sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O LIXO É UM PROBLEMA DE TODOS NÓS!

Faz horas que quero fazer considerações sobre essa celeuma que está instalada em Tapera e em vários municípios da região, relativamente ao recolhimento do lixo pela Nova Era. Sou testemunha do esforço que os responsáveis por este setor na administração municipal de Tapera, e o próprio prefeito Ireneu Orth, tem dispensado para fazer com que a empresa cumpra a mais elementar de sua função que é o recolhimento do lixo doméstico de forma adequada e de acordo com normas que a própria Nova Era deve ter estabelecido e que ficou explicitado por ocasião da licitação que vem sendo renovada ano após ano. Foi assim na administração passada e assim foi, agora em janeiro com a atual administração.
Essa questão do lixo é muito complicada, razão pela qual temos que admitir que, ruim com ela, pior sem ela. O município poderia assumir para si a responsabilidade de recolhimento do lixo, mas o problema não é o recolhimento e sim a destinação. A começar que não temos um aterro sanitário liberado para o depósito do lixo doméstico e isso só é possível depois de um longo processo burocrático junto a Fepam e a outros órgãos ligados a preservação ambiental. Então, ruim com a Nova Era, pior sem ela, mas a continuar esse estado de coisas as administrações municipais vão acabar rompendo relações e abrindo novas licitações.

Mas dentro desse ínterim, queria fazer uma observação que julgo pertinente e adequada para o momento. Quando vemos que a empresa contratada, não se comporta de forma correta dentro de sua especialidade, e que está sendo paga com o nosso dinheiro, tem-se a oportunidade de fazer uma reflexão e um questionamento, se nós, enquanto cidadãos estamos nos portando adequadamente frente essa problemática do lixo doméstico. Pelo que se pode observar, nós mesmos ainda não atingimos um grau de disciplina que possa nos permitir reclamar do serviço, reclamação procedente sem sombras de dúvidas. Isso não significa em hipótese alguma, manifestação em defesa da Nova Era que pagará caro por sua omissão e negligência.
Vamos aproveitar este momento, de certo desconforto em relação ao recolhimento do lixo em Tapera, e nos questionar se estamos fazendo a nossa parte. Se estamos separando o lixo, se estamos embalando de forma adequada, se estamos cumprindo horários, enfim, se estamos em condições de exigir a melhoria do serviço. Quero crer que esse momento é oportuno para fazermos isso e assim, dar nossa contribuição para o aperfeiçoamento desse processo.

3 Comentários:

Às 12 de setembro de 2009 18:01 , Anonymous Anônimo disse...

Se os caras estao fazendo o servico pela metade, nao da pra pagar metade tambem?

 
Às 13 de setembro de 2009 10:55 , Anonymous Anônimo disse...

Gostei da sugestão das 18,01. Quem sabe vamos propor......

 
Às 14 de setembro de 2009 15:29 , Anonymous Anônimo disse...

O que adianta nós separarmos os lixos, se após o caminhão coletar tudo é "moído" junto...

 

Postar um comentário

<< Início