quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

IRENEU ORTH E BETO VISOTO EMPOSSADOS PREFEITO E VICE DA 13ª LEGISLATURA







Durou pouco menos de duas horas a solenidade de posse do prefeito Ireneu Orth do vice Roberto Visoto e dos nove vereadores da 13 ª Legislatura do município de Tapera. Foi ao final da tarde de 31 de dezembro na Câmara Municipal de Vereadores.
Os nove vereadores foram empossados depois da eleição para a composição da mesa diretora, que foi conduzida pelo presidente mais idoso, no caso João Roque Simon. Alcides Maldaner – PDT - foi eleito presidente tendo como vice Osvaldo Henrich Filho - PP e como Secretário João Roque Simon - PMDB e como 2º Secretário Luiz Carlos dos Santos – PSB.
Depois devidamente empossados mediante o juramento lido pelo presidente, procedeu-se a posse do prefeito Ireneu Orth e do Vice Roberto Visoto que da mesma forma prestaram juramento diante do pavilhão nacional.
Foi uma solenidade simples sem maiores floreios, tanto é que apenas dois oradores se fizeram ouvir. O prefeito Nestor Arnemann que saia e Ireneu Orth que assumia.
Nestor Arnemann falou por cerca de meia hora. Depois de fazer referências ao trabalho de sua esposa Rejane na Ação Social e enfatizar o apoio incondicional que dela recebeu durante os quatro anos de seu mandato, passou a discorrer sobre as obras e realizações de seu governo.
Já Ireneu Orth foi rápido e objetivo. Falou de sua satisfação em administrar o município pela terceira vez e fez uma profissão de fé e esperança no futuro de Tapera, não sem antes concitar toda a comunidade para participar dessa nova arrancada rumo ao desenvolvimento do município que tem que acompanhar a evolução do mundo.
Citou Abraan Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos para chamar a população à responsabilidade. “Não perguntes que o país pode fazer por ti e sim o que você pode fazer pelo seu país”.
Disse que Tapera precisa da participação de todos indistintamente e que o Poder Público fará sim a sua parte, mas é necessário que todos participem dessa cruzada pelo desenvolvimento.
A última etapa da solenidade de posse foi a transmissão de cargo no Gabinete Prefeitural, quando os presentes tiveram a oportunidade de assinar a ata que oficializou, Ireneu Orth e Beto Visoto, como prefeito e vice de Tapera para a administração 2009 a 2012.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FAÇA O REGISTRO DE SEU REVEILLON E MANDE PRA NÓS!

2008 está chegando ao fim. É amanhã! Mas os preparativos para a virada do ano já começaram. E não há como fugir do estresse. Um estresse diferente. Gerado pela alegria pelo espírito contagiante de final de ano. Incrivel não é mesmo! Que paradoxo! A alegria também gera estresse e ansiedade, não há como fugir dessa realidade.
Mas deixa isso pra lá. Vamos curtir a virada do ano, cada um ao seu modo e estilo.

Virada do ano é motivo de reunião de família e de amigos, primeiro nas residências e depois no Clube Aliança, no caso específico de Tapera.

E esse ano, no segundo desse blog vamos inovar, com a publicação de fotos do reveillon nas residências dos taperenses. Quem quiser pode nos mandar suas fotos da comemoração da virada do ano que estaremos criando um álbum para publicação aqui mesmo e na Revista Agora que circula no final de janeiro.

Boa idéia não! Então! Faça suas fotos escolha as melhores no máximo três e mande para o seguinte endereço:


Então Boa Festas a todos os taperenses. Muita saúde, paz, harmonia e amor no coração! Sucesso pessoal e profissional é o que desejo de coração!

domingo, 28 de dezembro de 2008

SACOLAS RETORNÁVEIS PARA SUBSTITUIR AS SACOLAS PLÁSTICAS

Olha só que contribuição a rede Regional Supermercados está dando para a preservação do meio ambiente. Todos, cada um a sua maneira, podem fazer algo para preservar o meio ambiente. Se todos procurassem se conscientizar de seu papel nesse contexto o mundo seria menos poluido.
As sacolas plásticas que saem dos supermercados acabam indo para o lixo provocando danos irreparáveis ao meio ambiente. O plástico é um material que leva dezenas de anos para se decompor no solo, por isso a importância de não jogá-lo no lixo.
Assim, o Regional Supermercados está vendendo a preço de custo sacolas retornáveis que passam a substituir as sacolas plásticas que acabam entulhando as nossas prateleiras e daí para o lixo.

Adquirindo a sacola retornável do Regional você está contribuindo para com a preservação do meio ambiente. Eu já comprei a minha!

Marcadores:


Clique na imagem para ampliar

FIM DE MAIS UM ANO!

Bom dia meu povo!
Pois estamos no último domingo de 2008. A virada do ano é logo alí!
Quarta-feira, 31 de dezembro tá bem pertinho. E de-lhe festa. Teve no Natal e agora na virada do Ano Novo!
Sempre quando chega essa época do ano eu me pergunto. E se não existisse final de ano e inicio de ano. Seria tudo tão monótono, quero crer. Assim dá pra recomeçar tudo de novo. Continuar tentando aquilo que ainda não deu certo e assim por diante.
Eu por exemplo, tive um bom ano. Não dá pra se queixar, apesar dos queixumes que a gente tem visto por aí. Tem gente que acostumou a se queixar até da própria sorte. É sim! É só você parar para observar! Tem gente que nunca está satisfeita, mesmo que a vida lhe esteja acontecendo às mil maravilhas.
Mas é assim mesmo e vamos levando a vida numa boa sempre pensando que poderia ter sido pior. Eu pelo menos penso assim e tenho me dado muito bom com o meu "eu".

Eu espero sinceramente que 2009 seja melhor que 2008 e muito pior que 201o.

Poxa vida, já estamos falando em 2010! Cruzes! Lembro que num tempo bem distante, alguém falou que o mundo acabaria em 2000. Não acabou coisa nenhuma! ehehehehe! Mas que o tempo passa depressa isso não resta a menor dúvida. Quando a gente vê se foi um ano, uma década, uma vida!
É por essas e por outras que presicamos aproveitar cada momento como se ele fosse o último de nossas vidas e não deixar para amanhã aquelas coisas boas que podemos fazer hoje!

Bom domingo a todos!

sábado, 27 de dezembro de 2008

POR UMA PARTICIPAÇÃO POPULAR MAIS INTENSA!

A administração Municipal de Tapera, como uma de suas últimas ações que terão seqüência a partir de janeiro de 2009, programou através de uma empresa contratada de Passo Fundo, uma série de reuniões dentro do projeto denominado Plano Diretor e de Habitação de Interesse Social.
O objetivo desse projeto é estabelecer com a comunidade as necessidades em todos os segmentos objetivando uma melhor qualidade de vida dos munícipes em todos os campos.

Até agora foram realizadas quatro reuniões – na Câmara e nas Vilas Paz, Brasília e Elisa. Os encontros terão continuidade a partir de 14 de janeiro, de acordo com o cronograma já divulgado através de panfletos entregues nas residências dos taperenses.
Na indicação das necessidades os taperenses apontam habitação e espaços para lazer principalmente nas vilas, citando-se ainda mais oportunidades de trabalho, postos de saúde nas Vilas Elisa e Paz, capacitação de adultos e atividades de ocupação para as crianças, no chamado extraclasse, entre outros apontamentos.

O que chama a atenção, no entanto, não o projeto propriamente dito, mas sim o número de reduzido de pessoas nesses encontros, o que leva a algumas conclusões ou constatações.
Aliás, isso já é praxe. Não se sabe se é uma peculiaridade de Tapera, mas a verdade é que quando as pessoas são chamadas a participar de discussão dos problemas delas mesmo, não comparecem em intensidade desejada.

Porque isso, se esses encontros são para procurar resolver seus problemas?
Eu sinceramente não consigo entender essa dinâmica. Com a participação popular as coisas andam de forma mais ordenada, existe mobilização, integração e isso tudo vai desembocar na questão da auto-estima.

Eu acredito que falta um poder de mobilização que deve partir do Poder Executivo que precisa ser o centralizador de todas as ações. Sensibilizar e mobilizar para que haja essa integração de que tanto se fala.

E tudo isso resulta de um poder de comunicação eficiente. Se você tiver uma comunicação eficiente dentro da família, todos vivem de forma harmônica e o resultado é palpável. Dentro de uma empresa ocorre o mesmo processo e com o município da mesma forma.

Agora, por exemplo, no dia 21 de janeiro está programado esse grande encontro para a discussão do Programa de Consultoria e Capacitação dos empreendimentos urbanos e rurais de Tapera e a expectativa é de que o Tenarião esteja lotado, porque é ali, que vai estar sendo contemplada uma boa parte do futuro de Tapera.

É preciso que haja essa participação pelo esclarecimento de dúvidas e discussão daquilo que é melhor para todos nós. Cada um tem que dar a sua parcela de contribuição e o primeiro passo é a participação em eventos dessa natureza. O Poder Público deve ser o agente da transformação e nunca o responsável. Ele deve definir as ações para inserir o munícipe nesse processo de transformação e fazê-lo participar de forma efetiva quer emitido opiniões ou até mesmo levantando questões para o aperfeiçoamento do processo. É da discussão saudável que surgem as soluções para problemas que são de todos nós!

Você por exemplo, atribui a que essa indiferença! Vamos discutir isso! Dê a sua opinião!
É falta de interesse mesmo, relaxamento ou as pessoas não acreditam nesse processo?

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

Então é Natal!!!
Cá estamos nós de novo! Graças a Deus né mesmo!
Não poderia deixar de postar aqui uma mensagem a todos os internautas que há mais de um ano transformaram este singelo Blog num novo e sugestivo canal de comunicação a serviço da comunidade taperese.
Quero desejar muita Paz, Saúde, Harmonia,Fraternidade, Solidariedadee e de tudo muito amor, e que os ensinamentos de Cristo estejam sempre presentes no ano que se aproxima!
Um abraço a todos e Boas Festas!
De coração!!!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O QUE ESPERO DE 2009?

Pois é, o Natal está aí de novo e o Ano Novo, com o perdão do trocadilho, também. É hora de fazer um balanço do ano que passou. Ver os acertos, os erros, enfim, fazer uma análise de tudo aquilo que aconteceu e procurar tirar lições para a vida que continua.

Agora me surgiu uma idéia. Vamos estabelecer os nossos anseios e os nossos objetivos para o ano de 2009. O que eu quero e espero que aconteça em 2009?

Uns dirão que querem, paz, saúde, um emprego novo, acertar na mega-sena e assim por diante.

Mas você aí o que espera que aconteça no que vem? Vamos manifestar o nosso desejo e no final do ano que vem você pode confirmar aqui mesmo!

PROJETO DA ULBRA - MELHOR QUE TODOS OUÇAM AO VIVO DIA 21 DE JANEIRO

Era minha intenção inserir aqui a essência do Projeto da Ulbra para o município de Tapera, conforme os posts anteriores. Havia sido combinado com os professores que aqui estiveram de me passar as tais informações básicas, mas acho que o material se perdeu no caminho....
Até acho que é melhor assim, pois vai obrigar o pessoal mais antenado ou mais interessado, a ir na grande reunião programada para o dia 21 de janeiro no Tenarião, quando todas as dúvidas poderão ser dirimidas.
O que eu sei é que, quem participou do encontro de quinta-feira dia 18/12 na Câmara, saiu de lá com uma boa, pra não dizer ótima impressão do que viram e ouviram. O projeto é consistentes e bem embasado e o que é mais importante fecha em gênero, número e grau com o Plano de Metas da Aliança Democrática ou agora, da futura administração municipal. Emprego, renda e capacitação profissional em todos os níveis, independente da escolaridade.
Diante disso é importante que lotemos o Tenarião no dia 21 de janeiro, em horário a ser confirmado. A solidez desse projeto da Ulbra depende da participação da comunidade, que precisa ouvir e discutir para ensejar a sua viabilidade.

ALELUIA, CHOVEU! POUCO MAS CHOVEU!

Pois olha, mesmo que de forma esparsa, mas a chuva chegou para reanimar um pouco as pessoas para celebrar o Natal de forma mais alegre. A situação estava se complicando mesmo. As lavouras de milho estavam sofrendo com o sol escaldante dos últimos dias e o que é pior, sem muitas perspectivas de chuva. Dava dó ver as lavouras de milho por aí. As folhas viraram um charuto ao relento de um sol tórrido e escaldante.
Mas ela veio! Em algumas localidades, mais em outras menos, talvez o suficiente para normalizar ou trazer um pouco mais de otimismo ás pessoas para que assim, possam comemorar o Natal com um mais entusiasmo.
Realmente não é fácil ser produtor rural e da mesma forma quem está inserido nesse contexto. Por aqui, se a agricultura vai bem todos vão bem. Prefiro usar um termo positivo, você aí entendeu o que pretendo dizer?

A propósito, em Tapera, na sede choveu entre 10 e 15ml, de resto não temos mais informações:

Chuvas registradas ontem na área de abrangência da Cotriel, conformes informações do Departamento de Comunicação:
Sede - 60 mm, Salto do Jacuí - não choveu, Alto Alegre - não choveu, Depósito - 23 mm, Pantano Grande - não choveu, Campos Borges - não choveu, Estrela Velha - 6 mm, Pontão do Butiá - 8 mm, Serra dos Engenhos - não choveu Capão do Valo - não choveu, Arroio do Tigre - não choveu , Sobradinho - não choveu , Jacuizinho - não choveu e Mormaço - 6 mm.

domingo, 21 de dezembro de 2008

OPERÁRIO E ESTRÊLA VERMELHA SÃO OS CAMPEÕES DO MUNICIPAL DE TAPERA

Titulo ficou em boas mãos:
Operário mostrou competência!
Um bom público prestigiou
a decisão na tarde de calor escaldante
Agrotap foi bem no jogo mas péssimo
nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato


Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Tapera chegou ao fim num domingo de sol escaldante. Temperatura beirando os 40 graus.

Na categoria Aspirante deu Estrêla Vermelha que venceu o Real por dois a um e no Principal Operário levou o campeonato ao empatar em um a um com a Agrotap no tempo normal e nos penaltes venceu por três a um. A Agrotap foi bem nos 90 minutos, fez frente ao bom time do Operário mas nas penalidades foi um fracasso total. Errou quase tudo.
Os prêmios foram entregues logo após a cobrança dos pênaltis, com presença do prefeito Nestor e do Vice Ivaldo.

Cobertura completa na edição de janeiro da Revista Agora/Saúde & Bem-Estar.

HOJE TEM DECISÃO NO AMÉRICA - EU VOU LÁ!

Enquanto faz um calor fora do normal com temperatura próximo doS 40 graus, me preparo para subir para o Estádio Dr. Avelino Steffens. É que hoje tem a decisão do Campeonato Municipal de Campo. Ás 16hs Estrêla Vermelha e Real decidem o título do Aspirante e ás 18hs Agrotap e Operário vão para a decisão da categoria Principal.
Olha, faz horas que não assisto a jogos no América e hoje, além do mais vou fazer o que muita gente gosta de fazer aos sábado e domingos a tarde: assistir a um jogo de futebol e comer cachorro-quente com a linguicinha do Seibel e o pão da Lurdes Petter. E de quebra tomar uma geladinha daquelas.

Assim, que acabar insiro um comentário com fotos.
Combinado então e torcendo para que tudo ocorra dentro dos conformes!

sábado, 20 de dezembro de 2008

E A CAMADA DE OZÔNIO COMO FICA?

Bah! e esse calor minha gente! Cruzes! Claro, estamos no verão, mas é um exagero. É sinais dos tempos ou consequência(não precisa mais o trema viu) do efeito estufa?
Quando me lembro do efeito estufa fico a me perguntar se esses novos climatizadores que estão sendo instalados aos montes nas residências e escritórios, não contribuem para o aumento da camada de ozônio?
Sou leigo no assunto, mas é um questionamento que faço. Ou as indústrias estão fazendo a sua parte nesse processo?
Se alguém puder me explicar fico agradecido!

Aliás, vou pesquisar essa questão!
Pelo sim pelo não a verdade é que hoje, assim como alguns dos últimos dias, o calor estava de amolecer os miolos.
Eu só quero ver a minha conta de luz nesses meses que virão pela frente.
O problema é que o corpo humano se adapta às condições climáticas e se tu começares a usar ar condicionado em casa, no escritório ou no carro, aí tu tá perdido meu camarada.
Eu por exemplo, não consigo viver sem essa porcaria gostosa!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A SINTESE DO PLANO DA ULBRA

A propósito de quem quer saber da estrutura do projeto da Ulbra para contemplar o desenvolvimento urbano e rural de Tapera, agronegócio, indústria, comércio e serviços, tomo a liberdade de comunicar que estou aguardando material compilado que me foi prometido pelo professores que aqui estiveram na tarde de quinta-feira.
Quem participou do encontro, o que considerei um número expressivo, já teve uma noção do que o projeto representa para o desenvolvimento de Tapera exatamente dentro daquilo que foi proposto pelos então candidatos da Aliança Democrática, Ireneu Orth e Beto Visoto, qual seja o alavancar do nosso desenvolvimento através de ações e capacitação objetivando a geração do emprego e da renda e do aumento da qualidade de vida das pessoas e das organizações empresariais, sejam elas rurais ou urbanas.
Assim que receber a síntese do projeto estarei publicando aqui para que os interessados possam ter uma melhor visão daquilo que está sendo proposto em termos estratétigos pela futura administração municipal na área do desenvolvimento econômico.

TAPERA - GESTÃO E COMPROMISSO COLETIVO

Um público representativo atendeu ao
chamado da futura administração.
Quem ouviu a explanação sai do
encontro bem impressionado.
Pois olha, o projeto “Tapera – Gestão e Compromisso Coletivo”, apresentando ontem à tarde na Câmara Municipal de Vereadores para dirigentes de entidade e demais lideranças locais, pelos professores da Ulbra e do Iccone – Instituto de Consultoria e Desenvolvimento, caiu como uma luva para a futura administração municipal, que está trabalhando pesado mesmo antes de assumir em 1º de janeiro.
Em se tratando de Tapera, quando se fala em projeto de desenvolvimento, logo vem à mente o mal fadado Projeto Crescer.
Mas é preciso que se diga que o projeto da Ulbra é diferente e consistente, e exigirá a participação de toda a comunidade para que tenha o sucesso esperado.
Se tu pegares o Plano de Metas da Secretaria de Desenvolvimento da futura administração, verás que ele se encaixa perfeitamente ao projeto da Ulbra. Aliás, o vice-versa também é verdadeiro. O projeto da Ulbra se encaixa perfeitamente no Plano de Metas. Um é a cara do outro e enseja o desenvolvimento auto-sustentável de todos os segmentos de nossa economia e inclusive a capacitação das pessoas para que tenham mais condições de gerenciar seus negócios, tudo com acompanhamento integral de todo o corpo docente da universidade, razão pela qual é um projeto diferenciado.
Eu até poderia dizer que o Ireneu e o Beto começam com o pé direito, pois Tapera está entre os quatro municípios escolhidos pela Ulbra para execução desse projeto piloto que é inédito em nível de Brasil. Sorte nossa, sorte de quem teria que elaborar algo parecido para executar no sentido de alavancar o desenvolvimento de nosso município objetivando a geração de emprego e renda.
Vivemos a era do conhecimento, quando o SER passou a ser muito mais importante que o TER.

Assim, ficou definido no encontro de ontem, que no dia 21 de janeiro será realizada uma grande reunião com a participação do maio número de pessoas objetivando a adesão a esse projeto. É o cavalo que está passando encilhado e a partir de agora tudo vai depender de nós! Ou montamos o cavalo ou ficaremos à beira da estrada esperando o tempo passar...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

THOLL, REALMENTE UM ESPETÁCULO!

Como não poderia deixar de ser, assisti com muita expectativa ao show do Tholl – Imagem e Sonho, ontem à noite no Poliesportivo "lotadinho da silva".
Assisti e gostei! É claro que não é nenhum Circo de Soleil né, mas um espetáculo de primeira linha e digno de um público de quase cinco mil pessoas.
Tudo o que escrevi há dias sobre o espetáculo organizado pela Sicredi Rota das Terras – União Faz a Vida em parceria com a Prefeitura Municipal, poderia repetir hoje. Não retiro uma só palavra!
É um espetáculo que associa a força da interpretação através do corpo e da imagem a figurinos, efeitos especiais, explosão física e acima de tudo sincronismo em cada uma das cenas protagonizadas por artistas muito bem preparados e que se entregam de corpo e alma a uma riqueza de detalhes que impressiona aos olhos e ao coração.
Um espetáculo de extremo bom gosto e competência, bastante diversificado, misturando o clássico e o contemporâneo e com uma boa dose de interação com o público que se mantém preso a cada uma das cenas no período de uma hora e meia.
Em suma, o espetáculo de certa forma liberta o expectador para que ela faça a sua própria leitura daquilo que está assistindo. E cada qual com a sua emoção e com sua capacidade de assimilação.
Em segundo lugar o espetáculo foi bom para esse novo despertar de Tapera. Muito bom mesmo e comprovou que somos capazes de mobilizar e aglutinar. A Sicredi Rota das Terras deu uma demonstração de visão, planejamento e organização, provando que é possível realizar eventos de magnitude em nossa querida Tapera.
Para Tapera, creio que a vinda do Tholl foi muito bom e motivador, e que por certo aguçará a nossa criatividade e a nossa capacidade de executar ações a partir de uma concepção macro. Tapera é o centro de uma região e precisamos mais do que nunca, a partir de agora, pensar e visualizar esse cenário como tal.

Cobertura completa na próxima edição da Revista Agora/Saúde & Bem-Estar!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PARCERIA PÚBLICO PRIVADA SERIA UMA BOA IDÉIA!

O investimento feito na rua 12 de Maio para que se tornasse mão única, no trecho em frente ao Supermercado Regional é digno de exemplo e conduz a uma conclusão que pode ser muito bem aceita em Tapera. É o que poderíamos chamar de PPP – Parceria Público Privada, tanto alardeada pelo Presidente Lula.
Inicialmente a direção do Regional sugeriu a criação de uma mão única no trecho entre a Pedro Binni e Almirante Barroso com a conseqüente implantação do estacionamento obliquo para aumentar a sua capacidade mais próximo do supermercado. A sugestão acabou virando matéria legislativa culminando no Projeto de Lei 049/2008.
Com a lentidão do processo a gerente do Regional, Claudete da Silva tomou a iniciativa de bancar a conta do investimento que seria de competência da Prefeitura e o que antes era apenas uma sugestão acabou virando realidade por uma iniciativa que pode ter seguidores.
Hoje, não existe uma lei que permita abater esse tipo de investimento de impostos municipais, mas é uma idéia que pode ganhar corpo. Se o Poder Público não pode executar as melhorias exigidas ou sugeridas, a iniciativa privada poderia ter essa competência através de uma legislação específica a ser criada a partir de um projeto de lei.
Conversei com o prefeito eleito Ireneu Orth a respeito disso e ele achou a idéia interessante desde que com a aprovação do setor competente da Prefeitura. No caso de mudanças e investimentos no trânsito, com a aprovação e liberação do Departamento de Trânsito.
É uma idéia para nossos futuros vereadores.
No caso da rua 12 de Maio, as melhorias deram um novo visual ao trecho em questão! É só conferir e para se ter uma noção do que com pequenas ações dá para melhorar o visual da cidade.
É urgente a implementação de um projeto urbanístico para Tapera. Temos no setor de Engenharia, um Engenheiro e um arquiteto para trabalhar nessa área. E eu sugiro contar com a participação do Dr. Cláudio Steffens nessa empreitada!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

AINDA A DEPRESSÃO DE FINAL DE ANO

Em relação a esse tema da tristeza ou depressão de final de ano dizem os especialistas, psicólogas e psiquiatras, que é uma situação normal em se tratando de ser humano. Nessa época se fazem avaliações, cobranças, arrependimentos, conquistas, perdas, ganhos, enfim, o final de ano é fase de avaliar o que se fez ou deixou de se fazer.
Uns comemoram, outros são mais pacíficos, mais há o grupo dos entristecidos. Um grupo que nessa época se fecha, se retrai, fica muito pensativo, irritado, mais agressivo.
Ficar triste nessa época é natural, devido ás avaliações e reflexões que são feitas, e se existe ainda a lembrança da morte de um ente querido, que não foi elaborada, ou uma perda significativa (separação, emprego, reprovação escolar...), haverá o sentimento de luto pela perda e nesse caso a tristeza é uma consequência mais que natural.
José Antônio Sespedes em seu livro “Depressão,um beco com saída” descreve muito bem três situações vivenciadas nessa época do ano:

Papai Noel,esse chato.
Por incrível que possa parecer,a figura amiga do bom velhinho que sempre habitou os corações, foi banalizada pelos exageros da propaganda que, neste período, passa um rolo compressor no bom senso, transformando “Papai Noel” num mero pretexto para alavancar as vendas.

Em família
O Natal e a passagem de ano são as datas mais propícias para o reencontro e também, a época que muitos detestam pelo motivo de ter que reviver certos desafetos neutralizados pelos afazeres diários.

Renascendo
No auge da física quântica falar em possibilidades é a melhor maneira de ser entendido. E nesse clima, afirma-se que,tudo pode acontecer numa noite de Natal ou na virada de ano, basta para isso,voltar às origens e fazer uma retrospectiva da própria vida, esquecer o tempo e deixar o coração pulsar no compasso das estrelas. No silêncio da alma, o mundo se configura continuamente, e nessa atmosfera, novas janelas poderão se abrir para novos tempos,novas posturas e novas amizades...

E concluiu dizendo que a depressão de final de ano é mais uma pirotecnia da mente coletiva que condiciona o indivíduo a imaginar um mundo feliz, enquanto amarga o desprezo e a solidão.

Você por exemplo, como se sente no Natal e Ano Novo?

DEPRESSÃO DE FIM DE ANO. ISSO EXISTE?

Hoje, graças a Deus começo a respirar um pouco mais aliviado. Fechei as duas edições de dezembro de Saúde & Bem-Estar e Agora, duas revistas que produzo. As edições do mês de dezembro que circulam na próxima segunda-feira, dia 22, foram um sufoco. Algumas coisas não deram certo e por pouco não estresso além da conta. Mas tudo bem, o material já está na gráfica e agora é so esperar pela distribuição na região.

Como estou meio light estava aqui com meu botões a raciocinar. Afinal de contas porque tem gente que se deprime nessa época de Natal e Ano Novo. Conheço pessoas que tem aversão a essa época do ano. Questionadas a respeito só respondem que sentem muita tristeza. Mas por que será hein? Você aí teria uma explicação lógica?

MARQUINHOS NASCIMENTO COMEÇA A BRILHAR NO INTER!

Alguém lembra o nome Marquinhos Nascimento? O garoto selbachense que despontou no futebol regional, atuando pelo América/Estratégia no Estadual de Futsal e no Gaúcho de Passo Fundo é a grande revelação dos juniores do Internacional de Porto Alegre. Ele é o goleador da equipe que disputa o Brasileirão Sub-20.
Nesta quarta-feira o Inter de Marquinhos, enfrenta o Santos às 21hs, no estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. Na 1ª Fase da competição foram três vitórias e uma derrota nesta segunda-feira (15/12) para a Portuguesa, por 2 a 0, quando o Inter já estava com a classificação garantida e atuou com o time reserva. A equipe colorada terminou a fase como líder do Grupo 4 com nove pontos.
Na vitória contra o Flamengo por quatro a um, Marquinhos fez três, gols. Três golaços.
A expectativa é que ele estoure mesmo na Copa São Paulo de Futebol Júnior que é disputada todos os anos em São Paulo.
Há quem aposte que Marquinhos ano que vem começará a brilhar na equipe profissional do Inter ao lado de Nilmar, Alex e D’Alessandro e Cia.

http://www.internacional.com.br/home.php
Na foto Marquinho é o último a direita, na fila de baixo.

PRES DO CONSEPRO FAZ PEDIDOS AO SECRETÁRIO DA SEGURANÇA

O Consepro de Tapera, na pessoa de seu presidente, José Valmor Dahmer de participou no sábado (13) de reunião da Feconsepro em Bento Gonçalves.
Na ocasião o secretário de Segurança Pública do RS, Edson Goularth ouviu as reivindicações da Feconsepro e recebeu a Carta de Bento.
Por aproximadamente três horas, Goularth oportunizou a todos os Consepros presentes a explanarem sua situação, gastos, experiências e pedidos. A maioria das entidades busca mais recursos e mais efetivos para seus municípios.
Em relação à busca de recursos pela entidade, o secretário sugestionou a elaboração de projetos de lei objetivando repasse financeiros e disse que estes projetos devem ser feitos em parceria com o legislativo gaúcho, colocando-se a disposição para auxiliar em todas as instâncias.
Na ocasião o presidente do Consepro de Tapera e também Coordenador do Feconsepro do Alto Jacuí, fez reivindicações de aumento de efetivo, coletes a prova de bala para a Brigada Militar e para a Polícia Civil e uma viatura nova.
José Valmor Dahmer há tempos vem lutando e trabalhando pela instalação de câmeras de monitoramento em Tapera na tentativa de frear a escalada de roubos de carros em nossa cidade.

METENDO A CUCHADA NA VIDA DOS OUTROS!

Nas minhas andanças por aí tenho ouvido cada coisa que só vendo mesmo. Como umas pessoas se importam com as outras não é mesmo! Todo mundo mete a chuchada na vida dos outros. Que coisa impressionante. Aliás, isso é próprio de pequenas metrópoles como a nossa por exemplo, razão pela qual, não me contive em fazer esse comentário. Desde que o Ireneu Orth se elegeu todo mundo começou a se perguntar: quem serão seus secretários, seus assessores, essas coisas. No início foram especulações, mas depois que foram surgindo os nomes é que a coisa começou a pegar de fato.
Esse não pode porque é aposentado, aquele porque é muito novo, ou muito velho e aquele outro porque já está empregado e assim por diante.

Vejamos no caso das indicações do Ireneu:
Benito Ghillioni, à boca pequena, não dará certo porque é muito novo, não tem experiência. E agora mais recentemente, porque se saiu da Cooperativa é porque sei lá....
Sueli Hansen, porque é aposentada e não precisa do cargo ou porque está fora de forma!
Sobre o Ivan Moesch não se ouviu muitos comentários não! Mas também poderia entrar na roda. Tem um escritório de Contabilidade e não precisa do cargo, não é mesmo? Mas sobre ele não ouvi comentário algum não.
E por fim, sobre a Lizete Borgmann, aí não é preciso comentar mais nada não. A cidade toda se envolveu no assunto o que é uma lástima!
E sobre Franquelin Bierende que vai para a Secretaria do Desenvolvimento, ontem ouvi uma pérola: que não deveria ser ele, porque já está empregado, como se Prefeitura fosse um cabide de emprêgos ou uma solução para os problemas financeiros de poucos.
Então minha gente, é por essas e por outras que, bem, deixa prá lá. ...Vou encerrar por aqui mesmo para não exacerbar e para não me expor mais do que estou exposto.
Ficar se implicando com indicações do prefeito eleito é coisa pequena demais para um povo que quer ver seu município crescer.
O que podemos fazer é ficar atentos e cobrar, cobrar sim, aquilo que foi prometido.
Do Franquelin Bierende por exemplo ouvi o que gostaria que disse.
Ao perguntar quais são suas expectativas como Secretário de Desenvolvimento, a secretaria mais importante da futura administração, ele foi categórico e taxativo: "vamos fazer acontecer o Plano de Governo". Gostei mesmo! Se ele pendurar o Plano de Governo na parede a coisa pode funcionar sim.
Estão vamos esperar e deixar o prefeito e os homens dele trabalharem se virarem!

domingo, 14 de dezembro de 2008

ABENÇOADA CHUVA! MAS HOJE, DOMINGO, NÃO PODERIA SER AMANHÃ, SEGUNDA?

Bah, chuva em domingo é dose, mesmo que ela tenha uma importância ímpar para nossa agricultura. Mas podia chover amanhã né, segunda-feira.
No trecho de minhas caminhadas na direção de Lagoa dos Três Cantos, acompanho o desenvolvimento das lavouras de milho. Essa chuvinha de hoje, bem no período de enchimento do grão, vai ser uma mão na roda. E já avisei ao Caroço que vou atacar aquela plantação de milho dele. Milho verde na água é uma delícia.

O problema é que a decisão do Municipal de Tapera, no futebol de campo está programada para hoje a tarde no Estádio Dr. Avelino Steffens. Só não se sabe se sai ou não em função da chuva. Estou buscando informação, mas ainda não obtive nada. Vou ficar antenado!

Estou devendo o comentário anunciado no post anterior, sobre o consumo de peixe. Em seguida faço! Agora vou me deliciar com um dos meus dez prazeres. Pilotar a churrasqueira! Só não me perguntem quais são os outros nove que não conto não.
Até mais e um bom almoço a todos!

sábado, 13 de dezembro de 2008

COMA PEIXE PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA

Não é brincadeira não, mas a pergunta procede:
Há quanto tempo você não come ou não ingeres peixe?
Responda sem contrangimento!

EIS O PROMETIDO!

Pois como promessa é dívida cá estou eu cumprindo o que havia prometido no post de domingo sobre o consumo de peixes.
Sabe aquela máxima de comer uma fruta por dia, para se ter saúde? Pois com o peixe é a mesma coisa. Não precisa ser todo o dia não, mas pelo menos uma vez por semana é perfeitamente aceitável. E quando se fala em peixe se incluí os sub-produtos industrializados, como sardinha de todo o tipo, se bem que o bom mesmo é o peixe fresco.
Além do saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo. Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.
E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.
E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde.
O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.
E, por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.
Esse tipo de gordura auxilia, ainda, no tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide, na proteção da pele contra raios ultravioleta e inflamações.

Há cinco anos edito Saúde & Bem-Estar, uma revista que vem tendo uma ótima aceitação e como tal, leio muito e pesquiso outro tanto. E quando menos se espera lá estão médicos e nutricionistas encarecendo a necessidade de se consumir peixes pelo menos uma vez por semana.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

NA DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS UMA PALAVRA DE ORDEM DO JUIZ DE DIREITO

Na manhã dessa quarta-feira, foi realizada a solenidade de Diplomação dos Eleitos na eleição de 05 de outubro, tendo por local o salão nobre do Poder Judiciário em Tapera. Uma solenidade normal em que compareceram algumas poucas pessoas além dos candidatos eleitos de Tapera, Selbach, Lagoa dos Três e Colorado.
O que mais chamou a atenção mesmo foi o pronunciamento do Juiz de Direito Dr. Rodrigo Azevedo Bortolli. Quem estava presente no ambiente teve certa dificuldade em interpretar alguns termos utilizados na sua fala. Da mesma forma quem acompanhou a transmissão pela Rádio Cultura também teve essa impressão.
Não que o Dr. Rodrigo não tivesse sido claro. É que ele, em não citando fatos específicos, deixou muita gente com a pulga atrás da orelha.
Assim, para que todos possam tirar as suas próprias conclusões, estamos publicando o a parte final do pronunciamento do Dr. Rodrigo, que no total foi de 22 minutos.
No início de sua fala ele se refere ao processo eleitoral e faz agradecimentos entre outras considerações.
Links para ouvir WMA MP3

TEMPORAL FOI MAIS FORTE EM VICTOR GRAEFF

Perto do que ocorreu em Victor Graeff, os taperenses devem levantar as mãos para o céu.
Além árvores arrancadas, outras tantas parcialmente destruídas e dois veículos atingidos - um de Gilberto Marasca e o outro do Dr. Rodrigo Bortoli, houve destelhamento de parte do Seminário Sagrado Coração de Jesus e uma casa aqui e outra alí.

Em Victor Graeff o temporal foi mais longo e intenso. Houve queda de postes e muitos danos na rede de energia elétrica que abastece o município.
Conforme noticiou zerohora.com, em menos de 10 minutos, a maior parte das casas do bairro Planalto, um núcleo habitacional popular, foram destelhadas. No mesmo local, postes da rede elétrica foram derrubados pela força do vento.
Logo após a ventania, as casas foram cobertas com lonas cedidas pelo município.
De acordo com o prefeito, Cláudio Afonso Alflen (PDT), os danos estão sendo avaliados por equipes da prefeitura. O telhado do galpão de obras do município foi arrancado pelo vento, e parou do outro lado da rua, junto ao muro de uma casa.
Não há registro de feridos. Além da chuva e do vento, houve registro de queda de granizo.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

VENDAVAL AGE COMO UMA ROÇADEIRA EM TAPERA


Na tarde dessa terça-feira, 09, o bicho pegou feio em Tapera. Uma chuva forte e um vandaval de assustar, uma coisa parecida com um tufão, que varreu o que encontrou pela frente. Passou pelo Bairro Progresso em direção ao trevo da RS 223. Foi coisa feia, mas felizmente não durou muito tempo não. Coisa de um minuto. Por onde passou a impressão que se teve é que uma roçadeira havia passado sobre as árvores do caminho. No Bairro Progresso uma árvore caiu sobre o Pallio de Gilberto Marasca. Alí na região do trevo da RS 223, deu para se ter a exata dimensão dos estragos. O leito do asfalto ficou forrado de folhas e galhos de árvores. Uma coisa impressionante. Eu acabei ficando sem net em decorrência do vendaval, que felizmente não atingiu o centro da cidade.
Se você tiver alguma foto dos estragos, por favor mande para
[email protected]

DOIS PARQUES AQUÁTICOS FECHADOS. ONDE IR PARA SE REFRESCAR DO CALOR!

Ontem á tarde ao me deslocar a Espumoso, passei pelo Centro de Lazer Gota D´Água e vendo aquela estrutura toda em favor do lazer completamente abandonada, fiquei a me questionar. Com o abandono do investimento pelos motivos que todos devem saber, onde as pessoas que frequentavam aquela estrutura estão indo para se refrescar do calor escaldante que tem feito?
Pois é, quem não tem acesso à piscina tem como única alternativa os rios poluídos e eventualmente alguma lagoa de nossa região.
Aí fiquei sabendo que o Parque Clube da Lagoa igualmente cessou suas atividades pelos mesmos motivos que o Centro de Lazer Gota D'Agua de Tapera.
Que situação se criou. Foram feitos investimentos vultuosos por conta de um chamamento em torno da viabilidade econômica em cima do turismo a partir de iniciativa da Rota das Terras e a tendência é esses investimentos irem sendo abandonados paulatinamente.

*Tanto o Centro de Lazer Gota D'Água como o Parque Clube da Lagoa, foram acionados judicialmente em razão de mortes ocorridas por afogamento, cujos famliares estão a exigir indenizações milionárias.

Segundo consta, até para esclarecer a opinião pública que está privada do lazer nessas áreas, existe uma legislação rigorosa que obriga entidades aquáticas e recreativas a fazer investimentos para monitorar as pessoas em salvaguarda de suas integridades físicas enquanto estiverem nas referidas dependências.
É isso, lei é lei e não tem como fugir disso!

domingo, 7 de dezembro de 2008

LEI DO NEPOTISMO NÃO ATINGE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

A oficialização da indicação de Lisete Borgmann, irmã do prefeito, para a Secretaria Municipal da Saúde, põe fim a toda uma celeuma que se criou com a possibilidade dela assumir um dos mais importantes cargos dentro da administração de Ireneu Orth.
Todos sabem da importância que têm a Secretaria da Saúde para um município. É importante e polêmica ao meso tempo, porque com a municipalização da saúde, cabe ao município todas as ações para promover a saúde da população. O que ocorre por vezes é que faltam os recursos que deveriam ser repassados pelo Estado e aí a situação fica complicada.
No caso da Secretaria da Saúde, a sua importância cresce na medida em que, foi ele, Ireneu Orth, quem criou a referida secretaria na sua primeira administração, tendo sido nomeado o Dr. João como secretário e sem remuneração.
Na verdade Ireneu Orth quer dinamizar as ações da Secretaria da Saúde contempladas através de um eficiente e consistente plano de governo que foi amplamente divulgado durante a campanha. E sentiu ao mesmo tempo, que precisaria de um técnico por excelência para gerir esse Plano de Governo. Uma pessoa de conhecimento acima de tudo. Assim, não titubeou em nomear sua irmã Lisete Borgmann para o cargo depois de verem confirmadas as informações de que a Lei do Nepotismo não vale para Secretários Municipais. É a Lei Federal que estabelece esse diferencial e que, vale dizer, sempre se sobrepõe à lei municipal, no caso de Tapera.
Então amparado por lei, Ireneu Orth não teve dúvidas em optar pela competência comprovada de Lisete que com certeza corresponderá plenamente ás expectativas.

Eis o texto da Súmula Vinculante editado a partir de aprovação do Supremo Tribunal Federal:
"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até 3º grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou ainda de função gratificada da administração pública direta, indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".

Fim do nepotismo entra em vigor dia 1º
Brasília - A decisão do STF de proibir o nepotismo no serviço público exceto para os cargos de ministros e secretários do Distrito Federal, estaduais e municipais passa a valer apenas a partir da publicação da súmula vinculante, o que deve ocorrer em dez dias... http://www.tribunadosol.com.br/coluna.asp?id=45704

A decisão de editar a Súmula Vinculante ocorreu a partir do julgamento de uma ação relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que examinou casos específicos de contratação do secretário municipal de Saúde, Elias de Souza, e do motorista em Água Nova (RN), Francisco de Souza. Ambos eram parentes de um vereador e vice-prefeito.

sábado, 6 de dezembro de 2008

LINHA DE FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO ESTÁ FORMADA

Confirmando as previsões iniciais o prefeito eleito Ireneu Orth, vai mesmo de Lisete Borgmann para a Secretaria Municipal da Saúde. A indicação foi oficializada ontem á tarde ao mesmo tempo em que a de Franquelin Bierende para a Secretaria de Desenvolvimento que será segmentada através departamentos como Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Serviços e Meio Ambiente.
Sobre a indicação de Franquelin Bierende nada de mais, a questão seria Lisete Borgmann que é irmã do prefeito. Tentei um contato com o prefeito eleito Ireneu Orth, mas ainda não foi possível ouvir as suas argumentações a respeito dessa indicação que antes mesmo do anúncio oficial suscitou muitos questionamentos neste Blog.
Eu tenho a minha opinião formada a respeito dessa questão, porém preciso primeiro ouvir a palavra de Ireneu Orth. Creio que ainda hoje, volte aqui para um novo post sobre esse assunto.
Mas pelo sim pelo não, com isso a linha de frente da administração Ireneu Orth e Beto Visoto, está formada: além de Lisete na Saúde e Franquelin no Desenvolvimento, estão confirmados também Sueli Linné para a Educação, Cultura e Desporto, Benito Ghillioni para Infra-estrutura e Obras e Ivan Moesch para a Secretaria da Administração.
A partir de agora com a transição já tendo sido iniciada é o momento de definição dos nomes do chamado segundo escalão. Alguns devem ser anunciados ainda este ano enquanto outros ficarão para o mês de janeiro, pois Ireneu pretende primeiro tomar pé da situação relativamente a cargos, funções e disponibilidades.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Conforme havia prometido ontem, estou aqui para fazer os devidos esclarecimentos a propósito do post sobre o pagamento de valores aos ex-funcionários, Sirlei Iora e Eliana Henrichs.
Conversei com Gláucia Elger presidente do Fundo de Aposentadoria do município o FAPPAS - que é donde saiu o dinheiro para os referidos pagamentos.
São dois servidores, já aposentados que se julgaram no direito de solicitar a revisão dos valores de suas aposentadorias. Segundo Gláucia, foi montado um processo administrativo com cálculos já definidos e o valor final requerido.
A matéria foi encaminhada para a Assessoria Jurídica da Prefeitura que emitiu parecer favorável e em cima desse parecer o Prefeito Nestor Arnemann ordenou a despesa e o Fappas o referido pagamento.
Num segundo momento Eliana Henrichs também entrou com o mesmo pedido, seguindo os mesmos passos do anterior. E da mesma forma, o prefeito, baseado em parecer favorável da Assessora Jurídica Luiz Rosane dos Santos ordenou a despesa e o pagamento pelo Fundo de Aposentadoria.
As duas ex-funcionárias pediram incorporação de uma segunda gratificação, segundo elas, um direito adquirido liquido e certo, devidamente amparadas em lei.
É preciso que seja esclarecido que esses valores – R$ 350.000,00 não saíram de rubricas normais da prefeitura e sim do Fundo de Aposentadoria e dessa forma, não provocaram e nem provocarão qualquer tipo de prejuízo à comunidade.
Pelo que pude absorver em outros contatos feitos a respeito dessa situação que se criou e que está suscitando muitos questionamentos, razão pela qual é importante esse esclarecimento, a ilegalidade estaria no fato de ser uma segunda incorporação de gratificação. As duas ex-funcionárias já estavam recebendo uma gratificação e viram na lei uma brecha que possibilitou o ingresso do pedido de revisão dos valores.
O temor de algumas pessoas é que esses dois pagamentos possam abrir um precedente levando outros funcionários aposentados a tomarem o mesmo rumo. Nada demais se for uma questão de justiça. Todos têm direito de buscar seus direitos, com o perdão do trocadilho.
Conforme ainda Gláucia Elger os dois processos foram encaminhados ao Tribunal de Contas para o devido registro e o que se condena é que nesse caso foi feito o caminho inverso de um procedimento administrativo. Primeiro se pagou para depois fazer a consulta, quando o correto, em tese, seria primeiro consultar para depois pagar. É o que se condena nesse processo.
Dessa forma, em caso do Tribunal de Contas fazer o apontamento e não proceder ao registro, os valores são passíveis de devolução.
Agora é aguardar a manifestação do Tribunal de Contas, não tem outra saída. Quanto aos recursos pagos, segundo pude constatar, eles estão depositados em contas especiais, na espera do referido registro no Tribunal de Contas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

DOIS EX-FUNCIONÁRIOS TERIAM RECEBIDO R$ 350.000,00 DO FUNDÃO DA PREFEITURA

Olha, tem um assunto aí que está a boca pequena que não tem como mais segurar. É a respeito de dois valores R$ 180.00,00 e R$ 170.000,00 que teriam sido pagos a dois ex-funcionários a título de diferenças ou reajuste de valores devidos por aposentadorias atrasadas.
No total são R$ 350.000,00 cujos valores teriam sido pagos sem parecer de Tribunal de Contas, portanto por decisão interna de prefeito e demais assessores, o que poderia, em tese, configurar irregularidade. Valores que teriam saído do Fundo de Aposentadoria, o famoso fundão aquele lembram?
A primeira vista é uma matéria polêmica, mas prometo fazer as averiguações devidas até para esclarecer a opinião pública. As pessoas tem falado muito nesse assunto e não tem como mais segurar. É preciso que haja um esclarecimento para que a opinião pública não forme uma opinião equivocada a respeito.
Amanhã com certeza teremos novidades aqui!

INTER, O ÚNICO CAMPEÃO DE TUDO!

Como colorado que sou, faço uso desse espaço para parabenizar a nação colorada pela conquista inédita e de forma invicta do título da Copa Sul-Americana conquistado na noite de quarta-feira, 03 de dezembro de 2008 no Estádio Beira Rio diante do Estudiantes da Argentina
Com mais esta conquista o Internacional se torna o único clube brasileiro Campeão de Tudo.
38 VEZES CAMPEÃO GAÚCHO
TRI-CAMPEÃO BRASILEIRO INVICTO
CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL
CAMPEÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA
CAMPEÃO DO MUNDO FIFA
CAMPEÃO DA RECOPA – TRÍPLICE COROA
CAMPEÃO DUBAI CUP
CAMPEÃO DA COPA SUL-AMERICANA
Em homenagem aos colorados taperenses, selbachense, trescantenses e espumosenses a Revista Agora/Saúde & Bem-Estar, em sua edição de dezembro, nas bancas semana que vem, publica um pôster do time multi campeão.
Parabéns a todos nós colorados por mais esta conquista.

A DROGATIZAÇÃO TEM COMO PREVENIR SIM OU NÃO?

Pois olha, ando pensando muito no que as pessoas andam falando por aí. A drogatização de adolescentes e jovens está aumentando numa velocidade surpreendente em Tapera. Já não se fala mais em maconha, cocaína, agora é crack e uma outra droga que está surgindo no mercado, que nem sei o nome, e também nem quero saber, que é mais potente ainda, produzida pela mistura de produtos químicos pesados. É a mais letal de todas!
É claro que a droga não é um problema exclusivo de Tapera, mas andei pensando e cheguei a algumas conclusões ou observações como queiram.
Tapera tinha um programa chamado Menor Aprendiz, que possibilitava que adolescentes até 16 pudessem desenvolver atividades em empresas da cidade, naquilo que poderíamos chamar de extraclasse. Iam à aula num turno e no outro trabalhavam e acabavam aprendendo uma profissão. O programa era monitorado pelo Conselho Comunitário de Assistência Social, que acabou extinto. O CCAST e o próprio menor aprendiz. O CCAST não sei porque, mas o Menor Aprendiz, acabou em razão de uma lei de amparo ao Menor e do Adolescente que entre outras coisas estabelecia e estabelece que menores de 16 anos não podem trabalhar.
Nunca ninguém entendeu a legislação porque liberou o adolescente para a vida e para entrar no mundo das drogas foi um pulinho.
Outra coisa que não deu para entender foi o CCAST ter cessado suas atividades. Ele foi criado justamente para proporcionar que os adolescentes, em frenquentando a instituição no turno inverso ao da sala de aula, pudesse ser preservado e ao mesmo tempo possibilitando em alguns casos, não todos, que trabalhasse e aprendesse alguma profissão.
Muitos profissionais que hoje atuam por aí estão no emprego graças ao Programa Menor Aprendiz. Outros que não tiveram oportunidade em razão do abortamento do programa e da extinção do CCAST estão aí, pra cima e pra baixo, atuando no mundo da drogas e sem perspectiva alguma de futuro.
Está aí uma boa sugestão para a próxima administração que se instala em 1º de janeiro de 2009. Sei da preocupação do Ireneu e do Beto em relação ao tema e aí vai a minha contribuição. A restauração do CCAST para implementar novamente o extraclasse, aliando-se a isso os cursos profissionalizantes cabíveis para preparar esse jovem para o mercado de trabalho.
Acredito piamente que este é o primeiro passo para minimizar o grave problema da drogatização de adolescentes em nossa cidade.
O Conselho Tutelar é o remédio, mas o que mais precisamos é prevenir!Pensem nisso!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A VERDADE SOBRE O FORNO A LENHA

Como somos leitores assíduos do teu Blog http://www.tapera.net/leonardo/, achei interessante a opção do Internauta Editor. Interatividade, no que tange à Blogosfera, é um grande progresso em termos de dinâmica de conteúdo.
Bem, estou te repassando um alerta interessante que talvez possa gerar conteúdo.
Fica aí a sugestão.
Um grande abraço!
Marcelo Soriano http://www.soriano.eng.br/blog/

NOMENCLATURA DE LOGRADOUROS PÚBLICOS

Muito interessante, adequada e procedente a manifestação do seu João Pedro Flach que tomei a liberdade de publicar no post abaixo.
"Povo Sem Memória" é um ótimo tema sobre o qual podem se debruçar nossos vereadores.
Tem nome de logradouro público por aí sem o menor sentido. De ruas principalmente! Ora rua Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e sei lá mais o que.
É claro que é um tema controverso no caso de mudança da nomenclatura em razão de documentação etc, mas poderia se criar uma lei que determinasse que a apartir de agora novas ruas devam receber nomes de taperenses, desde que preenchidos igualmente determinados critérios.
E olha, na minha opinião, se houver condições de trocar nomes, sem que haja prejuizos que assim se proceda. Por uma questão de justiça com aqueles que deixaram suas marcas em nosso município. Mas que para isso que se cria uma cartilha e que se haja com razão excluindo-se a emoção e o coração nesse tipo de homenagem.
È um assunto que merece um debate e um questionamento e creio que isso possa começar por aqui.

POVO SEM MEMÓRIA - Por João Pedro Flach

Caro Leonardo Mayer

Escrevo em nome do meu pai, João pedro Flach, taperense sempre atento ao seu blog e às notícias que saem no tapera.net. Já tem alguns meses que ele tem me pressionado a entrar em contato e tentar conseguir um espaço para cobrar da população de Tapera um pouco mais de atenção com as personalidades nascidas na cidade. A maior revolta dele tem sido o péssimo habito dos políticos em homenagear gente como João Goulart e Machado de Assis com nomes em praças, avenidas e ginásios, ou colocar nomes de Estados como Goiás ou Pará, quando gente como ruas como o João Batistela, prefeito 3 vezes da cidade, ou Isidoro Simon caem no esquecimento. O texto que envio abaixo foi feito por ele.

Povo sem memória

Tenho andado saudosista. Não nego. Admito, ainda, que muita coisa tem me incomodado nos últimos dias. A falta de memória que temos quando o assunto é agradecer àqueles que muito nos deram, em vida, ou prestar as devidas homenagens aos que já foram, é uma. A péssima mania, desenvolvida nesse mundo pós-moderno, de darmos mais valor a grandes personalidades, que pouco ou nada fizeram por nós, em prejuízo dos que muito fizeram para deixar nossas vidas mais fáceis, outra.

Escrevo para falar de nós, desmemoriados taperenses, que deixamos alguém extremamente importante para a cidade praticamente no esquecimento nos últimos quatro anos. Fizemos questão, sabe-se Deus porque, de homenagear Tancredo Neves com uma rua e dar, a tantas outras, nomes de personalidades nacionais que nada contribuíram com Tapera, mas deixamos o Dr. Hercílio Lenoir Steffens sem nada. Médico sanitarista e vereador por oito legislaturas, ele muito fez por todos nós. Atendendo dos ricos aos mais necessitados, sempre pronto para cuidar da saúde dos taperenses e do futuro da cidade. Conhecido por demais pelas bandas Rio-grandenses, o Dr. Hercílio faleceu em março de 2003 e, a menos que eu muito esteja enganado, recebeu como única homenagem a honra de dar nome à ala de vacinas do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) de Tapera. A sala funciona exatamente no consultório em que o médico atendeu durante anos.

Acredito que os vereadores dessa legislatura, bem como centenas de cidadãos taperenses, não esqueceram do ex-colega de Câmara que tanto fez por nós. Entendo que nossa cidade não tem feito grandes inaugurações de obras e que, seja por acaso ou por falta de disposição, a única coisa que estejam aguardando seja uma grande obra para prestar as devidas homenagens. A minha sugestão é: façamos um plebiscito para mudar o nome de alguma rua, avenida ou escola! Encabeçado por algum vereador ou veículo local de comunicação interessado em homenagear o Dr. Hercílio. Sei que não é simples mudar o nome de uma rua, mas garanto que o número de pessoas interessadas em ter uma avenida ou uma escola com o nome do Dr Hercílio seja muito maior do que os interessados em trafegar por uma "Avenida XV de Novembro" ou estudar em uma "Escola Tancredo Neves". Mesmo longe, como cidadão taperense, eu sei que eu prefiro homenagear alguém que sempre me deu tanto, do que aqueles que eu só conheço dos livros de história.

Isso vale também para tantos outros nomes, muitos deles de pessoas que poderiam receber essa homenagem ainda em vida, como o João Batistela ou o Isidoro Simon, que muito por nós fizeram e engrandeceram minha cidade mas, graças à correria do dia-a-dia e à falta de preparo dos nossos políticos, acabam caindo no esquecimento. Quero poder, daqui há alguns anos, ir para minha cidade e poder explicar para o meu neto recém-nascido, João Pedro Flach Martino, quem foram essas pessoas que realmente fizeram algo por Tapera. E mais do que isso, os taperenses que foram embora da cidade, sempre podem voltar e lembrar, de forma vívida, daqueles que ajudaram a fazer de Tapera o marco que é em nossas vidas. Cabe a nós passarmos para frente a nossa própria história e homenagear nossas próprias "celebridades" é apenas a ponta do iceberg nesse caso.

João Pedro Flach
-- Alessandra Flach (Grá)8154-6680
"Ao que me consta, estou bem
mas o espelho não é o mesmo todos os dias". (Martha Medeiros)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CENTRO VIRA LAGOA

Olha, em questão de poucos minutos cinco pessoas me chamaram pelo telefone pedindo que fotografasse o caos que virou o centro da cidade agora há pouco em razão da forte e bendita chuva que enfim deu o sinal de sua graça. Veio forte demais, mas veio. Pra agricultura, se choveu parelho melhor do que aquela secura.
Ocorre que o centro da cidade virou um rio. Nas imediações do Clube Aliança então, virou uma grande lagoa. A rua Pedro Binni nem se fala, água fechou mais se parecendo um rio.
Tudo em decorrência do entupimento das bocas de lobo, registrado aqui há dias.
Não tem jeito mesmo. É preciso uma ação imediata por uma faxina nas bocas de lobo, do contrário daqui a pouco, a água vai começar invadir as residências no centro da cidade.

Não fiz foto, mas se alguém fez, por gentileza, mande para o e-mail [email protected]

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ASSALTO AO POSTO PETROPAMPA

Conforme informações obtidas junto a Brigada Militar o Posto Petropampa, na avenida XV de Novembro, próximo da Estação Rodoviária, foi vítima de assalto a mão armada. Era em torno de 14 horas, quando dois jovens chegaram a pé, anunciaram o assalto e esvaziaram o caixa, levando cerca de R$ 400,00. Fugiram com a moto do próprio posto tomando a direção de São Pedro. A Brigada saiu ao encalço dos ladrões mas os perderam de vista próximo do Distrito.

O INTERNAUTA VIRANDO EDITOR DO BLOG

A partir de hoje, você também pode ser responsável pela edição desse Blog. Você pode continuar fazendo seus comentários sobre posts aqui inseridos e além disso pode ser editor desses posts.
Se você quiser ver publicado um assunto ou uma foto inédita, basta enviar o material para [email protected]
O seu assunto inserido pode ensejar comentários dos internautas tal qual acontece agora. Nesse caso é necessário que haja identificação através do a-mail.
Se for para ser anônimo faça seus comentários no local apropriado.

Em tempo: se você fizer uma foto de uma situação inédita ou até mesmo adversa, mande por a-mail. Pode ser uma foto denúncia que nesse caso, omitiremos a fonte se assim for o seu desejo.
Vamos participe, afinal de contas o blog é um canal de comunicação feito a várias mãos.

TURNO ÚNICO - VANTAGENS E DESVANTAGENS

Há dias alguém me sugeriu que fizesse um comentário sobre a implantação de Turno Único pelas prefeituras da região e do Estado. Fui deixando o assunto para depois, mas como alguém inseriu comentário, num dos posts anteriores, senti que poderia abrir o tema ao debate para nossos internautas.
No turno único, sem intervalo para almoço o expediente é de 06 horas corridas - das 07h30min às 13h30min. É o caso de Tapera. No caso de Selbach que não tem turno único o expediente é das 7h30min às 11h30 e das 13h30min às 17hs, totalizando 08 horas.
Os prefeitos que implantam Turno Único garantem que promovem economia para os cofres públicos já quem não adere ao sistema argumenta que ele prejudica o municípe. O pessoal do interior dificilmente vai acessar a prefeitura na hora ao almoço. São opiniões que divergem e em razão disso abrimos o debate nesse espaço.
O que você acha do Turno Único na Prefeitura. Vamos dê a sua opinião!

VEM AI UMA NOVA SERENATA DE REIS!

Ia me esquecendo de postar aqui, que na quinta-feira da semana passada a turma de frente do Terno de Reis se reuniu para dar inicio aos preparativos de mais uma Serenata de Reis em Tapera, na passagem da noite de 05 para 06 de janeiro de 2009.
Conforme Jorge de Quadros, na foto com Beto Visoto e Milton Lavall, a próxima serenata será incrementada com alguns evoluções. Já são mais de 30 anos e é preciso que haja uma renovação e uma nova formatação para que continue mantendo o sucesso de outrora. É uma ordem natural das coisas e a expectativa é de que a próxima serenata marque o inicio de um novo tempo dessa comemoração que serve para integrar a comunidade.