sábado, 29 de dezembro de 2007

CUIDADO PRA NÃO EXAGERAR NAS DOSES!


É bem verdade que o correto é não ingerir álcool, ou não exagerar na dose, tomar o suficiente, digamos. Mas pelo sim pelo não, nessa época do ano, não tem como resistir aos prazeres de um bom espumante ou de uma cervejinha bem geladinha. Como diria alguém, prá esquecer as coisas ruins que aconteceram no ano que se finda, pra celebrar as conquistas e acima de tudo pra relaxar e entrar em alto astral no Ano Novo.
Como não tem como evitar o inevitável, é bom prestar atenção antes de começar a ingerir álcool. Coma alimentos saudáveis como nozes, castanhas, carne vermelha ou branca e carboidratos como arroz, massa ou pão integral;
Esteja descansado, pois acumular estresse com falta de nutrientes só faz aumentar a ressaca;
O fígado deve estar em perfeito estado de funcionamento, pois é ele quem faz a eliminação do álcool. Para que essa função possa ser realizada de forma eficaz é preciso preparar o fígado. São as enzimas que desempenham um papel fundamental na manutenção do fígado. E para que elas estejam disponíveis, é preciso ingerir vitaminas e minerais essenciais como selênio, zinco, magnésio. Eles estão presentes numa alimentação rica e variada, com frutas e verduras, cereais integrais (pão, arroz, aveia), feijões, sementes e peixes. Além disso, gorduras monoinsaturadas encontradas, por exemplo, no azeite de oliva extra virgem ou nas castanhas e nozes, auxiliam na produção de enzimas. Essas gorduras desempenham um papel protetor do fígado, causando menos desgaste ao órgão quando ele tiver que fazer o metabolismo do álcool. Sem esquecer as proteínas, provenientes das carnes magras, que fornecem aminoácidos importantes para o funcionamento do fígado.

Cuidados enquanto estiver bebendo
Beber água durante a ingestão do álcool faz toda a diferença! O álcool desidrata fazendo com que o corpo retenha líquidos. O papel da água é diminuir essa retenção e auxiliar na remoção de toxinas;
Sirva-se aos poucos, evitando copos muito cheios;
O essencial mesmo é respeitar o seu limite. Fique atento aos sinais que o corpo mostra! Quando perceber que avançou muito passe para o suco, água mineral ou refrigerante (o normal, não as versões light ou diet!). Isso vai repor a glicose e restabelecer a energia.
No mais boas festas e não esqueça de que se beber, evite pegar o volante.