segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

OS SUBTERRÂNEOS DE TAPERA ESTAVAM LOTADOS DE ENTULHOS

Durante muito tempo no ano passado escrevi aqui sobre a necessidade de se fazer uma faxina nas bocas de lobo da zona central de Tapera. Entupidos de terra e todo o tipo de material, os alagamentos eram inevitáveis. Disse também que o novo prefeito, mesmo antes das eleições, deveria iniciar por uma faxina na cidade incluindo uma limpeza das bocas de lobo para que as águas da chuva tivessem uma vasão normal e evitando-se os constantes alogamentos.
Pois o prefeito Ireneu Orth foi mais longe. Determinou uma faxina nos subterrâneos de Tapera, promovendo a limpeza das três galerias que ficam abaixo de nós. Duas que partem lá de cima próximo da rua Azul e uma que parte das proximidades da Hidromass na rua Júlio Henrich. Essas galerias subterrâneas escoam as águas lá nas proximidades do Moinho Velho, entre as ruas Permião Toseto e Tancredo Neves. No total são mais de 1.700 metros de galerias subterrâneas de onde foram retirados todo o tipo imaginável de entulho. Foram cargas e cargas de entulhos removidos, uma coisa impressionante. Eu fiquei impressionado com o que vi o que por si só justificam-se os alagamentos da zona central de Tapera.

E tudo consequência da ação nociva do homem que precisa se conscientizar de seu papel na sociedade em quem vive. Não é possível usar essas galerias como depósito de dejetos.

Outra coisa: existem muitas ligações diretas de esgoto doméstico nesses cursos d'água. Ligações que precisam ser proibidas exigindo-se a construção de fossas sépticas para evitar a contaminação dos rios. Os esgotos são ligados diretamente nessas galerias constituindo-se um verdadeiro atentado ao meio ambiente.

A partir de agora você pode acompanhar matéria sobre esse e outros assuntos no novo site da Prefeitura Municipal de Tapera. Acesse http://www.tapera.net/ clicando em Prefeitura Municipal de Tapera.

Você também pode acessar direto: www.tapera.rs.gov.br

8 Comentários:

Às 19 de janeiro de 2009 15:04 , Anonymous Anônimo disse...

Jogar esgoto em sistema de água pluvial é crime previsto em Lei. Essas pessoas que ameaçam a saúde publica e o meio ambiente devem ser multadas.

 
Às 19 de janeiro de 2009 21:45 , Anonymous Anônimo disse...

É só uma marolinha. Vai passar logo...

A marolinha custou ao Brasil só em dezembro a extinção de 654.946 empregos com carteira assinada.

No mesmo mês, nos Estados Unidos, a crise econômica acabou com 525 mil empregos.

É só uma marolinha. Vai passar logo...

 
Às 20 de janeiro de 2009 09:48 , Anonymous Anônimo disse...

Ao anônimo acima: Porque vc não vai morar em outro município, aqui precisamos de pessoas que caminhem juntos, se vc ta insatisfeito, procura outro lugar. Essas pessoas não estão acostumadas com limpezas, trabalho, e muito mais que isso "iniciativa". Não quer ajudar, então não atrapalhe.

 
Às 20 de janeiro de 2009 10:54 , Anonymous Anônimo disse...

Ao anônimo que falou com o anônimo,
vamos lançar um lema:
TAPERA, AME-A OU DEIXE-A!
(se bem que eu já vi isso em algum lugar e essa história não terminou bem...)

 
Às 20 de janeiro de 2009 11:04 , Anonymous Anônimo disse...

????
Não entendi. Esse cara que disse "Não quer ajudar, então não atrapalhe" tá falando de qual comentário?
Eu hein, tem cada loco!

 
Às 20 de janeiro de 2009 14:24 , Anonymous Anônimo disse...

Não é porque amo uma cidade que eu vou deixar de fazer criticas, dar sugestões e elogios, inteligentemnte, sem ofender pessoalmente a ninguém.O amor por Tapera me deixa na obrigação de querer que a cidade progrida!Sem discussão não há solução!

 
Às 21 de janeiro de 2009 23:47 , Anonymous Anônimo disse...

Leonardo, tu indicaste o novo site da Prefeitura, por isso tomo a liberdade de solicitar que averigues se a Escola da Esquina da Sorte voltará a funcionar, como anunciaram no site

 
Às 22 de janeiro de 2009 15:56 , Blogger Leonardo Mayer disse...

Em resposta ao comentário anterior, conversei com a Secretária Sueli Linné que me disse que a referida Escola não volta a funcionar, pelo menos nesse ano!

 

Postar um comentário

<< Início