terça-feira, 2 de junho de 2009

COMUNGANDO COM A TESE DA PROBABILIDADE

Acabo de dar uma olhadinha na previsão do tempo e senti arrepios. O frio continua até o dia 15 de junho e nestas condições, ou seja, na faixa dos cinco graus. Já tem gente falando em neve para nossa região que acho que é uma possibilidade diante do quadro que aí está.

Mas queria dizer que sempre acreditei na tese da probabilidade estatística. Tudo está devidamente calculado. Hoje, por exemplo, ouvi a informação de que a cada 1.500.000 decolagens de avião, uma delas acaba em tragédia. Isso é assim mesmo. Em todos os segmentos, a tese da probabilidade cada vez mais se evidecia pela concretização dos fatos. Assim é com tudo na vida. Sabe-se que tantos por cento da população mundial morrerá por este ou por aquele problema ou que tantas pessoas se acidentarão em estradas brasileiras.
A tese da probabilidade se aplica em tudo o que se possa imaginar e este caso do acidente do avião da Air France está inserido dentro dessa lógica. É um mistério sim, mas é assim mesmo que se processa.
Agora, abrindo um parentese: você já imaginou se este acidente tivesse ocorrido com um avião brasileiro!!! A imprensa internacional estaria se esbaldando com mais esta desgraça brasileira.

3 Comentários:

Às 2 de junho de 2009 21:15 , Anonymous Anônimo disse...

Acho que é probabilidade estatistica, e não proporcionalidade...senão seria fácil saber qual dos 1/1.500.000 avioes iriam cair, se fosse proporcional.

 
Às 2 de junho de 2009 22:04 , Blogger Leonardo Mayer disse...

Obrigado alguém que me corrigiu. Não é proporcionalidade e sim probabilidade! Acontece!
Valeu

 
Às 2 de junho de 2009 22:04 , Anonymous Anônimo disse...

Onde lê-se TESE DA PROPORCIONALIDADE leia-se probabilidade estatistica.

 

Postar um comentário

<< Início