domingo, 13 de setembro de 2009

BLOCOS DE APARTAMENTOS NA VILA BRASÍLIA É ALTERNATIVA PARA AUMENTAR NÚMERO DE BENEFICIADOS

Eu já tinha visto o projeto da Prefeitura para o Núcleo Habitacional Haumpental na Vila Brasilia. Me chamou a atenção pelo diferencial em relação convencional em se tratando de moradia popular. E impressionou igualmente, àqueles que foram até o CTG Guido Mombelli na última terça-feira para conhecer a proposta da administração para sanar a questão do déficit habitacional de Tapera.
A idéia da prefeitura é construir blocos de apartamentos para beneficiar mais famílias, exatos 252. Do contrário, se for pelo sistema convencional de casas, a área DE 06 has, pode abrigar não mais que 150 famílias.
A idéia do prefeito procede por dois sentidos: máxima utilização da área e visualizando a socialização, que é um aspecto que é importante considerar. Se for casas, tem a possibilidade do "puxadinho" aquele, ou galpãozinho para criar uma galinha, etc e aí a coisa vira bagunça.
Eu tenho a impressão que a administração municipal deveria insistir no seu projeto inicial de construção de blocos de apartamentos. É uma coisa nova e com uma consequência social muito interessante para nossa cidade.

Em tempo: pelo que se viu lá naquele encontro o prefeito Ireneu Orth está disposto a reduzir a zero o déficit habitacional em Tapera. Se conseguir viabilizar o projeto Haumpental e ampliar a participação do taperense no Minha Casa Minha Vida, ele se transformará no prefeito da habitação popular, pois a maioria dos núcleos populares de Tapera tem a sua participação.

37 Comentários:

Às 13 de setembro de 2009 11:19 , Anonymous Anônimo disse...

Acho uma muito idéia. Esses núcleos viram uma bagunça total. È uma experiênciainteressante. Outra coisa. Em Tapera é preciso regulamentar as construções em Tapera. Por acaso temos código de posturas?
Se for atendido obrigado. Se alguém não puder me informar, o Leonardo faz isso

 
Às 13 de setembro de 2009 15:05 , Anonymous Anônimo disse...

Cocordo, é melhor as pessoas tudo encaixotadinhas...
Fica mais bonitinho e arrumadinho.

 
Às 13 de setembro de 2009 15:38 , Anonymous Anônimo disse...

"BLOCOS DE APARTAMENTOS NA VILA BRASILIA SERVE PARA CONSOLIDAR A SOCIALIZAÇÃO!" ????????
Como assim, se a gente mora mais perto a gente se socializa mais?
Então as pessoas nas cidades grandes fazem parte de uma grande família?

De onde sai essas asneiras todas?

 
Às 13 de setembro de 2009 17:19 , Anonymous Anônimo disse...

mostra o projeto ai...

 
Às 13 de setembro de 2009 18:43 , Anonymous Anônimo disse...

"Se for casas, tem a possibilidade do "puxadinho" aquele, ou galpãozinho para criar uma galinha, etc e aí a coisa vira bagunça"

Isso é que é prepotência.

Eles não vão ser os donos? Não vão ter o direito de fazer o que quiserem, sem contrariar a lei, com suas propriedades?

Bagunça para uns pode ser necessidade para outros. Quem se julga dono da verdade quer sempre moldar o que os outros devem ou não fazer. Quem tem o direito de julgar o que é ou não bagunça? O que é bonito ou arrumado para uns pode não ser para o outro.

Já pensou o que voce diria se alguem falasse o que é certo ou errado voce fazer com a sua casa? Se dissessem que sua casa é uma bagunça?

Pois é, voce paga seus impostos em dia e ninguem tem nada a ver com o que voce faz com sua propriedade, né?

E a tal socialização é coisa de quem nunca viveu em apartamento popular. Um inferno. Sei que baixa custo, mas a qualidade de vida é baixíssima. Não compensa a longo prazo.

Além disso, voce nunca vai ser dono do terreno, sempre vai ser um condomínio. Daí que se tiver umm dia condições de melhorar sua casa não vai poder. Já tentou construir outro quarto em um apartamento? Ou fazer um banheiro extra?

 
Às 13 de setembro de 2009 19:05 , Anonymous Anônimo disse...

uma kitinete de 30 m2 para 4 pessoas morrer, realmente fica difíceo!

 
Às 13 de setembro de 2009 20:08 , Anonymous Anônimo disse...

kitinete de 30 m2 para 4 pessoas ?
So fazendo puxadinho mesmo....

 
Às 13 de setembro de 2009 20:15 , Anonymous Anônimo disse...

Sugestao à municipalidade: façam casas e cerquem com um muros bem alto !
É pros ricos nas se escandalizarem com as barbaridades que os pobres fazem pra morar decentemente!

ahahahahahah

 
Às 13 de setembro de 2009 20:21 , Anonymous Anônimo disse...

Algumas pessoas estão se pocisionando como se fossem as donas da verdade e como se soubessem tudo. Quem foi na reunião no CTG no dia 8-09-09, e assistiu as esplanações todas feitas tando pelo pessoal da PM, como da CEFER. viu com clareza todas as opções possíveis, e a escolha é do futuro proprietário, a PM. apresentou com muita propriedade e clareza, as duas possibilidades que ela oferece, seja atraves de casas com terrenos individualizados, onde as casas terão 36 metros quadrados, ou apartamentos de 45 e ou 57 metros quadrados de construção, todos com os respectivos prêços. O interessado, dependendo de sua renda, afinal as moradias serão financiadas pela CEFER, poderá optar pelo que achar melhor. Podendo inclusive, desde que tenha terreno em qualquer outro lugar no município, documentado, construir a moradia da forma que quiser, desde que tenha renda e documentação em dia. poderá financiar de 20 a 80 mil reais. As informações destorcidas apontadas acima, são de quem não foi a nenhuma reunião, ou esta com dor de cotovelo, por ver que as coisas estão começando a acontecer em Tapera novamente....

 
Às 13 de setembro de 2009 20:21 , Anonymous Anônimo disse...

30 m2. Mas é apto ou cela de cadeia?
Quem sabe se os governantes tivessem que morar 30 dias em um apto modelo destes iriam ter outras idéias. Mas que o "prefeito da habitação popular" tá muito mal assessorado tá ficando muito claro.

Perguntinha: Quantos metros quadrados tem a sua casa? Então não saia falando que eu estou exagerando.

 
Às 13 de setembro de 2009 20:23 , Anonymous Anônimo disse...

Caixinha, caixinha
por que morar encaixotado não tem preço
Como disse o leonardo é moderno e socializante
affff

 
Às 13 de setembro de 2009 20:25 , Anonymous Anônimo disse...

Acho engraçado, as pessoas que estão se manifestando contrárias ai, certamente não são as que precisam de casa.

 
Às 13 de setembro de 2009 20:43 , Anonymous Anônimo disse...

na Espanha, Zapatero apresentou um plano de moradias de 30 m2 e virou piada no youtube, lá dá para ver o que o povo pensa destes politicos que acham que pobre deve sofrer e não tem direito a nada.

quem quiser ver é só acessar:

http://www.youtube.com/watch?v=ry37onyuMZ0

ou entre no youtube e procure por:
Toni A. Martínez - Piso de 30 metros

 
Às 13 de setembro de 2009 22:25 , Anonymous Anônimo disse...

O que está se criticando aqui é a opção que o leonardo coolocou como moderno e socializante é apenas uma maneira de disfarçar o tamanho das casas
36 ,45 , 57
E ainda por cima criticando os puxadinhos pareceu muita arrogancia

 
Às 13 de setembro de 2009 22:37 , Anonymous Anônimo disse...

o rapaz é mesmo um falso pobre. por dentro deve ser um rico arrogante. falar que pobre não pode fazer puxadinho é coisa de quem se acha mesmo. parece que estas casas vão ser só para mostrar o que a prefeitura fez e os moradores não podem "estragar" o visual planejado para usar de propaganda. menos, né? afinal são pessoas e tem vida própria, não são atores de comercial político. viva o puxadinho para o filho morar em quarto próprio, viva o galpãozinho para guardar as ferramentas de trabalho honesto e produtivo, viva a criatividade de quem vive do próprio sustento e faz de tudo para o bem de sua família. duvido que o nosso prefeito concorde com essa visão.

 
Às 13 de setembro de 2009 22:42 , Anonymous Anônimo disse...

Os "puxadinhos" podem ser ampliações pré-aprovadas pela Prefeitura. A questão de regulamentar os acréscimos é séria, porque pode mesmo virar um favela.

 
Às 14 de setembro de 2009 15:23 , Anonymous Anônimo disse...

Leonardo,pelo que vi, os internautas que acompanham teu blog, não se contentam com pouco,tudo eles pedem uma solução mais rapida que o serviço publico exige(pois para que eles saibam, no serviço publico se exige orçamento,licitação,projetos, etc.),e a maioria dos teus internautas deve ser do PT, pois para eles todo mundo não presta, é ladrão(menos eles,pois eles não roubam...vide governo Lula)e tudo que os outros fazem não vale nada, é por causa deste pensamento que a nossa cidade vive um atraso muito grande,enquanto outros municipios da região vive admirando o que seus prefeitos fazem, aqui qualquer iniciativa leva pau, vamos deixar o povo sem casa?
há pergunta o tamanho da casa que o Olivio contruia quando foi governador?

 
Às 14 de setembro de 2009 17:09 , Anonymous Anônimo disse...

Não vejo nada de errado em divergência de opiniões, discussão e críticas construtivas. O povo tem direito a opinar em como o dinheiro publico é gasto, principalmente em se tratando de uma necessidade básica que é moradia. Tem gente que prefere a ditadura, não respeita opinião dos outros. A oportunidade de construir é única, enquanto esta no papel esta barato de mudar, depois de construído as vezes, nao tem nem conserto. Assim como o orçamento, todo o projeto publico deveria ficar disponível para quem quiser ver, de preferencia, na internet. Concordo que a cidade esta precisando de um plano diretor, tem muita coisa esquisita, principalmente no centro da cidade.

 
Às 14 de setembro de 2009 17:36 , Anonymous Anônimo disse...

"Acho engraçado, as pessoas que estão se manifestando contrárias ai, certamente não são as que precisam de casa."

Parabéns, pensou isso sozinho?

Criticar não é sinônimo de "ser contrário".

 
Às 15 de setembro de 2009 10:52 , Anonymous Anônimo disse...

Se eu fosse o prefeito,cercaria o terreno e deixaria cada um fazer seu 'acampamento'...queria ver no que ia dar...e ..VIVAM BEM NA NOVA "FAVELA" DE TAPERA!!!!

 
Às 15 de setembro de 2009 11:58 , Anonymous Anônimo disse...

sorte nossa que voce não é o prefeito...

 
Às 15 de setembro de 2009 17:16 , Anonymous Anônimo disse...

para o 10:52. se eu era o prefeito colocava voce na rua, ele nao é burro chamar pobre como favela, isso não é amigo é inimigo na trincheira

 
Às 15 de setembro de 2009 23:49 , Anonymous Anônimo disse...

Amigos. SInceramente falta uma coisa ao povo brasileiro, DOUTRINA! Porque o povo brasileiro não aceita regras e padroes??
Pq tapera nao pode seguir os padroes d urbanizaçao de paises europeus e até tornar-se exemplo e mostrar q um projeto comunitário pode ser diferenciado ?? pq tudo tem q ter puchadimho, galpaozinho, meia agua, etc????

 
Às 16 de setembro de 2009 08:00 , Anonymous Anônimo disse...

Concordo com este último comentário. É bem isso! Aqui em Tapera, quando algupem se prop~çoe a fazer uma coisa, ou algo diferente, para melhor, acaba criticado por uma media dúzia de pseudo intectuais.

 
Às 16 de setembro de 2009 08:39 , Anonymous Anônimo disse...

Eu não entendo como alguém que mora numa cidade pequena, com grandes espaços ociosos, acha que morar em prédio é moderno, diferente, socializante, etc.
Parece mais mania de interiorano querendo imitar a "cidade grande".

 
Às 16 de setembro de 2009 08:47 , Anonymous Anônimo disse...

O Brasil tem mania de copiar a Europa. A nossa realidade é outra. O que serve pra lá, as vezes não funciona aqui (lei seca, licença maternidade, etc). Como imitar sistemas socialistas com uma economia dessas??!! O proprio Ministro quer sobretaxar até a poupança com a cara mais deslavada?!
Um bom projeto tem que ter um estudo socioeconômico, o administrador tem que ouvir a população, tem que saber as regras do jogo, as leis vigentes. Quando se planeja as chances de acertar são maiores, quem sabe até é uma chance de projetar Tapera no mapa do Brasil.

 
Às 16 de setembro de 2009 10:30 , Anonymous Anônimo disse...

Pq q os blocos de apartamentos tem q ser na Vila Brasília? Pq não fazer em outro lugar?

 
Às 16 de setembro de 2009 17:29 , Anonymous Anônimo disse...

O maior problema para mim é que em prédio de apartamento você nunca é dono do terreno, nunca vai poder fazer o que desejar de sua propriedade.

Sobrou um dinheirinho e quer fazer uma melhoria só pode se for interna. Até pintura e jardim tem que ser como a maioria quer. Conseguiu aquelas mudas de frutíferas tem que conseguir autorização da maioria para plantar. Horta e canil pode esquecer.

Outro problema é que se tem alguma coisa precisando reparo em uma casa você decide quando o seu bolso estiver do tamanho certo para fazer, já em um apartamento a reunião de condomínio decide e você tem que dar um jeito de arrumar dinheiro para pagar a sua parte.

A televisão do vizinho sempre vai atrapalhar o seu descanso. Além de você sempre saber onde está caminhando o vizinho de cima. E o tipoo da música que ele está escutando pois ele bate o pé acompanhando o ritmo.

Isso nos primeiros dias não tem importância afinal você está com a sua reidência própria, mas meu amigo depois de um tempo pode ter certeza que você vai odiar.

 
Às 16 de setembro de 2009 22:31 , Anonymous Anônimo disse...

prioridade??

 
Às 16 de setembro de 2009 22:48 , Anonymous Anônimo disse...

Moro em apartamento, (a muitos anos) condominal, olha com sinceridade, nunca mais quero voltar a morar em casas, os benefícios são infinitamente maior que os malefícios......

 
Às 17 de setembro de 2009 08:16 , Anonymous Anônimo disse...

são varias as vantagens de morar em apartamento: segurança, morar mais próximo ao comércio, trabalho... manutenção mais barata, as visitas não se intalam, infraestrutura melhor, custo de construção mais barato. Como não da pra fazer puxadinhos, você acaba pagando a divida antes. Depois você pode vender e dar o valor de entrada numa casa.

 
Às 17 de setembro de 2009 09:42 , Anonymous Anônimo disse...

Olhem só como quem é pago para comentar acaba se traindo:

"são varias as vantagens de morar em apartamento... ... ...Depois você pode vender e dar o valor de entrada numa casa"

Se é para no fim comprar uma casa, é porque é pior!

E a tempo que passou na pior só para depois ir morar na casa não conta?

Ou serviu para eleger alguem posando de figurante na propaganda eleitoral?

 
Às 17 de setembro de 2009 11:07 , Anonymous Anônimo disse...

ahahaha! se estou servindo de propaganda para alguém, quero meu dinheiro!
Moro há décadas em apartamento e não sonho em morar em casa, pelo menos não tenho 800 mil reais pra comprar a que eu quero, perto de tudo, com segurança, cerca elétrica, jardineiro e piscineiro! "Passar na pior" seria pagar aluguel e morar debaixo da ponte...

 
Às 17 de setembro de 2009 17:21 , Anonymous Anônimo disse...

16 de Setembro de 2009 22:48
é o mesmo comentarista do
17 de Setembro de 2009 08:16
que é o mesmo do
17 de Setembro de 2009 11:07

Tá trabalhando muito.
Rapaz esforçado.
Tem futuro.

 
Às 17 de setembro de 2009 22:07 , Anonymous Anônimo disse...

Aquele rapaz q falou q brasileiro nao tem doutrina está completamente certo!
É uma questão de livre arbítrio morar ou não em condominio e se propor a coletividade. Passo fundo encontrou no "PAR" uma otima alternativa habitacional e, me falaram que quem está lá vive mto satisfeito por ter um bom lugar para morar. Isso não impede a pessoa d melhorar sua condição de moradia e essa não precisa morar eternamente ali, mas como diz o ditado; ruim com, pior sem...

 
Às 18 de setembro de 2009 09:29 , Anonymous Anônimo disse...

só digo uma coisa. antes de fechar negócio procure entrar em um apartamento de 45 ou 57 m2. imagigar é uma coisa. entre dentro de um imóvel real do tamanho anunciado e você vai ter uma impressão de verdade do tamanho. e procure saber tambem a área de condomínio se está incluída neste valor ou não. não é golpe de ninguém, são dados que o menos informado não dispõe para decidir e acaba sendo enganado pela própria ignorância.

 
Às 20 de setembro de 2009 23:54 , Anonymous Tiago disse...

Leonardo, para um jornalista e moderador deste blog tu me saiu um belo de um arrogante. Minha casa era muito pequena e graças ao trabalho e esforço de quem mora aqui (minha casa), conseguimos fazer uns "puxadinhos" e moramos muito bem obrigado e não possuimos galinheiro como o senhor disse.

Abraços!!

 

Postar um comentário

<< Início