UMA PERFEITA OBRA DE ARTE FEITA A DUAS MÃOS!
Eu já sabia da aventura do Clemente Rizzi, marceneiro de nossa cidade, que junto com o filho Ismael - Chico - Rizzi, tocam a Esquadrias Rizzi, há mais de três décadas. O Clemente é um escultor de madeiras e um artesão, que tem se notabilizado por belos trabalhos estampados em portas de várias residências de Tapera e da região. Tudo de forma artesanal com suas hábeis mãos que moldam e dão vida a madeiras brutas e toscas.
Pois, conforme estava dizendo, o Rizzi acabou chamando a atenção de quem foi até o Tenarião recentemente participar da Ronda da Cidadania. Aliás, o Rizzi não, mas um enorme cavalo talhado em madeira com o cavaleiro e tudo o que tinha direito! Tudo esculpido em madeira. Em maneira nobre! Para produzir esta verdadeira obra de arte foram consumidos cerca de 2,5 metros cúbicos de cedro e mais de quatro meses de trabalho. Tudo feito com talhadeiras, formões, lixadeira e martelo.
A obra impressiona pela perfeição de todos os detalhes. Parece um cavalo de verdade, nos seus mínimos detalhes. Esta preciosidade que vai ficar exposta junto a Casa de Vinho Rizzi, mede 2,00 X 1,70 metros. Ele espera atrair a atenção de quem visitar a Rota De la Cucagna da qual a Casa de Vinho faz parte.
Além de produzir bons vinhos, que são vendidos em toda a região e em algumas partes do Brasil, Rizzi se especializou na construção de pipas de madeira. Os pedidos vem de todas as partes do sul do País e, ainda, em forma de pedido, fabrica ofurôs que são aquelas banheiras de madeira que tem fins terapêuticos.
Confira na Av. Xv de Novembro próximo do trevo da RS 223 - Fone 54-3385-1744
6 Comentários:
A porta da igreija de Tapera, belísima tambem vamos valorizar,
pelo que sei foi ele que esculturou CLEMENTE RIZZI
Vamos divulgar:
O Falecido, AVELINO HANSEN FALECIDO GUILIONE, também deixaram suas esculturas, me lembro hoje no funeral do AVELINO, foi muito lembrado as suas atitudes mas hoje após a sua morte, ninguém lembrou a sua trajetória humilde, não dando nome de Ruas,mas a prória Igreija católica que sempre acolheu os feitos materias homenagens AVELIMO HANSEM O NOSSO ESCULTOR PIO GUILIONE,deverá ser atitude de não so aproveitar, enqqanto vivo que produziram, mas valorizar para a posteridade. Temos exemplos de Ruas, com nome de pessoas que nunca torceram o DEDO por Tapera, e so fizeram pelo seu profissionalismo pessoal peso e estão ai Rua fulano de tal, que era fulano de Tal, foram profisionais autonomos, e como autônomos se beneficiaram de uns tongos vereadores que fizeram PROPOSIÇÕES ( nem falo projeto). vamos pensar maior, as coisas acontesseram, morte, ironia do destino,Certo, ou vamos acreditar, no destino. E lembramos de quem só tem nome familiar e não só são feitos em causa própria tem algus que já carnearam alguNs, e continuam na mídia em Tapera mas usufrindo forte em outras estados o dinheiro dos humildes e pacatos de Tapera.
Mas concordo o mundo é dos mais batalhadores em causas......... próprias.
Até.
Muito bonito o trabalho do Rizzi!
falando nas causas proóprias, que bom que é o time do América levando nosso nome e nosso dinheiro e tudo isso em ultimo lugar no campeonato.
porque pagar pra ficar em ultimo lugar, NÃO TEM PREÇO.
Tb. acho que só homenagear depois que morre,não adianta mais,a pessoa merece ,pelo menos,depois que trabalhou e fez muito por Tapera,ser reconhecido enquanto viva....vamos fazer isso por alguns que ainda estão vivos e merecem nosso reconhecimento.....e tem alguns ainda em condições de se sentir homenageado...vamos lá....
Tem gente que acorda com ressaca de limão. Será que não da pra enaltecer as pessoas,sem ter que denegrir outras. Também não concordo com algumas homenagens. Honrar os vivos com nomes de ruas é muito temerario, nunca se sabe se até o final de sua vida, nós não teremos que anular esse ato, ou passarmos por precipitados. Não me refiro a essas pessoas anteriormente citadas. Todos de grande valor.
"Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus"
Tenho certeza que esta referência era sobre tributos, mas cabe aqui.
Quando há um representante local que realize obras, sejam de cunho cultural, artístico e até profissional, esta pessoa deve ser enaltecida por sua obra, não pela sua vida.
Postar um comentário
<< Início