AINDA A DEPRESSÃO DE FINAL DE ANO
Em relação a esse tema da tristeza ou depressão de final de ano dizem os especialistas, psicólogas e psiquiatras, que é uma situação normal em se tratando de ser humano. Nessa época se fazem avaliações, cobranças, arrependimentos, conquistas, perdas, ganhos, enfim, o final de ano é fase de avaliar o que se fez ou deixou de se fazer.
Uns comemoram, outros são mais pacíficos, mais há o grupo dos entristecidos. Um grupo que nessa época se fecha, se retrai, fica muito pensativo, irritado, mais agressivo.
Ficar triste nessa época é natural, devido ás avaliações e reflexões que são feitas, e se existe ainda a lembrança da morte de um ente querido, que não foi elaborada, ou uma perda significativa (separação, emprego, reprovação escolar...), haverá o sentimento de luto pela perda e nesse caso a tristeza é uma consequência mais que natural.
José Antônio Sespedes em seu livro “Depressão,um beco com saída” descreve muito bem três situações vivenciadas nessa época do ano:
Papai Noel,esse chato.
Por incrível que possa parecer,a figura amiga do bom velhinho que sempre habitou os corações, foi banalizada pelos exageros da propaganda que, neste período, passa um rolo compressor no bom senso, transformando “Papai Noel” num mero pretexto para alavancar as vendas.
Em família
O Natal e a passagem de ano são as datas mais propícias para o reencontro e também, a época que muitos detestam pelo motivo de ter que reviver certos desafetos neutralizados pelos afazeres diários.
Renascendo
No auge da física quântica falar em possibilidades é a melhor maneira de ser entendido. E nesse clima, afirma-se que,tudo pode acontecer numa noite de Natal ou na virada de ano, basta para isso,voltar às origens e fazer uma retrospectiva da própria vida, esquecer o tempo e deixar o coração pulsar no compasso das estrelas. No silêncio da alma, o mundo se configura continuamente, e nessa atmosfera, novas janelas poderão se abrir para novos tempos,novas posturas e novas amizades...
E concluiu dizendo que a depressão de final de ano é mais uma pirotecnia da mente coletiva que condiciona o indivíduo a imaginar um mundo feliz, enquanto amarga o desprezo e a solidão.
Você por exemplo, como se sente no Natal e Ano Novo?
4 Comentários:
Natal e ano novo perdeu o sentido. Só se pensa em vendas, comilança e bebedeira. uma pena mesmo,
natal é família.
O problema é q esta estrutura está muito desvalorizada.
Família = Vida
Pra mim Natal, ano novo e a semana entre eles são o apêndice do ano. Se as duas datas fossem no mesmo dia seria melhor.
Gostei do post! Se puder me visitar, meu blog é http://sindromemm.blogspot.com
Valeu!
Postar um comentário
<< Início