SÓ ACIDENTE OBRIGA MOTORISTA AO BAFÔMETRO!
Olha aí a Lei de Tolerância Zero ao Álcool se abrandando.
O motorista que se negar a fazer o teste do bafômetro ou de sangue, para identificar a presença de álcool no organismo, não será preso. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nenhum condutor é obrigado a se submeter aos exames para a aplicação da nova lei de tolerância zero ao álcool no trânsito. O policial só pode punir o motorista que estiver visivelmente embriagado, ou seja, aplicar multa de R$ 955 e apreender a sua carteira de habilitação por um ano, em caso de acidente.
No caso de não haver acidente e diante da recusa do condutor de fazer o exame, não há como comprovar índice superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido, suficiente para levar o infrator à prisão. Só são obrigados a fazer o teste de alcoolemia no Instituto Médico-Legal motoristas que se envolveram em acidente.
EM TEMPO - Considero essa informação providencial. Isso por si só, vai fazer com que a pessoa pense duas vezes antes de "avançar no sinal". E acidentes são acidentes, ocorrem muitas vezes não por culpa da gente mas dos outros. E nesse caso se você tiver bebido além da conta, mesmo que não tenha culpa, será penalizado. Acho que assim fica melhor pra todo mundo.
5 Comentários:
Para pensar...
"Segundo a Secretaria de Saúde, nas três maiores emergências do estado (RJ), o número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito caiu 34%."
Link:
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL637093-5606,00.html
Complementando o comentário anterior:
No SPYV deu que o número de mortes em acidentes caiu 43% depois da nova lei.
E mostrou um novo bafômetro que analisa o bafo a uma distância de 1 metro da boca. O motorista pode se negar a soprar, mas ao falar que não quer soprar a análise já foi feita.
Ninguém é obrigado a soprar o bafômetro, pois a Constituição Brasileira prevê que ninguém é obrigado a produzir provas contra sí mesmo.
Abraço e parabéns pelo blog.
SOU TOTALMENTE A FAVOR DA LEI SECA, PRINCIPALMENTE APÓS A TRAGICA MADRUGADA DO DIA 15/03 ONDE NOSSO TAXI FOI ABARROTADO POR UM MOTORISTA ALCOLIZADO SAINDO DE UM FESTA CONHECIDA POR TODOS VOCÊS. OCASIÃO EM VEIO A FALECER 3 PESSOAS, UMA DELAS ROGERIO M. FAGUNDES O MOTORISTA DO TÁXI, DEIXANDO TODOS OS PASSGEIROS FERIDOS. É UMA DOR QUE NAO SE EXPLICA. ATE AGORA NADA FOI DECIDIDO PELA JUSTA, SOMENTE AS LEMBRANÇAS DAS VIDAS QUE SE FORAM NE ACIDENTE, FAMILIAS DESESTRUTURADAS SONHOS INTERROMPIDOS.
Contestando o comentário do Sr. Zinho:
Espero que o sr. não mude de opnião a esse respeito, pois se isso mudar foi por que deve ter acontecido o mesmo que aconteceu comigo que perdi um filho atropelado por um cidadão que não conseguia andar a pé, dirigir então...
Postar um comentário
<< Início