NO TÚNEL DO TEMPO!
Olha só o que eu encontrei entre documentos em umas de minhas gavetas. É uma foto bastante sugestiva, pelo momento, pois quando o prefeito Ireneu Orth convidou a Governador Yeda Crusius para visitar a Toca do Coelho, há poucos dias, justificou dizendo que o último governador a visitar Tapera foi Jair Soares há mais de 20 anos.
A foto daí é de Jair Sares num comício em Lagoa dos Três Cantos na sua campanha para Governador.
Naquela época a gente costumava entregar jornal aos ilustres visitantes em que continha algum artigo reivindicatório. Foi aí nesse comício que Jair Soares, então candidato ao Governo do Estado prometeu o asfalto Tapera a Não Me Toque. Ele elegeu-se governador, mas o asfalto foi promessa de campanha não cumprida.
Jair Soares tinha um temperamento forte e explosivo, era carrancudo, pra não dizer antipático. Neste dia, como de costume fui entregar um exemplar do Jornal da Integração para ele, porém recusou-se a pegá-lo, justificando que estávamos numa mesa com o almoço por ser servido... Já Nelson Marchezan não ligou para a etiqueta e pegou o jornal para ler.
São histórias e passagens de 30 anos de jornalismo que um dia ainda pretendo torná-las públicas. São aquelas passagens que nunca foram impressas, ficaram apenas na memória de seus protagonistas, como a que descrevi acima.
Na foto, o escriba aqui, do alto dos seus 20 e pouquitos e atrás da câmera, Adão Pezenti. A identidade dos demais é de domínio público.
EM TEMPO - A foto é de final de outubro de 1982 e a eleição para governador e prefeito em 15 de novembro daquele mesmo. Jair Soares pelo PDS perdeu a eleição em Tapera e Lagoa para Pedro Simon por 100 votos. Para prefeito a composição do PDS era o Ireneu Orth que havia entrado no lugar de Idécio Schenkel morto em acidente, Jorge Quadros e Maria de Lourdes Mombelli. Os candidatos do PMDB eram Jão Roque Simon e João Moisés de Castro e pelo PDT o Dr. Hercilio Steffens.
Ireneu Orth venceu a eleição por apenas 17 votos de diferença, uma das mais acirradas de todos os tempos. O escrutínio foi no Clube Aliança, lembro das imagens como se fosse ontem. Foi o primeiro dos três mandatos de Ireneu Orth que na época era Diretor Financeiro da Cotrisoja aos trinta e dois anos.
8 Comentários:
Bah! Isso sim que é direto do túnel do tempo!
E o Jorge já concorria na época com o número 16...
Ahahahahahahha
Se o Leonardo não gosta de ler opinião contrárias as suas, me faz crer que ele posta os assuntos e também faz os comentários, ou seja, "chuta escanteio e também cabeceia". Assim é fácil ter blog.
Mas indiretamente o Sr. Leonardo tentou responder minha opinião (não divulgada)com o seu novo assunto tratando do ex-governador Jair Soares, que prometeu o asfalto entre lagoa e nmt, não fez a obra mas gastou o dinheiro.
Então eu seria o máximo né meu camarada. Um jogador polivalente, tipo um overlaping, lembra do Coutinho? Então, o lateral que fazia as vezes de ponteiro. É por aí.
Na verdade você está me promovendo e eu agradeço de coração, reconhecendo todas as minhas habilidades. Qualidades nem tanto, mas sim habilidades, ou seria o contrário?
Valeu! Ganhei o dia hoje!
Claro, por isso o nobre jornalista defende com unhas e dentes o anonimato.Outro dia postei um comentário anônimo, mas não foi publicado.Era sobre a questão do cheiro curtume.Confesso que peguei pesado, por que me irrita muito pensar que alguem queira a saída do curtume da cidade.Uma boa semana a todos meus conterrâneos.
Leonardo, acabam de provar mais uma vez que o sucesso atrai invejosos.
Este 2º comentário só pode ser de algum blogueiro que não se deu. Tentou e só foi o primo ver o tal blog.
Já fiz comentários diretamente contrários ao teu post e foram publicados. Apenas fiz dentro das regras de convivência ...
Quanto mais falam, mais mostram teu sucesso!
Por falar em JAIR SOARES,será que alguém já pagou a carne das 3 vacas que comeram naquela ocasião-
Pra teu conhecimento,não foram 3 vacas, e sim quatro e um boi, doadas em parte, e o resto pagas, não vão te pedir dinheiro.
Leonardo por deus que te confundi com o Marciano Giacomoli
Postar um comentário
<< Início