segunda-feira, 30 de junho de 2008

CHUVA QUE SE VAI E SOL QUE CHEGA

Até por uma questão de coerência é preciso saudar a chuva que se foi e o que sol que voltou a brilhar e a nos encantar. E o melhor de tudo também, pelo menos para mim, que aquela friagem danada também está dando uma trégua. Segundo a meteorologia, pelo menos até o dia 15 de julho, teremos frio sim, mas um frio ameno, com temperaturas não tão próximos de zero.
Para meu gosto um inverno com temperaturaas na faixa dos 10 graus pela manhã seria aceitável e de preferência com um solzinho esporte e sem vento.

E hoje 30 de junho, acabam-se as expectativas em torno de candidatos e composições para o pleito de outubro pra prefeito.
Assim que tiver as definições de Tapera, Selbach e Lagoa estarei aqui para anunciar aos nossos amigos internautas, os candidatos e as composições.
Até mais ver então!

domingo, 29 de junho de 2008

CRATERAS SE MULTIPLICAM NA RS 223. UM HORROR!

Bom dia meu povo! Mesmo em domingo de manhã, venho aqui pra assinar o ponto! É o dever de ofício. Preciso estar escrevendo. Não é mania muito menos exibicionismo. É necessidade mesmo!

Só pra dizer duas coisas: chuva é bom, é ótimo pra tudo, só que não deve haver exagero nao é mesmo. A previsão era de que domingo cessaria essa chuvarada e essa umidade que nos deixa a todos trasntornados. E qual a minha surpresa hoje pela manhã ao botar a cara pra fora de casa: tempo chuvoso, enferruscado como durante toda a semana.
Vou parar de criar falsas expectativas e ignorar essa situação. E ponto final.

Outro comentário que quero fazer, segue aquele que fiz antes de ontem sobre o estado da RS 332 entre Lagoa e Não Me Toque.
Olha, fazia uma duas semanas que eu não me ia a Selbach. Fui ontem à tardinha, retornando à noitinha e fiquei esacandalizado com a buraqueira da RS 223 no pequeno trecho de 09 km. Que horror meu Deus. Que buraqueira! Aliás, buraqueira não, crateras, verdadeiras crateras de bocas abertas prontas a engolir rodas e pneus. E com chuva fica pior ainda, porque não se sabe se é uma saliência ou uma cratera mesmo.
Eu entendo, por razões diversas que esse é um assunto a ser incorporado pelo Ministério Público, que deve ser chamado a tomar s devidas providências no sentido de preservar vidas evitando acidentes e mortes. No sentido de chamar à responsabilidade do Estado para que cumpra a sua função precípua de proporcionar segurança ao cidadão que paga seus impostos!
Essa indiferença do Estado tem que ter fim, quando se sabe que se o cidadão não cumpre com sus obrigações perant a ele, é penalizado.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

COMENTÁRIOS IMPRÓPRIOS!

Pior que inverno rigoroso é inverno com chuva, úmidade...Eu odeio!
Mas não é sobre isso que quero comentar.
Chego para dizer que há poucos instantes baixou aqui um comentário um tanto quanto inadequado para um espaço tão nobre e democrático como este e que tanta repercussão está tendo, aqui e por aí afora.
Nada de ofensas pessoais! Por uma questão ética e de princípios, não vou permitir.
Não vou aceitar, vou recusar todos os comentários impróprios para este espaço, já fiz essa citação outrora.
E se não me falha a memória, esse é o segundo comentário que recuso desde de setembro do ano passado quando este blog foi criado.
Um abraço a todos e contenham-se!


INSTALAÇÃO DE SOM - AR CONDICIONADO
ALARMES - ELÉTRICA EM GERAL!
Rua Arno Presser, 161 - TAPERA

E DELE CORRUPÇÃO, DESVIOS.....

Olha só um dos destaques da edição de hoje, sexta-feira, de Zero Hora.

Operação aponta corrupção no Ministério das Cidades!

Assessor do ministro ganhou um contrato de pelo menos R$ 5,5 milhões para construir 255 casas populares.

Me limito a isso, apenas a isso! Pra preservar meus caros internautas.
Não há como resistir a esse estado de coisas.
Tudo decorrente da Pizzaria Brasil.
Aqui tudo acaba em pizza!
Uma vergonha, com diria Boris Casói!

UMA SEMANA DECISIVA. TUDO FICARÁ PARA O DIA 30/06

Pois saibam que nesse finalzinho de junho o assunto de todas as horas e de todas as rodas, vira e mexe e acaba em política. É uma expectativa muito grande para saber o que PT, PDT,PTB e PRP(partido novo) estariam articulando, tudo segundo muitos, sob a batuta de Luiz Antonio Brunori. Aliás há quem diga que ele não se conformou com a derrota que teve na convenção do PSB e como tal, estaria fazendo suas articulações.
Tudo indica que sairá um frentão para o embate com Ireneu Orth e Beto Visoto(PP, PMDB e PSB).
Ontem obtive uma informação de que a estratégia de Brunori ao tentar manter em aberto a convenção do PSB era fazer uma composição, do PSB com o PT ou com o PTB. Se fosse com o PT, ele Brunori, seria o vice de Jorge Paulus e com o PTB, ele seria o candidato a prefeito numa chapa com Ivaldo Corazza.
Então se alguém pensa que Brunori está morto, como alguns andam a comentar, não se surpreendam com o que pode acontecer. E tudo vai acontecer na segunda-feira dia 30 de junho a poucas horas da meia noite.
Mais Bah!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

RS 332 ESTÁ PRÓXIMA DE SER "A ESTRADA DO INFERNO DO ALTO JACUI"

Cheguei agora de Carazinho para onde me fui logo após o meio dia. Coisa rápida, mas o suficiente para retornar todo dolorido com a buraqueira da RS 332 que passa por Lagoa e Não Me Toque. Uma coisa impraticável. Fazia horas, horas mesmo, digamos anos, que não ia a Carazinho, porque a nossa referência passou a ser Passo Fundo pra tudo já faz muito tempo,
E como por Victor Graeff o asfalto está intransitável alguém me sugeriu ir aqui por dentro como se diz na gíria. Mas fiquei espantado com a buraqueira. Cruzes credo Ave Maria. E além da buraqueira, o ensaibramento é de péssima qualidade. Horrível, sofrível!
Dá pra andar sim, mas é muita pedra pontiaguda, um horror e um espetáculo para detornar suspensão de automóveis.
O responsável pela manuntenção desse trecho é o DAER a quem cobramos uma explicação pelo péssimo estado da rodovia.

EM TEMPO: O que não dá pra entender é porque o asfalto de Não Me Toque a Lagoa que já tivera sido iniciado não teve prosseguimento. Há quem diga que se formou um lobby na região para sustar a obra. Um jogo de interesses sem o menor sentido que foi acatado pelo governo da época, que se não me falha a memória foi quando Antonio Britto era o governador.

AINDA A TOLERÂNCIA ZERO!

Pois as suspeitas se confirmam na palavra dos especialistas. Se o camarada foi a um baile bebeu todas, foi pra casa na carona de alguém tudo dentro dos conformes e no dia seguinte pega a estrada e é interceptado pela polícia e submetido ao bafômetro, tá ralado. Pode até parecer sóbrio, tranqüilo e sem ter provocado qualquer irregularidade. O bafômetro vai acusar álcool no sangue o suficiente para ser punido.
Especialistas dizem que esse período varia conforme fatores como o metabolismo de cada pessoa, a quantidade e a velocidade de consumo.
O tempo de depuração vai depender da quantidade consumida pelo motorista. Quem bebe uma lata de cerveja, por exemplo, por prudência deve esperar duas horas antes de guiar - valendo o mesmo para uma taça de 150 mililitros de vinho ou uma dose de destilado (cerca de 50 ml). Quem atinge níveis elevados de embriaguez, porém, pode manter-se em condição irregular para dirigir por bem mais tempo.
Então é isso minha gente. Essa lei ainda vai gerar muitas suscitações e situações inusitadas.
Não quero com isso dizer que sou contra a lei. Álcool e direção não combinam não. Só creio que existirão casos em que a punição haverá de ser muito bem qualificada. E aí é que mora o perigo. Brasileiro é especialista nessa arte de encontrar maneiras de justificar-se perante a lei.
De qualquer sorte é preciso ter muito cuidado e pensar duas vezes antes de tomar o primeiro gole, se o carro é seu material de trabalho.
Você pode se envolver num acidente sem que tenha a culpa e se tiver alcoolizado, o mínimo possível, tá com a vida arruinada.As conseqüências todos já sabem: Multa de R$ 955,00, retenção do veículo e da carteira por um ano.

EM TEMPO: Eu costumo tomar uma taça de vinho no almoço. Como hoje tenho que viajar a primeira hora da tarde, vou me limitar a tomar água ou refrigerante. E é assim que terá que ser. Não tem alternativa. Do contrário....

segunda-feira, 23 de junho de 2008

"TOLERÂNCIA ZERO" GERA PROTESTOS!

Pois olha, essa nova lei da tolerância ZERO para o álcool está causando o maior furor entre aqueles que andam turbinados. Aliás, acho que para muita gente a ficha não caiu ainda.
É verdade que a situação estava fora do controle, mas o certo é que a maioria das pessoas, aqueles que costumam beber de forma controlada, está achando muito rígida e sem o menor grau de flexibilidade.
Se o cara vai a um restaurante come uma pizza com a família, toma uma cervejinha e for pego numa barreira policial dentro da cidade, o estrago está feito.
Tenho ouvido todo o tipo de comentários por aí e sinto que a coisa não vai ser nada fácil para controlar.
No final de semana, aqui no Estado, de 45 pessoas que infringiram a lei, 30 foram parar na cadeia e continuam lá. Os outros pagaram fiança e vão responder o processo em liberdade.
Uma coisa é certa: ou os policiais fecham os olhos ou o que vai ter de neguinho recolhido, não vai ser fácil. Vai faltar espaço para abrigar tanta gente! Quem viver verá e quem beber vai sofrer as duras conseqüências da lei.
O negócio é ir se acostumando a andar com um motorista que não bebe à tira colo porque se não aquela cervejinha básica vai custar caro!

A PROPÓSITO, o que você acha da nova lei que foi criada para reduzir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais. Vamos, faça o seu comentário!

domingo, 22 de junho de 2008

DEFINIÇÕES COMEÇAM A ACONTECER!

Pronto, agora o quadro político de Tapera começa a se desenhar com a finalização das três convenções programadas para hoje. PP confirmou Ireneu Orth para prefeito e o PMDB ratificou a decisão de fazer composição com o PP, indicando Roberto Visotto como vice.
O PSB, da mesma forma ratificiou a decisão de coligar com o PP, indicando 08 candidatos a vereador.
A proposta de Luiz Antonio Brunori de deixar a conveção em aberto até o dia 29, para deliberar sobre outras composições, não logrou êxito. O placar foi favorável ao fechamento da convenção por 25 votos a favor e 17 contra. Assim, fica impedida, pelo menos a partir dessa decisao, de Luiz Antonio Brunori ser vice na chapa de Jorge Paulus do PT.
Agora restam as convenções de PT, PTB e PDT, que serão realizadas semana que vem.
É continuar esperando para ver o que acontece nessa semana derradeira.

BRUNORI TENTA VIRAR O JOGO DENTRO DO PSB

Posto agora á tarde uma informação que já tinha de manhã. O ex-prefeito Luiz Antonio Brunori numa jogada de última hora sugeriu, por uma questão de ordem, que a Convenção do PSB ficasse aberta até o dia 29 de junho, para que os filiados pudessem repensar a coligação com outros partidos, assim como o PT e o PDT. Houve uma breve discussão no início dos trabalhos, o clima ficou tenso e tudo ficou por conta dos convencionais. Ás 16hs se saberá se a convenção se encerra hoje, com a coligação com o PP ou se protela a decisão, abrindo-se a possibilidade de composição com outros partidos, abrindo uma brecha para Brunori vir a ser candidato a prefeito pelo PSB ou vice do PT.
É continuar esperando!

Em tempo: política além de arte é um jogo. E Brunori, conforme se previa, está se utilizando de todas as cartas para se candidatar ou a prefeito ou a vice numa composição com o PT de Jorge Paulus. Ele, realmente é um estrategista político e só resta esperar para saber se terá êxito em sua investida de mudar o quadro dentro do PSB que já estava definido.
Ás 16hs eu volto, não sem antes dizer que a eleição de Tapera será decidida hoje!

É HOJE!

É hoje! Sim, hoje define-se o quadro político de Tapera com a realização de três convenções municipais: PP, PMDB e PSB, justamente os três partidos que "PODEM" fazer uma composição para as próximas eleições. As convenções dos demais partidOs serão para mais alguns poucos dias.
PP e PSB curiosamente realizam suas convenções no mesmo local. No CTG Guido Mombellim, utilizando-se de dois espaços distintos.
De parte do PP, a convenção será para sacramentar a indicação de Ireneu Orth na composição com o PMDB de Beto Visoto, que iria a vice. Já no PSB é que é o problema. São dois resultados possíveis. Coligação com o PP ou com o PT. São duas correntes. Uma contra e outra a favor de Brunori na coligação com o PT.
É esperar para ver, mesmo porque o voto dos convencionais é secreto. Ás 16hs estarei aqui para divulgar o resultado.
Até lá então!

Marcadores:

sexta-feira, 20 de junho de 2008

TOLERÃNCIA ZERO TAMBÉM NAS CIDADES!

Complementando o post anterior, é bom esclarecer ou ratificar que a Lei do Alcool Tolerância Zero, vai ser aplicado igualmente nas rodovidas estaduais e nas cidades, aém das BRs.
Nos meus contatos externos por aí, hoje pela manhã, pude sentir que a maioria não sabe que a lei é válida também para as cidades. Está causando o maior furor àqueles que costumam andar com os indíces de álcool no organismo alterado.
Eu sinceramente, não sei como isso tudo vai funcionar na prática por que, o que tem de neguinho dirigindo embriagado e tomando cerveja ao volante pelas ruas da cidade é de impressionar.
Ressalte-se mais uma vez que a punição é severa: multa de R$ 955,00 e apreensão da carteira de motorista por um ano e recolhimento do veículo.
É ficar na campana pra ver no que isso tudo vai dar!

TOLERÂNCIA ZERO PARA O ÁLCOOL!

Hoje, 20 de junho deve ser publicado no Diário Oficial a sanção do projeto de lei que proíbe dirigir com qualquer quantidade de álcool no organismo. O projeto de lei prevê punição pesada a quem beber e assumir o volante. A punição vai da apreensão da carteira de motorista, por um ano, a apreensão do veículo e multa de R$ 955,00.
O motorista não será obrigado a fazer o teste do bafômetro e aí ficará ao livre arbítrio do policial que poderá encaminhá-lo ao hospital para um exame clínico.
Antes disso era permitido 0,6 gramas de álcool por litro de sangue o equivalente a dois copos de chope ou a três cálices de vinho. De agora em diante será tolerância zero.
A expectativa é diminuir sete em cada dez acidentes tanto nas estradas como no perímetro urbano.

A lei vale para as estradas federais, estaduaia e inclusive para as cidades.

A edição de hoje de Zero Hora.com tire todas as dúvidas em relação ao projeto.
Confira na íntegra:

Com a nova lei, quanto de álcool posso beber antes de dirigir?
Nada. A lei brasileira assume tolerância zero em relação à bebida alcoólica. Antes, um motorista podia apresentar até 0,6 grama de álcool por litro de sangue (o equivalente a mais ou menos dois copos de cerveja). Agora, mais do que zero de álcool será um infração gravíssima, com multa de R$ 955 e suspensão do direito de dirigir por um ano.

Como o índice de álcool vai ser verificado?
Fiscais de trânsito e agentes das polícias rodoviárias submeterão os motoristas a testes com o bafômetro. Se o motorista estiver alcoolizado, terá o carro e a CNH apreendidos.

Sou obrigado a fazer o teste com o bafômetro?
Ninguém é obrigado a fazer. Neste caso, porém, a nova lei determina que o testemunho do agente ou policial tem valor de prova na Justiça. Caberá ao motorista explicar ao juiz por que se recusou a fazer o teste. Além disso, o motorista poderá ser conduzido para fazer um exame clínico de embriaguez em um hospital ou em um Departamento Médico Legal.

Como é feito o exame clínico?
Ele é realizado por um médico, por meio da observação. Ele tem limitações. Não determina a presença de álcool no sangue, mas sinais de embriaguez. O profissional verifica sinais como hálito e fala arrastada, além de aplicar testes para verificar a coordenação motora e o equilíbrio. A pessoa suspeita de ter bebido precisa caminhar e colocar o dedo no nariz de olhos fechados, por exemplo.

Isso significa que posso ter bebido sem que isso apareça no exame clínico?
Sim, pessoas que seriam apanhadas pelo bafômetro podem não apresentar nenhum sinal exterior de embriaguez, principalmente se beberam pouco. Muitas pessoas não vão ter alteração nenhuma depois de beber uma garrafa de cerveja. De maneira geral, o exame clínico só pega quem tem mais de 1 grama de álcool por litro de sangue.

Se eu beber e esperar um pouco antes de pegar a estrada, o álcool vai ter sumido do meu sangue?
É melhor não contar com isso. Se a pessoa beber dois chopes, a presença do álcool vai ser notada pelo bafômetro de três a seis horas depois do consumo. Quantidades maiores podem ser detectáveis por períodos bem superiores, até 12 horas.

E no caso dos sinais exteriores de embriaguez? Se eu estiver bêbado, eles vão desaparecer até eu ser levado a um hospital para o exame clínico?
Não necessariamente. O hálito da bebida, por exemplo, vai continuar presente por um período que varia de três a seis horas.

Com a lei, vai aumentar a fiscalização nas estradas?
A lei não determina reforço na fiscalização, mas as polícias rodoviárias federal e estadual prometem multiplicar o número de bafômetros em ação.

Qualquer dose de álcool no organismo poderá ser percebida? Até mesmo de um bombom de licor ou de um medicamento?
Sim. Eduardo de Carvalho, especialista de uma empresa que produz um dos equipamentos utilizados na detecção dos níveis de consumo de álcool, diz que um bombom com licor ou um medicamento pode conter em torno de 0,15 grama de álcool por litro de sangue. Nesses casos, o indicado é o motorista explicar a situação para o agente de trânsito e solicitar a repetição do teste em 10 ou 15 minutos. Assim, somente quantidades maiores de bebidas ficam na circulação e os efeitos do bombom de licor ou medicamento não seriam mais percebidos pelo segundo teste.

Os efeitos do álcool são iguais para todas as pessoas?
Não. Cada organismo responde de uma forma diferente ao álcool. Conforme o professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da PUCRS Pedro Eugênio Ferreira, os efeitos do álcool mudam de acordo com o organismo de cada pessoa. Uma pessoa pode ter bebido quatro latas de cerveja e não apresentar nada. Outra que consumiu só uma lata pode estar complemente alterada.

Os efeitos do álcool no organismo podem variar conforme o peso, a idade e o sexo?
Sim. As mulheres têm tolerância menor à bebida do que os homens. Idosos e adolescentes normalmente também são mais suscetíveis do que adultos. E efeito do álcool demora mais para aparecer em pessoas obesas.

O uso de medicamentos altera o efeito do álcool no organismo?
A ingestão de medicamentos pode influenciar o organismo, aumentando ou diminuindo as conseqüências do álcool para os sentidos.

A alimentação tem alguma influência sobre o grau de embriaguez?
Sim. Estômago vazio facilita a ação do álcool.

terça-feira, 17 de junho de 2008

TERIA SIDO MESMO UMA JOGADA DE BRUNORI?

Olha com toda sinceridade eu era um dos que duvidava que Brunori se lançaria candidato após a entrevista concedida à Rádio Planetário de Espumoso que tem grande audiência em Tapera. Não foi nem um nem dois que disse que tudo não passava de uma jogada do ex-prefeito e que ele estava fazendo suas articulações para ganhar apoio e ter mais poder de fogo.
Pois e não deu outra. Mesmo com uma indisposição muito grande dentro do PSB, vai concorrer, só que a vice-prefeito na chapa de Jorge Paulus do PT.
Na verdade, Luiz Antonio Brunori está pagando uma dívida a Jorge Paulus a quem abandonou na eleição passada para apoiar Nestor Arnemann.

ELEIÇÕES 2008: DEFINIÇÕES COMEÇAM A ACONTECER

Chegando o final de junho, prazo limite para as convenções dos partidos para a indicação de candidatos a prefeito e vereador, a situação começa a se definir em Tapera. Hoje, já daria para se anunciar como certas duas candidaturas: Ireneu Ort(PP) e Beto Visotto(PMDB) para vice e Jorge Paulus(PT) e Luiz Antonio Brunori(PSB). Restariam ainda o PTB de Nestor Arnemann ou Ivaldo Corazza e o PDT de Renato Cassol.
Tudo, evidentemente que são conjecturas nessa reta final do prazo limite, mas até o dia 30 de junho, o panorama político pode mudar. Simplesmente porque política é política, a sua dinâmica é muito abrangente.
A melhor coisa que se tem a fazer portanto é esperar!

domingo, 15 de junho de 2008

ACIDENTE FATAL FAZ MAIS DUAS VÍTIMAS NA RS 223

Na noite de sábado, 14/06, mais um acidente fatal na RS 223, para aumentar o índice de mortalidade no trânsito. O acidente aconteceu por volta das 23H40 de sábado no KM 31 da RS 223, entre o Motel Paradiso e a entrada para a empresa Grandespe em Tapera. Eduardo Galliazzi, de Tapera, motorista de um Fiesta e seu acompanhante Jackson Pereira da Costa, de Espumoso, tiveram morte instantânea como resultado de uma colisão frontal com a Omega Suprema dirigida por Pedro Borba da Silva.
Também viajavam no banco traseiro do Fiesta, Diego Capitâneo e Luiz Fernando Zuccheli que sofreram leves escoriações.
Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Rodoviária Estadual, repentinamente pifou o sistema elétrico da Ômega Suprema que ficou a deriva na escuridão da noite. Invadiu a pista contrária e bateu de frente no Fiesta que trafegava no sentido Tapera/Selbach.
Pedro Borba da Silva, o motorista da Ômega Suprema, sofreu ferimentos, foi hospitalizado mas sem maior gravidade. Eduardo Galliazzi, mais conhecido por Gringo, era motorista de ônibus. Diriga para a Angel Tur e para a Taperatur. Pessoa vastamente conhecida em Tapera e região era tido como motorista prudente e responsável.

sábado, 14 de junho de 2008

Xmaster amplia atuação no mercado!



Empresa genuinamente taperense a X master amplia a sua área de atuação no mercado local e regional. Na tarde desse sábado, procedeu a inauguração de três novos setores que estão localizados na rua Duque de Caxias, 646. São os setores de WebDesign e Sistemas, Treinamento e Recarga de Cartuchos, este em parceria com Cauê Kern. A empresa que tem sede em Tapera e filiais em Lagoa e Campos Borges é uma das que mais cresce no mercado regional na área de informática.
A inauguração neste sábado á tarde foi bastante informal. Teve corte de fita e breves considerações dos diretores, Douglas Zulian e Cauê Kern, contando com a presença de lideranças locais e clientes.
WebDesign e Sistemas atuará no desenvolvimento de sites, registros de domínios, criação de contas de e-mail e sistemas para uso comercial, contando com programadores que possuem ampla experiência no setor.
A Divisão de Treinamento realizará cursos livres de Desenvolvimento de Sistemas, Excel Avançado, Informática para Terceira Idade, Operador de Computador, Entendendo o Windows XP, Programação em PHP, WebDesign, Designer Gráfico e Sistema Operacional Linux entre outros.
Na área de recarga de Cartuchos e toners Xmaster, inclui a parceria cm a InjetkColor, cujos produtos apresentam melhor qualidade entre os demais remanufaturados do mercado e possuem preços acessíveis.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO!

Olha, pra dizer a verdade, este espaço está cumprindo os objetivos a que se propôs. Ser um meio de comunicação não apenas informativo mas interativo também.
Durante os 24 anos de Jornal Integração, sempre me propus a fazer esse trabalho de interação com os leitores, mas nunca foi possível. Nunca houve respaldo.
Estou conseguindo esse objetivo agora com este blogger. Me impressiona sobremaneira o índice dessa interação o que faz com que a responsabilidade sobre os posts aqui postados aumente cada vez mais.
Isso é salutar e, em as pessoas se manifestando, quem não se manifesta forma a sua opinião.
É esse o papel de qualquer veículo de comunicação. Nada de imposições de idéias ou de pensamentos do responsável pelo veículo.
É evidente que, como comunicadores que somos, por vezes somos chamados a opinar, e assim o fazemos, dentro de uma linha ética e racional.
No caso da edificação ao lado do Clube Aliança, senti uma certa repulsa de algumas pessoas, postei o comentário, procurando contornar uma situação que se encaminhava para o indesejável. Disse que era preferível uma construção, não tão de acordo para um local que é nobre, porém que era melhor que um terreno baldio por anos, o que é uma constante em nossa cidade.
Aí vieram os comentários dos internautas, alguns dos quais defendendo quem estava sendo atacado.
Eis aí a razão e a importância dessa interação. Sei de gente que mudou de posição ao ler os comentários aqui postados.
É assim que devemos agir. Sem radicalismos, com coerência e com sensatez, cada qual respeitando o direito de ir e vir e de se manifestar das pessoas.

terça-feira, 10 de junho de 2008

MST OCUPOU PÁTIO DA BUNGE EM PASSO FUNDO

Cerca de quinhentos integrantes do MST invadiram o pátio da Bunge na manhã de hoje em Passo Fundo. Eles chegaram em ônibus vindos de Pontão, Carazinho e outros municípios da região. A movimentação do MST é orquestrada em todo o Estado e estava na pauta de atividades, embora, nem a BM tinha informação de que ocupassem a empresa.
Houve confronto com a Brigada Militar que montou uma verdadeira operação de guerra para conter a manifestação.
José Dahmer, empresário proprietário da Tecnosul - Segurança Eletrônica se encotrava em Passo Fundo e ligou para passar as informações. Ficou impressionado com a movimentação policial no local


segunda-feira, 9 de junho de 2008

E O CÓDIGO DE POSTURAS O QUE DIZ?

Olha aí um tema palpitante para ocupar o tempo dos nossos vereadores. Não sei o que diz a Código de Posturas do município a respeito das edificações em Tapera, mas seria de bom alvitre, observar essa questão principalmente em se tratando de zona central da cidade.
A construção para abrigar Benoit alí na avenida, esquina com Dionísio está sucitando todo o tipo de comentário e observação. Já postei comentário aqui logo abaixo, respondendo questionamento de um internauta.
Creio que se o Código de Posturas do município não estabelece nada em relação a isso, e o momento é oportuno para se estabelecer o debate objetivando mudar as regras do jogo se for o caso. Mesmo porque todo o projeto tem que passar pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura.
Creio que assim como existem normas para tudo, também deveria acontecer o mesmo para as edificações na zona urbana.

MAIS UM ESCÂNDALO.... MAIS UM APENAS... PRA NÃO SAIR DA ROTINA UAI!

Semana começando com muita chuva é uma dessas tantas coisas impraticáveis não é mesmo. Segunda-feira com chuva é dose. Inicio de semana tal e coisa...
Eu particularmente odeio ter que sair pra rua com chuva. As vezes dá para transferir compromissos, mas tem alguns que são inadiáveis e aí é um caos.
Aliás, eu duvido que alguém goste de chuva. Claro que ela é importante sob o ponto de vista climático e de meio ambiente, mas é um saco ter que sair à rua com ela batendo nas canelas.
Mas não tem outro jeito não. O negócio é aceitar passivamente.

Mas mudando de saco pra mala. Mais um escândalo político que colocou o governo Yeda de "barbas de molho". Olha não me admira nada as revelações feitas - põe sacanagem essa do vice-Governador Paulo Feijó - pelo Chefe da Casa Civil Cézar Busatto. Todo mundo está careca de saber que a maior parte do dinheiro das campanhas políticas é de origem duvidosa. Dinheiro sujo, dinheiro nosso...
Então a mim não me espanta mais essa confusão. O problema é que tudo acaba dando em nada. A única coisa boa dessas CPIs é que esses escândalos desmascaram seus responsáveis, o que não ocorre na tramitação dos processos nas justiça. Tirando essa questão da publicidade, as CPIs não tem o menor sentido, pois o que vale mesmo é o que está lá na justiça.
Muitas vezes, as evidências são claras, porém com falta de provas mais contundentes a coisa acaba ficando por isso mesmo.

Não sei não no que vai der essa conturbada relação do vice Paulo Feijó com a Governadora Yeda Cruzius. O cara tá afim de bagunçar o coreto mesmo e não se importa com as conseqüências, porém entendo que daqui a pouco alguém vai dar um chega pra lá no homem que quer fazer política sem jogo de interesses. Ele está certo, mas creio que não chegará a lugar nenhum.
Agora, que foi uma trairagem dele, ah isso não resta dúvida! Sacanagem das grandes!

sábado, 7 de junho de 2008

QUEM NÃO FAZ NÃO DEVE CRITICAR!

Internauta, aos comentários, me convida a emitir opinião sobre a construção que está sendo executada ao lado do Clube Aliança na Avenida Xv de Novembro. Na verdade não sei que tipo de enfoque ele pretende, mas num primeiro momento saúdo todo e qualquer tipo de investimento que seja feito em nossa cidade.
Mas posso deduzir que o que chama a atenção é o tipo de edificação que está sendo feita ali, numa localização nobre da cidade, não é mesmo?
Olha, em se tratando de uma empresa de fora, o único objetivo creio que seja se livrar do aluguel e em segundo momento, para ter um espaço mais amplo e se está investindo aqui é porque a cidade oferece condições e tem potencialidade. Isso por si só é um bom sinal.
Agora sob o ponto de vista de Tapera, creio que o local poderia sim, abrigar uma edificação mais apropriada. Um edifício por exemplo, bonito, robusto. Mas como são poucos os investidores locais não há razão para reclamação.
O local é nobre sim, mas é preferível um investimento simples a mais um terreno baldio tomado pelo matagal, com acontece em outros locais da cidade.
O problema é que o taperense ao longo do tempo, com raríssimas exceções, tem preferido investir fora daqui, o que é uma lástima.
E é por essas e por outras que todo e qualquer investimento dos chamados estrangeiros sempre acaba sendo bem vindo
Olha só no que foi transformado o velho casarão onde hoje encontra-se a Girassol Calçados. Tinha tudo para virar depósito de bagulhos. O local chamou a atenção de alguém de fora que investiu aqui.
Se nós não fizemos o que deveria ser feito, não devemos criticar quem tenta fazer alguma coisa. É o que penso a respeito.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

UMA OBRA DESNECESSÁRIA!!!!!!

Alguém na rua questiona a decisão da Prefeitura de asfaltar a rua Nilo Peçanha até Avenida Alberto Mânica e posteriormente até a Perimetral Leste. Pedi que fizesse um comentário no post correspondente, mas o cidadão disse que não faria porque não tinha computador e solicitou que fizesse o registro de sua manifestação.
Disse que não entendia o asfaltamento do trecho e que a Prefeitura deveria asfaltar ou fazer pavimantação com PVS de todas as transversais da avenida XV de Novembro para deixar a zona central com ares de cidade bonita e limpa.Citando como exemplo a rua José Bággio, disse que o asfalto ou PVS deveriam se estender até encontrar a Rua Júlio Henrich. E que na Tiradentes pderia ir até o encontro com a Permião Tosetto.
Está feito o registro e se alguém da prefeitura quiser se manifestar por favor, o espaço está a disposição.

CASOS DE CÂNCER!

Eis aí o comentário, feito no dia 21 de maio, ao qual me reportei na postagem abaixo. Não foi invenção minha não. Só citei o e-mail que havia recebido.
É de alguém de fora que manifestou-se.

"Alguem ja fez um estudo pra saber se o grande numero de casos de cancer em Tapera nao tem correlacao com o uso de agrotoxicos, contaminacao de agua pelo Curtume ou outro problema? A Secretaria de Saude fornece os dados das pessoas doentes ai?

quarta-feira, 4 de junho de 2008

CASOS DE CÂNCER E POLUIÇÃO DO CURTUME

Esses dias recebi um e-mail, que não sei onde foi parar - acho que deletei por engano - pedindo que averiguasse a razão de tantos casos de câncer em Tapera. No e-mail, uma indicação de que o problema teria uma relação direta com o mau cheiro do curtume e os gases emitidos na atmosfera.
Respondi que iria averiguar mas ainda não deu. Mas a sugestão continua na minha pauta. Estou levantando informações para ver se isso tudo procede mesmo.
Se você tiver alguma indicação por favor!

terça-feira, 3 de junho de 2008

A RECEPTIVIDADE SURPREENDE, PELOS "COMENTÁRIOS"

Pois olha, pra falar a verdade estou adorando estar aqui me comunicando com vocês. Já escrevi há algum tempo que não imaginava que essa história de Blogger fosse pegar como pegou. A receptividade de um espaço desses se mede pelos comentários dos internautas e a considerar isso, me considero realizado e satisfeito. É claro que tudo depende do assunto não é mesmo.
As vezes me perguntam na rua porque fico fora do ar por alguns dias. Respondo de imediato que prefiro fazer postagens que realmente interessem aos internautas. Um espaço nobre como este merece assuntos que estejam em evidência, que atraiam realmente a atenção do internauta.
Prefiro ficar um ou dois dias fora a torrar a paciência de vocês com banalidades, só pra dizer que estou com atualização diária.
Prefiro qualidade à quantidade. É evidente que se desse para unir essas duas correntes seria melhor, mas como o Blogger é restrito à Tapera e excepcionalmente à região, a coisa tem que ser assim mesmo.