sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Triello abre neste sábado dia 1º em Tapera

Neste sábado 1º de dezembro, abre suas portas em Tapera uma nova alternativa em moda infantil e infanto juvenil. TRIELLO é uma iniciativa de Jossandra Pastório e fica localizada na Avenida Xv de Novembro bem em frente a Farmácia Cassol. A abertura da nova loja, decorada a rigor, será ás 09 horas da manhã, e é mais uma opção para compras de Natal.
Amanhã, sábado postaremos fotos do interior da nova loja e das presenças que certamente prestigiarão este novo empreendimento.

O Dia 30 de Novembro na História

1847 – Nasceu em Minas Gerais, o ex-presidente Afonso Pena. Foi o primeiro a viajar pelo Brasil para fomentar a industrialização.
1935 - Morreu o poeta português Fernando Pessoa.
Dia do Estatuto da Terra
1937 – Nasceu a cantora e compositora carioca, Miúcha. Ela gravou discos e fez parcerias com grandes nomes da MPB.
1973 – Nascia a apresentadora de TV, Angélica.
Dia do Síndico
1986 - No Brasil, um terremoto de 5,1 graus na Escala Richter atingia o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.
1980 – Falecia o músico, compositor e sambista, Cartola, autor de sucessos como As Rosas Não Falam.
Dia do Teólogo

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Prazo para recadastramento do CPF é 30/11!

Blog também é utilidade pública. Quem tem CPF e não declara imposto de renda tem até amanhã, 30 de novembro, para regularizar o documento que, sem ele não se vai a lugar nenhum. Quem regularizar através da internet, tem até as 20 horas para o procedimento. Nos demais casos, como o recadastramento pelas Lotéricas, Banco do Brasil e Correios, se deve obedecer os horários de funcionamento de cada estabelecimento.
Quem não fizer a declaração perderá o registro do CPF, ficando impedidode realizar qualquer operação perante as instituições financeiras e órgãos públicos.

Acredite! Hebe beijou seios de Preta Gil!

Eu admiro a apresentadora Hebe Camargo, não tanto pela sua competência, mas pela sua disposição, se bem que tem carisma essas coisas, mas as vezes ela dá umas furadas que só vendo. Pisa na bola ou sai da casinha como se diz.
Pois Hebe Camargo roubou a cena no lançamento do livro Por Trás da Fama - O que Eles Pensam, de Alex Lerner, na noite desta quarta-feira,28/11 no Rio de Janeiro. A apresentadora distribuiu beijos no evento. Agora é moda os selinhos dos famosos, em público ou na TV mesmo.. Ao invés daquele beijinho de afago na face, agora os famosos estão partindo para selinhos na boca. Não satisfeita com um selinho em Preta Gil ela tascou um selão nos seios da morena, que cá pra nós, não são de se jogar fora, e causou um verdadeiro furor no evento.
A foto é de Cleomir Tavares/Photo Rio News

29 de Novembro. É dia de Nhoque da Sorte!

Muitos acreditam na simpatia do nhoque da fortuna, que, a cada mês, tem mais simpatizantes, seja pela esperança ou pela oportunidade de partilhar com amigos este momento de ilusão
Conta a história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

EM TEMPO: Nhoque da sorte você pode encontrar em supermercados. Mas se não encontrar aí vai uma receita básica com batata. Confira.

Ingredientes:
sal a gosto
30 g de manteiga
1,5 kg de batata média descascada
250 g de farinha de trigo peneirada
3 xícaras (chá) de molho à bolonhesa
pimenta-do-reino a gosto
100 g de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de fermento em pó
3 gemas de ovo
3/4 de xícara (chá) de água fervente

Modo de Preparo:
Coloque as batatas em um recipiente refratário fundo, despeje a água fervente, cubra e leve ao forno em potência alta por 20 minutos, até que as batatas estejam macias. Mexa a cada 8 minutos. Retire-as do microondas, escorra bem e amasse-as com manteiga até até obter uma massa lisa. Junte o queijo, a farinha, o fermento e as gemas.
Tempere com sal e pimenta. Divida a massa em partes, modele-as formando rolos de 1 cm de diâmetro e corte-as em pedaços de de 2,5 cm. Conserve os nhoques em superfície enfarinhada para que não grudem. Em um refratário fundo coloque a metade da água e leve-a ao forno para ferver. Coloque 1/2 dos nhoques na água e leve ao forno na potência alta por 6 minutos ou até que subam à superfície, mexendo com cuidado, na metade do tempo.

Retire do microondas e escorra-os com cuidado, colocando-os sobre papel absorvente. Leve a água novamente ao forno para aquecer por 2 a 3 minutos. Cozinhe outra porção de nhoque e proceda da mesma maneira. Para cozinhar a terceira parte dos nhoques, renove a água, utilizando a outra metade que ficou reservada. Depois de todos os nhoques cozidos, coloque-os em uma fôrma refratária intercalando com o molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para aquecer por 3 minutos.

Fatos e datas de 29 de novembro

A partir de hoje, 29 de novembro, estamos abrindo um novo espaço neste blog. O dia na história. Poderia começar dia 1º de dezembro, mas porque não já, agora, que tive a idéia. E tem aquela de que não se deixa pra manhã o que se pode fazer hoje.
Assim então, dia 29 é dia de...

Dia de São Saturnino
Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino
1807 – A família real portuguesa embarcava para o Brasil em 16 navios britânicos.
1888 - O físico alemão Heinrich Hertz provava a existência das ondas eletromagnéticas, o que possibilitou a telegrafia sem fio.
1999 - Astrônomos da Universidade da Califórnia descobriam seis novos planetas em órbita fora do sistema solar.
1944 – Nascia em são Paulo, o jornalista, escritor e produtor musical paulista, Nelson Mota.
1985 – A polícia nova-iorquina descobria uma nova droga: o crack. O entorpecente espalhou-se pelo mundo e hoje é considerado problema de saúde pública no Brasil.
2004 – O assaltante Dilonei Melara fugia da penitenciária do Jacuí. Ele foi encontrado morto semanas depois.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Dr. Bactéria em Soledade

O Dr. Bactéria, ou o Dr Roberto Figueiredo, aquele mesmo do Fantástico que tem um quadro apontando aonde anda o perigo, em termos de higiene e alimentação, proferiu uma palestra ontem, terça-feira, 27, em Soledade a uma seleta platéia, a mesma que participa da III Capacitação em Qualidade Alimentar e Saúde, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Sanitária daquela cidade.
Com muito propriedade, o que lhe é peculiar, o Dr. Bactéria discorreu sobre os riscos e armadilhas na alimentação, destacando o cuidado que devemos ter ao manusear os alimentos, que aliás é tema de uma matéria com ele mesmo na edição 37 da revista Saúde & Bem-Estar que circula no início da próxima semana em toda a região. A matéria informa inclusive que os maiores perigos estão dentro de nossa própria casa.
O Dr. Bactéria ressalta que o principal alimento que gera doenças alimentares é tradicinal e saborosíssima maionese.
Para o Dr. Bactéria, o grande vilão, agora que está começando o verão é a temível Salmonela que pode estar presente não apenas na maionese, mas também nas carnes, destacando e enfatizando que é preciso redobrar os cuidados, não apenas nas festas mas inclusive por ocasião de um churrasquinho familiar.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Cotas para negros é a própria prática de racismo!

Eu não sou racista, Deus me livre, mas com todo o respeito, entendo que essa iniciativa de estabelecer cotas para negros nas universidades e nos serviços públicos, é a própria prática do racismo.
Os negros são pessoas normais como qualquer pessoa. A única diferença é a cor da pele, que não deveria ser motivo para benefício algum. Os negros são tão ou até mais inteligentes que os brancos. Os negros são tão ou mais trabalhadores que os brancos. Os negros são tão ou mais honestos que os brancos. Então se são iguais – com exceção da cor da pele – porque essa discriminação. Eu sinceramente não entendo essa celeuma toda.
Se um negro fizer um vestibular, por exemplo, ele o fará nas mesmas condições que o branco. Ou estou errado? Ele tem escola pública e se tiver dinheiro, assim como o branco, poderá cursar uma escola particular.
Num concurso público ou privado é a mesma coisa.
Ao negro são dadas as mesmas condições de ensino que o branco. Então porque essa discriminação.
Então pra resumir. Na minha opinião, que é modesta, eu sei disso, quem ta praticando racismo são essas pessoas que defendem privilégios aos negros.
EM TEMPO - Eu só sou a favor a iniciativa de estabelecer cotas para os deficientes e excepcionais, tanto em universidades como no serviço público, desde que preenchidas certos requisitos. Esses sim, sofrem uma discriminação pela sua própria condição que inclusive, lhes causa prejuízo sócio econômico.

Mais três receberão título de Cidadão Taperense!

Câmara de Vereadores de Tapera realiza sessão solene no próximo dia 03 de dezembro para homenagear três personalidades locais com o título de Cidadão Taperense. Duas mulheres e um homem. Dalva de Moura Kroth, Zélia Crestani e Antonio Domingos Giulian, com indicações feitas respectivamente peles vereadores, Joel Alves dos Santos, Ana Cassol e Néri Nunes dos Santos.
A sessão solene tem inicio marcado para ás 20hs e será presidida pelo vereador Alvinho Lauxen.

Papai Noel chega dia 1º em Tapera

Chega em minhas mãos a programação do Natal Esperança de Tapera. Não é “aquela” programação, mas creio que o suficiente para que mantenhamos o espírito natalino em evidência. Natal é sempre Natal. Independe de situação econômica. Tudo bem que o taperense anda com o astral não muito elevado, mas bola pra frente. O amanhã haverá de ser diferente. Precisamos manter a fé, o espírito de solidariedade e a esperança por dias melhores que haverão de acontecer.
Não é portanto, uma programação de encher os olhos, mas o suficiente para que possamos receber Papai Noel com o coração aberto, solidário e fraterno. A programação inicia dia 29 de novembro, quinta-feira e encerra dia 29 de dezembro e o Papai Noel chega no dia 1º de dezembro em frente a Igreja Matriz seguido de um show com conjunto instrumental e vocal da Fuccar de Carazinho. É o principal da programação de 30 dias.

sábado, 24 de novembro de 2007

Asfalto Tapera a Não Me Toque

No dia 18 de outubro postei um comentário a respeito do crescimento de Tapera. Tentava entender a razão da inércia econômica de Tapera entre outros aspectos. Fiz uma abordagem igualmente sobre a questão da construção do City Hotel, que surgiu em decorrência do grande fluxo de veículos por esta região, que inclusive passavam por dentro de Tapera.
Aí, depois com a construção da BR 386 a situação se alterou, pois o transito do norte do Estado passou a usar aquela rodovia nos deslocamentos a capital do Estado e região metropolitana. Antes disso todo aquele trânsito passava por Tapera que inclusive tinha em Carazinho o seu ponto de referência para negócios de todos os tipos. E com a construção da RS 223 até o entroncamento da BR 386 a nossa situação ficou pior ainda, pois com asfalto, nos voltamos a Passo Fundo que hoje é nossa referência comercial.
Naquela ocasião encerrei o comentário dizendo o seguinte:

...É por essas e outras que eu quero crer que para Tapera a construção do asfalto entre Lagoa e Não Me Toque é de uma importância sem precedentes. Ou esse asfalto não interessa pra alguém?

Agora, neste sábado leio artigo de José Augusto Brunori no Jornal Integração, endossando meu comentário.
Entre outras coisas ele diz que “se observarmos a história do crescimento de grandes cidades, veremos que todas elas estão associadas a um caminho, estrada, rodovia ou até mesmo uma ferrovia de acesso que impulsniou o desenvolvimento. Foi assim com Santa Maria, Passo Fundo, e aqui em nossa região mais recentemente cito dois municípios que tiveram um impulso de crescimento que são Tio Hugo e Espumoso”.

E ele segue seu comentário: “ Seguindo essa linha de raciocínio imagine num futuro próximo, o trecho Lagoa dos Três Cantos à Não Me Toque, todo asfaltado. O trânsito que vem ao Estado, via Irai, Frederico, Sarandi, Carazinho, Não Me Toque, Lagoa dos Três Cantos, Tapera e Espumoso e aí segue via Soledade, desviando a estrada da produção e o Pedágio de Santo Antonio do Planalto...”
Depois ele continua falando sobre a vinda da Aurora para Carazinho, os campus da UPF e da Ulbra, Expodireto, Lagoafest e por aí afora....

José Augusto Brunori, entende como eu, que o asfaltamento de Lagoa a Não Me Toque poderia dar um novo impulso ao desenvolvimento de nossa região, especialmente Tapera que é o nosso caso mais crítico.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Todo o Poder da Vírgula!

Um post só pra descontrair nessa sexta-feira, início de fim de semana, que segundo consta não vai ser de sol radiante como o resto da semana.

Dizem que a vírgula é um estorvo na Língua Portuguesa. Pode até ser, mas às vezes ela pode mudar totalmente o rumo da história da história. Veja a frase abaixo.

Com a vírgula colocada após a palavra “tem”, o sentido é um.
Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a sua procura

Se vier após “mulher”, a coisa muda totalmente de figura
Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Rola Bola/Tecnosul disputa com Espumoso vaga para a final da Copa Integração

Rola Bola/Tecnosul é Tapera na Copa Integração promovida pela Rádio Planetário/Líder FM de Espumoso. Na verdade o Rola Bola/Tecnosul incorporou o GE América para disputar a competição de futebol de campo que vem atraindo bons públicos aos estádios.
O time taperense está muito bem na competição tendo inclusive vencido o bicho papão do campeonato, o Salto Jacuí na casa do adversário por 5 x 4 e agora disputa uma vaga na final contra Espumoso. Sidnei dos Santos marcou três gols, Junho Graser e o garoto Wangler da Silva, revelação do campeonato marcaram um cada para os taperenses, Rola Bola/Técnosul enfrentará o América/Nova Schin de Espumoso na semifinal, na disputa de uma vaga para a grande final que está sendo aguarda com grande expectativa.
CONFRATERNIZAÇÃO – Ontem á noite, 21/11, o Rola Bola/Tecnosul reuniu jogadores e imprensa para uma confraternização na sede do Grêmio Esportivo América, para celebrar a conquista inédita no Salto do Jacuí e para mobilizar o grupo com vistas a partida decisiva contra o América/Nova Schin de Espumoso.
Nas fotos, jogadores do Rola Bola/Tecnosul, em pose especial para este Blog, o empresário José Valmor Dahmer da Tecnosul com os repórteres Delmar Spíndola e Adriano Villa da Planetário de Espumoso.
E na outra foto, jogadores do Apóstolos de Espumoso que disputaram uma partida amistosa com o GE América categoria Veteranos, na noite de quarta-feira, 21/11 em Tapera.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Trânsito complicado na Rui Barbosa!

Como não poderia deixar de ser, o trânsito na zona central de Tapera virou “uma coisa” com as obras de reconstrução do calçamento da Avenida Xv de Novembro. Como conseqüência o trânsito teve que ser desviado para a Rua Rui Barbosa cujo calçamento há pouco foi restaurado, Quem trafega pela avenida Xv de Novembro, no sentido centro/sul, na altura das Lojas Becker, toma a Mal Floriano e em seguida entra na Rui Barbosa, até a Mal Deodoro para atingir de novo a Xv de Novembro, na altura da Farmácia Cassol e seguir até o acesso à RS 223.
Ocorre que como os caminhões que descarregam produtos para o Supermercado Cotrisoja, ocupam os dois lados da rua, - veja a foto- o trânsito naquele trecho fica complicado. Seria interessante, disciplinar o trânsito naquele trecho enquanto a avenida Xv de Novembro não for liberada.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Blog é informação instatânea!

Só para esclarecer e orientar aos menos antenados, mas é possível interagir aqui nesse espaço. Se você quiser participar desse Blog é só clicar em “comentários” que fica ao pé de cada mensagem para abrir a janela para possibilitar o internauta fazer as suas colocações. Você pode concordar, discordar com a opinião do blogueiro ou simplesmente ampliar o leque de informações. Pode criticar e fazer sugestões. Trata-se de um espaço democrático e que objetiva a informação instantânea.
O nosso objetivo é transformar este espaço numa revista eletrônica com atualização diária e já sentimos que a receptividade tem sido muito boa.
Por exemplo, o Rodízio de Pizzas realizado na sexta-feira à noite no Dom Fiorindo em favor do Hospital Roque Gonzáles, já estava aqui nas primeiras horas de sábado, com texto e fotos. E assim tem sido com outras ocorrências.
Se você tiver sugestões de matérias ou outros comentários a fazer também pode enviar um e-mail simples: [email protected]

Esse meio de comunicação cresce astronomicamente no mundo. No Brasil hoje já existem 20 milhões de usuários domésticos, segundo o site G1
“A internet residencial brasileira ultrapassou pela primeira vez, em setembro, a marca dos 20 milhões de usuários residenciais ativos: foram 20,1 milhões de internautas navegando em suas casas, segundo o Ibope//Netratings -- em relação a setembro de 2006, o crescimento foi de 47%. Se considerado o acesso em todos os ambientes, como casa, trabalho, telecentros e cibercafés, o Brasil tem 36,9 milhões de usuários de Internet”.
A navegação na Internet é tudo uma questão de hábito que vai aumentando até o internauta ficar completamente dependente, pois o leque de informações disponibilizadas é algo estratosférico.

O que fazer com o asfalto deteriorado?

Vejo que o Executivo Municipal quer, com financiamento do Fundopimmes, asfaltar as ruas Nilo Peçanha e Guido Mombelli e de tabela recuperar os demais trechos asfálticos que estão se deteriorando. O trecho do City até a Cooperativa a Avenida Alberto Mânica na Vila Brasília e a Cel Gervásio até o cemitério. E a iniciativa da prefeitura já está suscitando questionamentos. O Fundopimmes só financia obras novas, ou pelo menos 60% dos recursos tem que ser em obras novas, razão pela qual, o asfaltamento da Nilo Peçanha e da Guido Mombelli. Os outros 40% servirão para restaurar os trechos deteriorados de asfalto na cidade.
Eu acredito que é preciso uma solução definitiva para estes trechos baleados. Jogar mais uma camada de asfalto sobre o que restou, entendo e muita gente também concorda comigo, é jogar dinheiro fora, porque daqui a uns meses ta tudo esburacado de novo.
O segredo do asfalto sobre os paralelepípedos segundo quem entende do assunto é preparar bem o terreno, lavando minuciosamente as pedras para permitir que o asfalto penetre entre elas. E pelo que se sabe esse processo não foi feito em Tapera há um bom tempo atrás, quando a técnica era outra.
Asfalto é bem mais rápido que os Pvs, com certeza, mas se ele não for executado de acordo com normas rígidas, não tem durabilidade.
EM TEMPO: Mais uma safra agrícola está sendo colhida e o que mais se vê é caminhões carregados de trigo subindo pela avenida Xv de Novembro para chegar até a Cooperativa. Cadê a fiscalização?

sábado, 17 de novembro de 2007

Solidariedade por nosso Hospital!


Olha, eu tenho a impressão que a partir do resultado do Dia da Solidariedade, nosso hospital Roque Gonzales não vai sucumbir, ante as adversidades econômicas e estruturais. A comunidade atendeu ao chamado e mais do que isso se mostrou sensível a uma situação que exige um pequeno esforço de cada um de nós que não admite a hipótese de ter que se deslocar para outros municípios em busca de atendimento hospitalar.


Pois o Dia da Solidariedade, realizado ontem, dia 16/11, atendeu as expectativas dos organizadores. Faltou pouco, pouco mesmo para que a previsão de venda de 1000 pizzas fosse atingida. Restam não mais que uma dúzia nos mercados da cidade. E entre a arrecadação feita pela Rádio Cultura durante todo o dia 16 e o rodízio de pizzas servido com música ao vivo no Restaurante Dom Fiorindo, conseguiu-se chegar aos R$ 14.000,00 que somado às contribuições das empresas locais, acusou um resultado de R$ 80.000,00, a metade do que se precisa para restaurar a estrutura do Hospital, mas o suficiente ensejar a possibilidade uma nova campanha proximamente.

A questão é que é preciso juntar os R$ 150.000,00 necessários para executar as obras de reparo da estrutura. Não adianta começar antes, tem que se ter tudo na mão para iniciar a obra segundo a comissão que trata do assunto.
Assim, sendo a campanha vai continuar e quiser fazer doações é só se dirigir à direção do Hospital. Já está definido inclusive um novo Rodízio de Pizzas para o mês de janeiro em dia a ser anunciado previamente.

Nesse meio tempo, a expectativa é que surja outra idéia de mobilização para se juntar a essa corrente de solidariedade.
Sem querer bem-fazer alguém em detrimento de todos aqueles que deram a sua contribuição, mas é preciso enfatizar a determinação da empresária Lecione Cirande que apresentou a proposta do Rodízio. Falando a este Blog, Liciene disse que sensibilizou em ouvir a todo momento apenas o Dr. João clamando por socorro na Rádio Cultura.

Pensou que “nós como taperenses precisamos nos unir para fazer alguma coisa diferente da contribuição mensal de R$ 10,00”. E foi aí que surgiu a idéia do Dia da Solidariedade, com o Rodizio de Pizzas e a contribuição em dinheiro da comunidade.


Quem você aí também não tem idéia para se somar ao Dia da Solidariedade. Poste aqui a sua sugestão ou comentário. Nas fotos alguns flagrantes do Rodízio de Pizzas que mobilizou 40 pessoas como voluntárias dentro do Restaurante Dom Fiorindo.


quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O resultado negativo do balanço da Cotrisoja

O resultado negativo do balanço da nossa Cotrisoja, que não chegou a ser anunciado em sua página na internet, divulgado na assembléia do mês de agosto, deu e continua dando o que falar. Suscitou comentários de todos os tipos, porém confirmou prognósticos de empresários feitos ao longo do tempo, em função do desvio de conduta da entidade cooperativista, que preferiu apostar em empreendimentos alheios em detrimento a sua função primeira que é agricultura propriamente dita.
Aliás, esse não é e nem foi uma postura assumida de forma isolada pela Cotrisoja. Todo o sistema cooperativista de produção foi desvirtuando-se da sua função primeira, com o conseqüente investimento em atividades diversas com o objetivo anunciado de agregar renda.
Para a maioria das pessoas que tem um pouco de noção de economia e mercado, os investimentos das cooperativas em atividade diversas, estrangula a economia do município. Impede que empresários invistam ou ampliem seus negócios porque competir com o sistema, que tem algumas regalias, é praticamente impossível.
Agora, a cooperativa está revendo essa postura e pelo que se tem anunciado, o que estiver dando prejuízo será desativado, abrindo espaço e criando novas expectativas para que a iniciativa privada tenha mais opções de investimentos no município.
Tem gente, por exemplo, que não admite que o associado da cooperativa tenha que se deslocar para Espumoso para adquirir peças agrícolas para recomposição de seu maquinário. E assim outros exemplos que suscitam questionamentos a todo momento.
Na concepção de muitos e isto não é novidade, já vem sendo dito há tempos, a cooperativa deveria trabalhar efetivamente para o fortalecimento do produtor associado e da propriedade rural e criando inclusive alternativas de atividades objetivando agregar renda à propriedade.
Na foto flagrante da assembléia realizada em agosto, disponibilizada na página da Cotrisoja na Internet.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Estou impressionado com o poder da Net

Estou deveras impressionado com a força da Internet. Sabia de seu potencial, mas a nível doméstico não imaginava que pudesse ser tanto. Olha, relutei em publicar um blog, fui convencido e não me arrependo. É um número muito grande de pessoas acessando os sites disponibilizados sobre todos os assuntos imagináveis possível.
No nosso caso em especial, temos o www.tapera.net , aonde disponibilizamos o nosso blog.
Em dois meses no ar, já fomos visitados por milhares de pessoas. Pra quem quiser conferir a freqüência de visitas basta acessar a página do Tapera Net para conferir o cronômetro, colocado a direita de sua tela. Por ocasião da postagem dessa mensagem já eram 142.400 visitas.
É claro que quando tem um assunto polêmico ou informações sobre um acidente ou coisas do gênero, como o ocorrido domingo passado em que foi vítima o campeão brasileiro de arrancadas de motos Giuliano Zanetti, o número de visitas é surpreendente.
De domingo à tardinha, minutos depois do acidente até hoje, quarta-feira, já são quase quatro mil visitas. Uma loucura. É claro que em condições normais não é tanto assim, mas chega a surpreender também.
Então, diante disso a minha responsabilidade aumenta na medida em que tomo consciência da freqüência de acesso dos internautas.
No nosso caso é evidente que pessoas que não costumavam acessar o tapera.net, a partir da publicação do nosso blog, o fazem diariamente, porque a atualização é diária.
Particularmente me sinto realizado em poder voltar a fazer aquilo que fiz durante 24 anos de forma ininterrupta nas páginas do Jornal da Integração. E aproveito para agradecer as manifestações de carinho daqueles leitores que nos deram o prazer de suas atenções no período em que dirigimos o Jornal da Integração. De certa forma, para alguns, esse blog é uma extensão das colunas e dos nossos textos publicados no jornal.
Um abraço a todos e vamos procurar retribuir o carinho a nós dispensados através desse blog.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Jovem trilheiro selbachense não sai do coma e morre!

A comunidade selbachense está enlutada com a morte do garoto Samuel de apenas 16 anos, filho de Marisa e Marcelino Kuhn. Na semana que antecedeu a Blumenfest juntamente com amigos participou de uma trilha no interior de Selbach como costumeiramente fazia nos finais de semana. Ele teria caido, batido com a cabeça numa pedra e segundo consta estava com capacete. Socorrido pelos demais trilheiros, foi levado ao Hospital São Jacob e daí para o Hospital Santa Lúcia de Cruz Alta. Entrou em coma no local do acidente e hoje, terça-feira, 13/11, quase dois meses depois, acabou falecendo, provocando consternação na comunidade onde era admirado e muito querido por todos.
Samuel era apaixonado por motos e segundo consta, pilotava uma devidamente preparada para realizar trilhas.

Não houve choque lateral das motos!

Uma última informação que se faz necessária a respeito do trágico acidente que vitimou o Campeão Gaúcho e Brasileiro Giuliano Zanetti, domingo dia 11/11 em Tapera durante a 5ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Arrancada de Motos.
Giuliano Zanetti perdeu o controle de sua Suzuki, depois da linha de chegada, bateu no meio fio em alta velocidade, moto rodopiou no asfalto e ele acabou sendo jogado contra o poste de luz no canteiro central tendo morte instantânea. A primeira informação era de que as duas motos haviam se tocado depois da linha de chegada. Nada disso. Antes do sinal do pneu dianteiro no meio fio, dá para se observar lá no asfalto, um sinal de freada longa, segundo quem entende, do pneu traseiro. Como era um piloto experiente duvida-se que ele tenha freado naquelas condições de velocidade. A hipótese mais provável é que tenha mesmo havido uma falha mecânica.
Quanto ao piloto Luciano Puccinelli, ele teria sido atingido pela moto de Giuliano, depois de ter tocado o meio fio, razão pela qual, fraturou apenas a clavícula além de outras escoriações pelo corpo.
EM TEMPO: Se alguém tiver fotos feitas a partir de celulares mais próximo do acidente, pode nos enviar que publicaremos neste blog.
O endereço é [email protected]
Na foto, Giuliano Zanetti com a sua Suzuki, num prova do Campeonato Paranaense de Arrancadas ano passado.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007


Postamos nesse momento fotos da 5ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Arrancadas para motos, realizado em Tapera no domingo dia 11/11 e que infelizmente teve as disputas suspensas depois do trágico acidente em que vitimou o motociclista pelotense Giuliano Zanetti de 34 anos de idade, campeão brasileiro da categoria Força Livre até 1.300 cilindradas. Ele pilotava uma Suzuki e participava da disputa com Luciano Puccinelli também de Pelotas.
Segundo a Federação Gaúcha de Motociclismo este foi o primeiro acidente fatal que se tem notícia em competições de motovelocidade.
É preciso dizer também que a responsabilidade da prova era da Federação Gaúcha, que coordenou toda a prova e que a Cia de Eventus foi contratada apenas para dotar o local de infraestrutura promovendo condições de segurança para o público.

O acidente aconteceu após a linha de chegada e presume-se que possa ter havido uma falha mecânica porque há uma freada brusca da roda traseira justamente num ponto de desaceleração, na chamada área de escape.
Segundo Arlindo Signor da Cia de Eventus, em entrevista à Rádio Planetário na manhã de segunda-feira, Giuliano Zanetti era um piloto arrojado e audacioso que gostava de desafios. Disse também que acidentes são uma fatalidade e que vários fotores se somam para que eles ocorram.
Disse também que automobilismo e motociclismo são esportes de riscos e que os pilotos antes de iniciarem uma disputa assinam um termo assumindo toda a responsabilidade pelo que possa vir a acontecer.
No caso da Cia de Eventus, ela não pode ser responsabilizada pelo que aconteceu, pois as condições de segurança para o público foram preservadas.
Arlindo Signor encontrava-se em Tarumã coordenando outra disputa automobilística.

domingo, 11 de novembro de 2007

Arrancadão de Motos com final trágico em Tapera


Neste domingo, 11/11 por volta das 16h30min um grave acidente no Arrancadão de Motos que se realizava no acesso à RS 223, resultou na morte de pelo menos um piloto que participava de uma das disputas. Nada mais nada menos do que o Campeão Gaúcho e Brasileiro, Giuliano Zanetti que estava disputando com Luciano Pucchinelli, os dois de Pelotas.
No final do trajeto as duas motos se chocaram de lado e um dos pilotos foi arremessado contra um poste de luz. Zanetti teve morte instantânea e uma das pernas jogadas a distância. Pucchinelli recebeu os primeiros socorros no Hospital Roque Gonzáles e encaminhado a Passo Fundo. Ele sofreu uma fratura na clavícula, mas não apresentava risco de vida.

A 5ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Motos organizado pela Cia de Eventus foi suspenso no exato momento do acidente fatal, que gerou consternação no público que presenciou a tragédia.
Entre os amigos e familiares do piloto que morreu, muita revolta pelas condições da pista, que consideraram inadequadas para uma competição como essa em que as motos atingem uma velocidade perto de 300km/h no final do trajeto. O próprio Giuliano Zanetti, segundo seus familiares, havia dado entrevista à uma emissora de rádio local, em dizia temer pelas condições da pista. Estava prevendo a fatalidade.

EM TEMPO: Arrancadão de motos e de carros são febre em nossa região, porém os mais precavidos sempre alertavam de que os locais em que as provas são realizadas não apresentam as mínimas condições, tanto para o público como para os pilotos.
Houve uma época em que a própria Cia de Eventus, montou um projeto para a construção de uma pista para competições do gênero. Gestionava-se uma área junto ao Distrito Industrial de Tapera, mas os vereadores da época rejeitaram a doação por parte da Prefeitura.
A direita a foto de Zanetti e a esquerda de Pucchinelli.

sábado, 10 de novembro de 2007

Tapera de outros tempos!

Da série “Tapera de Outros Tempos”, duas relíquias que posto neste sábado, 10/11. Dois flagrantes de registros que fazem parte de meu acervo particular.

Nos dois primeiros flagrantes, o centro de Tapera, em 1961, onde se localizava o Taperinha Hotel e atualmente. E no outro registro o local onde se encontra o Parque de Exposições José e Rosalina Koheller. A foto foi tirada no sentido do Lar do Idoso. O fotógrafo, se postou no lado oposto à entrada do Parque de Exposições.





sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Calçamento fica pronto até o Natal!

Ta saindo melhor que a encomenda o calçamento com lajotas Pvs em substituição ao asfalto da Xv de Novembro. A cidade vai ficar com um novo visual com certeza. E dizer que nós tínhamos a solução dentro de casa e ficamos remendando o remendo por várias oportunidades.
É preciso dizer também que a obra anda rapidamente. Eu fiquei impressionado com tamanha rapidez. Segundo o mestre de obras, antes mesmo do Natal é para o primeiro trecho estar concluído, aquele compreendido entre o Clube Aliança e as Lojas Becker. Mais uma semana e pouco o primeiro trecho de calçamento fica pronto segundo pude apurar.
Da mesma forma é preciso dizer também que as lajotas são produzidas em Tapera mesmo pela Engecom – Multisafra que fica ali ao lado da Fepol. É mais trabalho, mais emprego e mais renda e a valorização de uma empresa local.
Parabéns enfim, à administração municipal pela sensatez em estabelecer um fim para uma situação que estava se tornando vexatória e motivo de xacota.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Pelé pede o fim da barreira na cobrança de falta!


Está causando a maior polêmica a mais recente declaração de Pelé. O ex-jogador brasileiro ,o Rei do Futebol, pediu o fim das barreiras nas cobranças de faltas nas partidas de futebol, por considerar injusto que uma equipe seja beneficiada após cometer a infração.
"Como atacante que fui, não entendo por que não ainda proibiram a barreira. Um atacante pega a bola no meio-campo e dribla um ou dois jogadores, mas é derrubado quando está perto do gol", disse o craque.
Para ele se a barreira for extinta os zagueiros vão pensar duas vezes antes de cometer uma falta perto da área.No caso o adversário é beneficiado duplamente. A primeira para interromper o lance que poderia redundar em gol e na segunda a barreira na maioria das vezes dificulta a ação do cobrador de falta.

Seria interessante para o time que sofreu a falta que em tese, teria evitado o gol. Mas para os goleiros seria uma lástima e a tendência seria partidas com muito mais gols anotados.
E você o que acha da sugestão do nosso Rei do Futebol?

28 anos de Tapera!

Deveria ter postado ontem, mas faço hoje ainda com tempo. O dia 07 de novembro é como meu aniversário. Comemoro há exatos 28 anos. A data marca a minha chegada a Tapera. Foi lá no distante 07 de novembro de 1979, era mais ou menos 18hs quando aportei por aqui. Cheguei na cidade de mala e cuia e fui direto para o Hotel Pastório que na época era administrado por Milton Lenhardt. Era um guri de apenas 24 anos e chegava para uma missão que, apesar de alguns contra tempos, me realizou pessoal e profissionalmente. Junto comigo o sonho de ter o meu próprio negócio, um jornal semanal que para a época era uma façanha para uma pequena cidade do interior. Aliás, na época poucos municípios tinham esse privilégio. Como não poderia deixar de ser, houve comentários de que “aquilo” não daria certo e que eu anoiteceria e não amanheceria por aqui.
Pois Tapera ganhou o seu próprio jornal, o Jornal da Integração.
Aqui circulava o Alto Jacuí de Ibirubá e o Correio Regional de Não-me-Toque, que reservavam pequenos espaços para as coisas que por aqui aconteciam.
O Jornal da Integração chegou para ser o elo de ligação entre a comunidade e os poderes constituídos e cumpriu a sua missão de informar para a formação de opinião até o mês de dezembro de 2003, quando foi incorporado por JL Publicidades de Ibirubá.
Pois olhando para traz me considero realizado nesta terra. Claro que esperava muito mais de Tapera como município pujante que era em 1979, mas valeu. Valeu mesmo e continua valendo. Gosto daqui criei raízes, constitui família e amigos.
Hoje, 28 anos depois, cá estou, não fazendo jornal, mas atuando na mesma área jornalística, editando as revistas Saúde & Bem-Estar para a região e Agora para Espumoso, além desse espaço de comunicação eletrônica que está causando uma repercussão muito maior do que a prevista.
Então é isso, parabéns pra todos nós e que Deus nos abençoe a todos na esperança de continuar merecendo o apoio de nossos amigos e parceiros que acreditaram e acreditam em nossa proposta como profissional de mídia.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Tio Hugo promove II Feira Portal Rota das Terras

O município de Tio Hugo realiza de 22 a 25 de novembro de 2007, a II Feira Portal Rota das Terras - Exposição do Comércio, Indústria e Prestação de Serviços.
Uma das atrações dessa edição da Exposição é a I Mostra do Gado Leiteiro, com a participação da Cooperativa dos Produtores de Leite de Tio Hugo – COPRALAT. Destaque também para a Feira do Artesanato, dos Produtores de Frutas, Feira do Livro, além de shows e muita diversão para o público que visitar Tio Hugo nos quatro dias de festa.
Atração também para a apresentação do cantor Nativista Daniel Torres além da participação de grupos musicais já contratados, que darão um brilho todo especial ao evento. Da mesma forma está sendo organizada uma praça de alimentação com gastronomia variada para satisfazer a todos os gostos.
A programação completa está no site www.tiohugo.rs.gov.br.

Operação Rodin: Pegaram os peixes graúdos!

Sinceramente, se tem uma coisa que funciona neste país é a Polícia Federal. Mais uma quadrilha de falsários desbaratada, num golpe de mais de R$ 40 milhões. Desta feita foi a Operação Rodin que desvendou o mistério das altas taxas cobradas daqueles que buscavam sua carteira de motorista.
A toda hora via-se gente reclamando das altas taxas cobradas pelo Detran. Também pudera, com tanta gente graúda metendo a mão, o negócio era elevar as taxas porque do contrário “todo o esforço” não seria recompensado, não é mesmo! Aliás, agora se entende porque o preço do Rio Grande era o mais alto do país.
O importante é que agora pegaram os peixes grandes, as carpas, os dourados. Antes pegavam os lambaris, os pintadinhos...
Então, mais uma vez palmas para a Polícia Federal que está realizando um trabalho de tirar o chapéu. Pena que depois os criminosos recebem as benesses da justiça e ficam livre para cometerem outros golpes.

Há poucos dias, uma amiga, só para citar um em tantos casos, queixou-se copiosamente do valor gasto para tirar a carteira de motorista. E tinha que ser pra carro e pra moto. Duas carteiras e nesse caso os valores quase bateram nos R$ 1.800,00. Essa pessoa ganha o salário mínimo e teve que fazer um empréstimo no banco para poder fazer a carteira.
Agora com certeza a tendência é os valores baixarem. Pelo menos é isso que a imprensa tem noticiado.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Acidente rodoviário PÓÓDI, aéro não PÓÓDI"

Olha, deixa eu manifestar minha contrariedade mesmo que ela possa não ir de encontro à sua posição. Você já notou que todo o acidente aéreo causa muito mais repercussão na mídia que os rodoviários. Entendo que não deveria, porque eles ocorrem em muito menor número e as vítimas também são infinitamente inferiores na comparação com os rodoviários. Já postei essa posição aqui há poucos dias logo abaixo, e nunca é demais repetir.
Noto, por outro lado, que todo o acidente aéreo sucita a participação policial para detectar as causas, o que não ocorre com os acidentes rodoviários. Eu sinceramente não entendo esta discriminação. Porque só com os acidentes aéreos se exige saber as causas que o provocaram. Nos acidentes rodoviários morre uma verdadeira multidão por mês e por ano e ninguém procura apurar os fatos amiudemente. Acidente rodoviário é uma coisa normal o aéreo é anormal. Seria isso? Porque isso? Eu sinceramente gostaria que alguém me respondesse.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Dia da Solidariedade por nosso Hospital!

A comunidade taperense tem mais uma oportunidade de mostrar a sua capacidade de mobilização por uma causa justíssima e nobre. Mais uma campanha em favor do nosso Hospital Roque Gonzales. A campanha de débito em conta no banco continua pois ela permite cobrir gastos do cotidiano do hospital, justamente para tapar um rombo que o SUS deixa mensalmente por que paga valores irrisórios por serviços prestadoS pela instituição.
Eu contribuo mensalmente dentro da campanha de arrecadação via banco. São apenas R$ 10,00, mas dentro das possibilidades dou minha contribuição, pois não podemos ficar sem hospital. Você já imaginou ter que se deslocar a Espumoso de madrugada para buscar atendimento médico? Pois é por essas e por outras que não podemos permitir que o nosso Hospital encerre suas atividades. Se cada um der um pouquinho de si o Hospital pode se manter e manter o atendimento à população.
Agora está sendo encetada uma campanha bem mais arrojada, mas não menos possível. Arrrecadar R$ 150.000,00 para realizar obras de restauração da ala norte do hospital, que está cedendo e se não forem tomadas providências urgentes, pode comprometer a estrutura das instalações e a qualquer momento tudo pode despencar.
Então, você que está doando R$ 10,00, faça agora uma contribuição única que pode ser no de R$ 10, R$ 20, e R$ 30. Isso pode ser feito no dia 16/11 no Dia da Solidariedade. As doações podem ser feitas, nesse dia 16, pelo telefone 3385-2725.
Além disso á noite, está programado um Rodízio de Pizzas para o Restaurante Dom Fiorindo, com arrecadação integral em favor do hospital. A comissão que trata da campanha espera a participação de 300 pessoas e a expectativa é produzir 1000 unidades para serem servidas na noite. Voluntários atuarão na cozinha e no restaurante como garçons.
Então é isso, dia 16 de novembro, no Dia da Solidariedade, em favor do nosso hospital.

Enfim uma solução caseira para nossa avenida!

Aconteceu o que tinha que ter acontecido há tempos, muito tempo atrás. Remendar o asfalto da avenida Xv de Novembro estava se tornando motivo de chacotas na cidade. Remendava-se hoje e na primeira chuvinha, esburacava de novo. Não tinha mais jeito mesmo e então se partiu para uma solução caseira. As lajotas PVs na seqüência do calçadão que convenhamos, ficou uma maravilha, não dá problema e vai durar por muito tempo.
A primeira parte da seqüência do calçadão vai do Clube Aliança até as Lojas Becker e depois segue até a Farmácia Cassol e em seguida, espera-se até encontrar o asfalto que demanda ao acesso à RS 223.
Agora só tem um detalhe. Para que o trabalho seja eficiente e dê resultados esperados é preciso impedir, ou melhor, proibir o trânsito de caminhões neste trecho porque do contrário vai acontecer o que aconteceu na nova restauração da Rui Barbosa, nos fundos do Super da Cotrisoja. Um caminhão passou por ali e o calçamento cedeu, obrigando a interdição do trecho novamente.
Nesse caso não dá para tratar motoristas com boas maneiras, com placas de sinalização. Infelizmente a única alternativa são aqueles arcos colocados ali em frente o Clube e ao Restaurante Dom Fiorindo. É feio, até pode ser, mas é a única medida que se torna eficiente.

sábado, 3 de novembro de 2007

Enfim o Sol, não é mesmo!!

Aleluia, aleluia, finalmente o sol deu ar de sua graça. Depois de uma semana inteira de chuva e tempo feio, o sol está retornando neste sábado e para ficar conosco por alguns bons dias, segundo a previsão da meteorologia. Pelas previsões iniciais chuva só no domingo dia 11. É uma semana sem chuvas, período acho que suficiente para que os produtores possam colher o trigo que com tanta umidade e aguaceiro estava correndo risco de apodrecer na lavoura.
Em relação a soja o início do plantio ocorre em condições favoráveis. Com um solo úmido a germinação da oleaginosa ocorre com maior eficiência.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Abel Braga: o maior inventor de todos os tempos!

Há poucos dias postei um comentário em torno da fragilizada campanha do meu glorioso Internacional no Campeonato Brasileiro de 2007. Disse que me sentia frustrado e envergonhado pela campanha medíocre para não dizer catastrófica, de um clube cheio de estrelas que chega a ter até três jogadores por posição. Não disse, porém, que tinha também um técnico, Abel Braga, que na ânsia de acomodar todas as estrelas no time acaba comprometendo o próprio rendimento e o resultado é uma campanha fracassada sob todos os aspectos.
Em pleno Beiro Rio o Inter não foi além de um medíocre empate em zero a zero, com o Sport, resultado de mais invenções do técnico Abel que pra mim, nunca deveria ter retomado como treinador. Escalou Alex e Guinhazu para atuarem juntos no meio de campo. Guinhazu, que é canhoto, atuou na dele, mais pela esquerda e inventou o Alex na direita ele que também é canhoto, quando se sabe que tem outros jogadores para aquela posição. Então não dá para agüentar esse tipo de situação.
Pra mim time tem que ter pelo menos dois jogadores por posição e fim de papo. Ou joga Guinhazu ou joga Alex. Os dois no meio não tem como, por uma razão óbvia. Os dois são da mesma posição. E assim ocorre com várias outras posições. Inventar o Monteiro na direita só pra preservá-lo também é inaceitável. Outra aberração ocorre com Fernandão. Sabe-se que ele não pode jogar no meio de campo, recuado, pois só troteia dentro de campo. Tem que jogar lá na frente fazendo companhia com o centro-avante. Uma partida joga recuado e outra adiantado e aí não tem como consolidar uma equipe.
Assim, espera-se que este campeonato acabe logo, que o Inter não caia e que o Abel receba uma proposta irrecusável para treinar um time árabe. E que nunca mais volte para o Brasil.
EM TEMPO: O Abel só conquistou a Libertadores e o Mundial porque assim estava escrito! Poderia ser qualquer treinador no comando da equipe.

As veias artísticas de Cristiane Götz e sua mãe Lúcia


Nessas minhas andanças pelo interior, colocando a revista Saúde & Bem-Estar, me deparo com muitas situações, umas positivas e outras negativas, que na medida do possível passarei a relatar neste espaço. Encontro também artistas como a Luciane Maria Götz que mora aqui em Tapera, na Vila Raspa, a uns mil metros da RS-332, naquela estradinha que entra ao lado da Fepol.
A Cristiane é artista plástica. Uma verdadeira artista que talvez precisasse um pouco de divulgação. Ela se especializou em desenho de retrato à pastel, grafite e óleo em tela e pintura decorativa em tecido, madeira, vidros e aquarela. A sua casa é uma verdadeira exposição de artes. Os quadros, que não são poucos estão espalhados por todos os cômodos. São obras que mereciam uma exposição num dia desses. Me compremeti a agilizar algo parecido e ela, mesmo timidamente aceitou. Vamos ver!
Hoje com 24 anos, Cristiane contou que fez um curso de pintura quando estava no primeiro grau, com a professora Cínara no Poli e de lá pra cá foi se aperfeiçoando. Hoje desenvolve a técnica com extrema maestria. Disse que desde pequena sempre gostou de pintar e desenhar.
Além da pintura propriamente dita, ela reproduz telas com extrema perfeição, a partir de fotos de pessoas e de imagens. Destaque também para as imagens sacras, verdadeiras obras de arte. Faz trabalhos sob encomenda também e os pedidos e contatos podem ser feitos pelos telefones 54-3324-5077 ou 54-9124-8486.
OUTRA ARTISTA -A mãe dela, a dona Lúcia também manifesta sua veia artística na confecção de jogos de cama simples e bordados, colchas, jogos de cozinha e banheiro. Também produz verdadeiras preciosidades diante da máquina de costura. Igualmente trabalha com encomendas pelo mesmo telefone e endereço.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

FRUTEIRA DO CLÓVIS REINAUGURADA


A Fruteira do Clóvis, que agora também é mercado, neste dia 01/11 está inaugurando suas novas e amplas instalações, próprias diga-se de passagem. Mudou-se da rua Guido Mombelli para poucos metros dali, não mais que 50, na rua Rui Barbosa. É um espaço amplo, com um lay-out estratégico, construído de acordo para atender a crescente demanda que a fruteira vem tendo.
O casal Eliane e Clóvis Galgaro, há seis anos na cidade, teve que se desdobrar para atender ao grande número de clientes e receber os parabéns pelas novas instalações.
Além de uma fruteira muito bem montada com produtos sempre fresquinhos, o empreendimento conta com mantimentos básicos de um supermercado.
O telefone para qualquer contato com a Fruteira do Clóvis é o 3385-1928