terça-feira, 28 de outubro de 2008

A LOCALIZAÇÃO DO CENTRO ADMINISTRATIVO!

Como é sabido, trabalhei, como contratado, na campanha política da Aliança Democrática. Foram três meses de uma experiência inédita porque a vida toda, como profissional, assisti a esse espetáculo da democracia, de camarote e dessa vez fui para a trincheira o que me valeu muitos ensinamentos e conhecimento sobre essa que eu considero uma arte na essência da palavra.
Por acaso, não sei porque cargas d’água me surgiu a lembrança da construção do Centro Administrativo Municipal na Vila Progresso. O prefeito da época, João Maximiliano Batistella, criou uma comissão para emissão de um parecer sobre a melhor localização do Centro Administrativo. A sugestão ou o parecer foi encaminhado á Câmara que enfim aprovou a construção na Vila Progresso com isso esperando-se que a cidade crescesse para aquele lado.
O assunto suscitou debates e questionamentos, principalmente em razão da distância do centro da cidade. A maioria concordava com a transferência o problema era a localização.
Durante os debates que se prolongaram por longos dias até que houvesse a definição, como Diretor-Editor do Jornal da Integração, manifestei minha opinião sugerindo que, com a chegada do asfalto da RS 223, o Centro Administrativo deveria se localizar ao longo do acesso à RS 223.
Fui voto vencido é claro e hoje passados 30 anos, me convenço de que teria sido a melhor alternativa.
Digo isso a partir da manifestação de Osvaldo Henrich Filho, hoje vereador eleito, numa reunião que a ACIT realizou no Tenarião logo no início da campanha eleitoral.
Prego chamou a atenção dos presentes para o fato das empresas terem se estabelecido ao longo da RS 223, para aproveitar o fluxo de veículos e de pessoas. Citou o caso da GF Pneus que saiu aqui do centro e hoje experimenta um invejável desenvolvimento que não teria tido caso se mantivesse na Avenida Xv de Novembro.
Não podemos viver do “se”, mas ás vezes é preciso olhar para trás para projetar o futuro. O sucesso de todo e qualquer empreendimento depende de nossas ações e de nossas decisões no presente. Depois de tomadas, só o tempo mesmo para dizer se estávamos certos ou equivocados.

10 Comentários:

Às 28 de outubro de 2008 15:38 , Anonymous Anônimo disse...

A construção do Centro Administrativo Municipal não trouxe quase nenhum beneficio na Vila Progresso assim como nao faria diferenca pra a outra area da cidade. Não se trata da construcão de Brasilia, onde as pessoas se mudaram pra morar mais perto, abriram estradas e criaram empregos maravilhosos. Se fosse na Vila Brasilia, por exemplo, talvez teria algum impacto...mas a prefeitura teria que investir...

 
Às 28 de outubro de 2008 19:45 , Anonymous Anônimo disse...

Leonardo sei que nao tem muito a ver com o assunto em pauta mas como tinha que fazer esse comentario usarei esse espaco pelo amor de deus quando as prefeituras do tao chamado rota das terras vao fazer alguma coisa e ir atras de alguem que recupere a rs 223 meu deus do ceu quantos acidentes vao ter que acontecer pra que mude ou vamos ter que andar a cavalo.

 
Às 28 de outubro de 2008 22:47 , Anonymous Anônimo disse...

O que o caro colega do comentário ai de cima quiz dizer"se fosse na Vila Brasilia, por exemplo, talvez teria algum impacto".
Por que vc ñ se espressa melhor, só pode que tava querendo dizer q ja teria sido arrombada, ou depreciada, talvez sim, talvez não, mas a verdade é que no "centro da Cidade", nimguém sabe dar valor ao moradores da vila Brasilia, e acabam esquecendo que quem faz o comércio de Tapera é esse povinho, como muitos chamam, pq os ricos de Tapera, pegam seu dinheirinho, q muitas vezes, ñ se sabe de onde vem e vai gastar em cidades onde tudo é mais barato.
Na Vila Brasilia, como em qualquer lugar do mundo, existem pessoa boas e pessoas de má índole, mas eu acho que ja ta mais que na hora dos Taperenses ficrem flando mal do povo da Vila, e dar mais valor pra esse povo que levanta cedo da manhã pra trabalhar, e tenta viver uma vida digna e honesta

 
Às 29 de outubro de 2008 09:49 , Anonymous Anônimo disse...

De novo a RS 223, aquilo lá é uma máquina assassina, quem vai fazer alguma coisa prá defender o cidadão que paga impostos altíssimos?

 
Às 29 de outubro de 2008 09:56 , Anonymous Anônimo disse...

"Centro Administrativo deveria se localizar ao longo do acesso à RS 223????"
Cara, quem tem que ir prá lá são as empresas, não a Prefeitura.
Não é chamar o movimento daqui pra RS, é pegar o movimento que está na RS.
Achei muito equivocada esta opinião, mas concordo que as empresas devem se localizar lá, sim.

 
Às 29 de outubro de 2008 12:46 , Anonymous Anônimo disse...

É verdade, uma cidade com comércio "quente" é uma cidade que vai pra frente.

 
Às 29 de outubro de 2008 14:09 , Anonymous Anônimo disse...

Eu escrevi o 1o comentário. Minhas sugestão de colocar a prefeitura na Vila Brasilia era pra melhorar a infra-estrutura de urbanização, a seguranca e incentivar as pessoas a manterem as suas casas e jardins arrumados, quem sabe gerando mais empregos.No caso da Progresso a infra-estrutura ja estava lá, não alterou quase nada. A idéia seria diminuir as diferenças... Tapera é muito elitista. Em uma cidade tão pequena, todo mundo deveria ser considerado igual, independente de condição social, cor ou sexo. Os ricos dependem dos pobres, senão Tapera nem existiria.

 
Às 29 de outubro de 2008 14:25 , Anonymous Anônimo disse...

RS 223
Porque não celebrar o dia da "Morte da RS 223"?? Num domingo a população de Tapera e região poderia levar cruzes e plantar na beira da estrada. Se conseguirem juntar 5 mil pessoas vai chamar a atenção, avisem a Zero Hora, o Correio do Povo e a RBS TV!!Pra chamar mais gente, podem arrumar patrocinio e colocar uma banda de música pra tocar. Levem a foto do seu deputado pra prender na cruz!!

 
Às 29 de outubro de 2008 17:17 , Anonymous Anônimo disse...

"Num domingo a população de Tapera e região poderia levar cruzes e plantar na beira da estrada"
Ótima idéia!
Como poderíamos viabilizar esse movimento?
Poderia ser chamado CRUZ PELA VIDA ?

 
Às 30 de outubro de 2008 00:00 , Anonymous Anônimo disse...

Movimento CRUZ CREDO é mais apropriado.

 

Postar um comentário

<< Início