domingo, 17 de fevereiro de 2008

Taturana faz mais duas vítimas!

Mais duas vítimas de lagarta taturana foram internadas no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, no final da manhã do dia 15 de fevereiro. Os irmãos, de sete e cinco anos, residentes em Não Me Toque, tiveram contato com a lagarta, no início da tarde de quinta-feira, ao subir numa árvore de ariticum, no pátio da casa dos avós, interior do município, juntamente com outros dois primos de sete anos. Com queimaduras na mão e no pulso, as crianças imediatamente identificaram uma colônia de lagarta no tronco da árvore. Um tio dos meninos recolheu a maior delas num vidro, e imediatamente levou os sobrinhos para o posto de saúde, em Não Me Toque. Com a confirmação da alteração na coagulação do sangue, foram transferidos para Passo Fundo. As vítimas receberam soro e permanecem internados na observação pediátrica. Eles devem ser liberados nas próximas 72 horas.

Já a gatotinha espumosense Izadora Ozelame, permanece em estado grave no CTI Pediátrica. Ela foi submetida a uma cirurgia de emergência para retirada de um hematoma cerebral provocado pelo veneno da lagarta.
A situação de Izadora é complicada porque o socorro médico foi buscado quatro dias depois do contato com a lagarta, quando a recomendação é um atendimento em até 06 horas. O hematona que apareceu no joelho da criança foi confundido com uma queda que tivera naquele dia.
Com o registro dos irmãos de Não Me Toque, subiu para 10, o número de casos registrados em 2008 na região norte do Estado.