NO DIA DO TRABALHO VOCÊ SABE SUAS RAZÕES?
Hoje Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho é feriado nacional, porém tem aqueles que não resistem à tentação e ignoram essa condição. Assim como eu, por exemplo, que estou na labuta desde ás 7h30 da manhã.
Vou aproveitar de hoje até domingo, para fechar mais uma edição da revista Saúde & Bem-Estar que está no seu quinto ano de circulação, com força total em Tapera, Selbach, Lagoa e Espumoso e algumas poucas assinaturas em outros municípios da região.
É um projeto que deu certo, tem receptividade, acima até minhas expectativas e, mesmo pela minha nova atribuição profissional desde janeiro, me vejo na obrigação de dar continuidade a esta proposta que é levar informação sobre saúde e qualidade de vida às pessoas, que, diga-se de passagem, estão carentes deste tipo informação.
Já que estamos aqui, você sabe do por quê do Dia do Trabalho?
No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de um dos protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos polícias que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
1 Comentários:
OI EU SOU A AMANDA SCHNEIDER VIDAL DO ACIDENTE QUE OCORREU EM CAMPOS BORGES NO DIA 22 DE MARÇO ONDE MORRERAN MINHA IRMÃ NAIARA SCHNEIDER VIDAL DE 16 ANOS MINHA MÃE CLECI SCHNEIDER VIDAL DE 35 ANOS E MEU PADRASTO GILMAR BROK DE 40 E POCOS ANOS OBRIGADA TCHAU
Postar um comentário
<< Início