segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Mosquito da Dengue também transmite o virus da Febre Amarela!

Não estou aqui para alarmar ninguém não, mas alguns casos de febre amarela já detectados, estão preocupando, sanitaristas do país inteiro. Por enquanto foram só dois casos, porém o mais preocupante é saber que além da FA Silvestre existe também a urbana, causada, acreditem pelo mesmo mosquito que provoca a Dengue. O Aedes! Sim ele, mesmo, razão pela qual, é preciso redobrar, agora mas do que nunca, os cuidados com a higiene e limpeza ao redor de casa.
Os sintomas da doença podem variar desde dores no corpo, febre, insuficiência renal e sangramento, podendo ser facilmente confundidos com outras enfermidades como malária, dengue ou leptospirose.
A febre amarela do tipo urbana também é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti , que se prolifera em recipientes que contenham água limpa. Já a febre amarela do tipo silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus.
O período de incubação, ou seja, o tempo que a doença demora para se manifestar, varia em torno de 2 semanas. Antigamente a febre amarela estava controlada, mas hoje em dia, com os focos da dengue, a doença voltou a ter casos urbanos, principalmente Brasília e Goiânia e se não houver uma consciência pública o problema pode se alastrar rapidamente.
A melhor forma de prevenir a doença é a vacina gratuita. É importante ressaltar que as pessoas que forem viajar para lugares em que há suspeita de foco de febre amarela devem tomar vacinas com 15 a 20 dias de antecedência. Norte e Nordeste do Brasil são as regiões que costumam apresentar mais casos da doença.
É isso, se ligue né meu e espalhe essa informação por aí!