sábado, 26 de setembro de 2009

VOCÊ TEM CUIDADO DE SEU CORAÇÃO?

Neste dia 27 de setembro, é o Dia Mundial do Coração. E por falar nele, como você está tratando do seu coração? Como anda a sua pressão arterial? Tens feito exames regulares? Tens praticado exercícios físicos?
Eu procuro cuidar dele. Sempre estou de olho nele. De uma coisa tenho certeza, se ele me pregar uma peça, não será por falta de atenção e cuidado. Como já abri o peito e o próprio coração, tenho que ter alguns cuidados adicionais, cuidados que qualquer um deveria dedicar a esta peça fundamental da máquina do corpo humano.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 31,5% das mortes no Brasil são provocados por problemas cardiovasculares — o que faz com que esta seja a primeira causa de morte no país.

Andei pesquisando por aí, e trago aqui algumas considerações, a propósito da passagem do Dia Mundial do Coração. Seria interessante você acompanhar até o fim!

Você sabe o que é vida hipertensa?
Tempos atrás, a pressão alta era vista como uma doença de idosos. Ao falar de hipertensão, a maioria das pessoas pensava em seus avós. Hoje em dia, essa realidade mudou e quase todo mundo conhece alguém jovem que já é hipertenso.
O aumento da expectativa de vida da população brasileira e a incidência crescente da pressão alta em pessoas cada vez mais jovens fazem com que os pacientes convivam por um tempo cada vez mais longo com a doença. Por essa razão, passam a desenvolver complicações que a hipertensão provoca com o passar dos anos.
Assim, surge o conceito vida hipertensa, tema da campanha do Dia Mundial do Coração (27.09), realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conscientização de todos sobre o tema é importante para prevenir e controlar a doença, protegendo a saúde da ocorrência de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.

O que você pode fazer para tornar o ambiente de trabalho mais saudável?
Exercite-se ao menos 30 minutos. Essa ação pode ajudar a prevenir infarto e AVC (derrame), além de dar mais disposição no trabalho. Caminhe em volta do prédio ou faça exercício durante o horário do almoço.
Estimule seus colegas a se exercitarem regularmente.
Peça alimentos saudáveis na lanchonete da empresa, procure restaurantes nas redondezas que sirvam refeições saudáveis ou leve comida de casa. Coma pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia.
Consuma menos sal e evite alimentos processados. Tente limitar a ingestão de sal a cerca de uma colher de chá por dia. Evite os alimentos industrializados, pois muitas vezes eles contêm níveis elevados de sal.
Mantenha um peso saudável. A redução de peso, associada a uma menor ingestão de sal, pode baixar a pressão arterial, o principal fator de risco para o AVC (derrame) e um fator de risco importante para aproximadamente metade de todos os casos de doença do coração.
Pare de fumar. O seu risco de ter doença arterial coronariana será reduzido pela metade em um ano e, com o tempo, retornará ao nível das pessoas que não são fumantes. Se você não é fumante, insista em um ambiente livre de fumaça.
Conheça seus números. Consulte um profissional da saúde que possa medir a sua pressão arterial, avaliar seus níveis de colesterol e glicose, e determinar os valores da relação cintura-quadril e o índice de massa corporal (IMC). Depois que souber qual é o seu nível de risco, você poderá elaborar um plano de ação específico para melhorar sua saúde.

Trabalhe com o coração
Ao se pensar nas atividades que afetam a saúde ao longo do tempo, é importante refletir sobre como o comportamento no local de trabalho pode influenciar na qualidade de vida da população, uma vez que a maioria das pessoas passa mais da metade do tempo que ficam acordadas no trabalho.
Um ambiente profissional que estimule hábitos saudáveis pode reduzir o risco de ocorrência das doenças cardiovasculares. Pequenas mudanças no dia a dia, juntas, podem fazer uma grande diferença para a prevenção e melhor qualidade de vida durante a “vida hipertensa”.

Três razões para trabalhar com o coração
1 - Salvar vidas: Quase metade das pessoas que morrem devido a doenças crônicas, incluindo doença cardíaca e acidente vascular cerebral, está no período produtivo da sua vida entre 15 e 69 anos de idade. Muitas das causas dessas doenças são fatores que podem ser controlados durante a vida.
2 – Aumentar a sensação de bem-estar: Os funcionários que fazem atividades físicas sentem mais prazer no trabalho, têm mais capacidade de concentração e mais agilidade mental, e se relacionam melhor com os colegas. A atividade física estimula a produção de endorfinas, estabilizadores naturais do humor que deixam a pessoa repleta de energia para participar de atividades de lazer depois do trabalho. Manter-se ativo relaxa a mente e o corpo e ajuda a reduzir o acúmulo de tensão.
3 - Desfrutar os benefícios sociais: Atividades em grupo, com amigos, em clubes ou centros de lazer são excelentes oportunidades para conhecer pessoas e ampliar o seu círculo de amizades. Ao se sentir mais saudável e adquirir novas habilidades, você ficará mais autoconfiante e terá uma sensação de maior controle sobre a sua vida.

1 Comentários:

Às 26 de setembro de 2009 15:36 , Anonymous Anônimo disse...

O problema não é o Zelaya.
É o Zé come, o Zé bebe, o Zé telefona e a gente paga a conta.
HAHAHHAHAHAHHA

 

Postar um comentário

<< Início