OS ACLIVES NOS PASSEIOS PÚBLICOS
Tem um assunto que anda me palpitando faz horas, mas sei lá por qual razão, acabo me esquecendo. Mas agora vai.
Sabe-se que existe uma lei que determina que ruas e prédios públicos e privados, por lei, devem facilitar o acesso dos deficientes que se utilizam de cadeiras de rodas. Até aí tudo bem, só que as pessoas de um modo em geral andam reclamando que por vezes se submetem a situações inusitadas e colocam em risco o livre trânsito dos pedestres. É uma irregularidade obrigatória nos passeios públicos que tem gerado algumas suscitações.
Estou postando este assunto por uma questão de respeito e consideração aos nobres internautas e sei que, em razão disso, posso até ser mal interpretado por aqueles que mais se beneficiam do dispotivo criado.
Eu quero crer que, nestes casos em especial, haveria que ter uma sinalização indicando o aclive na calçada do passeio. Entendo que beneficiaria a gregos e troianos. Aos que precisam e aos que não precisam. Já presenciei cenas hilariantes em razão disto.
Com a palavra os nobres internautas ou, quem de direito!
22 Comentários:
Mais um assunto pra comentar. È por isso que este blog é diferenciado e tem tanto comentários. Sugiro a gente cdomeçar a de identificar para dar masis representatividade.
Mais adianto comento este assunto
Não entendi o post. quais situações? do que vc tá falando indio velho?
Leia-se: a frente do Banrisul e do novo prédio construido na esquina da Xv com a José Bággio. Para citar dois exemplos apenas!
irregularidade obrigatória nos passeios públicos ?
Que que é isso?
Desculpe, mas achei que poderia me fazer por entender.
Deveria ter escrito assim:
"Com o perdão da redundância, é uma irregularidade no passeio, obrigatória ou exigida para estes casos...." Talvez agora possa me fazer por entender... Do contrário, posso tentar ser mais objetivo e claro!
Abraço
Nos 1o mundo os moradores são obrigados a limpar a calçada com neve, porque se alguém se machucar, o dono da calçada é processado. No Brasil, cada um faz o que quer e os cadeirantes e pedestres que sofrem. O que precisa é informação e fiscalização para que se façam as coisas direito.
Leonardo, tu já tinha um jornal que era dificil de entender por causa dos erros de portugues,agora yem um blog que não consegue se posicionar direito, é facil, é só tu ler oque escreve antes de publicar em teu blog, que tem muitos méritos e é mt bom, é só corrigir isso que ele fica ótimo.
O desnível deveria ser para dentro do prédio e nunca na calçada. No caso do Banrisul o acesso começaria na porta (e nunca na calçada) no nível da calçada normal e ir subindo até chegar no nível do banco isto tudo na área dentro do prédio.
A inclinação transversal dos passeios deverá ser de no mínimo 1% e no máximo 3% segundo a norma da ABNT (NBR 9050);
As calçadas / passeios deverão ser contínuos e sem mudanças abruptas de nível ou inclinação;
Desníveis entre a calçada e o terreno lindeiro deverão ser solucionados dentro do terreno e nunca na calçada, com degraus ou rampas que possam interromper a livre acessibilidade dos passeios;
Os rebaixos de veículos e pedestre deverão ser previstos junto à faixa de mobiliário, não interferindo na circulação;
Divida a calçada em:
1) faixa de caminhabilidade com acesso sempre livre.
2) faixa disponível para mobiliário urbano, árvores e outros fins,
3) faixa de acesso aos imóveis. - rebaixo dos veículos – o que diz a lei -... poderá ser rebaixado até 50% da testada do imóvel, exceto para terrenos com testada menor que 10 m, que poderão utilizar rebaixos de até 5m.
A largura máxima permitida é de 10 m para cada rebaixo, exceto em casos especiais, em que poderá ser autorizado um rebaixo maior para veículos de carga maior que 4.000 kg e ônibus.
mudando de saco pra mala que bobagem aquele cartaz na entrada da toca do coelho proibido fotografar tem que ser coisa de bobalhao mesmo quem vai querer copiar é legitima coisa de cidade pequena e vai morrer na casca mesmo la em gramado pergunta se eles proibem tirar fotos vao se ligar né
O engraçado é que entendi bm direitinho o comentário dele
Falando em calçadas, a pior calçada, a que ganha todos os prêmios, é aquela na XV onde era a antiga secretaria de saúde.
Aquilo lá foi bombardeado pelos americanos ou por um terremoto italiano ?
Ah, esqueci, a gente tem que cuidar da nossa calçada, mas aquela da prefeitura não precisa ser cuidada...
Sobre esse negócio de entender o que se escreve, tem gente que entende sim e se fazem de leitão pra complicar ou se fazerem de dificiu. Eu entendo muito bem o que o Leonardo escreve sim, por sinal escreve muito bem.
pra mim parecia que ele estava falando dos acessos para deficientes nos cantos das esquinas. leiam o texto e olhem se não poderia ser.
O povo da "Cidade Cultura" também está precisando de umas boas aulas de gramática. Corretores automáticos e Aurélio ajudam! Apesar de os comentários serem anônimos, respeito ao leitor é bom! Civilidade!
Tem cada uma.... que coisa não! Eu tenho paciência sim!
Não estou falando de você... falo de mim e dos comentaristas também. Um errinho aqui e ali todo mundo comete...se policiar no português não faz mal a saúde! A Folha Online comete erros brutais: "pesquisa mostra aumento de 60% de desemprego em 2009"..era o número de entrevistados que achavam que ia ter aumento de desemprego. Falta de revisão. Mal entendidos podem causar dores de cabeça, pressão alta...
Olha o absurdo que é se expressar mal: um juiz soltou o acusado de matar o dono da Schincariol por causa da falta de clareza.
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11706
tentem passar então na calçada ao lado do prédio do agostinho preto e do diogo anguinoni na rua 10 de novembro. em dia de chuva ninguém passa. aquilo é um morro por causa da entrada da garagem. e o engenheiro da prefeitura liberou. claro foi ele o engenheiro da obra.
E aquela calçada ao lado da casa do Banana, só porque morava uma deficîente deixaram construir um MORRO, te juro, aquilo não é calçada.
O carro desliza suavemente para dentro da garagem enquanto os pedestres se ralam pra ficar em pé na calçada.
Opa! Ótimo de ver pessoas que tem a Lei onde mostram as normas para efetuar calçadas, como o Leonardo é funcionário da Prefeitura poderiam passar essas Lei por email para ele, pois desta forma poderia mostrar ao executivo tomar providencias.
sera que os engenheiros da prefeitura não te nada a dizer sobre isso heim lenardo?
meu deussssssssssssss....... qta bobagem...aki vai uma sugestão pro prefeito... pra contentar a oposição o sr vai ter q mandar destruir td a cidade e fazer novamente dentro das medidas e nescessidades de cada um....É UMA PIADA.....não tem o q fazer? q tal erranjar uma ocupação...
Postar um comentário
<< Início