JORNAL INTEGRAÇÃO CHEGA AOS 30 ANOS
A data é amanhã, 07 de dezembro, porém tomo a liberdade de antecipar o registro, necessário, diga-se de passagem, neste domingo que amanheceu carrancudo de novo e prenunciando chuva. Neste dia, num sábado á tarde de sol intenso, saía às ruas de Tapera e Selbach – Lagoa ainda era Distrito de Tapera – a primeira edição do Jornal da Integração, uma cria minha que deve se perpetuar. Comigo foram 24 anos, um quarto de século, mas hoje já são 30 anos de circulação ininterrupta.
Confesso que me emocionei ao receber a edição deste sábado do Jornal Integração que agora se chama Integração das Cidades. Mudou o nome, mas a sua história continua vida na memória dos taperenses.
Hoje, quem quiser saber o que aconteceu no dia 24 de dezembro de 1979, há 30 anos, portanto, é só ir até a Biblioteca Pública Municipal, pois lá estão os volumes por ano, de todo o jornal. Todos os anos eu ia lá e doava um exemplar do volume do ano correspondente, prática que continuou, graças a Deus.
Mas eu quero dizer que, mesmo que o Jornal Integração, para mim seja coisa do passado, não me sinto assim não. Fico feliz e orgulhoso de todos os sábados receber na porta de minha casa – ás vezes jogado na grama – o exemplar semanal do nosso jornal. O jornal que conta a história da cidade e que continuará sendo fonte de pesquisa para as futuras gerações.
Olha, vou dizer uma coisa. A minha passagem por este mundo, já terá valido a pena. Construí alguma coisa que pode ser lembrada para o resto da vida. O Jornal Integração foi uma iniciativa de um jovem de 24 anos que acreditou que seria possível construir um patrimônio cultural de importância ímpar, como pode ser considerado um jornal.
Mas o mais importante é que, mesmo transferindo a responsabilidade pela edição do jornal, continuei fazendo aquilo que mais gosto. Não fiquei rico, não sou um afortunado, mas vivo bem comigo mesmo, em paz e harmonia. Isto porque continuei na área editorial, coisa que mais gosto de fazer, editando a revista Saúde & Bem-Estar que está no seu quinto ano de circulação e fazendo este blog que tanto prazer e satisfação me dá. Na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tapera, continuo envolvido com as letras, o que faz aumentar meu grau de satisfação.
Sinto-me útil e importante acima de tudo, e essa representatividade é que renova a minha alma a cada dia que passa.
Quero aqui transmitir meus cumprimentos a todos que se envolvem diariamente com a edição do nosso Jornal Integração, na esperança de que jamais esmoreçam e que continuem contando a história de nosso povo. Parabéns a todos nós!
3 Comentários:
parabéns ao jornal integraçao e que o mesmo continue divulgando a nossa comunidade os fatos verdadeiros da nossa realidate.
Olá, Leonardo!
Visitei o Blog e li a matéria sobre os 30 anos do JI, em Tapera/RS.
Me sinto orgulhoso e feliz por ter participado como colaborador, apesar de muito jovem, mas com muitos sonhos e objetivos, de ter trabalhado neste veículo de comunicação que faz parte da história de Tapera/RS.
Lembro-me dos mínimos detalhes, alguns apenas:
- Teu Dodge Barulhento, que fazia a esquina da Duque de Caxias ao descer na Mauá, uma zueira...hehehe;
- A Casa que abrigava o JI (Madeira), na Mauá, mas um ambiente agradável de trabalho;
- No começo a Pé, depois a primeira Bicicleta do JI, pesada era ela pois não havia marchas na época;
- Madrugadas colando endereços, que ao amanhecer, o JI já estava por debaixo das portas dos assinantes, não como hoje, jogado nas calçadas sem conhecer o assinante, além de molhar tudo...e deixar alguns sem entregar;
- Meu começo nas máquinas Ol..Rem...para ajudar a datilografar as matérias...aprender a montagem...;
- Entre tantas coisas...após algum tempo... a mudança de endereço para a Rua 12 de Maio(sede própria)...uma das grandes realizações do JI.;
- Sempre primei pela qualidade do meu trabalho e a valorização das pessoas (clientes, amigos, colaboradores ...).
Dito isso, quero frizar que tinha apenas 11-12-13 anos de idade, pois me tranferí do JI para o Banco do Brasil, no qual trabalhei até os meus 20 anos e 10 meses(era a data limite).
Parabéns Leonardo, parabéns pela idealização do JI em Tapera/RS, pois foi ele que me ensinou os primeiros passos...
Hoje, sou Professor Especialista(Pós-Graduado) em Educação Física(vem aí um Mestrado) trabalho em Escola Estadual e Particular do Município que aprendi a gostar e viver feliz. "Sou Taperense...e não desisto nunca".
Abraços. Prof.Esp.Getúlio.
Obrigado.
Relógios do céu
Essa piada se passa muitos anos no futuro. O carequinha do mensalão já havia falecido. Então foi a vez da Renilda, Mulher dele, bater às portas do Céu. Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões Celestiais, ela viu uma enorme parede com relógios atrás dele.
Ela perguntou:
- Que são todos aqueles relógios?
São Pedro respondeu:
- São Relógios de Mentira. Todo mundo na Terra tem um Relógio de Mentira. A cada vez que você mente, os ponteiros de seu relógio se movem.
- Oh! - disse ela - De quem é aquele relógio ali?
- É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu.
- E aquele, é de quem?
- É o de Abraão Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida.
Renilda perguntou, curiosa:
- E cadê o Relógio do meu marido?
- Ah! O do Marcos Valério está na minha sala. Estou usando-o como ventilador de teto!
Postar um comentário
<< Início