HÁ UM ANO ATRÁS
Estou aqui, no ócio, neste domingo de temperaturas baixas, de novo, - deve estar em torno de 12 graus por aí- e me surge a idéia de dar uma espiadinha no ano passado para ver o que de mais importante aconteceu no mês de outubro de 2008. Isso é fácil, é só clicar no mês aqui ao lado que você faz uma pequena viagem ao passado.
O mês de outubro começou com as eleições municipais, no encerramento de um processo de campanha eleitoral que durou três meses. Ireneu Orth venceu Jorge Paulus por uma diferença apertada e conhecemos também os novos vereadores de Tapera.
Destaque igualmente para a disparada do dólar e a crise mundial que assustou a todos. Teve aqueles que lucraram com a alta dólar e aqueles que perderam, mas o mundo esteve à beira de um abismo que não foi tão grande assim. Logo as coisas se ajeitaram e creio que, conforme escrevi na época, foi mais uma situação psicológica que se criou e logo, muito antes do que se imaginava, as coisas foram voltando à normalidade, tanto é que hoje, estamos convivendo com uma das mais baixas cotação do dólar de todos os tempos.
Só que uma das consequências daquela situação, está se refletindo agora nos municípios que estão convivendo com uma queda na arrecadação que vem desde os primeiros meses deste ano. Queda preocupante, diga-se de passagem, mas que, cuja situação tende a se normalizar a partir do ano que vem. É o que se espera pelo menos.
No caso específico de Tapera, com a crise internacional, o Curtume Tapera demitiu a metade de seus funcionários, mas agora, um ano depois já retomou o seu índice máximo estando com cerca de 700.
No mês de outubro do ano passado, a situação das estradas na região, provocou uma onda de protestos jamais vista. Alguns, mais criativos chegaram a fechar rodovias para fazer churrasco usando os buracos como churrasqueira.
Começamos a interpelar o Ministério Público, que prontamente se manifestou, admitindo a legalidade para intervir no sentido de se buscar via judicial uma solução para o grave problema da falta de segurança nas estradas. Diante do barulho o Daer prometeu agir, se limitando a mais uma operação tapa-buracos que ainda hoje perdura, sem que se tivesse uma solução definitiva para a situação.
Este Blog foi o grande palanque eletrônico do tema, pois o cidadão pode se manifestar exigindo que o seu direito por segurança nas estradas fosse restabelecido, o que infelizmente até ainda não aconteceu e tudo deve ficar mesmo para o início de 2010.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Início