sábado, 8 de dezembro de 2007

Recontemos a História da Tapera antiga?

A propósito da sugestão do Sr. Antonio Domingos Giulian, durante seu pronunciamento de agradecimento pelo título de Cidadão Taperense, na noite de 03/11 na Câmara Municipal, para a imprensa resgatar a história de Tapera de antes de 1970, cumpro o prazer de informar a quem interessar possa que ontem, sexta-feira, 07/11, conversei demoradamente com ele e conclui que é a pessoa indicada para tal empreitada. Aos 75 anos de idade ele tem uma memória invejável, lembrando fatos e detalhes minuciosos de 1960, com tamanha naturalidade, como se estivesse contando algo que aconteceu ontem.
Entre tantas revelações, a que originou a idéia de construção do City Hotel.
Depois de várias tentativas, enfim o Banco do Brasil iria se instalar em Tapera. “Mas e local? perguntava-se na época”, lembra seu Giulian, afinal de contas tinha que ser um local seguro, no mínimo.
Foi a partir dessa necessidade que o dr. Hercílio projetou e mobilizou a comunidade para a construção do City. Concluída a construção o Banco do Brasil se instalou ali, bem em frente ao Posto Ipiranga, onde mais tarde se estabeleceu a Caixa Econômica, Lojas Obino e Retok. Ocupava a parte térrea e mais dois pavimentos, segundo Giulian.
Então combinamos de no mês de janeiro nos encontrar para começar a alinhavar a referida publicação, que ainda nem sei o que poderá ser. Vamos ver. No andar da carroça vamos ajeitando as melancias e depois veremos o que fazer com elas. Eu acho que vai ser uma coisa legal.
Na foto acima, o momento em que Giulian recebia a Placa de Prata das mãos do vice-prefeito Ivaldo Corazza.