NA DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS UMA PALAVRA DE ORDEM DO JUIZ DE DIREITO
Na manhã dessa quarta-feira, foi realizada a solenidade de Diplomação dos Eleitos na eleição de 05 de outubro, tendo por local o salão nobre do Poder Judiciário em Tapera. Uma solenidade normal em que compareceram algumas poucas pessoas além dos candidatos eleitos de Tapera, Selbach, Lagoa dos Três e Colorado.
O que mais chamou a atenção mesmo foi o pronunciamento do Juiz de Direito Dr. Rodrigo Azevedo Bortolli. Quem estava presente no ambiente teve certa dificuldade em interpretar alguns termos utilizados na sua fala. Da mesma forma quem acompanhou a transmissão pela Rádio Cultura também teve essa impressão.
Não que o Dr. Rodrigo não tivesse sido claro. É que ele, em não citando fatos específicos, deixou muita gente com a pulga atrás da orelha.
Assim, para que todos possam tirar as suas próprias conclusões, estamos publicando o a parte final do pronunciamento do Dr. Rodrigo, que no total foi de 22 minutos.
No início de sua fala ele se refere ao processo eleitoral e faz agradecimentos entre outras considerações.
25 Comentários:
POderia ter postado uma fotografia mais animadora! aposto que tens!
Registro aqui um questionamento feito por várias pessoas, algumas das quais depois de ouvir a fala do Dr. Rodrigo, Juiz de Direito, pela Rádio Cultura.
"Se o Poder Judiciário tem orçamento próprio, porque os municípios tem que designar servidores municipais para atuar junto ao Forum o ao Cartório Eleitoral"
Com a palavra o Poder Judiciário!
Parabéns, Leonardo, por ter publicado a fala do Juiz de Direito. Assim ficamos cientes do que as autoridades pensam, a forma como agem e como explicam seus comportamentos. E mesmo sem conhecer os fatos que originaram a forte reação dele, admiro sua coragem. Tapera, porém, é um ninho de cobras...
Bom! Acho que ficou claro que o Juiz vai estar de olho nas pessoas que se acham mais que a Lei, naquelas que tem arrogância de se achar superior aos outros e mandam e fazem o que bem entendem. Pessoas com idéias antigas vão ter que atualizar, pois os tempos são outros e a autoridade máxima do município não é o Prefeito. Esse também tem deveres!
Esta enganado o senhor que fez o comentário de que o prefeito náo é a maior autoridade do município. Por acaso o Presidente da Rpublica nao é a maior autoridade do país! Na verdade os tres poderes saó autonomos, cada qual tem sua função- Mas o executivo, em razao das
atribuições que lhe são efetas, pela constituição brasileia
como respeitar as leis- elaboradas por ele, ou pelo legislativo, mas aprovadas pelo legislativo, executando e pondo em prática as mesmas, e esta aplicação representar a maior atividade, é a função mais importante, seja como Presidente da Republica, Governador de Estado, seja como Prefeito Municipal. O Poder Legislativo, tem a função de aprovar ou alterar as leis vindas do executivo, e se for o caso até de elaborá-las, além de fiscalizar os atos do poder Executivo. No caso dos Estados e Municípios, porém, sem nunca colidir com a lei maior que é a Federal. E no caso dos Municípios, sem nunca colidir com a lei Federal e a Estadual, por serem maiores. A função
do Judiciário é fiscalizar todos atos, dos dois outros poderes, e se não aplicada a legislação, e a própria constituição, co
retamente, corrigir os erros e aplicar as penalidades quando for o caso. Por isso na ordem dos Poderes, é o Executivo, Legislativa e o Judiciário, mas cada qual com suas atribuições especificas. OK
ignorantes que pensam que a autoridade máxima de um município é o prefeito. eles dizem " o prefeito pode pedir a transferência de um juiz quando quiser". santa ignorância. ainda bem que não é assim. qualquer pessoa de bom senso concorda com o dr. rodrigo. ele tem seus defeitos sim. mas se é ruim com ele, muito pior sem ele. quanto ao orçamento do poder judiciário concordo plenamente. se são 3 poderes independentes, um não pode e nem deve depender do outro né. outra coisa que acho errada se tapera já tem pouco efetivo, pra que um brigadiano no fórum e outro no ministério público, mesmo aposentados eles não trabalham de graça né. e se for pro estado pagar, então que vão para a rua no policiamento ostensivo, imagina se em tapera tem 2 brigadianos só para cuidar do juiz e do promotor, quantos serão no estado.
Um blog que nao deixo de visitar....
Adorooo...
Como seria se o Prefeito se negasse a ceder uma funcionária para o Judiciário e outra para o Ministério Público?
Haveria retaliações?
Não há orçamento separado justamente por isso, para que um não interfira no funcionamento do outro por questões como essa?
Se eu fosse o Juiz eu retiraria o pedido de cedência de uma funcionária....
A autoridade de um prefeito é só administrativa, decidindo onde aplicar o $ de impostos e do governo federal. Seu madato pode ser cassado [e isso acontece muito] pelo Judiciário, pode ir a julgamento. Na verdade não existe autoridade maior, a não ser em casos de políticos [corruptos, que agem como raposas soltas num galinheiro] que tem influncia em órgãos regionais como o TRE. Autoridade de prefeito, só administrativa.
O Judiciário não tem verbas enormes, tanto que faz prédios suntuosos e tem salários invejáveis (sob o ponto de vista dos outros poderes)? Então prá que ficar pedindo cedência de funcionários prá Prefeitura que vive à mingua?
Sugestão: Publica os gastos das campanhas eleitorais em tapera por candidato, ou este povo não apresentou ainda as contas? QUEM GASTOU MAIS?
Os gastos estão no site do TRE. Faz uns dias que eu olhei e pelos calculos ficou assim:
- cada voto do Jorge custou em torno de 90 centavos;
- cada voto do Irineu custou em torno de 4 reais
Jorge mostro como se faz uma campanha de qualidade e barata.
OK
- cada voto do Jorge custou em torno de 90 centavos;
- cada voto do Irineu custou em torno de 4 reais
NÃO ESTÁ COMPUTADO AÍ QUANTO QUE O ASSESSOR "PRÁ ASSUNTOS ESPECIAIS" DO JORGE GASTOU?
O assessor para assuntos especias do Jorge, deve ter gasto este valor de 90 centavos em média por voto, com duas ou tres famílias. Mas quantas será que ele visitou.....
E qual a origem do DINHEIRO usado pelo "assessor para assuntos especiais do Jorge"?
Olha, os agricultores devem saber a origem do dinheiro do "assessor para assunto especiais" do Jorge.
Quem sabe você pergunta prá eles...
O "Assessor para Assuntos Especiais" do Jorge gastou e bastante. O problema que ele gastou o dinheiro dos outros. Os agricultores é que sabem da onde saiu este dinheiro todo.
vou adivinhar quem é este assessor para assuntos especiais do jorge. vamos ver se eu acerto: o sobrenome dele começa com V e termina com I, se acertei mereço um prêmio não acham.
vou adivinhar quem é este assessor para assuntos especiais do jorge. vamos ver se eu acerto: o sobrenome dele começa com V e termina com I, se acertei mereço um prêmio não acham.
qtaaaaaaaaaaaa bobagem........
a menos que vc seja ele
inocente útil . o tal assessor especial quebra uma cooperativa, deixa meio mundo desempregado e os associados desesperados e vc acha que falar mal dele é bobagem. te liga seu inocente útil
Veja a pobresa de pensamentos das pessoas, só casquinha nessa cidade afinal o que valia era o momento de postura sociais e administrativas ou a carinha linda de alguns diplomados.. c liga..que tal pensar para frente...menina ou.... O minicípio tá carente de posturas sérias e verdadeiras que legitimem o povo como fala o Doutor Rodrigo e não de foto animadora.
Concordo sim com este ultimo comentario! Lógico. Eu até poderia ter comentado a respeito da postura e tal...( assunto do dia)...mas preferi não o fazer! E não quis criticar ngm....sou uma pessoa bem tranquila, fiz este comentario numa relax...Se fugi do assunto ao escrevr, mil perdoes senhora..ou ....mas te garanto que em meus pensamentos eu concordei plenamente com a fala do Dr. Rodrigo. Adoro este blog. Abraços Leonardo!
Ah só para corrigir, pobreza AINDA é com Z ....
Postar um comentário
<< Início