso de 270 quilômetros são três, ida e volta e mais de R$ 30,00 consumidos.
São coisas que não dá pra entender e a nossa Governadora querendo prorrogar por mais 15 anos os contratos que ainda não venceram.
Mas deixa prá lá! Quero mesmo é comentar o que aconteceu comigo e com a Claro. Há tempos que aderi a um plano de falar para Claro e para telefone fixo a custo praticamente zer. Era um espetáculo. Coisa de putéssimos de centavos como diria alguém de minhas relações. O plano era tão bom que acabei desativando minha linha de telefone fixo.
Esses dias no entanto, vi meu cartãozinho ser devorado de uma hora para a outra. Fui reclamar para operadora e a resposta foi de que a promoção que havia cerca de dois anos, tinha acabado.
Isso tá certo? Acho que não, pois fui seduzido e quando estava goztando, me deixam na mão. Agora moleza só de Claro pra Claro. Para fixo nananinanão!
É um absurdo o que fazem com nós consumidores. E o pior é que nem sei se terei sucesso em reclamar de forma diferenciada, como por exemplo, me utilizando do PROCON ou coisa parecida.
Sei lá o que faço agora. Alguém aí teria alguma sugestão?

domingo, 15 de fevereiro de 2009

NEOSSEXUAL, MAIS ESSA AGORA!

Mais uma do mundo globalizado! Se bem que tem gente querendo desglobalizar o mundo. Ouvi isso já faz alguns dias, mas não me importei muito, porém é um fato a ser considerado.

Pois bem, depois do homossexual, bissexual,heterossexual, sei lá mais o que, agora surgem termos como metrossexual e mais recentemente nas paradas de sucesso o homem neossexual.

Em qual dessas faixas você se enquadra?
E as mulheres o que preferem?

Em tempo: Metrossexual é uma gíria para um homem heterossexual urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando grande parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, acessórios e roupas de marca.
Já o neossexual, a principal característica é resgatar antigos valores da masculinidade, mas sem perder a sensibilidade.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

ESTOU A COMEMORAR O FIM DO HdV!!!

Respeito quem goste, respeito mesmo e acho até natural, mas deixa eu comemorar o fim do horário de verão! Aleluia que chegou ao fim.
Eu sou madrugador e acho que é isso que me faz odiar esse tal de horário de verão.
Normalmente ás 7 da matina pulo da cama e imagina com o horário de verão.
Nem vou entrar no mérito da questão se economiza ou não economiza energia, mas só sei que estou feliz da vida. E nem vou comemorar o fato de amanhã poder dormir uma hora a mais. Tudo bem.
Ocorre que a gente passa muito tempo dormindo. É bom, é legal para o corpo e para a mente. Mas passamos 1/3 de nossa vida dormindo gente. E a vida é bela demais para ficar esse tempo todo de olhos fechados!
Eu quero é mais tempo pra ficar acordado. E ponto final! E deixa eu comemorar. Vou lá, mas volto logo! Fui!

20 CANDIDATAS NO SOBERANAS DO MUNICÍPIO

Pelos encaminhamentos até o presente momento, a festa dos 54 Anos de Tapera, sexta-27 com Jantar Dançante de Escolha das Soberanas do Município e sábado , 28, Tarde de Integração na praça, quando vão ser servidas 54 tortas, ofertadas por empresas locais, vai ser de arromba.
O número de candidatas superou de longe as expectativas: esperava-se em torno de uma dúzia e se inscreveram 20 e a adesão às tortas igualmente está indo muito bem e o número previsto de 54 será alcançado fácilmente.
Quer saber mais sobre a festa dos 54 anos de Tapera? Então acesse o site da prefeitura:
é só clicar em www.tapera.rs.gov.br

PORQUE RECESSO DE 60 DIAS PARA LEGISLADORES?

Ouvindo a Rádio Cultura hoje pela manhã, no programa do município de Selbach, me chamou a atenção a entrevista concedida pelo vereador Roque Naumann quando disse que não concordava com o recesso legislativo de dois meses - janeiro e fevereiro. Os vereadores encerram o mandato legislativo no mês de dezembro e só retornam às lides no mês de março.
Sou obrigado a concordar com o vereador selbachense. Não tem o menor sentido um vereador ficar dois meses de férias percebendo salário normalmente. O mesmo processo ocorre com a Assembléia, Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Enquanto um trabalhador goza, por direito, 30 dias de férias, porque, vereador, deputado e senador tem direito a 60 dias. É, no mínimo, uma incoerência, isso sem contar na diferenciação dos índices de aumentos salariais, que é uma outra história que não tem explicação.
Entendo também, que os demais vereadores também pensam como o colega selbachense.
Taí, portanto, uma boa idéia para os nossos vereadores. Mudar a legislação, se é que isso é permitido. Talvez através da Lei Orgânica, Regimento Interno, sei lá, a sugestão está posta. Se houver interesse e interessados e se for legal....

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

SEPAREMOS, POIS, O JOIO DO TRIGO E PONTO FINAL!

Olá pessoal!
Que bom que os assuntos aqui postados estão elovuindo! Que bom mesmo!
Claro que tem aqueles que não entendem o espírito da coisa, mas tudo bem.
Haveremos de separar o joio do trigo, já se dizia há muito tempo atrás!
Então separemos , o joio do trigo, ora pois, e que isso tudo sirva de subsídios para possiveis decisões sobre o que é melhor para todo mundo.
Quando posto um artigo aqui nesse espaço, não significa dizer que é isso que deve acontecer. Nada disso. O objetivo é ensejar o debate de idéias! Apenas isso, servindo acima de tudo de subsídios para quem de direito, possa tomar as decisões cabiveis.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

XV DE NOVEMBRO E RUI BARBOSA COM MÃO ÚNICA. O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

Pois olha, nas minhas andanças por aí, sou mais ouvidos do que palavras. Sempre procuro saber o que as pessoas pensam sobre determinados assuntos, para que assim, possa formar minha opinião. Afinal de contas preciso de subsídios e de pauta para escrever e satisfazer uma de minhas necessidades básicas.
Hoje a tarde um empresário da cidade levantou uma questão de ordem sobre o desenvolvimento de Tapera. Foi pela manhã, pensei, pensei e só agora decidi me manifestar.
Vou direto ao assunto, sem meias palavras.
A sugestão é que se transforme a Avenida Xv de Novembro e a Rua Rui Barbosa em mão única. A Xv de Novembro, só desce e a Rui Barbosa só sobe. Só assim, segundo essa opinião, que achei interessante, provocará o interesse por investimentos comerciais no centro de Tapera.
Essa mesma pessoa citou o exemplo de Espumoso e Ibirubá que experimentam um desenvolvimento invejável. Basta conferir in loco.
Eu acho que o assunto precisa ser, no minímo considerado. É uma possibilidade que precisa ser projetada.
O assunto está na mesa e agora a palavra fica com os nossos internautas.
A sugestão tem procedência ou é ilusão de alguém de quem sonha ver Tapera com movimento e com um comércio forte na zona central?
Vamos, dê a sua opinião! Quem sabe encaminhamos um direcionamento para essa questão já que tanto almejamos ver nossa cidade com area de cidade grande.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

COLORADOS, SE ACALMEM, VENCEMOS APENAS MAIS UM GRENAL!

O louco meu! Sou colorado sim, mas esse foguetório pra que o meu!
Afinal foi mais um Grenal só, não foi campeonato nem torneio.
Não concordo com essa exposição, acho que é fanatismo demais.
Quem tinha mania de fazer o maior festerê da paróquia eram os gremistas. A uma simples partida o foguetório pegava geral.
Ou é eu que estaria fora da casinha?

sábado, 7 de fevereiro de 2009

DIA DO MUNICÍPIO NA DATA ORIGINAL

Eu sempre fui contra a comemoração do Dia do Município coincidir com a Festa de Maio. Nunca entendi os reais motivos. Ou terá sido para economizar feriado? Acredito que sim, porque outro motivo não deve ter havido não.
Outra coisa: dia 28 de fevereiro é feriado em Espumoso e Ibirubá, pois também se emanciparam na mesma data de Tapera.

Então agora, a partir desse ano, o feriado é praticamente regional.
Melhor do que isso, o retorno da festividade na sua data original vai ser em grande estilo. Com escolha das Soberanas que terá um número muito bom de candidatas, na sexta-feira à noite e uma festa de integração no sábado á tarde na Praça Dr. Avelino Steffens.
E tem mais um detalhe: uma festividade como essa é bom para o ego do taperense que assim se integra em torno da comemoração de uma data histórica. Aliás, integração é o que estamos precisando nesse momento de retomada de ações para encaminhar o desenvolvimento de nosso município.


Seria isso e agora me deem(agora sem acento) liçença que vou para a minha caminhada habitual.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CAVALGADA ANA TERRA PASSOU POR TAPERA

Tendo iniciado no dia 01º de fevereiro a partir de do município de Boa Vista do Cadeado, a 12ª Cavalgada Rota das Terras, passou por Tapera na manhã de sexta-feira dia 06. A Cavalgada Ana Terra é um dos principais eventos promovidos pela Rota das Terras e objetiva evidenciar as potencialidades turísticas da grande região.
Leia mais e vejas as fotos clicando em www.tapera.rs.gov.br

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

OUTRA MEDALHA DE PRATA PARA GUILHERME NAS OLIMPÍADAS MATEMÁTICAS!

Tenho a satisfação de noticiar que o aluno da Escola Dionísio Lothário Chassot Guilherme Marasca Wiener participou da 4ª edição das Olímpíadas de Matemática e conquistou novamente uma excelente classificação, obtendo como premiação Medalha de Prata. Ele se classificou em 19º lugar no Estado, entre um contingente muito grande de participantes. Aliás, este é o 3º ano consecutivo que Guilherme se sai bem nessas Olimpíadas.

Em 2006 participou da 1ª Olimpíada na 5ª série. Obteve uma boa classificação com Menção Honrosa e Bolsa de Estudos de um ano em Passo Fundo com orientação de Mestra em Matemática.
Em 2007 Guilherme conquistou Medalha de Prata e Bolsa de Estudos de um ano em Passo Fundo com orientação de Mestra em Matemática.
E agora em 2008 nova Medalha de Prata e Bolsa de Estudos de um ano em Passo Fundo.
A Bolsa de Estudos de 2008 começa em agosto de 2009 e termina em julho de 2010. Esta bolsa é oferecida aos melhores alunos da região por mérito. O tamanho da cidade não importa, tanto é que nesse ano, a cidade de Passo Fundo não classificou nenhum estudante. O transporte e a alimentação são pagos pelo CNPQ. Além disso, os bolsistas recebem R$ 100,00 por mês, como incentivo.
Na nossa região, o ensino é ministrado nas dependências da UPF aos sábados de 15 em 15 dias. Desta maneira, o estudante sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas da região e professores da Universidade.
Se você quer saber mais sobre a Olimpíada entre em http://www.obmep.org.br/.

Parabéns, portanto ao Guilherme, a quem carinhosamente costumo chamar de nosso Osvaldinho de Souza, filho de Vera e Cláudio, nossos amigos de todas as horas.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

TÁ RECLAMANDO DO CALOR.... VAI PRA LONDRES UAI!



Pra quem anda reclamando dos calorões e dos bafos que anda fazendo por aqui, com temperaturas beirando os 40 graus, aí vai uma dica: Londres, meu filho! É a sugestão do taperense Ivanir Klein radicado há um bom tempo por aquelas bandas. Mandou algumas fotois da neve que, segundo ele, "enfim chegou", com temperaturas de 05 graus negativos.
Nas fotos ele, Ivanir e a esposa Leila, de quem sentimos saudades!
Em tempo: não precisa que são frequentadores assíduos desse blog né!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PENSEM NISSO....

...enquanto lhes digo até amanhã!

Eis a frase de encerramento de todo o comentário do radialista, comunicador e articulista Cândido Norberto que morreu no domigo à noite aos 83 anos de idade.
Lembrei-me da frase que encerrava todos os seus comentários na Rádio Gaúcha e Jornal Zero Hora, agora, assim por acaso. Me veio á mente, assim num repente, aqui enquanto tentava me achar com meus botões.
Uma figuraça, uma lenda da comunicação do Rio Grande que se foi.
Saudades!

Mas olha só que observação profunda de um internauta anônimo
"As mulheres lutam tanto por direitos iguais, e no entanto criam homens machistas.
Porque não mudar esse conceito?
O que você acha disso?

Marcadores:

CAPINA MANUAL É UM SACRILÉGIO

Fico aqui a questionar os meus botões se não existiria algum produto adequado para eliminar os inços que tomam conta das ruas de nossa cidade. Seria tão fácil e prático não é mesmo. O porém é que existe essa lei estadual que proíbe passar secante nas ruas e como tal os municípios tem que acatar e tratar de limpar a cidade mediante a capina manual, com que convenhamos é um sacrilégio.
Seria interessante trazer o assunto ao debate, para ensejar talvez uma alternativa mais prática e eficaz para acabar com o matagal que mesmo com capina retorna tempos depois.
Ta certo que a capina gera emprego para uma boa fatia de trabalhadores desempregados, mas é um serviço nada agradável e que demanda muito tempo e certamente onera os cofres públicos.
Se você tiver alguma idéia interessante, talvez esteja aí a chance de sair do anonimato.

Em tempo: A Lei Estadual 16/94 - basta acessar pelo Google, proibi a aplicação de secantes em áreas urbanas.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

QUE FOGUETÓRIO É ESSE?

Cruzes! Alguém poderia me informar a troco de que esse foguetório todo a essa hora(17:09) Já faz um bom tempo, cerca de meia hora pouco mais e pergunto prá um e prá outro e ninguém me responde ao certo.
Aliás, nunca vi povo gostar tanto de foguetes como esse nosso de Tapera. Por qualquer coisinha é foguete prá todo o lado. Fico impressionado mesmo!
Mas tudo bem, se isso é sinal de felicidade e de comemoração, pois que cada um comemore e celebre a vida do jeito que melhor lhe aprouver.
Sinceramente se alguém puder me dizer a troca de que, ficaria agradecido!

A PROPÓSITO DO PROJETO ULBRA/ICCONE/PREFEITURA

No ano passado, por vários meses, com aulas sempre ás segundas-feiras, fiz um curso de neurolinguística com a professora Zélia Dolci Villarinho em Tapera. E num dos intervalos de uma das aulas, entre uma observação e outra, o assunto capacitação veio à tona. Não sei bem, porque cargas d’água, mas o assunto veio à baila.
Ele disse que Espumoso estava vivendo uma nova realidade econômica e social em razão da consciência das pessoas pela capacitação e pelo conhecimento. Disse-me ela, que as entidades passaram a promover cursos de toda ordem para capacitar as pessoas, tanto para o trabalho como a vida. Disse também que a todo o momento ela era requisitada para formatar cursos específicos para determinadas categorias de classe, iniciando-se aí uma consciência global, em nível de município, em torno da importância do saber através da aprendizagem sistemática. “As pessoas precisam estar em constante aprendizado, aprendendo e se atualizando para ter mais condições de trabalhar e para gerir negócios ou departamentos” argumentou.
Concordei com a professora Zélia e aí lembrei de Rui Barbosa quando disse que um “país se faz com homens e livros”. Transferindo essa máxima para nossa realidade, poder-se-ia dizer também que um município se faz com homens de conhecimento e capacitados.

Bem, lembrei-me dessa passagem e trouxe ela para este espaço, a propósito do projeto da Ulbra/Iccone e Prefeitura Municipal que objetiva conquistar o desenvolvimento através da capacitação das pessoas. Desenvolvimento não significa apenas trazer grandes indústrias para gerar muitos empregos. Desenvolvimento também se conquista através da capacitação de pessoas. E um município com uma consciência amadurecida, pode sim, conquistar desenvolvimento auto-sustentável.

Então esse projeto que começa a ser implementado em Tapera objetiva, primeiro a capacitação das pessoas tanto em nível urbano como rural. Diretores, gerentes e demais trabalhadores urbanos assim como aqueles que trabalham a terra, terão a sua disposição uma ferramenta adicional para aumentar a capacidade de trabalho e de gerir seus negócios. Os cursos proporcionados por esse projeto audacioso, objetivam primordialmente tornar as pessoas mais capazes, com mais conhecimento numa era em que o SABER é muito mais importante que o TER.

Então a partir dessa visão é que se torna importante a participação de todos nesse projeto que tem duração de dois anos. Nesse período, com conhecimento atualizado dentro de um mundo globalizado, surgirão com certeza novos empreendedores em Tapera, além é claro de tornar os atuais gestores mais eficientes em seus negócios que por conseqüência gerarão mais emprego e renda para o município.

Eu quero crer que o momento é único para Tapera iniciar a retomada do desenvolvimento. Mas é preciso que todas as empresas e todas as propriedades rurais participem desse grande empreendimento que sinaliza sim, para um futuro melhor para todos nós taperenses.