POTENCIALIDADES PARA CRESCER TEMOS, MAS....
O Corede Alto Jacuí iniciou por Tapera, a série de reuniões que vão se estender a todos os municípios sob a sua jurisdição, objetivando a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional.
Trata-se de uma iniciativa do governo federal, através do Ministério da Integração Nacional, que disponibilizou recursos para o Corede Alto Jacuí elaborar este plano usando a estrutura da Universidade de Cruz Alta.
No encontro de Tapera, realizado na quarta-feira, foi apresentado o diagnóstico do município, com dados comparativos de 2000 a 2006/07, através dos quais poderão se valer, esta e as futuras administrações, para implementação de suas políticas com vistas ao desenvolvimento social e econômico.
Num segundo momento do encontro, as lideranças presentes foram provocadas a sinalizar “gargalos”(problemas que entravam o desenvolvimento) e as potencialidades que Tapera possui para crescer.
Nas indicações dos gargalos, a falta de empreendedorismo ganhou disparado com destaque igualmente para a preferência do taperense por investir seus recursos fora daqui, além é claro de outros aspectos.
As potencialidades de Tapera são inúmeras, mas que pela inexistência de empreendedorismo, continuam adormecidas.
A maior potencialidade de Tapera é a localização geográfica. É unanimidade, só que essa potencialidade é ignorada. Essa privilegiada localização geográfica, poderia ensejar a criação de uma universidade e a transformação do município num centro de referência em saúde. Estes dois segmentos atraem público e ao mesmo tempo provocam uma reação em cadeia em termos de investimentos, gerando emprego e renda para o município.
O que quero dizer é que as sinalizações existem para que possamos experimentar o crescimento necessário, só falta que alguém puxe a frente.
CONFIRA O DIAGNÓSTICO NO SITE www.tapera.rs.gov.br
14 Comentários:
Onde está publicado este diagnóstico do município?
Se é um documento aberto, por que não está disponível para todos os cidadãos (que certamente pagaram por ele) ?
A pessoa, das 19,19. Voçe ´e o tipico exemplo que quer só moleza. Este diagnostico não tem publicação, voçe não entendeu a matéria...... porque não foi na reunião do corede, que foi aberta com convite para todos, e terias te inteirado do assunto e mais, poderias ter ajudado a dar tua opinião, que alias poderia ser valioza, e mais ninguém pagou nada para dar opinião, E agora, alias a muito tempo, o que precisamos a participar, não só reclamar e achar que os outros tem a abrigação de trazer a solução aqui do meu problema.
CONCORDO COM O ÚLTIMO COMENTÁRIO. PELO QUE SEI PRESENTES SEMPRE A M,ESMA DUZIA. O PROBLEMA DE TAPERA É QUE NINGUÉM QUER SABER NADA COM NDA E QUER QUE TUDO CAIA DO CEU
o comentário das 19:19 é do tipo do cara que só sabe criticar e não ajuda fazer nada. Fica na moita. O cara ajuda a fazr alguma coisa.
Então, o estudo do município só é acessível através das reuniões?
"No encontro de Tapera, realizado na quarta-feira, foi apresentado o diagnóstico do município, com dados comparativos de 2000 a 2006/07, através dos quais poderão se valer, esta e as futuras administrações, para implementação de suas políticas com vistas ao desenvolvimento social e econômico."
Com quem devo falar prá conseguir estes dados? É só uma informação, não é briga, não é crítica. Meu tempo é muito escasso, gostaria de estudar estes dados no fim de semana.
Ou seja, eu só tomei conhecimento agora desta bela iniciativa e por isso estou impedido de colaborar. Eu e muitos outros que poderiam ter uma sugestão PARA O BEM DO MUNICÍPIO.
É o castigo por não ter ficado atento procurando incessantemente por informações para não perder uma reunião.
Afinal, o que é mais importante para esta gente, o MUNICÍPIO ou aparecer em uma reunião?
Ninguém quer mudar ou reclamar nada, só queria ter acesso aos dados e se tivesse alguma idéia que ajudasse e que ainda fosse possível avaliar, que Tapera tivesse a chance de poder conhecer esta idéia, mas parece que alguns são contra esta possibilidade então que se fique com as idéias dos presentes na tal reunião.
Eu não participo de reuniões sobre coisas públicas que depois se escondam o que foi conversado. Me cheira a conchavo e maracutaia e não vou querer colocar meu nome nesta furada.
Mas se os dados forem públicos e abertos com certeza estarei atento para participar da próxima reunião.
Esconder os dados como forma de pressionar a presença é no mínimo infantil para não dizer outra coisa...
Falando como Assessor de Imprensa da Prefeitura, em resposta ao último comentário, cumpro o dever de informar que a reunião foi amplamente divulgada: nas emissoras de rádio, nos jornais e no site da Prefeitura, além de convites pessoais à várias lideranças da comunidade.
Se alguém quiser estar informado sobre as coisas que dizem respeito ao Poder Público de Tapera, o canal é o site da Prefeitura, além é claro dos veículos de comunicação, como rádios e jornais.
O endereço do site da Prefeitura é este:
www.tapera.rs.gov.br
A referida reunião serviu para que a empresa contratada pelo COREDE Alto Jacuí, no caso a Universidade de Cruz Alta, através da Professora Taciana Mareth, apresentase um diagnóstico sucinto do município de Tapera, através de dados coletados junto ao IBGE e o Instituto de Pesquisa e Estatística do Governo Federal.
Em um segundo momento foi oportunizado aos presentes que apontassem dificuldades e potencialidades do nosso município.
Não foi entregue nenhum material para os presentes, tendo sido informado que os dados apresentados, seriam disponibilizados para Prefeitura Municipal de Tapera, juntamente com as sujestões apresentadas na reunião.
O importante é que esta foi a primeira de uma série de reuniões que acontecerão em nosso município e nos demais municípios da região, pois trata-se da elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Alto Jacuí, o que a meu ver é muito bom, pois podemos fazer a nossa região crescer mais se estivermos trabalhando de forma organizada.
E é bom que se diga que a Prefeitura era também convidada a participar juntamente com os demais a Câmara Municipal de Vereadores e o COMUDES (Conselho Municipal de Desenvolvimento Economico e Social) de Tapera. Portanto não houve omissão de dados e nem pressão para participação de pessoas.
Infelizmente para alguns, não há mais espaço para individualismos, pois devemos trabalhar de forma coletiva.
Esta iniciativa é muito interessante para o município. Tomara que a partir disto possam surgir vários empreendedores na cidade.
Para ajudar na discussão, poderíamos citar aqui alguns exemplos de negócios que não existem hoje, e que podem dar certo na nossa cidade!!
isso aki ta cheio de analfabeto funcional, um fala q quer ver o estudo q não existe, o outro xinga q não tem q ver q tem q ir a reunião, outro fala em maracutaia e e outro grita "eu to fazendo meu trabalho".
ahahahah parece gaiola das loucas
Em Tapera ha muitas pessoas com capacidade e espirito empreendedor, mas para muitos faltam recursos, para muitos que tem recursos preferem o rendimento pagos pelos bancos ha ter de investir e sofrer com a alta carga tributaria e principalente as leis trabalhistas, hoje é a principal entrave, muitos beneficios para os empregados, tambem o medo de questoes trabalhistas, pois muitos querem o emprego para logo em seguida entrar com alguma causa trabllhista e ficar "folgado". Tapera o que mais falta mesmo é gente capacitada, tecnica, com vontade de trabalhar. O que sobra é a disposiçao para festas, drogas. Diferente do que ocorre em muitos municipios como Tapejara, Marau, cidades pequenas mas com grande crescimento, aqui perto tem o exemplo de Ibiruba, ate Selbach ganha disparado de Tapera. Falta vontade do povo, quem financia e ajuda da prefeitura para dispor de alguns recursos e tambem ficacomo sugestao a construçao de alguns galpoes, especie de bercarios, para facilitar o inicio de qualquer empreendimento, mas estes com valor de aluguel simbolico e com um tempo de permanencia estimada para fazer o uso destes bercarios. Mesmo que em TApera tem mais gente pra torcer contra e fazer olho grande para uma minoria com capacidade empreendedora acho que vale a pena investir no municipio.
Se alguém quiser conferir o diagnóstico apresentado na reunião reunião realizada na Câmara, basta acessar o site da prefeitura
www.tapera.rs.gov.br
Ser empreendedor no Brasil não é nada facil.
Trabalhei no Sebrae e com propriedade posso afirmar isso.
Espero que Tapera possa encontrar sua real vocação e acompanhar o crescimento momentaneo do mercado brasileiro.
Postar um comentário
<< Início