quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A DROGATIZAÇÃO TEM COMO PREVENIR SIM OU NÃO?

Pois olha, ando pensando muito no que as pessoas andam falando por aí. A drogatização de adolescentes e jovens está aumentando numa velocidade surpreendente em Tapera. Já não se fala mais em maconha, cocaína, agora é crack e uma outra droga que está surgindo no mercado, que nem sei o nome, e também nem quero saber, que é mais potente ainda, produzida pela mistura de produtos químicos pesados. É a mais letal de todas!
É claro que a droga não é um problema exclusivo de Tapera, mas andei pensando e cheguei a algumas conclusões ou observações como queiram.
Tapera tinha um programa chamado Menor Aprendiz, que possibilitava que adolescentes até 16 pudessem desenvolver atividades em empresas da cidade, naquilo que poderíamos chamar de extraclasse. Iam à aula num turno e no outro trabalhavam e acabavam aprendendo uma profissão. O programa era monitorado pelo Conselho Comunitário de Assistência Social, que acabou extinto. O CCAST e o próprio menor aprendiz. O CCAST não sei porque, mas o Menor Aprendiz, acabou em razão de uma lei de amparo ao Menor e do Adolescente que entre outras coisas estabelecia e estabelece que menores de 16 anos não podem trabalhar.
Nunca ninguém entendeu a legislação porque liberou o adolescente para a vida e para entrar no mundo das drogas foi um pulinho.
Outra coisa que não deu para entender foi o CCAST ter cessado suas atividades. Ele foi criado justamente para proporcionar que os adolescentes, em frenquentando a instituição no turno inverso ao da sala de aula, pudesse ser preservado e ao mesmo tempo possibilitando em alguns casos, não todos, que trabalhasse e aprendesse alguma profissão.
Muitos profissionais que hoje atuam por aí estão no emprego graças ao Programa Menor Aprendiz. Outros que não tiveram oportunidade em razão do abortamento do programa e da extinção do CCAST estão aí, pra cima e pra baixo, atuando no mundo da drogas e sem perspectiva alguma de futuro.
Está aí uma boa sugestão para a próxima administração que se instala em 1º de janeiro de 2009. Sei da preocupação do Ireneu e do Beto em relação ao tema e aí vai a minha contribuição. A restauração do CCAST para implementar novamente o extraclasse, aliando-se a isso os cursos profissionalizantes cabíveis para preparar esse jovem para o mercado de trabalho.
Acredito piamente que este é o primeiro passo para minimizar o grave problema da drogatização de adolescentes em nossa cidade.
O Conselho Tutelar é o remédio, mas o que mais precisamos é prevenir!Pensem nisso!

7 Comentários:

Às 4 de dezembro de 2008 08:17 , Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de sugerir que o Irineu unisse as pessoas e entidades de Tapera. Poderia existir um "conselho" extra-oficial que se reunisse todas as semanas (na ACIT, por exemplo) e que todas as pessoas que quisessem participar pudessem levar suas sugestões e opiniões para Tapera crescer novamente.

3 de Dezembro de 2008 18:10

 
Às 4 de dezembro de 2008 13:47 , Anonymous Anônimo disse...

PODERIA SER UM CONSELHO CONSULTIVO POLÍTRICO E ECONOMICO, COM REUNIÕES MENSAIS, PARA AVALIAR AS AÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO E SUGERIR INICIATIVAS.

 
Às 4 de dezembro de 2008 15:29 , Anonymous Anônimo disse...

Eu acho que mais que gerenciar a Prefeitura, o Prefeito tem que ser um aglutinador de forças. Ele tem que ouvir , incentivar, ser um facilitador. Claro que a figura do político todo-poderoso é mais fácilmente aceita. Mas os verdadeiros gestores são os que lideram equipes, sejam elas oficiais ou não.
Acredito que Prefeitura e Associação Comercial, por motivos óbvios, têm o mesmo objetivo, por isso uma reunião num orgão não-ofical poderia ser mais proveitosa.

 
Às 4 de dezembro de 2008 16:22 , Anonymous Anônimo disse...

Caro Leonardo, te conheço a muitos anos , e como jornalista sempre admirei o seu trabalho, sinto que voce defende a elite , os grandes , que pena , esperava que voce noticiasse as coisas que aqui acontecem sem ser puxa saco dos grandes. Que decepçao...

 
Às 4 de dezembro de 2008 16:46 , Anonymous Anônimo disse...

QUE TAL SE TU FOSSE MAIS CLARO NA SUA RECLAMAÇÃO.....

 
Às 4 de dezembro de 2008 16:55 , Blogger Leonardo Mayer disse...

Alguém fez um comentário sobre a situação do consumo de drogas em Tapera citando inclusive um local em questão. Me reservei o direito de recusar o comentário para evitar complicações em razão de citação de nomes, essas coisas, que podem ensejar comprometimento.
Tem coisas que não tem como publicar sem que haja uma comprovação tácita. E mesmo assim, dependendo do tema, é complicado. Gostaria que o internauta em questão considerasse essas observações.
Abraço!

 
Às 18 de janeiro de 2009 18:11 , Anonymous Anônimo disse...

As drogas em Tapera são um dos reflexos de que a juventude não tem muita opção de lazer. Não há um parque público, um cinema, uma biblioteca bem equipada, um teatro, nada que os faça liberar a imaginação e energia. Acabam fugindo da realidade nas drogas. A comunidade da região deveria pensar nesse assunto em conjunto para buscar soluções. Um calendário de eventos regional e um planejamento conjunto poderiam ser algo interessante a ser desenvolvido.

 

Postar um comentário

<< Início