sábado, 31 de janeiro de 2009

SÓ DUAS OBERVAÇÕES!

Sei porque não, mas hoje não estava afim de sequer ligar o pc, mas não me contive. Ou na pior das hipóteses ligaria sim, mas só para atualizar os comentários. Aceitar ou recusar, se bem que faz horas que não recuso. Aceito todos, mesmo porque, sob minha óptica, não tem acontecido ataques e ofensas a quem quer que seja. Melhor assim não!
Pois bem, mas como disse não me contenho ao sentar a frente dessa máquina que se parece a um imã. Mexe com meus dedos e com minha mente. E não teve jeito, mas prometo fazer só duas observações.

A primeira relativa à polêmica do movimento do posto da Rs 223. Ontem decidi dar uma cruzadinha rápida por lá e fiquei deveras impressionado com o que vi. Meu Deus do céu, aquilo vira uma cidade realmente. Nunca vi coisa igual e segundo consta é assim toda a sexta-feira. Alguns chegam a admitir que o movimento aumentou consideravelmente depois que começaram os comentários nesse blog. É que as pessoas são curiosas e querem conferir. E quem vai lá para conferir acaba se envolvendo de tal sorte que vira um habitante daquele habitat. É o “bobódromo”, no bom sentido, que se transferiu da avenida Xv de Novembro para lá, só que ao invés de sábado, foi antecipado para sexta-feira á noite. Admitem também ás “más línguas” que junta mais de duas mil pessoas. E que é assim todas as sextas, agora muito mais agora do que antes.

Alguém lembra do filme “velozes e furiosos”? Seria isso? A galera se reúne num posto de gasolina e há quem diga que a inspiração foi esse filme.

Mas realmente a maioria bebe sim, como beberiam na avenida ou outro lugar qualquer. Nem todos bebem, pelo que pude observar rapidamente. Menos mal, porque se nem todos bebem, há mais chances de sobrar os que podem assumir o volante para dirigir como manda a lei.
É preciso que haja uma consciência em torno do não dirigir sob efeito do álcool e cabe aí, uma responsabilidade maior a quem está na carona. É difícil, mas é preciso que haja essa consciência. No mais é entregar nas mãos de Deus para que proteja os mais afoitos e impetuosos quando estão à frente do volante e sob o efeito do álcool.
O agravante é que o local em questão fica ás margens de uma RS 223!Sei lá, mas o local não deve ter sido escolhido a dedo não. É resultante da moda das Lojas de Conveniências junto aos Postos de Combustíveis.

A segunda observação é em relação a essa faxina que está sendo feito na cidade. Hoje pela manhã dei um giro rápido por aí e fiquei impressionado com o número de terrenos baldios tomados pelo matagal. Os proprietários têm que se tocar e não deixar que o mato tome conta de seus terrenos. O prefeito já avisou que, vai mandar passar a roçadeira nessas verdadeiras capoeiras e lançar o débito na conta do IPTU do sujeito.
Então consciência pessoal. Vamos cada um fazer a nossa parte para deixar nossa querida cidade, com um visual adequado e mais atraente. Comece por sua casa, por seu terreno e depois é só exigir que a Prefeitura faça a sua parte.
Seria isso! Até mais ver e bom final de semana a todos.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

DOSES SUFICIENTES DE VACINA PARA ATENDER A DEMANDA

Olha aí uma notícia para acalmar os ânimos mais exaltados, em relação a questão das doses de vacina para Tapera. Como Tapera foi incluída na área de vacinação, a Secretaria Estadual da Saúde, vai liberar o número suficiente para atender a toda a demanda. Foi o que me disse a Secretaria da Saúde Lizete Borgmann que foi convocada para uma reunião na 6ª Coordenadoria Regional da Saúde em Passo Fundo na manhã dessa sexta-feira.
Se você ainda se vacinou pode tomar a vacina agora.

Acesse o site da Prefeitura que lá estão as informações pertinente
É só clicar em www.tapera.rs.gov.br

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ENFIM FAXINA NA PEDRO BINNI

Sou obrigado a fazer esse registro com foto. Enfim e sensível à uma situação adversa sob o ponto de vista urbanístico, o Departamento de Obras Urbanas, contemplou a rua Pedro Binni com uma faxina, que diga-se de passagem estava mais do que na hora, muito mais por estar localizada a uma quadra do centro de Tapera. É o mutirão da faxina que avança para deixar nossa cidade mais bonita ou pelo menos mais apresentável.
Da mesma forma, sensível a uma sugestão de um internauta, Claudete da Silva, Gerente do Supermercado Regional, assumiu para si a responsabilidade pela pintura do muro que inicia na rua 12 de Maio. Depois da pintura, os alunos da APAE farão alí suas inscrições. Com certeza o local ficará bem mais atraente do que estava.

Aliás, esse é um exemplo que pode ter seguidores. O embelezamento da cidade não depende apenas do Poder Público. Cada qual pode assumir responsabilidades para si!
Leia mais acessando http://www.tapera.rs.gov.br/ o novo site oficial da Prefeitura Municipal de Tapera

Marcadores:

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

ANIVERSÁRIO DO MUN ICÍPIO NO DIA CERTO!

Pra falar a verdade fiquei feliz em saber que o aniversário do município de Tapera será, enfim comemorado na data correta, 28 de feverereiro. Não tinha sentido fazer a comemoração no dia 08 de Maio, Dia da Padroeira. Como diria o taura aquele, uma coisa é uma coisa duas coisas são duas coisas.
E melhor de tudo é que a comemoração dos 54 anos, será em grande estilo. Com jantar dançante de esolha das soberanas do município na sexta-feira á noite e uma festa de integração no sábado, com a distribuição de 54 tortas, entre muitas atividades na Praça.
Esse tipo de iniciativa serve para integrar a comunidade. O processo de elevação da autoestima da comunidade começa por esse tipo de ação. Precisamos valorizar e resgatar nossas raízes, nossos símbolos e novos eventos históricos. É um trabalho de formiguinha que começa a ser realizado só que é preciso que haja adesão das pessoas.
É por aí o caminho. Estou levando muita fé na atual administração que está demonstrando muita disposição para mudar um quadro que se apresentava como adverso.
Leia mais acessando www.tapera.rs.gov.br

Cartão Postal nada recomendável!

Olha, eu me deparo com a cena todos os dias e imagino que aconteça com muita gente também. Aqui na rua Pedro Binni, bem no início da 12 de Maio, nas proximidades do Regional Supermercados, os arbustos, pra ser generoso, estão tomando da calçadada, principalmente no trecho dos fundos do antigo Parque de Máquinas. Tá feio mesmo e seria interessante o pessoal do Setor de Limpeza dar uma atenção especial para aquela situação. Sabe como é, o movimento aqui por causa do Regional é grande e intenso e um cartão postal como este não é nada recomendável, principalmente pra quem vem de fora!
Na verdade não gostaria de publicar essa foto, mas tem situações que não tem como fugir dela.

EM TEMPO: Prefiro publicar só aspectos positivos de nossa Tapera, mas ás vezes a gente tem que radicalizar.
Fizemos um acordo então> assim que a situação for normalizada retiro este post do blogger. Combinado então.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Estou a comunicar a quem interessar possa, que exclui o post que continha sátira à posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
Não sou e nunca fui racista, pelo contrário, admiro o sucesso daqueles que por vezes são achincalhados, sem qualquer tipo de noção de parte dos ofensivistas.
Não tive a intenção de fazer gozação não. Aos que se sentiram ofendidos, mil desculpas!
Abraço a todos!
O mundo inteiro está apostando todas as suas fichas na inteligência de Barac Obama e pelas primeiras providências que tomou, deduz-se que vai fazer um grande governo.
Pelo menos vai parar com essa perseguição maluca contra os iraquianos & Cia. O mundo precisa de paz. É preciso que cada um cuide de seu nariz e não interfira na vida dos outros.

domingo, 25 de janeiro de 2009

AS RAZÕES DA FUGA PARA A BEIRA DA RS 223

Ontem, me dei ao capricho de conversar com algumas daquelas pessoas que frequentam a área que circunda o Posto de Combustível ás margens da RS 223, nas sextas-feiras á noite.
Fiz cinco contatos e todos foram unânimes em dizer que criaram aquele espaço porque no centro de Tapera, o som dos automóveis estava atrapalhando o sossêgo de algumas pessoas que se sentiram incomodadas.
O advento da Lei Sêca serviu igualmente para afugentar o público para um local amplo e onde não há chances de atrapalhar o sossêgo de ninguém.
Eis aí então a explicação, que no caso seria lógica.

Ademais, um desses contatos disse claramente que se proibirem de se encontrarem lá, vão para outro local, sem problema nenhum. Está aí posta a situação!

A propósito da sugestão de passar com o bafômetro pelo local, a lei é clara: o indivíduo só se submete ao exame se quiser, porque é um direito que lhe assiste de não produzir prova contra si mesmo.

Então senhores não sei como encaminhar essa situação.

Seria interessante a gente saber como se tratam questões como esta em outros países. Se você tiver noção, por favor. Vamos ampliar o debate sobre o tema.

sábado, 24 de janeiro de 2009

SOBRE A QUESTÃO DAS "BEBEDEIRAS" BAFÔMETRO E AFINS!

Atentamente estou assistindo, de camorote, a discussão sobre essa movimentação das sextas-feiras na área que circunda o posto de combustíveis em questão.
Olha minha gente! A bebedeira sempre deve ser condenável, agora essa é uma questão polêmica.
Por exemplo, ao longo da avenida Xv de Novembro ocorre a mesma situação nos finais de semana. Assim como em Espumoso e Ibirubá, que também tem os locais em que a galera se reúne para beber e ouvir música.
Fazer o que, é o questionamento que se faz. Olha, sinceramente, creio que, debaixo de toda a minha ignorância, não tem o que se fazer não! Tudo é uma questão de consciência de quem bebe!
Estou emitindo a minha opinião a respeito, fazendo aquilo que os internautas fazem nos espaços apropriados nesse blog.
É uma situação muito delicada e decorre de um comportamento generalizado de nossa juventude que prefere ficar bebendo a participar de outras atividades mais saudáveis.
Exigir da mesma forma que a Polícia saia prendendo todo mundo também não é a solução.
Vai faltar polícia para prender tanta gente!

Então é preciso que haja consciência e bom senso de ambos os lados. Radicalismo não leva à lugar nenhum. Vivemos num regime democrático e cumpre que o cidadão se comporte adequadamente.
Não quero com isso que cessem os comentários. Nada disso! Estou externando a minha opinião e o que penso a respeito dessa celeuma, que com ou sem bafômetro vai continuar.
Mas que a revolta de quem se revolta faz todo o sentido isso não há duvida! Porém...

ENFIM O ASFALTO NA GUIDO MOMBELLI

Olha que foto, que imagem espetacular! O asfalto chegou enfim à Rua Guido Mombelli e a Nilo Peçanha. Publico essa foto por dois motivos: para comemorar o asfaltamento de mais duas ruas e porque a situação que se criou com a demora nos trabalhos, deixou a população em pé de guerra com a poeira e o lamaçal que se formou.
Mas pelo sim pelo não, o problema, que antes atormentava os moradores próximos e os lojistas da parte baixa da cidade, está solucionado definitivamente. Agora porém, cabe aos moradores ao longo do trecho asfaltado executarem melhorias em seus terrenos, essas coisas, para que o asfalto realmente se constitua num importante aliado do embelezamento urbano de Tapera que é um aspecto que deverá ser evidenciado daqui para frente.

Méritos então para o ex-prefeito Nestor e igualmente ao atual, Ireneu Orth que tratou de agilizar o processo para asfaltamento dessas duas ruas.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

FEBRE AMARELA: NÃO HÁ NECESSIDADE DESSE PÂNICO TODO!

Pois olha, eu estava evitando tocar no assunto, mas não tem como. O alarido é muito grande e tem gente se apavorando à toa por conta da Febre Amarela. Febre Amarela não se pega longe de mato. Só se alguém entrar num mato e tem que ser em área de risco. Espumoso e Quinze de Novembro são área de risco porque Bugios apareceram mortos. Em Tapera não se tem notícia sequer se tem Bugio.
O mosquito que transmite a Febre Amarela só sobrevive no meio do mato. Fora dele naninanão.
Então em cidades não tem problema não.
Por precaução quem mora no interior onde tem mato, a vacina até que é recomendável, mas para nós da cidade não existe problema nenhum.
Até pode se tomar a vacina, mas não precisa ser com essa pressa toda!

Olha só mais um detalhe. Se alguém for viajar para Tenente Portela por exemplo, que é zona de risco e não entrar no mato, mesmo assim não há necessidade da vacina. Claro que por precaução é bom se vacinar, mas não é necessário esse pânico todo de algumas pessoas.
Eu por exemplo, nunca tomei a vacina e vou aproveitar para tomar agora, mas sem pressa. Primeiro vamos dar preferência para quem realmente necessita.
Vou tomar porque daqui a pouco posso querer ir passar um fim de semana no alague por exemplo e aí já estarei prevenido.

TAPERA - GESTÃO E COMPROMISSO COLETIVO - CHEGOU A HORA!

Já escrevi isso e você já deve ter lido e ouvido por aí, que vivemos a era do conhecimento quando o SER é muito mais importante que o TER.
Posso ter tudo o que quero, mas se não tenho conhecimento vou a lugar nenhum.
Aliás, antigamente já se dizia que para se ter alguma coisa na vida tinha que estudar e estudar. Pois hoje, nessa chamada era do conhecimento é mais importante o SABER. É mais quem SABE, porque com o saber é possível chegar ao TER com mais facilidade. Da mesma forma seu eu TENHO e não tiver conhecimento para administrar, em pouco tempo vou perder tudo.
É a lei dos novos tempos e esse princípio se enquadra muito apropriadamente ao projeto que o município de Tapera está implementando com a participação da Ulbra e do Iccone – Instituto de Consultoria.
Na noite dessa quarta-feira o projeto Tapera-Gestão e Compromisso Coletivo foi lançado oficialmente para atingir segmento urbano e rural de Tapera. Basicamente o projeto objetiva a capacitação para a geração de negócios. É um projeto para 02 anos em que toda a comunidade taperense pode se beneficiar com cursos de capacitação em todas as áreas. Capacitação essa que proporcionará maiores conhecimentos para gerir negócios com mais eficiência e por conseqüência, possibilitará uma maior rentabilidade das atividades tanto rurais como urbanas. O projeto é único no Estado e no País e colocará a nossa disposição pelo período de dois anos cerca de 150 professores da Ulbra que virão aqui ministrar cursos e palestras em todas as áreas conforme as nossas necessidades e carências.
É preciso que se diga também que o projeto só alcançará seus objetivos se houver a adesão das empresas e dos proprietários de propriedades rurais. O objetivo á atingir 100% da população urbana e rural. É uma oportunidade única para a capacitação das pessoas a longo prazo.
Mas, mais importante que a capacitação é o acompanhamento dos professores nas propriedade e nas empresas. Esse é o diferencial do projeto que tem tudo para deslanchar em Tapera e promover a retomada do processo de desenvolvimento que não acontecerá se não houver a participação de todos. Nem se fala em sacrifício, é participação mesmo, porque os preços cobrados são insignificantes se comparados com os resultados que podem ser alcançados.
Na próxima segunda-feira começa a fase de cadastramento, nas entidades e bancos, das empresas e da propriedades rurais cuja relação de locais será divulgada nos veículos de comunicação e no novo site da Prefeitura Municipal de Tapera: http://www.tapera.rs.gov.br/ onde inclusive você pode obter agora mesmo mais informações sobre o lançamento do projeto.

Que bom que a nova administração encaminha logo esse assunto que foi bandeira de campanha.
Estou esperançoso e sinto que há uma sinergia muito grande entre as entidades representativas de Tapera que devem mobilizar seus associados e seus representados a participar dessa nova e decisiva arrancada que Tapera está dando rumo a um futuro melhor para todos nós.

Mais informações no site da Prefeitura
www.tapera.rs.gov.br

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A PROPÓSITO DOS COMENTÁRIOS....

Um amigo meu, do peito mesmo, me assopra no ouvido que corre à boca pequena que eu, além de fazer as postagens no blog, seria o responsável pelos comentários que não são poucos. E pediu que fizesse uma observação nesse sentido.
Disse a ele que não interessa o que os outros pensam e que estando com a minha consciência traquila é o que basta. Sempre fui assim. Nunca fui de dar bola para esse tipo de comentário.
Posso ter defeitos sim, como todo o ser humano, mas me orgulho em ser, no meu pequeno mundo, um profissional de retidão e acima de tudo honesto em todos os sentidos.
Quanto a intensidade e a frequência dos comentários dos internautas só tenho a agradecer e esclareço que não faço nenhum malabarismo para escolher os assuntos.
As coisas quando são feitas, com coerência e sensatez, o resultado é natural e espontâneo.
Sinto muito, muito mesmo, pelos incomodados, mas sempre tive como princípio de vida e profissional, crescer sem prejudicar ninguém.
É isso, nada mais que isso e ponto final.

O Blog do Leonardo não é meu não. É um canal que a comunidade tem para expressar seus sentimentos, suas angústias e clamar por seus direitos.
Se alguém pensar igualmente que criei esse espaço para me promover está equivocado, não sem antes dizer que isso, igualmente não me incomoda um tiquinho sequer.
Quero trabalhar apenas e fazer aquilo que mais gosto que é ficar aqui dedilhando. Se escrevo bem ou mal também não me interessa muito.Procuro fazer o melhor possível. Só sei que me faz um bem enorme.
Da mesma forma entendo que tenho a capacidade de percepção o suficiente para sentir o mometo em que não estiver mais agradando.
Quando, e se este momento chegar, pego minhas alpargatas e vou para a beira do rio pescar!
Até mais ver!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

OS CONSERTOS DOS CANOS DA CORSAN!

Num dos posts anteriores, não sei exato ao certo, queria ter feito o comentário que faço agora. Esse negócio de abrir calçamento para consertar cano da Corsan e deixar o dito fazer aniversário tem que acabar. Ontem dei uma volta na cidade e quando encontrei 10 casos desses abandonei a idéia. É incrível o número dessas situações.
É preciso que se faça o conserto e se arrume o local deixando livre para o trânsito. É uma pequena providência que vai evitar a poeira e o lamaçal e ao mesmo tempo a cidade não fica com aquela aparência de desleixo, para não dizer de relaxamento.
Alô Secretaria da Infraestrutura!
Vamos ver se agora isso funciona!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

OS SUBTERRÂNEOS DE TAPERA ESTAVAM LOTADOS DE ENTULHOS

Durante muito tempo no ano passado escrevi aqui sobre a necessidade de se fazer uma faxina nas bocas de lobo da zona central de Tapera. Entupidos de terra e todo o tipo de material, os alagamentos eram inevitáveis. Disse também que o novo prefeito, mesmo antes das eleições, deveria iniciar por uma faxina na cidade incluindo uma limpeza das bocas de lobo para que as águas da chuva tivessem uma vasão normal e evitando-se os constantes alogamentos.
Pois o prefeito Ireneu Orth foi mais longe. Determinou uma faxina nos subterrâneos de Tapera, promovendo a limpeza das três galerias que ficam abaixo de nós. Duas que partem lá de cima próximo da rua Azul e uma que parte das proximidades da Hidromass na rua Júlio Henrich. Essas galerias subterrâneas escoam as águas lá nas proximidades do Moinho Velho, entre as ruas Permião Toseto e Tancredo Neves. No total são mais de 1.700 metros de galerias subterrâneas de onde foram retirados todo o tipo imaginável de entulho. Foram cargas e cargas de entulhos removidos, uma coisa impressionante. Eu fiquei impressionado com o que vi o que por si só justificam-se os alagamentos da zona central de Tapera.

E tudo consequência da ação nociva do homem que precisa se conscientizar de seu papel na sociedade em quem vive. Não é possível usar essas galerias como depósito de dejetos.

Outra coisa: existem muitas ligações diretas de esgoto doméstico nesses cursos d'água. Ligações que precisam ser proibidas exigindo-se a construção de fossas sépticas para evitar a contaminação dos rios. Os esgotos são ligados diretamente nessas galerias constituindo-se um verdadeiro atentado ao meio ambiente.

A partir de agora você pode acompanhar matéria sobre esse e outros assuntos no novo site da Prefeitura Municipal de Tapera. Acesse http://www.tapera.net/ clicando em Prefeitura Municipal de Tapera.

Você também pode acessar direto: www.tapera.rs.gov.br

sábado, 17 de janeiro de 2009

ESTOU VIRANDO ESCRAVO DESSE BLOG!

Pois olha, tô preocupado comigo! Não entendeste? Eu explico.
Tô virando escravo desse blog! Escravo na verdadeira ascepção da palavra! Dou meia volta e tenho que vir aqui pra conferir os comentários.
Nos finais de semana eles diminuem um pouco, mas sempre tem gente opinando, indicando, sugerindo, criticando... e isso tem me levado a um estado de escravidão que me leva a essa preocupação. Estaria virando escravo mesmo ou será impressão minha?
Pelo sim pelo não, estou consciente de que terei de me controlar e estabelecer limites para mim mesmo. Nao é assim que se faz com alguém que está viciado em alguma coisa? Pois então! Vou estabelecer limites e ponto final.
Por vezes penso até em parar, mas sinto que não vou suportar o ócio. Então continuemos, pra ver onde tudo isso vai parar.

O PRIMEIRO PROGRAMA DE RÁDIO!

Acompanhei atentamente a fala do prefeito Ireneu Orth no programa de rádio, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Tapera que vai ao ar todos os sábados pela Cultura AM e já deu para se ter uma idéia do que pode acontecer nesses próximos quatro anos.

A disposição do prefeito Ireneu Orth é muito grande. Estou acompanhando de perto o seu dia-a-dia e confesso que estou impressionado com a disposição e a determinação dele para, primeiro resolver os problemas mais prementes e depois encaminhar a retomada do desenvolvimento do município.

Nesse primeiro programa de Rádio, a meia hora disponível foi insuficiente para abordar todos os assuntos que deverão ser complementados durante a programação semanal da Rádio Cultura, valendo destacar que além desse espaço de meia hora aos sábados, diáriamente a Prefeitura terá cinco minutos para se comunicar com a comunidade taperense.

Outro canal de comunicação é o site da prefeitura, todo remodelado, que estará no ar a partir de segunda-feira, com atualização instantânea. Você acessa http://www.tapera.net/ e clica no site da Prefeitura onde o taperense tambem poderá fazer sugestões, críticas e denúncias. Você também pode acessar diretamente no site da Prefeitura: www.tapera.rs.gov.br

Detalhe que chamou a atenção: o prefeito iniciou falando da situação financeira da prefeitura dizendo que das três vezes em que assumiu essa é a melhor de todas. Disse que se existem problemas nos demais setores "a verdade tem que ser dita".
Méritos então ao ex-prefeito Nestor Arnemann que financeiramente parece ter colocado a casa em ordem!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PEQUENAS AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA!

Eu não compactuo com essa história de desmanchar o que foi feito há bem pouco tempo. Principalmente em relação a administrações municipais, mas a iniciativa do Direção de Serviços Urbanos da Secretaria da Infraestrutura de Tapera em remover aquele canteiro da rua Cel Gervásio alí junto da rótula da Xv de Novembro FOI PROVIDENCIAL. Não fazia sentido aquele meio canteiro naquele local, pois só servia para provocar transtornos ao trânsito, principalmente aos motoristas que desciam a avenida para ingressar na Cel Gervásio. Parabéns mesmo, ficou bem melhor e prático principalmente.

Da mesma forma, aproveito para registrar a limpeza feita na rua Guido Mombelli que está há tempos esperando o asfalto programado. Agora, mesmo sem asfalto aquele trecho ficou com cara de rua, principalmente porque livrou moradores e lojistas das proximidades do suplício que era a poeira e o lamaçal que se formava nos dias de chuva.
São pequenas coisas, pequenas providências para se fazer a diferença.
Só se espera que esse espírito perdure para os próximos quatro anos.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PRAIA ACHO QUE JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR!

To passeando não cara! Quem me dera. Dei um tempo de uma semaninha só, porque também sou filho de Deus. Quando deu pra começar a gostar levantei acampamento. (resposta a um comentário anterior).

Mas já que alguém puxou o assunto vamos lá.
Fazia quatro anos que não tirava férias. Antes disso, nos tempos do Jornal Integração, por 24 anos, era sagrado. Depois de um ano de correrias - jornal dá uma correria danada - tirava 15 ou 20 dias em janeiro, custasse o que custasse e me mandava pra praia. Era fissurado em praia. Nao abria mão por alternativa nenhuma.

Depois que larguei o jornal, passei a desenvolver uma atividade mais light com as Revistas Saúde & Bem-Estar e Agora, tanto é que não sentia mais necessidade de desligamento como se diz.
Mas nesse ano decidi sair uma semaninha só e confesso que voltei decepcionado com o tempo. Só chove na praia. Já vinha ouvindo esse tipo de comentário nos anos anteriores e talvez isso daí tenha me feito um desinteressado por praia. Sim porque praia sem sol, não dá né mesmo.
Só para dar um exemplo dessa situação, cheguei em Capão Novo na noite de quinta-feira, dia 1º, com o tempo dando sinais de chuva. A sexta amanheceu chovendo e a chuva só foi parar no domingo á tarde. Direto chuva e sem essa de nublado.
Aí a chuva deu uma trégua de segunda a quinta de manhã, porque á tarde já começou chover e a maldita se estendeu até domingo espantando os veranistas. Eu me mandei na quinta-feira ao meio dia mesmo.
Complementando esse raciocínio, nos velhos e bons tempos cansei de sair quinze dias de pegar todos os dias sem chuva. Um espetáculo. Agora dá pra contar nos dedos os dias de sol que se pega.

O tempo anda muito instável e um grande número de veranistas de carteirinha anda procurando outras alternativas para suas férias, no que fazem muito bem. Quer sol nas férias, se manda lá pra cima.

Aliás, hoje só não viaja quem não quer. As agências de turismo tem pacotes semanais a preços módicos que cabem no bolso de cada um. E o melhor é que tu pode pagar em suaves prestações mensais, em até dez vezes. Uma barbadinha.

Olha não era minha intenção lá no início do post fazer esse merchandising, mas aqui em Tapera represento a Gute Reise - Agência de Viagens e Turismo.
Para maiores informações 9189-7937 ou direto comigo.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

UMA REUNIÃO DECISIVA DAS ENTIDADES LOCAIS COM A ULBRA E ICCONE

Na manhã dessa terça-feira, foi realizada uma importante e decisiva reunião no Gabinete do Prefeito Ireneu Orth, convocada por ele, com a participação dos dois professores da Ulbra e gestores do Iccone - Instituto de Consultoria e Desenvolvimento, Mari Zanella Taietti e Cézar Taietti, com dirigentes de entidades locais e gerentes das agências bancárias. Participaram igualmente os demais secretários municipais.
Foi um encontro para definir se o projeto teria ou não continuidade. E não deu outra: as entidades como Cotrisoja, Acit, STR e gerentes da Sicredi, Banco do Brasil e Banrisul, avalisaram o projeto da Ulbra. Se havia ficado alguma dúvida nos três últimos encontros, elas agora não existem mais. O passo seguinte desse processo é a mobilização da população o que será feita de forma segmentada através de reuniões de grupos setoriais envolvendo todos os segmentos da comunidade taperense. Acima de tudo é preciso que haja engajamento no projeto e isso será feito através de um trabalho individual de cada entidade.

Dessa forma, foi programado para o dia 21 de janeiro, ás 19hs um Painel com a participação das entidades representativas do município e a imprensa local para elucidação definitiva de pontos considerados obscursos que estão sendo clareados a cada reunião.

Posteriormente a esse painel será feita uma explanação durante a reunião mensal e festiva da ACIT, no mesmo dia 21, no primeiro encontro de mobilização setorial para ensejar a participação no projeto que é amplo e objetiva a capacitação para o empreendedorismo visando a qualificação e por consequencia a geração de emprego e renda tanto no campo como na cidade.

Assim sendo, aquele grande encontro programado anteriormente para o dia 21 de janeiro, fica momentaneamente suspenso. Se preferiu buscar a mobilização através de encontros setoriais com o que todos presentes à reunião concordaram.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DUAS CAJADADAS E DOIS COELHOS!

Peguei na corrida* a entrevista do prefeito Ireneu Orth na Rádio Cultura na manhã dessa segunda-feira, e entre tantas coisas reveladas, gostei do anúncio que ele fez sobre o trecho que demanda ao Lar do Idoso e Cemitério Municipal. Disse que vai construir calçada com recursos próprios mediante licitação, em toda a sua extensão.
Conforme post anterior, prá mim o caminhódromo inicialmente era para ser nesse trajeto que demanda ao cemitério, mas a idéia no ex-prefeito Nestor não deixa de ter procedência pois a entrada principal de nossa cidade também estava precisando de um retoque.
Assim, a entrada fica mais bonita e o trajeto propício para caminhadas, com a utilização do Parque de Exposições se concretiza.

*O rádio é um canal de comunicação eficiente por ser instantâneo, mas ocorre que quem ouviu, ouviu, se não ouviu, babaus.
Quando se fala em imprensa e comunicação o ideal é fechar o esquema: tem gente que ouve rádio e não lê jornal e tem aqueles que leem jornal e não ouvem rádio. Para um bom entendedor meia palavra basta. E nunca esquecendo que a internet tem se constituido num meio de comunicação poderosíssimo, razão pela qual a maioria das empresas tem sites desenvolvidos para atualização diária.

domingo, 11 de janeiro de 2009

EIS A SÚMULA VINCULANTE Nº 13 DO STF

Atendendo a um pedido insistente republico o que foi publicado semanas diz 07 de dezembro sobre a Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal a propósito da Lei do Nepotismo.

Fim do nepotismo entra em vigor dia 1º
Brasília - A decisão do STF de proibir o nepotismo no serviço público exceto para os cargos de ministros e secretários do Distrito Federal, estaduais e municipais passa a valer apenas a partir da publicação da súmula vinculante, o que deve ocorrer em dez dias... http://www.tribunadosol.com.br/coluna.asp?id=45704

sábado, 10 de janeiro de 2009

PEIXE DE FORNO COM CREME DE ATUM!

Aos sábados de manhã praticamente não perco o programa do Anonymus Gourmet.
Assisto ao programa tomando um bom chimarrão e por vezes anoto aquelas receitas mais sugestivas. E na medida do possível vou fazendo os pratos indicados no programa.
A receita desse sábado então é um prato dos deuses.
Assisti ao programa e não tive dúvidas em preparar o prato, para o almoço, só que ao invés de usar uma carpa indicada, usei dois filés de Salmão.
Tomo a liberdade de reproduzir a receita aqui por dois motivos: primeiro porque tem gente que não assiste ao programa e em segundo porque ficou uma delícia. Fiz até foto! Uma delícia mesmo. E é bem fácil de fazer. Se tiveres interesse, não se faça de rogado.

Peixe de Forno com Creme de Atum
1 peixe inteiro – eu usei dois filés de salmão – deu para quatro pessoas
Suco de 1 limão
1 litro de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
200g de queijo
2 latas de atum ralado
150g de batata palha
Batatas
Cebolas

Claro que reduzi pela metade os ingredientes por se tratar de pouco peixe.

1 - Comece temperando o peixe que deve já estar limpo. Espalhe um pouco de sal e o suco do limão. Por dentro e por fora. Leve-o para a geladeira.
2 - Agora vamos preparar o creme de atum. Bata no liquidificador o leite, a farinha de trigo e o queijo picado. Leve a mistura para uma panela e, mexendo sempre, espere engrossar o molho.
3 - Com o molho grosso, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Acrescente o atum. Misture bem.
4 - Agora vamos rechear o peixe. Misture um pouco do creme de atum com a batata palha. O suficiente para rechear o peixe. O restante do creme e da batata vão entrar depois.
5 - Feche o peixe com palitos. Arrume-o em uma fôrma com as batatas e as cebolas, se forem daquelas pequenas, fica mais legal.
6 - Leve para o forno pré-aquecido por 1 hora e 30 minutos, em média. Quando o peixe dourar e as batatas ficarem macias, está pronto.
7 - Retire do forno. Arrume-o em uma travessa. Aqueça o creme de atum e espalhe por cima do peixe. Enfeite com a batata palha e as batatas e cebolas assadas. Sirva em seguida e bom apetite!
E nunca esquecendo que o ideal é comer peixe pelo menos uma vez por semana!

UM BELO EXEMPLO DE DIGNIDADE!

Dizem que quem passa por uma cirurgia cardíaca fica com o coração mole. O cara fica uma meleca. Qualquer coisa impressiona e emociona.
Ouvia isso e achava que era firula, mas com o passar dos anos, fui percebendo que essa máxima tem um fundo de verdadeiro.
Eu fui operado em maio de 2.000, fiz implante de válvula metálica. Serraram-me o peito, abriram meu pobre coraçãozinho e lá dentro colocaram uma válvula de metal. Por vezes fico pensando! Como pode isso! Mas pode e tanto pode que confesso que depois do inusitado fiquei uma meleca mesmo.
Hoje a tarde chega aqui em casa um moço, aparentando 30 anos, vestido normalmente, com tênis, calça e camiseta.
-Ei moço, estamos vendendo balas de mel, agrião, gengibre!. É um real o saquinho!
Respondi que não estava interessado, que não tinha troco e o moço foi embora, batendo de porta em porta.
Um real o saquinho!!!
Aí me perguntei, mas quantos saquinhos terá que vender pra tirar uns trocadinhos. Trocadinhos sim, porque com um R$ 1,00 não se faz mais nada. Saia por aí com um real pra comprar alguma coisa pra ver!

A que ponto chega um ser humano, forte e saudável, pra tirar o sustento, sei lá, dele e quem sabe de uma família. Ele poderia sair por aí roubando, mas preferiu, mesmo ganhando pouco, ou quase nada, ser honesto e manter-se digno.
É um belo exemplo também para quem vive reclamando da vida, mesmo estando bem abastado, com emprego, carro na garagem, geladeira cheia e dinheiro no bolso.
Pense nisso e pare de reclamar da vida sô!!!

UM ATO INSANO AO LONGO DA AVENIDA!


Sabe quando a gente se emociona e não sabe o que dizer e resume na máxima do "não tenho palavras para expressar meus sentimentos....?
Pois é! Eu diria o mesmo nesse momento.
Não tenho palavras para expressar e para descrever o que presenciei ao longo de um bom trecho da Avenida Xv de Novembro, a partir do CAIS até pelo menos a Jacoby Tintas.
Alguém, sei lá movido a que tipo de sentimento, arrancou todas as "Alegrias de Jardim" que, cá pra nós dão um bonito visual à nossa avenida. Pois é! Eu fiquei estarrecido com o que vi, assim como o Jandir Bullé que mora ali nas proximidades.
Ele estava ensandecido com o que presenciara logo nas primeiras horas manhã e revoltado replantou todas as mudas, conforme está registrado.
É por essas e por outras que tem alguém que quando mais conhece os homens mais admira os animais.

Sei que não vai adiantar nada, mas tinha que fazer esse registro!

CAMINHÓDROMO AGORA SAI! NAO NO TRECHO DESEJADO, MAS SAI!

Leio no Jornal que uma das últimas ações do prefeito Nestor Arnemann, foi assinar o contrato de liberação de R$ 100 mil, com a CEF, para a construção do caminhódromo, que foi uma sugestão desse escriba, lá em 2000, depois que submetido a cirurgia cardíaca e me vi obrigado a praticar caminhadas, hábito que mantenho até hoje.
Até aí tudo bem. Ocorre que, se não me falha a memória, o tal caminhódromo era para ter sido construído ao longo da Av. Cel Gervásio, trecho que demanda ao cemitério municipal a partir do City Hotel e incusive se utilizando da área do Parque de Exposições. É o trajeto propício, mas tudo bem. Saindo é a conta!
Mas pelo sim pelo não, o tal caminhódromo vai sair, não como o desejado mas vai sair e isso é o que importa. Ademais, aquele trecho que demanda a rs 223 que é a entrada principal da cidade vai se transformado para melhor. Vai servir como caminhódromo e além disso vai embelezar a entrada da cidade.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

UMA ESTRATÉGIA PARA DESESTABILIZAR A SITUAÇÃO?

Estava eu aqui com os meus botões e me surgiu uma dúvida e talvez os meus amigos internautas possam ajudar a clarear a situação.
É sobre a eleição do presidente da Câmara de Vereadores realizada por ocasião da posse dos eleitos dia 31 de dezembro.
O vereador Alcides Maldaner, por um acordo de cavalheiros da bancada da situação, por ter sido o mais votado, assumiria a presidência no primeiro ano. Sabe-se também que Alcides Maldaner teria contactado com Adelar e Pitta, pedindo o voto dos dois, mesmo porque, votando contra não mudaria nada. Alcides mesmo assim seria o presidente.
Mas ocorre Alcides somou apenas 07 votos. Os outros dois foram, misteriosamente para Prego Henrich e Rogério Kloeckner. Não deu pra entender não! Pela lógica dos fatos, se não votassem em Alcides, deveriam ter votado em si mesmo, não é assim? Ou estou errado?
Ai o resultado seria 07 votos para Alcides e Adelar e Pita ficariam com um voto cada pra presidente.
Aí é que está! Esse resultado tá me cheirando estratégia dos dois vereadores. Aparecendo votos para Prego e Rogério, poderia levar o presidente Alcides a suspeitar de seus próprios companheiros da base aliada. Sei lá, sei não, mas que aí tem, isso tem!

EXTINTO PROJETO DE NEPOTISMO

Pois no dia 07 de janeiro foi realizada a primeira sessão, extraordinária, da nova Câmara Municipal de Vereadores de Tapera. Sobre a presidência de Alcides Maldaner foram discutidos e votados quatro projetos de lei do Executivo Municipal e através dos quais já deu para se tirar a febre do que deve acontecer nesses quatro anos da 13ª Legislatura.

Uma coisa é certa: a oposição, sustentada por Adelar Gatto do PT e José, Pita, Dalmagro do PTB, não vai dar trégua à situação, mesmo que em minoria absoluta. São eles dois contra sete vereadores da situação.

Um dos destaques dessa sessão extraordinária, que não é paga, diga-se de passagem, foi o Projeto de Lei 003/2009 que extingue a Lei do Nepotismo aprovada na gestão passada, para se adequar à Súmula Vinculante Nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que permite a nomeação de parentes para os cargos de Secretários.

O projeto foi aprovado por 5 x 3, com votos contrários de Adelar Gatto, Pita e surpreendentemente de Osvaldo Henrich Fº do PP, mesmo partido do prefeito - ninguém entendeu muito bem sua posição -.

Mas o fato a ressaltar foi registrado durante a discussão do projeto. Adelar Gatto do PT justificando seu voto contrário disse que, o projeto até poderia ser legal, mas não é moral.
O vereador Pipe do PSB não perdeu a oportunidade de alfinitar seu oponente:

"O nobre vereador Adelar Gatto é a última pessoa que pode falar em moralidade, pois quando era presidente dessa Casa, em 2005 nomeou sua própria cunhada". Foi o suficiente para encerrar a discussão!

Eu voltei, voltei para ficar, porque aqui é meu lugar...
parece que é isso mesmo!

Em citando o Rei Roberto Carlos, oficializo o meu retorno às lides comunicativas desse blog, exatamente ás 15h15min do dia 09 de janeiro de 2009. Depois de uma semana de molho, me recuperando de um ano cheio, estou retornando ao batente para administrar esse blog e editar as revistas Saúde & Bem-Estar e Agora.
Cheguei agora á tarde, logo após ao meio dia e a primeira coisa que fiz foi me inteirar rápidamente com meus olheiros, sobre as últimas de nossas cidade. Não satisfeito com as informações recebidas, fui até a Prefeitura e a Câmara Municipal de Vereadores onde obtive outras informações que passo a focalizar a partir de agora.

Inicialmente fui conversar de forma sucinta com o prefeito Ireneu Orth e senti que a coisa está andando normalmente. A Secretaria de Obras é que está exigindo uma atenção especial, pois para colocar a casa em ordem, de acordo com aquilo que Ireneu Orth quer, vai demandar ainda mais alguns dias.
No segundo dia da atual administração tudo foi registrado fotográficamente para que se faça uma comparação do quadro encontrado com o que resultar da ação determinada.

Ireneu Orth é um administrador extremamente organizado, daqueles que não quer nada fora do lugar e em assim sendo a Secretaria de Obras está merecendo uma atenção especialíssima. Mais uma semana e a situação da arrumação da casa fica concluída e aí começará o trabalho efetivamente de reorganização urbana.

Todos sabem que ao longo do último ano fui um defensor de uma nova concepção do aspecto urbanístico para tornar nossa cidade mais bele e acolhedora. Não obtive muito sucesso nessa empreitada e dessa forma fui logo questionando o prefeito sobre essa questão. Da mesma forma ele determinou que todos os pontos críticos fossem fotografados para que posteriormente se faça uma comparação.

Pelas fotos tanto do Parque de Máquinas como de vários ângulos da cidade, deu para se ter uma idéia que o pessoal encarregado desse setor vai ter muito trabalho aí pelos próximos seis meses no mínimo. A situação não é das melhores não!.

Enfim, pra reinício de conversa é isso!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

HOJE A SERENATA DE REIS

Hoje tem Serenata de Reis em Tapera. Pelo que se anunciou e comentou vai ser de arromba. Andei conversando com o agora vice-prefeito Beto Visoto e senti que a festa vai ser muito mais envolvente. Sinto não estar aí para participar desse movimento contagiante, mas prometo fazer uma publicação bem legal na próxima edição da Revista Agora e inclusive aqui no blog. Vou catar fotos de um de outro e farei a devido e merecido registro.
No mais tudo bem, enquanto descanso um poquito, me aprofundo nas regras da nova ortografia que esta suscitando comentários e reações as mais variadas possíveis.
A propósito, você o que acha disso que chamam de reforma ortográfica?

sábado, 3 de janeiro de 2009

TAMBÉM SOU FILHO DE DEUS E MEREÇO DESCANSAR!

Olá pessoal!
E chove né. Ótimo pra agricultura, excelente, horrível pra quem como eu tirou uma semana para o seu descanso merecido. Na quinta-feira foi meu último post. Tinha me condicionado a não fazer postagens até o final da semana que vem. Mas não me contive! Entrei para conferir os comentários e acabei fazendo essas considerações!
Mas só pra comunicar que até o dia 08 não farei postagens em razão do exposto acima, alertando no entando, que os comentários podem seguir normalmente. Duas vezes por dia entrarei para as devidas atualizações dos comentários que não param, opa agora (para) sem acento.
Combinado então. Bom final de semana a todos e até horas dessas.
Abraços a todos!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Primeiro dia do Ano Novo!
2009 está aí, inteirinho pra você se deliciar!

Quero desejar a todos muita saúde, paz, harmonia e amor no coração!
Procure ser solidário e fraterno nesse ano que se inicia!
Se doe, faça caridade!
Mude o seu modo de ver a vida e as coisas que o rodeiam!
Procure pela alegria, pela paz de espírito e pela solidariedade!
Seja mais compreensivo!
Ouça mais as pessoas!
Você merece viver melhor.
Nós merecemos ser felizes.

Um extraordinário ano de 2009 de muita prosperidade, de sucesso pessoal e profissional!

Abração a todos e vamos que vamos. De Novo!